O Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná (Sinpro) realizou na última sexta (dia 20), o tradicional Baile dos Professores, com um jantar tipicamente italiano no Buffet Atlântico. Embalado pelo cantor e performer Manolex e DJ Ramires, os convidados movimentaram a pista até a madrugada. As fotos do evento são de Rubem Vital.

Adriana e André Cunha com os filhos Luiz Francisco e Maria Fernanda
Adriana e André Cunha com os filhos Luiz Francisco e Maria Fernanda | Foto: Divulgação - Rubem Vital
Roberta Costa e Mauro David
Roberta Costa e Mauro David | Foto: Divulgação - Rubem Vital
Eder e Mariana Castilho
Eder e Mariana Castilho | Foto: Divulgação - Rubem Vital
Flaviane Rodrigues e Alan César Joaquim
Flaviane Rodrigues e Alan César Joaquim | Foto: Divulgação - Rubem Vital

Coisas e fatos da Bíblia e da Igreja

O estudioso advogado e escritor Almir Sudan envia à Coluna observações curiosas sobre o “livro sagrado”. Ele diz: “Na Bíblia há muitas coisas interessantes, como no livro de Reis, capítulo 11, por exemplo, está escrito que o Rei Salomão casou-se com 700 mulheres, e teve outras 300 concubinas. Embora muito inteligente, sábio, esse rei gostava mesmo de mulher, e só foi punido por Deus, porque entre suas esposas estavam mulheres não judias, que adoravam outros deuses. E pergunto: se o Rei Salomão teve 700 casamentos, por que um Padre não pode se casar? Mudaria alguma coisa ele sendo casado? Não seria até melhor, como são para os pastores, rabinos, o imame etc.? Outra coisa que está na Bíblia: os hebreus, libertos do cativeiro no Egito, vagaram por 40 anos no deserto, mas não são os mesmos 40 anos atuais. A contagem era diferente. Segundo os estudos científicos seriam menos de 4 anos. No livro do Êxodo, capítulo 32:1-8 consta que construíram um bezerro de ouro para adorar. Como tinham tanto ouro assim, se eram escravos, paupérrimos?

Maria Madalena, desprezada pela Igreja de seu tempo, chamada de prostituta, foi canonizada agora, recentemente, em 2016, pelo Papa Francisco. A data festiva é dia 22 de julho. Mas para canonizar, segundo o ritual canônico, não é preciso a comprovação mínima de dois milagres e virtudes? Quais os milagres atribuídos a ela? Segundo o Vaticano, ela se tornou Santa sem milagres, apenas para assinalar a relevância dela que mostrou um grande amor por Jesus Cristo. Vá entender isso”

Aniversário de 9 anos

Um caprichado café da manhã para clientes e parceiros marca o aniversário de 9 anos do Dr Tem Tudo. Será neste sábado (dia 28), a partir das 8 horas, na loja da Avenida Faria Lima, com sorteio de brindes . Desde que iniciou atividades, a loja de materiais de construção não só obteve pleno sucesso, como também os proprietários já estão com outra unidade aberta. E vem mais novidade por aí. Parabéns aos empreendedores do Dr Tem Tudo e cientela, sempre muto bem atendida.

Halloween infantil

Neste sábado, 28, a partir das 16 horas, o Boulevard Shopping, administrado pela NIAD, promove um show gratuito para as crianças, comandado pela Casa da Beca no deck da Praça de Alimentação. Os pequenos poderão vir fantasiados para as brincadeiras ficarem ainda mais animadas. Ao final, as crianças irão visitar lojas de produtos infantis e serão presenteadas com docinhos.

Noite de confraternização e doações

Imagem ilustrativa da imagem Festa para o professor
| Foto: Divulgação

Em reunião festiva na Casa da Amizade, o Rotary Club Londrina Shangri-lá entregou ao Hospital do Câncer de Londrina 12 trituradores de remédios para pacientes internados engolirem a medicação. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do 29º Barreado, que o clube realiza todos os anos. O evento também contribuiu com a Fundação Rotária. A festiva, que teve como tema “uma noite italiana”, foi capitaneada pelo chef Zaminelli . Houve ainda posse de novos membros e homenagens para empresas e pessoas que apoiaram o Barreado. Na foto, João Carlos da Silva Junior, coord. do Barreado; o presidente do HCL, Francisco Ontivero; a coord. da captação de recursos e voluntariados do HCL, Iracema Fabian e o casal, Cássia e Sérgio Sambatti, ele presidente do RC Londrina Shangri-lá.

Três amigos advogados

Imagem ilustrativa da imagem Festa para o professor
| Foto: Divulgação

Três colegas da faculdade de Direito da UniFil que preservam a amizade e atuam na carreira jurídica com talento e alto índice de sucesso. Os advogados Luiz Gustavo Cardoso, Paulo Frisa e Diogo Fuga concluíram a graduação em 2018, passaram no exame da OAB antes do fim do curso e logo ingressaram em escritórios. Eles destacam a boa formação, os estágios para a prática profissional e a dedicação dos professores. Por sinal, a UniFil realiza a XXIII Semana Jurídica nos dias 30/31 de outubro e 1o de novembro com o tema "Inteligência Artificial e o futuro da humanidade: desafios, ética e caminhos regulatórios". Inscrições no portal de eventos da instituição.

Desejam mudar nome de João Pessoa, na Paraíba

O Brasil parece que realmente gosta de viver sem tédio. Há sempre alguma novidade diária ou semanal, não é só em novelas de televisões. Agora a novidade vem da Paraíba, a terra de Francisco Leite Chaves e do seu irmão Jonas Leite Chaves, uma dupla muito inteligente. O primeiro, advogado, foi eleito senador paranaense, representando o MDB de Londrina. Depois foi nomeado para o Superior Tribunal Militar de Justiça. Faleceu recentemente, em Brasília. Jonas, elogiado administrador de empresas, ex-secretário da Fazenda na Prefeitura de Londrina, administração de Belinati, reside em Curitiba. É de autoria dele, o livro “Imigração Ucraniana no Brasil”, que eu acabo novamente de folhear. Com destaque para Prudentópolis, aqui no Paraná. Na capa, foto de Hoverla, o ponto mais alto da Ucrânia.

A NOVIDADE NA PARAIBA: Um advogado entrou no Tribunal e Justiça daquele estado, pedindo plebiscito para mudar o nome da capital paraibana, que é João Pessoa. Deseja ele e seus amigos que a capital volte a ser chamar “Cidade Parayba” (sic ). João Pessoa, conta a História de lá, foi assassinado quando era candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getulio Vargas. Foi morto em Recife, no vizinho Pernambuco. João Pessoa era sobrinho de Epitácio Pessoa, que havia sido presidente da República e que é o nome da cidade de Porto Epitácio, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, cruzando o Rio Paraná. Na defesa do nome atual está Fernando Milanez (não é parente do clã Milanez aqui de Sta. Catarina) que é da família João Pessoa. Essa polêmica vai acabar, acredito, no TSE ou no STF.

****

AINDA SOBRE Jonas Leite Chaves, ele vem escrevendo sobre a Imigração Estrangeira para o Paraná. O volume 1 trata dos Ucranianos.

Ministro do Turismo em Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Festa para o professor
| Foto: Divulgação

Nesta semana, o presidente da Codel, Alex Canziani, esteve em Brasília com agendas visando projetos pra Londrina. Numa delas, se reuniu com o ministro do Turismo, Celso Sabino, que confirmou presença na cidade, no próximo mês, para participar da apresentação do Planejamento do Turismo. Segundo Canziani, essa ação é um pleito antigo do Trade de Turismo, lembrando que o segmento gera renda, empregos e fomenta o desenvolvimento da cidade.

*****

ZILU, ex-esposa do cantor Zezé di Camargo, está com três ações contra ele na Justiça. Seria por questão patrimonial do ex-casal?

*****

AUMENTA a procura por máscaras para proteção contra a doença Covid que parece pretender atacar novamente. Há vários casos registrados em hospitais londrinenses.

*****

RESPONDAM por favor: o que fazer com um cara como esse americano, branco, barbudo, de Lewiston, no Maine, que entra em um boliche e fuzila dez pessoas, depois sai tranquilamente e vai a uma casa de bilhar, e fuzila e mata mais 8 e fere mais 30! Faz o que com ele?

*****

O BOTAFOGO já encomendou as faixas de campeão do Brasileirão, após as derrotas de Flamengo e do Bragantino Red Bulls. Ficou de fato bem fácil.

Filho de Lira quer a publicidade de Caixa

ETA Brasil Varonil: foi só Lula tirar a presidente mulher da Caixa, e dizer que a vez é do pessoal do Centrão, que o filho de Arthur Lira, presidente da Câmara, já se apresentou como “dono do melhor plano para a divulgação da publicidade da Caixa Econômica”, que tem uma fortuna para gastar no setor... A CEF teve até agora, nesse 2023, 9 bilhões de reais de lucro!!! A Caixa é o banco mais forte do país.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina