O empreendedor Leonardo Yoshii e sua esposa, Anita, com Cloara Pinheiro, apresentadora de TV do Ratinho Pai
O empreendedor Leonardo Yoshii e sua esposa, Anita, com Cloara Pinheiro, apresentadora de TV do Ratinho Pai | Foto: Divulgação

Uma concorrida festividade marcou a entrega de 400 unidades do Vila das Orquídeas, residencial na região norte de Londrina, construído pela Yticon. Pronto para morar, o empreendimento conta com piscinas para adultos e crianças, playground, quadra esportiva, praça para mães, espaço gourmet e churrasqueiras. Outro atrativo é o compartycon, um conceito de economia compartilhada, que permite aos moradores poder utilizar todos os serviços a seu alcance, além de outros benefícios. A segunda fase do Vila das Orquídeas deverá ser entregue em janeiro de 2020. Esse é o 7º empreendimento que a Yticon realiza dentro do programa Minha Casa Minha Vida. As fotos são de Jucielen Ribeiro e Bruno Ferraro para a Coluna.

Fernanda Karine dos Santos e Tahore Wachi Costa de Aquino
Fernanda Karine dos Santos e Tahore Wachi Costa de Aquino | Foto: Divulgação
Daimara dos Santos Jacques da Costa, William Fernando de Morais e Laura Fernanda, sua filha
Daimara dos Santos Jacques da Costa, William Fernando de Morais e Laura Fernanda, sua filha | Foto: Divulgação

Na terra de Frank Sinatra

Em Nova Jersey, os patinetes elétricos estão liberados em Roboken, que fica do outro lado do Rio Hudson. Há uma rua em que Frank Sinatra nasceu e morava, onde à noite, ele, quando jovem, olhava a iluminação feérica da Big Apple, e sonhava com Nova York, e pensava: “um dia vou brilhar naqueles luminosos”. E foi mesmo. Em 1980, eu estava em Nova York e fui ao Carnegie Hall ver um show dele. Consegui ingresso na fila de espera e sua apresentação foi aquele luxo, com as poltronas lotadas. A orquestra tinha, por exemplo, 30 violinistas. Entre uma música e outra, após demorados aplausos, com muitas mulheres em pé, batendo palmas, Sinatra, brincou: “fazia meses que não vinha a Nova York, e acho que o trânsito aqui aumentou muito e piorou, porque há muitos cantores que estão tentando chegar ao Carnegie, mas não têm conseguido...” O público entendeu e foi uma risada só. O show foi em um domingo à tarde, a partir das 17 horas.

Ex-prefeito de Maringá vem vem falar do meio ambiente

O maringaense Silvio Barros, ex-prefeito da Cidade Canção, vem a Londrina no próximo dia 14, uma segunda-feira, para participar do 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente, que será realizado no auditório do CCB da Universidade Estadual de Londrina. Um grande público é esperado. Barros (filho do também ex-prefeito Silvio Barros, que vinha sempre que podia muito à Folha), tem forte atuação na área ambiental, dirigindo a Fundação Vitória Amazônica, a maior ONG ambientalista do Estado do Amazonas. Ele também é consultor do Ministério do Meio Ambiente para a OEA, que é a Organização dos Estados Americanos e para o Programa das Nações Unidas, além do Programa de Ecoturismo da Amazônia Brasileira. Sua fala trará grande contribuição aos debates que certamente acontecerão.

Importante missão em Portugal

Imagem ilustrativa da imagem Festa na Vila das Orquídeas
| Foto: Divulgação

O presidente da Acil, empresário Fernando Moraes, integrou a Missão Portugal de Norte a Sul, promovida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná e que percorreu o território lusitano por uma semana e acabou na última terça-feira, dia 1º. O objetivo principal da viagem dos líderes empresariais paranaenses é aquecer o intercâmbio comercial nos dois lados do Atlântico. Fernando Moraes lembra que Portugal é a porta de entrada da União Europeia e que se tornou ainda mais estratégico com o tratado de livre comércio entre o Mercosul e o bloco. Na “Terrinha”, os empresários do Paraná visitaram Lisboa e a Cidade do Porto, mas foram também a outras localidades, além de vinícolas, indústria de azeite e fábrica de pão de ló. A agenda foi intensa, com muitos encontros em entidades empresariais, como a Associação Industrial Portuguesa, a Confederação Empresarial da Comunidade dos países de Língua Portuguesa e Invest Lisboa, responsável pela captação de investimentos e que coordena o ecossistema de inovação. O presidente da Acil, Fernando Moraes, falou sobre as potencialidades econômicas de Londrina e a vocação da cidade para receber investimentos na área de tecnologia. Por sua vez, os portugueses explicaram o passo a passo para se fazer investimentos no país. “É preciso olhar para Portugal como um excelente lugar para fazer negócios. Há oportunidades muito interessantes para importadores e exportadores, mas também para investidores e para quem procura um parceiro para atuar na União Europeia”, afirmou Fernando Moraes.

Projeto Aprimorar

Microempresários, empreendedores individuais, associações e ONGs têm até o dia 10 para inscrever-se no Projeto Aprimorar, da Faculdade Positivo de Londrina. O programa inclui capacitação em quatro áreas: finanças, planejamento e organização, marketing e gestão de pessoas. O Aprimorar Positivo começará dia 19 e terá três encontros até fins de novembro. São oferecidas 30 vagas para empresas que farão parte das orientações e workshops ministrados por professores e acadêmicos dos cursos de administração, marketing, recursos humanos e ciências contábeis.

Sim e não no marketing

Uma observação desta Coluna: o pessoal que trabalha com marketing na cidade e região é bem jovem, em sua maioria, e por isso mesmo deveria conhecer um pouco mais de histórias dos empreendimentos londrinenses, de seus idealizadores, amizades, quem foram seus parceiros e etc. E por favor: as moças precisam aprender a palavra “sim”, receber, mas analisar propostas que chegam a seus departamentos. Podem dizer não, mas precisam analisar o trabalho de quem as procuram. É o que diz a regra geral tão comentada pelos mais famosos marquetólogos.

Uma pirarara gigante

Imagem ilustrativa da imagem Festa na Vila das Orquídeas
| Foto: Divulgação


O londrinense João Medeiros com a bela pirarara que fisgou no Pesqueiro Córrego das Antas, em Glicério, interior de São Paulo. É um lugar de grandes peixes, e sempre repleto de pescadores do Brasil inteiro.

***

“O sol nasce para todos, mas o ar condicionado somente para alguns...” Ouvido, há anos, na aula de Direito Internacional Público, dito pelo professor Hamil Adum, advogado e articulista da Folha de Londrina.

***

O Recanto Dá Licença tem agradado em cheio também na hora de realizar treinamentos corporativos. Colaboradores de empresas como a Caixa Econômica Federal, Bradesco, Copel, Adamá e Sicoob aprovaram a estrutura do belo espaço, com ar-condicionado, som ambiente e estacionamento próprio. Sem contar o que já era esperado, a gastronomia saborosa e variada presente também no café da manhã e no coffee break, bem ao estilo Dá Licença. Ganham os funcionários e ganham as empresas com o maior envolvimento e satisfação de sua equipe. Mais uma do gaúcho Enio Sehn.

No Miss Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Festa na Vila das Orquídeas
| Foto: Gilberto Cordioli - Divulgação

A apresentadora de televisão Lu Oliveira com o influenciador digital Gustavo Godoy, marcando presença no concurso Miss Londrina, ela como mestra de cerimônia e ele como jurado. O evento, como se sabe, aconteceu no Colégio Mãe de Deus. Sempre simpática, a dupla fez sucesso com o público presente, posando para vários selfies.

***

A Stone, que é uma fintech de tecnologia de pagamentos, criou novas chances de emprego, que estão abertas em Londrina, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco. As novas contratações visam acompanhar o ritmo acelerado de crescimento da companhia, que em 2018 duplicou sua carteira de clientes.

***

O leitor Gersony Rodrigues de Oliveira, funcionário público federal, escreve à Coluna, para elogiar o atendimento que foi dado a ele por Isanilda, do setor de relacionamento da Folha. Achou-a educada e prestativa, atendendo no final da sexta-feira, de maneira gentil a todas as pessoas, que, como ele, a procuraram. Parabéns, então, para Isanilda, que é um nome singular.

***

A cantora Pink deixou aquele gosto de “quero mais” em seu show no Rock in Rio. Recebeu muitos elogios. Deve voltar ao Brasil, no meio do ano que vem, para apresentação em São Paulo.

***

O MDB (ex-PMDB) pensa em obrigar parte de seus deputados federais a sair do Centrão. Nem fazer selfies com o presidente Bolsonaro. E vem as perguntas: e O MDB do Paraná, o MDB de Londrina como estão? Ainda são comandados pelo ex-governador Roberto Requião? O MDB tem nome para concorrer à Prefeitura de Londrina? Ele, que já foi o mais famoso e falado dos partidos políticos na cidade no estado!

***

Alô, alô ministro da Educação: traga também ônibus escolares para Londrina! Em seu discurso em São Paulo, onde entregou alguns, ele declarou bem alto: “Estes 180 ônibus (que custaram milhões de reais) são com o dinheiro do povo brasileiro, do imposto pagos por todos, para os todos os estudantes, e não para ir parar no bolso dos bandidos que saquearem o país!”

***

Deputados federais vão a Roma, para a canonização de Irmã Dulce, como santa. Vários viajarão com o presidente Jair Bolsonaro e outros em voos particulares. Mas todas as despesas pagas pela Câmara.

***

Casam-se dia 9 de novembro, às 19 horas, na Estância Patrial, Miriam e o advogado Loriberto Gonçalves.