Imagem ilustrativa da imagem Fisioterapeuta fala sobre saúde emocional
| Foto: Divulgação

Nas últimas semanas, todos estão expostos a situações e informações que geram estresse e comprometem tanto a saúde física como emocional. A fisioterapeuta Claudete Stabile Ribeiro Romaniszen (foto), que trabalha com a técnica francesa de microfisioterapia, avalia as consequências destas reações no organismo: “Quando passamos por algo que nos ameaça, acionamos o sistema nervoso simpático, e o corpo fica pronto para fugir, lutar ou ainda se paralisar. Passado o susto ou a sensação de ameaça, volta-se ao estado normal. Quando esta situação se mantém, pode levar ao quadro de estresse crônico com descarga hormonal permanente, alterando a fisiologia do corpo. O aumento de hormônios como cortisol e adrenalina liberados nesse processo, podem predispor ao desenvolvimento de várias patologias como hipertensão, doenças cardíacas, crises de ansiedade ou pânico, diabetes, diminuição da imunidade, transtornos no aparelho digestivo, fadiga crônica, insônia, bruxismo, fibromialgia entre outros. No tratamento com a microfisioterapia, buscamos as marcas das causas e consequências deste processo e apresentamos ao corpo a possibilidade de uma autorregulação”, explica Claudete.

Leitor relembrando as

histórias do Marquês!

João Pedro Gléria esclarece o seu pedido: gostaria que a Coluna publicasse algumas histórias do livro “Manual do conhecimento inútil”, de autoria de Wilson Silva, o Marquês de Araçoiaba (nome de uma serra próxima de Piedade, SP) , nosso ex-colega de FOLHA, ótimo repórter e fotógrafo, e piloto de avião, que brilhou aqui e também nas revistas Manchete e Fatos & Fotos. Ele se foi desta vida, há três anos. Residia em Curitiba, em seus últimos anos, sempre cercado pelo carinho de Nair, sua esposa. Concordo com você: as histórias dele são hilárias, mas sempre esbarramos nos direitos autorais de livros publicados. De qualquer maneira, sempre que possível, vamos homenageá-lo, publicando fatos que ele me contou. Como a história do piloto de avião londrinense João Preto, que não foi preso pela PF mineira, porque era “preto”... Vamos relembrar agora que estamos no mês de abril, de aniversário da inauguração de Brasília, a nova capital federal construída pelo ex-presidente JK, que Wilson Silva conquistou para a Folha de Londrina o prêmio de “melhor cobertura de jornal do interior brasileiro sobre a inauguração de Brasília”.

João Pedro Gléria: muito obrigado pela leitura da Coluna e da FOLHA e pelos seus incentivos.

Imagem ilustrativa da imagem Fisioterapeuta fala sobre saúde emocional
| Foto: Divulgação

O londrinense Luiz Oliveira, Diretor da Abiplast (Associação Brasileira de Plásticos e da Federação das Indústria da Bahia), lembra que os produtos plásticos descartáveis são objeto de vários projetos de lei nas áreas municipais, estaduais e federal para o seu banimento. Com a pandemia vigente os descartáveis passam de vilão a herói visto sua ampla utilização pela população e profissionais de saúde. Dentre os produtos em uso, Luiz cita copos plásticos, canudos, toca, máscaras, protetor facial, aventais e luvas, além de equipamentos que utilizam mangueiras e conexões como os respiradores. ”Após a pandemia, Oliveira espero que os políticos arquivem seus projetos de banimento dos plásticos descartáveis”, comenta Luiz Oliveira

Leilão virtual de gado

A Rural Business Leilões está convidando para o Leilão Virtual marcado para segunda-feira, dia 6, a partir das 20 horas, com transmissão do Canal do Boi. Será o Leilão Primor Rural, em sua nona edição. Mais detalhes poderão ser obtidos com Sérgio e Elton, gestores da RBL, pelos telefones (43) 99916-3837 e 99916-3773.

Imagem ilustrativa da imagem Fisioterapeuta fala sobre saúde emocional
| Foto: Divulgação

A jovem Giovana Gaion, estudante do 3o ano de farmácia, se adaptou bem à realidade dos últimos dias, que evidencia a importância do uso da tecnologia e fortalece o conceito da “nova sala de aula”. Ela elogia as ferramentas tecnológicas da UniFil, que “possibilitam aos alunos e professores manter as atividades acadêmicas de suas casas, utilizando as modernas plataformas de ensino-aprendizagem”, comentou. Giovana acompanha aulas online, por videoconferência, nos mesmos horários das presenciais. Em todos as graduações da UniFil as ações se ampliam, com docentes ministrando conteúdo por meios virtuais e alunos interagindo e seguindo a programação das disciplinas.

Máscara caseira pode ser feita

até com tecido de calças jeans

Máscara caseira pode ser feita com uma camiseta velha, por exemplo, disse médica estudiosa do coronavírus, a dra. Cristina Barros, da UFRJ. Nos Estados Unidos e Canadá, as pessoas estão protegendo o rosto, a boca e o nariz, com cachecol! Mas pode ser com outro tecido, desde que use duas camadas de pano. Pode ser feita também com tecido de calça jeans, que é tecido mais grosso. Mas apenas para uso fora de hospital. Até pano de secar pia pode usado, desde que seja com três camadas e que tenha tamanho para cobrir a boca e o nariz.

Imagem ilustrativa da imagem Fisioterapeuta fala sobre saúde emocional
| Foto: Divulgação

Os amigos Neco Toledo, João Caran e Luciano Nuremberg Moreira brindam o recente reencontro

***

Esse pânico geral deixou Londrina sem alguns dos melhores médicos trabalhando, pois vários fecharam seus consultórios.

***

De quarta para quinta-feira, três pessoas dormiram dentro do Bosque central. Um casal (deve ser sem-teto) amanheceu dormindo em banco que foi de ponto de táxi.

Marlene Dietrich: a que

se vestia para a imagem!

Imagem ilustrativa da imagem Fisioterapeuta fala sobre saúde emocional
| Foto: iStock

Volto a conversar com Carlos Eduardo Lourenço Jorge, expert do Paraná em cinema e seus astros e estrelas e a diva da vez é a alemã Marlene Dietrich, convertida em mito do cinema, por sua personalidade avassaladora (e enigmática) e que também fez dela pioneira em quebrar tabus e estereótipos durante uma vida desperdiçada em glamour, erotismo e paixão. Mas a pergunta que nunca se calou – lembra Carlos Eduardo : “O Anjo Azul foi uma mulher feliz?” Assim como outra estrela da época, contemporânea de seu tempo, Greta Garbo, de quem foi uma espécie permanente de competidora, a berlinense Maria Magdalene Dietrich (cujo nome artístico ela recortou de suas iniciais ) foi sempre muito prisioneira de sua solidão, a pensar de uma extensa lista de amores e amantes, dos dois sexos, de seu êxito artístico. Ao final de sua carreira, ela mesma confessou em entrevista ao jornal inglês The Observer o seguinte: “Me visto para a imagem, não para mim, não para o público, não para a moda, não para os homens”. Sua única filha, a atriz Maria Riva, hoje com 95 anos, confirmaria esse espírito com uma ácida crítica, afirmando que sua mãe “vivia para, por, e dentro da imagem que projetava aos 91 anos. Era ``uma´´ espelho.´ Permaneceram para a posteridade seu talento como intérprete seus 55 filmes, 46 deles lançados no Brasil – um número considerável de obras-primas, dirigidas por mestres com Orsen Welles, Lubitsch, Bily Wilder, Hitchcck, Renê Clair e seu pigmaleão Joseph von Stranberg – sua ruptura com a realidade então vigente (as transgressões de Madona devem muito a ela ) e sua campanha contra o nazismo. Como estrela consagrada, engordou sua fortuna como show-woman, fascinando plateias agora ao vivo nos palcos. Mas o tempo deixou de tomar conhecimento de sua beleza crepuscular e ela, vendo que o espelho não enviava mais as respostas pretendidas, decidiu se isolar em endereço sóbrio em Paris, onde morreu aos 91 anos. Uma deusa na solidão. Como Greta Garbo, finalizou o nosso sempre elogiado crítico de cinema.

***

O presidente do Banco do Brasil, Rubens Novaes, está firme em seu cargo, disse um integrante do Ministério da Economia, desmentindo boatos sobre o assunto. Mas alguém do setor bancário chegou a dizer que RB deveria cuidar apenas “de liquidez e só.” Em que seara alheia ele se meteu...

*** Jair Dias, filho do fotógrafo Carmelindo Gonçalves Dias, que mora em Vancouver, no Canadá, contou ao pai que lá continua um frio entre 3 e 5 graus. Nevou nos últimos dias.

Imagem ilustrativa da imagem Fisioterapeuta fala sobre saúde emocional
| Foto: iStock

A Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves (RS), que foi fundada por 16 famílias produtoras de uva, pode ser que jamais imaginassem que em 2020 estariam assinalando faturamento de quase 600 milhões de reais, após a colheita de 90 milhões de quilos de uva. Tornou-se uma cooperativa com 1.300 associados e produz 60 variedades de uvas da melhor qualidade, com parreirais em 11 municipios da região. Onze municípios da região de Bento Gonçalves produziram quase 100 milhões de quilos de uvas de 60 variedades. Uma bela riqueza gaúcha do pessoal da Cooperativa Aurora.

O maior choque em tempos de paz

Imagem ilustrativa da imagem Fisioterapeuta fala sobre saúde emocional
| Foto: Piero Cruciatti/AFP

Em Bérgamo, na Lombardia, Itália, uma integrante da equipe médica escreve o nome de um médico em seu equipamento de proteção individual (EPI), na divisão Covid-19, do Hospital Papa João XXIII, ontem pela manhã. O forte bloqueio da semana foi para tentar impedir a propagação do coronavírus, que se estenderá até o dia 20. A econonia da região e de toda a Itália está sofrendo o seu maior choque em tempos de paz, desde a 2ª Guerra Mundial. Em Londrina e Norte do Paraná, há vários descendentes de pessoas daquela região italiana e de todo o país peninsular como um todo.

Eleição nos Estados Unidos

poderá ser adiada para janeiro

O coronavirus poderá fazer com as eleições presidenciais nos Estados Unidos seja adiada para fins de dezembro, entre 20 e 23, ou para janeiro de 2021. É o que falavam ontem entre repórteres que cobrem a Casa Branca e o movimento em torno das campanhas de combate à pandemia de origem chinesa. *** Tentamos falar à tarde com a assessoria de imprensa da embaixada dos EUA, em Brasília, mas não conseguimos. O Partido Democrata continua criticando Trump, do Republicano, pela demora dele em conseguir os tais respiradores e máscaras. A informação que há é que ele enviou 20 jatos à China, para buscar tais equipamentos.

***

Os clubes da cidade e região continuam fechados. Nem os telefones respondem aos chamados. Ordens sendo obedecidas, portanto.

***

Onde há “esgotos a céu aberto”, como aqui no Brasil, até em cidades grandes, como algumas que tem até duas universidades, é campo fértil para o coronavírus e seus amigos. É uma outra guerra para ser combatida: a falta de higiene da população começa entre os que administram algumas cidades do país.

***

O coronavírus já infectou cerca de 400 profissionais dos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês. Os dados desses dois hospitais, que são gigantes. Já estive nos dois.

***

O restaurante Rodeio continua atendendo, pelo sistema delivery, o dia todo, a partir do almoço e até as 22 horas.

***

A casa de carnes de Milton Furuta também está fazendo entregas de seus produtos, inclusive de prato para almoço neste sábado e no domingo. Sob a direção da chef Cássia Furuta.