A pedagoga Eliane Mascarenhas, brasileira naturalizada italiana, mora em Torino, na Itália, há 35 anos. Este mês visitou Londrina e comemorou aniversário no restaurante Casarão. Foi no dia 2 abril, ao lado dos amigos londrinenses. Na ocasião, Eliane cantou uma música italiana para homenagear os presentes e foi muito aplaudida.

Eliane Mascarenhas e a amiga Clarice Nogari
Eliane Mascarenhas e a amiga Clarice Nogari | Foto: Divulgação
A aniversariante com os sobrinhos Jade Helena Rosa e Diogo Mascarenhas Pacheco
A aniversariante com os sobrinhos Jade Helena Rosa e Diogo Mascarenhas Pacheco
A anfitriã com a família Lazarini: Paulo Vitor Lazarini, a esposa Graziele Iba Lazarini e os filhos
A anfitriã com a família Lazarini: Paulo Vitor Lazarini, a esposa Graziele Iba Lazarini e os filhos | Foto: Divulgação

CIDADE MAIS BONITA E O PRÉDIO NA DUQUE

O prefeito Marcelo Belinati tem razão quando diz que deseja “uma Londrina cada vez mais bonita”. Todos querem isso. Ainda nesta semana, na Praça 1º de Maio (da Concha Acústica) o pessoal da CMTU limpava o gramado (totalmente morto de tanto que foi pisado) e dava uma geral no local. Quem passava cumprimentou quem lá trabalhava. Mas a cidade estará sempre e mais bonita quando também as pessoas que vivem aqui há anos colaborarem muito para isso. Por exemplo, há prédio antigo, em grande terreno de Londrina, que foi doado pelo proprietário, que já faleceu, a uma instituição filantrópica da cidade. Só que do jeito que foi entregue ficou, e passados muitos anos nunca viu uma pintura nova. Está sujo, com idea de total abandono e enfeiando a cidade. A pergunta é: não estaria na hora de alguma secretaria da Prefeitura, responsável pelo setor, pedir alguma providência? Ou ali ficará por mais tempo, provando que “o sujinho ainda vive nessa cidade, enfeiando a vida local”

ELE TINHA O PODER DA LÓGICA E DA SÍNTESE

Toda vez que eu encontrava o advogado Moisés de Godoy, na Galeria Vila Rica, onde tomava sempre seu café, ele me cumprimentava e dizia: “nós, os aquarianos, temos o dever de ajudar a deixar a vida de todos mais alegre, sempre que possível.” Eu e ele nascemos em um mesmo 18 de fevereiro, e se lembrava sempre disso. O amigo Moisés de Godoy faleceu, foi velado na Acesf e sepultado ontem em Londrina. Tinha seu escritório de advocacia durante muitos anos no edifício Mônaco e teve como colega Moysés Leônidas, que depois foi vereador e deputado estadual, que me contou: “Ninguem sabia mais Direito Romano do que ele. Tinha um poder de Lógica e de Síntese como poucos. Era capaz de ler um livro de direito ou sofre essa matéria e era capaz de resumir tudo em uma ou duas folhas”. Moisés de Godoy morreu com 80 anos e deixa a esposa Valderez Caria e duas filhas, dois filhos e netos. Que Deus o tenha e conforte muto seus familiares.

FESTA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO COM QUERMESSE HOJE E MISSA AMANHÃ

Amanhã, domingo, dia 1º de Maio, a Paróquia São José Operário, no Jardim Leonor, traz aos fiéis uma programação em honra ao padroeiro dos trabalhadores, que é São José, que era marceneiro e pai adotivo de Jesus. Serão três missas ao longo do dia: às 7h30, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz; às 9h30, pelo pároco, padre Dirceu Júnior dos Reis; e às 19h, pelo padre Ademar Lorrenzzetti; com bênção das carteiras de trabalho. Após a missa das 9h30, ocorre a tradicional carreata pelas ruas do Jardim Leonor e bênção dos carros em frente à paróquia. A partir das 14h, a paróquia promove show de prêmios no valor de R$30, com premiações como fogão, bicicleta e Smart TV de 42”. A quermesse do padroeiro ocorre sábado (30), a partir das 17h no pátio da igreja.

FEIRA DE ADOÇÃO NO SHOPPING QUINTINO

Sábado é dia de passear com a família e de levar a garotada para ver os filhotes de cães e gatos, que estarão disponíveis para adoção, na área externa do Shopping Quintino. O evento é promovido pela Associação Amigo Bicho e visa encontrar lares acolhedores para os pets. Leve seus documentos pessoais, porque, com certeza, você irá se apaixonar. A feira acontece neste sábado (30), das 11 às 17 horas, no Shopping Quintino. Mais informações pelo fone (43) 3347-2139.

Imagem ilustrativa da imagem Festa para brasileira naturalizada italiana
| Foto: Divulgação

Insônia, ansiedade, depressão fazem aumentar a procura pelos remédios!

O CVV deve ter amento de pessoas procurando por ajuda, porque os problemas brasileiros há anos não estão sendo resolvidos como deveriam. Tanto a pior pobreza que dorme nas ruas, que passa fome e toma chuva, como os cada vez mais pobres e a classe média, que perdeu muito ou quase tudo com a pandemia, precisam sim de ajuda psicológica, de uma palavra amiga, de incentivo para continuar vivendo. Muitos casos acabam tristemente, como o empresário gaúcho que matou a mãe, a esposa, a sogra, um filho e se matou. Portanto, gente considerada rica começou também a ter problemas com seus negócios, e sua cabeça sofreu as consequências e ocorreu a pior das decisões por parte dele.

NAS FARMÁCIAS DA CIDADE aumenta a procura por remédios, devidamente receitados por médicos, que possam ajudar as pessoas a combater a insônia, ansiedade, a dor de cabeça frequente, a depressão e etc. Sinal desses tempos de pandemia, de desemprego, de carestia de vida, de inflação e outros os problemas. Muitos remédios são apenas paliativos, mas farmacêuticos bem informados, interessados mesmo, podem ajudar muito quem os procuram em busca de informações sobre tais problemas, assim como centros como o CVV, psicólogos e psiquiatras. Há outros problemas: os planos de saúde cada vez mais caros e as consultas particulares também.

UVAS, AROMAS E SABORES

O crescimento do consumo e do comércio de vinhos e espumantes desperta atenção nas pessoas para conhecerem mais sobre tipos de uvas, rótulos, forma de servir, harmonização e o melhor aproveitamento de aromas e sabores. As aulas práticas de Enologia e Enogastronomia da UniFil ampliam conhecimento e paladar dos futuros chefs, preparando-os para atender as exigências no universo da boa mesa. Na foto, a professora Sthypanie Medina Terra, somellier certificada pela instituição inglesa WSET - uma das mais conceituadas do mundo na área de educação para vinhos - orienta os alunos de Gastronomia Alexandre de Oliveira Dutra e Gustavo Cassante Marques sobre as experiências de um rosé. "É comum em restaurantes e eventos a harmonização dos pratos com os vinhos. Essa combinação é feita conjuntamente entre o chef de cozinha e o sommelier, por isso a importância dos profissionais qualificados na área, que certamente sempre encontram melhores oportunidades no mercado de trabalho", comenta a docente da UniFil.

Imagem ilustrativa da imagem Festa para brasileira naturalizada italiana
| Foto: Divulgação

INFARTO CAUSA MORTE DE CÁSSIO, DO REI DO COCO

Como informou nossa leitora Clara Terezinha da Silva, o conhecido empresário Cássio José da Silva faleceu no dia 22 de abril, vítima de um infarto fulminante. Ele era proprietário do Rei do Coco – com sede próxima à Rodoviária de Londrina. Cássio tinha 51 anos e faria 52 no dia seguinte. Deixa a esposa Eva (que é professora) e a filha Beatriz. Muito querido na cidade, fornecia coco verde para vários garapeiros do Lago Igapó e de toda a região de Londrina. O pessoal que trabalha com a venda de coco verde, como é chamado, vai sentir muito a falta dele, que era muito amigo e provedor de vários profissionais do setor.

TRABALHADORES NO SAMBA

Domingo (1), das 15 às 21h, acontece o evento "Trabalhadores no Samba", com uma singela homenagem a Beth Carvalho. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Espetaria Cervegela (Av. Harry Prochet, 1.370), mesmo local da roda de samba. Haverá também vendas de ingressos na portaria do evento. “Vamos apreciar um bom samba. O repertório está impecável. Estejam conosco, sambistas!”, destacam os organizadores.

PALMEIRAS E JUAZEIRO - A NOVA ATRAÇÃO DAQUI

Os torcedores do Palmeiras em Londrina, em toda a região, e de cidades vizinhas do interior paulista, não podem reclamar: o Verdão vem aí para enfrentar o time de Juazeiro, pela Copa do Brasil, no Estádio do Café. O que podemos afirmar é que o Palmeiras ficará hospedado no Blue Tree Hotel e a delegação baiana de Juazeiro no Hotel Bourbon. Zé Rafael, o meia do Verdão, já morou no Bourbon, quando chegou a Londrina, para defender o Tubarão, há cerca de três anos e pouco. Veio da base do Coritiba.

Ministro da Tecnologia e Inovações em Londrina

O ministro Paulo Alvin, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, estará em Londrina para o lançamento de um programa de letramento digital, voltado à alfabetização digital das nossas crianças, uma ação desenvolvida a pedido da deputada federal Luísa Canziani.O convite para a vinda do ministro à região, com data a ser marcada, parte do ex-secretário municipal de Governo de Londrina, Alex Canziani, que esteve em Brasília reunido com o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gustavo Sampaio Gontijo, e com o diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador, Marcos Cesar de Oliveira Pinto, que é de Londrina (foto)

Imagem ilustrativa da imagem Festa para brasileira naturalizada italiana
| Foto: Divulgação

ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS

Animada comemoração marcou o aniversário de seis anos do menino Heitor Silva Castro. A festa temática com a presença da família e convidados foi na Usina Kids. Na foto de Carmelindo Dias, o aniversariante com o irmão Davi Silva Castro e os pais Áureo Silva Castro e Andreia Carina Castro

Imagem ilustrativa da imagem Festa para brasileira naturalizada italiana
| Foto: Divulgação - Carmelindo Dias

Brasileiro surgiu primeiro que nome do nosso país!

O Brasil comemorou no último dia 22 a data oficial do seu “descobrimento”, embora não se saiba realmente que dia foi. Porque a “folhinha” de Pedro Alvares Cabral era na base quem sabe que dia foi... entre eles, seus oficiais e sua marujada das caravelas. (Consta que uma delas, com barris de vinho, foi sequestrada pelos marinheiros dele e levada para outro lugar da Bahia) O nome Brasil surgiu por causa dos “brasileiros”, que eram os que desmatavam a região em que chegaram e começaram a vender a madeira (pau Brasil) para a Europa. O país acabou sendo batizado de Brasil por causa do pessoal “que começou a destruir o meio ambiente daqueles 1.500 e poucos meses....” Antes foi chamado de Terra de Santa Cruz. Brasil foi o nome que “pegou” e ficou para sempre.

A FREIRA, O VINHO E O GUINNES

Com o falecimento da japonesa, de 119 anos, a nova líder do ranking de mais velhas do livro de recordes mundiais Guinness é uma freira francesa, que está com 118 completos anos e contou que toma um copo de vinho tinto todos os dias, gosta de queijos e de azeitonas. Não revelou qual o preferido dela. Seria o chamado “vinho de padre?”, que é sem álcool? Ou seria o “Chatenneuff de Pape?”

ELES ESTÃO FERVENDO

Essa “treta” entre os poderes Executivo e Judiciário não terminará em afagos e abraços. Nem os “bombeiros” que tentaram conseguiram apagar o fogo cruzado ente eles, que está cada vez mais quente! Na vitrola, a música de Erasmo Carlos: “se você quer brigar e acha que estou tremendo, pode vir quente que estou fervendo...” (A conta chegará para o povão depois)

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1