A Formatura 2023 da UniFil teve um clima de muita alegria, emoção e reconhecimento ao empenho dos formandos na trajetória acadêmica e aos familiares que deram todo suporte. Teve ainda um momento de grande repercussão: a homenagem à senhora Wanda Monteiro Rodrigues, que se formou em direito e na véspera tinha completado 80 anos. De surpresa, foi chamada ao palco pelo reitor Eleazar Ferreira, o público cantou o "Parabéns" e acolheu com todo carinho a dona Wanda, um exemplo de dedicação.

Reitor Eleazar e o deputado federal Beto Preto, paraninfo geral, entregam troféu de Láurea Acadêmica para Mylena Pascoal Medeiros, de Farmácia, com média geral 98,33
Reitor Eleazar e o deputado federal Beto Preto, paraninfo geral, entregam troféu de Láurea Acadêmica para Mylena Pascoal Medeiros, de Farmácia, com média geral 98,33 | Foto: Divulgação
O presidente da Câmara de Londrina, Emanoel Gomes, com a primeira colocada de Ciências Contábeis Isabelly Assis de Oliveira( 95,93 de média geral)
O presidente da Câmara de Londrina, Emanoel Gomes, com a primeira colocada de Ciências Contábeis Isabelly Assis de Oliveira( 95,93 de média geral) | Foto: Divulgação
A formanda de gastronomia Gisele Fabiane de Souza no momento da entrada no salão: alegria e comemoração
A formanda de gastronomia Gisele Fabiane de Souza no momento da entrada no salão: alegria e comemoração | Foto: Divulgação
A formanda de arquitetura e urbanismo Geovana Martins numa bela cena ao cair da tarde no Village Garden
A formanda de arquitetura e urbanismo Geovana Martins numa bela cena ao cair da tarde no Village Garden | Foto: Divulgação

A Visão Feminina do Mercado Imobiliário

O CRECI da 6 Região-Paraná promoverá palestra, dia 29 de março, às 19 horas, no auditório do Secovi, organizada especialmente para celebrar o mês da mulher. O tema é “Perspectivas e oportunidades: Uma visão Feminina do Mercado Imobiliário”. Com apoio da Associação de Mulheres Corretoras e Móveis de Londrina, Sinduscon e Secovi o evento, terá um painel formado por três especialistas. Participam a presidente do Sinduscon Paraná Norte e engenheira civil, Celia Catussi, que irá tratar das inovações e tecnologias a serviço do mercado imobiliário; a conselheira da OAB-PR, Vânia Queiroz, vai abordar a integração das Unidades de Registros Imobiliários e a presidente da AMCIL (Associação de Mulheres Corretoras de Imóveis de Londrina) trará informações sobre a categoria e Associação. A mediadora será a advogada e comunicadora Fernanda Viotto. A entrada será gratuita.

Não tem engenheiro e perde os recursos

O publicitário e ex-assessor político Luis Henrique Greg, em bate-papo no programa Militao e Militão, pela TV CNT, disse que há, pelo menos, três prefeituras da região Norte do Paraná que não têm engenheiro e nem arquiteto concursado. Como ele contou, o governo federal ou estadual telefona dizendo que se não enviar projeto, determinado recurso não será liberado para o município. Sem engenheiro, tem que abrir licitação para contratar uma empresa de engenharia. Processo demorado e burocrático. Em diversos casos, os recursos são perdidos. Acontece com frequência.

Expojeans

Imagem ilustrativa da imagem Formanda de direito aos 80 anos
| Foto: Divulgação

Como se esperava, é grande a expectativa em torno da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina e 29ª Internacional, agendada para os dias 6 a 16 de abril. É um evento dos mais aguardados na cidade e quando os antenados com a moda já começam a procurar os looks que vão vestir nestes dias. A boa notícia é que o Armazém da Moda já está abastecido com as novidades da estação e muitos jeans! “Antes de ir à Expo Londrina, vista-se aqui!”, convida o staff, que há muitos anos investe na sua Expo Jeans

No café da Silvana e

o papo de 3 amigos!

Na Galeria Vila Rica, o café mais frequentado da área do Bosque é da lanchonete da Silvana, sempre atenciosa com todos. Papo vai, papo vem, surge a pergunta: “Por onde anda aquela advogada, que além de simpática, parecia uma Miss Brasil?” Respondeu o outro: “Foi para o novo endereço de seu escritório. Aumentaram o condomínio dela, quando deveriam era homenageá-la, diminuindo ou mantendo o aluguel.” Chegou um terceiro a lembrou a todos: “Cuidado, se não falaram o nome dela, nem a cor dos cabelos, ainda bem, pois hoje em dia o homem não tem mais o direito de abrir a boca para elogiar uma mulher...” E resolveram: fica o dito pelo não dito, deletem tudo e vamos elogiar o vestido verde da amiga Silvana, que ficou chique nela...e seu café está ótimo!

30 jogadores em 30 meses

O PRESIDENTE Casares, do São Paulo, contratou 30 jogadores, em 30 meses de mandato. Deu no que deu. Mais um título perdido. São-paulinos de Londrina, como Moaci Mendes Leite, Limpa Trilho e Alcides Luís Oliveira, acham que ele deveria ser interpelado pelo Conselho do tricolor do Morumbi.

Prometeu e poderá cumprir!

O presidente Lula prometeu que daria aumento para todos os funcionários púbicos federais, aposentados e da ativa, pois há anos que não recebem tal benefício. Prometeu 9 por cento a todos eles. Será mesmo que vai cumprir? Terá dinheiro para isso? Terá sim, se não se incomodar muito com as críticas possíveis, enfrentar a inflação, e mandar emitir o dinheiro necessário. Nada de tomar as poupanças e aplicações de quem economizou, trabalhou para ganhar. Como já disse o prof. Almir Rochembach, “Emitir é a solução” para o nosso Brasil atual. Almir é o cara que o ministro Hadad deveria chamá-lo par auxiliá-lo. Sabe mais dos que os atuais assessores do chefe da Economia do país.

Chegando aos 80

Imagem ilustrativa da imagem Formanda de direito aos 80 anos
| Foto: Divulgação

O agropecuarista Waldir Martinez Rossi comemorou 80 anos ao lado da esposa Branca Garcia Martinez, dos quatro filhos- Waldir Filho, Ricardo, Rodolfo e Fabrícia - , das noras Adma Maran, Fernanda Viscardi, Fabiana e do genro Heitor Lopes, dos cinco netos e demais familiares. Foi pura emoção e uma confraternização familiar das mais emocionantes.

Na Boleria Londrinense

Imagem ilustrativa da imagem Formanda de direito aos 80 anos
| Foto: Divulgação

Entusiasmado, Caique Farias segue à frente da Boleria Londrinense investindo em conhecimento e qualidade do produto. Além dos bolos tradicionais, os brownies seguem na linha de produção conquistando cada vez mais. Frequentemente, as redes sociais Boleria destacam nomes respeitados da gastronomia londrinense que vão à fábrica para conhecer os passos de Caíque. O professor Paulo de Tarso Carvalho, que presta consultoria para Boleria na divisão de embalagens, marcou presença na fábrica. Ele é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná há mais de 20 anos. Por meio do projeto do Núcleo de Extensão Tecnológica em Alimentos, apoiou a Boleria Londrinense na rotulagem, conservação e Boas Práticas de Manipulação. Na foto, Caique e o professor Paulo

****

NÃO HÁ candidato do PT ou de qualquer advogado paranaense à vaga do ministro Levandowski, que vai se aposentar em maio no Supremo Tribunal Federal. Por enquanto o nome mais cotado é o do paulista Zanin, advogado do presidente Lula nos últimos anos. Levandowski, como se sabe, foi uma indicação da saudosa dona Marisa a seu marido.

****

POLICIAL francês chutou o rosto de um jovem brasileiro em Paris, durante os protestos da população contra o Governo Macron. Foram três chutes que levaram o rapaz para hospital.

****

EM BELO HORIZONTE, um casal foi preso, suspeito de “queimar o pipi de um adolescente, com brasa”. Não conseguimos mais detalhes a respeito. Mas se trata de crime “hediondo”.

***

A CHINA ainda não retirou o embargo sobre a carne brasileira. Os frigoríficos estão sem conseguir exportar o produto ainda. POR OUTRO lado, chineses querem importar uvas do Nordeste brasileiro.

Ovo custando mais de um real cada!

OVO subiu de preço e ouvi, ontem, no Mercado Musamar, que o produto está mesmo faltando aqui no Paraná e no Brasil todo. Será que as galinhas brasilianas estão em greve? Protestando por melhores rações?

HÁ MERCADO na região, disseram à Coluna, que subiu o preço em mais de 1 real e 0,5 centavos por ovo!

Aumentos nos remédios, de 6 a 10%

OUVIDO em farmácia da Avenida Higienópolis: estoquem seus remédios, que os preços vão subir entre 6% e 10%, segundo a Anvisa! E perguntaram: onde estão deputados federais e senadores que não combatem tais aumentos? O governo federal, que está há três meses no poder, deveria sim, pelo menos segurar tais aumentos por mais algum tempo. Os desempregados, o povão mais pobre, os que trabalham pelo salário ultra-mínimo e os aposentados vão sofrer mais ainda!

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1