Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual
| Foto: Divulgação

Maria Tiepo e Antonella Gaspareti

Em Portugal, a festa de São João é chamado de “joanina”, como já foi no Brasil. Mas dos anos 1950 para cá ela tornou-se “junina mesmo”, por ser no mês de junho. E sempre muito animadas, como foi a da Colégio Pontual aqui em Londrina, com a presença de seus alunos, familiares, professores e convidados.

Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual
| Foto: Divulgação

Sara Gaspareti Barbosa e Antonella Gaspareti

Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual
| Foto: Divulgação

Lara Ravazzi Faxina

Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual
| Foto: Divulgação

Isabela Gaffo e José Augusto Dias Diamante

Forró na Alemanha

Podem acreditar: na Alemanha o povo dança tanto forró como se fosse aqui no Brasil. O povo germânico adora dançar e o ritmo do forró faz as pessoas de movimentarem em festas, clubes e em salões de dança. Dizem os alemães mais velhos: “quem dança sacode a dança e vira criança...” Quem chega de lá conta isso, e diz que tem vontade de voltar.

Cursos juninos

Hoje e amanhã na Faculdade Inesul será realizado os XIII Cursos Juninos, inteiramente aberto à comunidade interessada. As vagas são limitadas e mais detalhes poderão ser obtidos pelo telefone 3379-2000.

Neurocirurgia pediátrica

Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual
| Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica e o Instituto Pró-Kids de Londrina promoverão, aqui na cidade, nos dias 2 e 3 de agosto, o Consenso SBNPed-Controvérsias, para debater a junção cranio-cervical, em evento no Hotel Blue Tree Premium. O evento irá reunir conceituados especialistas nacionais na área e um convidado internacional por videoconferência para discussões técnicas em alto nível, em uma atmosfera de amizade e rigor científico, além de uma programação social regada a boa música e uma noite bem especial, com jantar do presidente no Lebá. Na foto estão o presidente do Consenso, doutor Alexandre Casagrande Canheu, e o presidente eleio da SBNPed, doutor Ricardo Santos Oliveira.

Mais um feminicídio

O Brasil tem mesmo se tornado um país de malucos, de homens transtornados. E no Rio de Janeiro acontecendo fatos cruéis, como o caso da bonita universitária Luiza Nascimento, de 25 anos, que estudava na Uerj. Ela recebeu um chamado do ex-namorado, que se dizia doente, e pedia a ajuda dela para ir ao médico. Ele mentiu. Ela foi. E não voltou mais para casa. O pai foi atrás, ao endereço do ex-namorado, e lá encontrou a filha morta, com ferimentos e estrangulada, por alguém, que deve ter sido o rapaz, comentaram os policiais que foram chamados. Mais um feminicídio. As mulheres precisam tomar mais cuidado com os homens que começam algum relacionamento, namoram, e etc. O capeta está à solta, e os espíritos do mal fazendo a festa, usando homens e os tornando cada vez mais assassinos.

Tratamento odontológico

Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual
| Foto: Divulgação

Cláudia Fuzuhara, que reside no Rio de Janeiro, veio a Londrina para realizar tratamento odontológico com o cirurgião dentista Hélder Hideaki Hirabara, de quem já conhecia seu ótimo trabalho como profissional na hora. Estão na foto, comemorando a amizade.

Muita garra

A seleção feminina brasileira de futebol teve muita garra diante da França. Quase ganhou na prorrogação, após o empate no tempo regulamentar. As francesas foram salvas milagrosamente da derrota, quando a zagueira defendeu a bola que estava entrando, já com a goleira vencida.

Jogador japonês

Concordo com amigos da colônia nipo-londrinense: a seleção do Japão, que disputa a Copa América, tem um baixinho, um cara chamado Nakajima, que jogaria em qualquer grande clube brasileiro. Corre mais que o Toró do São Paulo. E também não foge do pau.

Rafinha

O londrinense Rafinha chegando da Alemanha para ser o lateral direito do Flamengo. Será o titular da lateral direita rubro-negro, agora sob a direção de Jesus, o técnico português.

Coquetel do iTero Element

Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual
| Foto: Divulgação

O ortodontista Miguel Ocanha está convidando para o coquetel de lançamento do iTero Element, que acontecerá dia 28, sexta-feira próxima, às 19 horas, no Centro Vitta, na rua João Wiclyf, 550, na Gleba Palhano. Trata-se da apresentação de aparelho norte-americano, que trabalha em 3D e que torna a maior tranquilidade para os pacientes que precisam de moldes. O doutor Miguel Ocanha apresentará também seu novo consultório.

Lucro

A Caixa Econômica Federal teve lucro de quase R$ 4 bilhões no primeiro trimestre deste ano! O aumento do número de apostas nas suas diversas loterias deve ter ajudado muito nesse sucesso.

Rotary Aeroporto

Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual
| Foto: Divulgação

Vanderley Doin Pacheco, Luciana Pacheco, Silvia Brasão e Gean Carlos Brasão, o novo presidente do Rotary Club de Londrina Aeroporto, durante a reunião festiva para sua posse. Muito sucesso à frente da agremiação.

Jesus prometeu e cumpriu

Se alguém já contou esta historinha para você, em uma noite de São João, que foi comemorada ontem, ou de São Pedro, que está chegando, o nosso estimado leitor vai lembrar-se certamente. Eu a ouvi, há anos, em Santo Anastácio (SP), na rua Jahú, na Vila Barbeiro, ao redor da fogueira de São João, que a garotada da rua fazia, soltando traques, buscapés e bombinhas ao redor. A rua Jahú, hoje em dia, tem outro nome. Jahú era o nome de um hidroavião, de João Ribeiro de Barros, da cidade de Jahú, e que realizou a primeira travessia do Atlântico Sul. Uma Câmara Municipal que veio anos depois trocou o nome. Uma pena.

Imagem ilustrativa da imagem Festa Junina no Pontual

Mas e daí?

Alguém perguntará: Militão, mas o que Jesus e Pedro têm a ver com isso? Tem sim, que fazem parte da historinha que ouvi nessa rua, contada pelos meus tios João e Lázaro e seus amigos Emilio, Américo, Olavo e velho Quinto, vizinhos. A história é a seguinte: Jesus andava pela areia, ao lado de Pedro, quando seu apóstolo número um lhe perguntou: “Mestre, por que só a mulher tem dor de parto? Não acha isso injusto?” E Jesus respondeu-lhe: “Como é que você queria que fosse?” Pedro então animou-se: “Não deveria tanto a mãe como o pai de uma criança sentir a dor de parto? Por que o senhor não faz um novo milagre, e que a próxima mãe que for ter criança, o pai também sinta as dores?” Pedro tanto falou, que Jesus quis agradá-lo. E disse ao apóstolo que a próxima mãe, que encontrassem em trabalho de parto, ele dividiria as dores com o pai da criança. Pedro bateu palmas. Logo chegaram a um vilarejo, e, coincidência, uma mulher sentia as dores do parto. Jesus então disse a Pedro: vou dividir as dores com o pai! Pedro na expectativa. A mãe gemia, gritava, e dali a alguns minutos, um homem também começou a sentir as dores e a gritar. Só que era um vizinho três casas abaixo que gemia, até chorava...Pedro então cobrou Jesus: Mestre, o senhor disse que o pai também sentiria as dores, e o homem está aí, sorrindo, ao lado da sogra...E Jesus, com aquela calma de sempre: “Pedro, eu disse a você que dividiria as dores entre a mãe e o pai da criança, e não entre a mulher e o marido dela...” Pedro, assustado, só falou o seguinte: “Mestre, me dá licença, que eu vou pescar...”

Palestra

No próximo dia 29, sábado, haverá, a palestra “Falando mais sobre a morte, vamos quebrar este tabu?”, com roda de conversas e dinâmicas de grupo. A palestrante será Clarissa Sanches, professora da Faculdade de Teologia Sul-Americana. Será na chácara Shalliah, com café da manhã, almoço e café da tarde. As reservas para participar podem ser feitas pelo telefone 9-9156-0005. A inscrição custa R$ 80, com tudo incluído, informa Beth Corretora.