Sergio Figueiredo Filho foi aprovado no vestibular de Medicina da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), de Foz do Iguaçu. Para celebrar o feito do estudante londrinense, seus primos organizaram uma festa para ele na residência de Tania Ferreira e Manoel da Costa Neto. Foi um feliz reencontro de familiares e amigos do homenageado que deixaram os pais dele, Andrea Libos e Sergio Figueiredo, pra lá de emocionados. Para um toque mais caloroso ainda à festa, o tio do aniversariante Farid Libos Júnior, que é médico e integrante do grupo Brazuca, conjunto musical formado por médicos que se apresenta nas horas vagas entre amigos, subiu ao palco para cantar em homenagem ao sobrinho e sua tia Ana Libos pegou o violão e soltou a voz. Serginho, emocionado, falou aos convidados agradecendo a presença de todos inclusive da avó, Marlene Libos. O evento foi também uma despedida de Sergio Figueiredo Filho, que vai morar em Foz do Iguaçu. Ele segue a carreira do avô materno, o saudoso Farid Libos, que era pediatra, do tio-avô Anisio Figueiredo e do tio, Farid Libos Júnior. As fotos são da festa

Os anfitriões Tânia Ferreira e Manoel da Costa Neto com Andrea Libos e Sérgio Figueiredo
Os anfitriões Tânia Ferreira e Manoel da Costa Neto com Andrea Libos e Sérgio Figueiredo | Foto: Divulgação
Faridinho Neto com Camila Grizzo Libos e Farid Libos Júnior
Faridinho Neto com Camila Grizzo Libos e Farid Libos Júnior | Foto: Divulgação
Os irmãos Rafael e Sérgio Figueiredo Filho (em primeiro plano), atrás Waltinho Libos, Faridinho Libos e Ana Clara Libos
Os irmãos Rafael e Sérgio Figueiredo Filho (em primeiro plano), atrás Waltinho Libos, Faridinho Libos e Ana Clara Libos | Foto: Divulgação
Fátima Figueiredo e Márcia Figueiredo
Fátima Figueiredo e Márcia Figueiredo | Foto: Divulgação

Cafezinhos inesquecíveis onde a conversa rolava solta

Volta e meia, há anos passados, o saudoso empresário Orlando Mayrink Goes (o propalado Poderoso Chefão) me convidava para ir tomar cafezinho com ele em sua empresa concessionária de automóveis Ford. Lá eu encontrava sempre o amigão Ruy de Jesus Marçal Carneiro, que se formou em Direito, fez seu doutorado em São Paulo, foi professor da UEL e é são-paulino como eu. Ruy foi um dos melhores jogadores de basquetebol da seleção de Londrina, e disputou os primeiros e outros Jogos Abertos do Paraná. Os cafezinhos com "Seu Orlando" eram sempre seguidos de comentários sobre a vida na cidade.

Em dois desses cafezinhos eu ouvi dele:

1 – Veja, Militão, como você foi pixote: o teu amigo Frank Silva, colunista de Maringá, já comprou e aumentou um jornal para ele, que era o que você deveria ter feito, nem que fosse apenas um semanal, para começar... ( PS – Frank realmente cresceu, teve sucesso e lamentavelmente faleceu muito cedo )

2 Você, Militão, confia demais nas pessoas. Acreditou em uma sociedade, onde a parceria decidia o que bem desejasse e, se desse errado, mandava fazer tudo de novo, sem te ouvir a respeito, e na hora de pagar a conta, viajava...

3 – Alguns cafezinhos me dou por impedido de relembrar. Principalmente aquele em que Mayrink Góes comentou sobre a tempestuosa reunião política aqui, em que o então governador Haroldo Leon Peres pediu a cabeça do diretor de Redação da FOLHA, o agora falecido Walmor Macarini, a João Milanez, porque o jornal dava cobertura noticiosa da administração do então prefeito Antônio Belinati. ( Assunto secretíssimo ) .

VÃO ANIVERSARIAR

Na segunda-feira estarão aniversariando : Engelbert Hellbrugge, o pecuarista Fábio Garcia Pedriali, Francisco Azevedo Figueiredo, Herminio Marques Moleiro, José Amâncio dos Santos, Pedro Diamantino Gomes, José Dario da Silva, Mário Zanettta Jr. e Ricardo Augusto Grassano.

*****

Na terça-feira, dia 28, os cumprimentos serão para Clever Assad Nabhan, Otávio Cesário Pereira Neto, Plinio de Melo Faria Rui Montes e o grande amigo Reginaldo Roveri, advogado e produtor rural. Reginaldo Roveri fez parte, ao lado do são-paulino de carteirinha Tito de Melo César, da famosa banca de advocacia do professor José Hosken de Novaes, ex-prefeito e ex-governador do Paraná. Aquele abraço a todos!

Agora em Boa Vista, Roraima

Imagem ilustrativa da imagem Festa para comemorar aprovação em medicina
| Foto: Divulgação

Depois de empreendimentos de sucesso em Foz do Iguaçu, Sinop, Manaus, Palmas e Cianorte, a Degrau Multi está levando para Boa Vista todo o know how em criação de produtos com um projeto imobiliário nunca visto, um conceito inovador que promete ressignificar o referencial de moradia de alto padrão. Um condomínio horizontal com uma superestrutura esportiva, gastronômica e de lazer. O Haras Royal foi projetado para surpreender, com áreas inspiradas em locais deslumbrantes como a Europa e o Caribe: como a Vila Suíça, uma vila gastronômica exclusiva para moradores, com cervejaria artesanal, tratoria, steak house, empório gastronômico e o Café Suíço. E ainda, a Royal Island, inspirada na atmosfera caribenha e com uma superestrutura de resort cinco estrelas. Tudo em antigo haras, com um cenário cinematográfico. Na foto, o diretor da agência Renato Manttovanni com o governador de Roraima, Antonio Denarium.

Quando a honestidade na vida é exagerada!

HOSKEN de NOVAES foi o sempre muito elogiado professor de Direito Civil da Faculdade Estadual de Direito de Londrina, dos tempos em que sempre foi estimadíssimo pelos seus alunos, ainda nas salas de aulas do Hugo Simas. Um dia depois que deixou o Governo do Estado, encontrei-me com ele no ainda Banestado, que um outro governador "fechou", o que foi uma bobagem muito grande.

HOSKEN era tão honesto em seu governo, que tinha 18 cartórios para indicar os titulares, pois não havia ainda os concursos do TJ. Me lembro bem: por sugestão de Orlando Mayrink Góes, ex-secretário estadual da Fazenda, no governo Pimentel, fomos com Dalton Paranaguá, ex-prefeito e o empresário Alcides Vezzozo a Curitiba, para uma visita agendada a Hosken. Nos recebeu com a educação costumeira, convidou-nos para almoçar no Palácio Iguaçu e aproveitamos para, depois do cafezinho, reivindicar um cartório novo para Londrina, exatamente para que ele nomeasse alguém como Antônio Claret de Rezende, jornalista, ex-FOLHA, seu ex-aluno de Direito, e que lá trabalhava como o principal assessor direto dele. Pois Hosken disse que não poderia, pela proximidade de Claret com ele. Que seria alvo muitas críticas do Tribunal de Justiça, dos curitibanos enfim. Diziam aqui em Londrina que Claret de Rezende era como um filho para ele. Pois o governador José Hosken de Novaes, que Deus o tenha, não nomeou Claret, embora o tenha elogiado como servidor dele... Os dois primeiros cartórios (naqueles anos não havia concursos) Hosken determinou que fossem para duas moças de Apucarana, das quais não sei os nomes até hoje. Nem sei quem as indicou para ele.

Os outros 16 cartórios devem ter ficado ao encargo do governador eleito, o ex-prefeito de Londrina, José Richa, que nomeou quem bem entendeu. Hosken voltou para esta cidade, e Antônio Claret de Rezende, desempregado, montou um escritório pequeno em sua casa, para trabalhar com turismo. Ele e sua esposa, que era professora estadual concursada. Um colega de FOLHA me disse depois: "Diga-me Militão, jornalista serve para que? Respondo: hoje em dia tem que escrever com todo o cuidado do mundo, para não ser processado, pois não terá dinheiro para se defender nos "fóruns da vida" e se condenado a pagar INDENIZAÇÃO SEGUNDO DECISÃO DE JUIZ, TERÁ QUE VENDER SUA CASA, se tiver, PARA PAGAR O TOTAL DE CUSTOS... E a empresa também sofrerá as consequências. Que Deus tenha também o nosso colega Claret de Rezende, que faleceu em Curitiba.

Alex Canziani deixa a CODEL

Imagem ilustrativa da imagem Festa para comemorar aprovação em medicina
| Foto: Divulgação

Alex Canziani fez anúncios importantes para a CODEL e a Prefeitura esta semana, incluindo a entrega do planejamento de turismo, a apresentação do novo projeto de lei sobre industrialização e os resultados do Pint of Science 2024. Após a solenidade, Alex reuniu toda a equipe da CODEL para agradecer o trabalho realizado durante sua gestão. No dia 3 de junho, a convite do governador Ratinho Junior, ele assume a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do estado do Paraná.

A presidente do BB se defende

Criticada por funcionários do BB, em redes sociais, diz a UOL que a presidente do Banco do Brasil reagiu e contou que, hoje em dia, está elogiada na lista da revista Forbes, mas que ela já foi pobre, desempregada, feirante, balconista, a que no estabelecimento preside, a convite de Lula, e procura sempre fazer o melhor para todos.

Não ofendam as galinhas

Perguntaram na feira livre, em Londrina, por que o ovo vermelho é mais claro que o branco. Deve ser pelo tamanho, palpito eu, pois o branco está cada vez menor. Acho que as galinhas poedeiras estão em greve...ou passam fome, brincou a simpática feirante. O preço da dúzia é o mesmo, mas o tamanho...oh!!!

A população londrinense seria bem maior

O QUE SE FALA, aqui no condomínio Mont Blanc, é que agentes do IBGE, que fizeram o recenseamento, conversaram e entrevistaram apenas com moradores de dois dos vinte e quatro apartamentos do prédio, que fica no centro da cidade. Por isso, certamente, é que se comenta, também, que Londrina deve ter sim mais de 650 mil pessoas morando aqui. Acredito que é isso mesmo. Você, leitor amigo, foi ouvido no último recenseamento? Vamos considerar o seguinte: se o município tem cerca de 450 mil veículos no trânsito em geral, não pode ter apenas 580 mil pessoas...A Coluna acredita que tenha perto de 700 mil habitantes. Quem não concordar, pode apresentar suas razões.

Opinião de ex-senador

Disse o ex-deputado, ex-governador e ex-senador Álvaro Dias: "O Legislativo é o poder que não pode..." Muita gente concorda com ele. Por exemplo: a Câmara Municipal discute e aprova um projeto. Manda para um prefeito, e ele ou veta ou aprova e engaveta...e fica para as "calendas romanas"... Ou apela para o STF, como acontece agora com o governo Federal.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina