Festa das mais animadas na Associação Médica de Londrina marcou o aniversário médico dermatologista Lorivaldo Minelli, que nasceu em 29 de setembro de 1938. Durante a comemoração, amigos e ex-alunos homenagearam Dr Minelli, professor que transmitiu conhecimentos dermatológicos para os melhores profissionais de Londrina e região. Na foto , o aniversariante doutor Lorivaldo Minelli, com os colegas doutores Hélio Celestino, Mauro Mendes, Rubens Pontello, Airton Gon e Rubens Pontello Filho. Sempre é bom lembrar que o corinthiano Dr. Minelli foi secretário municipal da Saúde em Londrina.

Ministra Cármen Lúcia: Brasil tem mais de 53 mil candidatos

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministraCármen Lúcia, concedeu muito boa entrevista ao programa Roda viva, da TV Cultura de São Paulo. Declarou que a eleição de domingo, dia 6, tem tudo para ser muito tranquila. E espera que isso ocorra em todo o país, que escolherá prefeitos, seus vices e vereadores em mais de 5.500 municípios e também nos brasileiros que vivem na Amazônia em geral, locais onde as urnas serão levadas em barcos. No país, são mais de 53 mil candidatos concorrendo. Afirmou que a grande maioria dos eleitores deverá votar, pois o país precisa da cidadania de toda a sua gente, e que o brasileiro tem prazer em exercer esse direito. Em resposta a uma pergunta de entrevistador, a ministra mineira Cármen Lúcia disse que "o brasileiro tanto confia em nossa Justiça, que todos recorrem a ela". Lembrou que para os 80 mil processos que chegam aos tribunais superiores, há mais 80 mil em sua defesa e alegações divergentes. Portanto, são o dobro, em um total de 160 mil ações. Muito educada e compenetrada de suas funções, elegante na colocação de palavras, Cármen Lúcia respondeu a todas as questões que lhe foram apresentadas.

Festejando aniversário

Imagem ilustrativa da imagem Festa para o dermatologista Minelli
| Foto: Divulgação

A bonita Pietra Alcantara, estudante do 3º ano no Colégio Innovativo, comemorou aniversário ontem, 1º de outubro, cercada do carinho de familiares. A jovem se prepara para o vestibular de direito na UEL. É filha de Gesiane Alcantara, atuante especialista em documentação para vistos americanos.

800 quilos de alimentos

No Dia da Árvore, o Boulevard Shopping Londrina realizou uma ação solidária, para estimular a doação de alimentos à CEI Alicerce, que atua na promoção da solidariedade social com atividades educacionais, culturais e voluntárias. A doação de 1 quilo de alimento valia uma muda de árvore para plantio. Ao todo foram arrecadados 800 quilos de alimentos que beneficiaram 600 crianças e mais 60 famílias em Londrina.

Excursão para jogo decisivo do Tubarão

O especialista em grupos para eventos esportivos, Mauro Segura, está promovendo a excursão para São João Del Rei, em Minas Geais. Tudo para que os torcedores do LEC possam acompanhar a partida decisiva entre Athletic e Londrina. O jogo é sábado, dia 5 de outubro. Interessados devem entrar em contato pelo fone (watts) - 99101-5245.

Carreira na Polícia Federal

Imagem ilustrativa da imagem Festa para o dermatologista Minelli
| Foto: Divulgação

Aluna do 2º ano de Direito na UniFil, Maria Clara Ribeiro se dedica aos estudos com planos de entrar na Polícia Federal. A carreira jurídica atrai muitos interessados em prestar concursos públicos devido à grande quantidade de opções em promotoria, procuradoria, defensoria, magistratura, cartório, assessoria legislativa, perícia judicial, agente, escrivão, delegado e outras áreas. Como advogado, o campo de atuação também é bem amplo em direito civil, ambiental, comercial, contratual, consumidor, constitucional penal, trabalhista e tributário. A graduação na UniFil conta com equipe experiente de professores, parcerias para estágios, alto índice de aprovação no exame da OAB e conceito máximo do Ministério da Educação.

O Mpox chegou a Londrina: é transmissível e pode matar

O Brasil já registrou mais de mil casos de mpox. Os médicos do país pedem que procurem evitar os contatos com pessoas que estiverem com os braços empipocados, parecendo catapora, e que são transmissíveis via contatos, cumprimentos, abraços, chegar perto, as gotículas que saem das bocas, em conversas que podem transmitir essa doença que pode matar. É preciso que as vítimas procurem médicos e evitem contatos mais íntimos, até em suas famílias. Vamos dar um exemplo de problema que o Mpox cria para todos: se você chegar em uma loja, em um bar, ou em um cartório, como deve proceder o proprietário ou gerente, ou empregado? O que deve fazer quem atende e perceber que o cliente está com essa doença? Pedir que a pessoa se retire e procura ajuda em órgão de saúde pública? Se ela reagir e chamar a Polícia? Ameaçar de entrar na Justiça com ação pedindo seus direitos humanos? Mas se está com sinais de Mpox, em seus braço ou mão, etc.? O que diriam titulares do setor no Ministério Público a respeito? O secretário municipal de Saúde aconselharia o que fazer? Eis mais um problema sério de nova doença terrível que as populações começam a enfrentar.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina