FAUSTÃO VAI PARA A BANDEIRANTES

O apresentador do "Domingão do Faustão", o paulista Fausto Silva, nascido em Araraquara, deixará a Rede Globo no final do ano e passará a fazer seu novo programa pela Rede Bandeirantes de Televisão. De onde saiu, há pouco mais de 30 anos, para estrear na emissora dos três irmãos Marinho, que permitiu a ele grande sucesso de público e financeiro. Amigos íntimos contaram que Fausto volta à TV Band em busca de maior liberdade para realizar alguns projetos. O programa deverá ser também aos domingos. Conheci Fausto Silva em 1979, quando era repórter esportivo da Rádio Globo e na Rádio Excelsior e apresentava o programa esportivo "Balancê" com o narrador nota dez Osmar Santos e o agora saudoso comentarista Juarez Soares. Já naquele tempo Faustão era bem humorado e levava a vida numa boa. Na TV começou com seu "Perdidos na Noite", pela TV Gazeta.

****

HC: A VERDADEIRA PORTA DA ESPERANÇA

Pedro Afonso Scucuglia, o Pedrinho, ex-repórter da FOLHA que se tornou um dos mais criativos publicitários do Paraná, prepara seu livro de "Memórias". Aqui, a nosso pedido, conta uma delas, bem pessoal e ao seu notável estilo: -

"EM 2012 eu fui diagnosticado com três tumores cancerosos de pele, os tais carcinomas basocelulares, a forma mais amena desses CA. Estavam localizados, um na testa e dois nas costas, logo abaixo do pescoço. Fiz uma, duas, três cirurgias em anos seguidos e o que parecia ter sido eliminado renascia, reaparecia no mesmo lugar - e cada vez maior. Não tinha jeito, operava e os canalhinhas voltavam. Até cheguei a brincar com a minha oncologista:

- Doutora, como a cada ano, ano e meio a senhora faz um corte profundo nas minhas costas, põe logo um zíper. Fica mais fácil o procedimento...

Na última consulta não quis mais operado, pois a área estava bastante sensível, e ela apontou o único caminho para resolver a situação - a radioterapia. E eram necessárias nada menos do que 30 sessões. E lá fui eu. Na verdade, eu e a minha mulher, a Bartira. De segunda a sexta.

E no Hospital do Câncer de Londrina eu conheci o que era a verdadeira porta da esperança. Não para mim, pois meu caso era de uma simplicidade enorme, mas para os milhares de pessoas atendidas pelos anjos coloridos do HC, em seus jalecos brancos, cor-de-rosa, verdes, azuis e envoltos em uma aura de carinho.

Nós chegávamos às sete da manhã e lá já estavam mais de cem, duzentas, trezentas pessoas, vindas de centenas de cidades do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, e todos nós, independentemente de quem fôssemos, éramos atendidos com a mesma presteza, boa vontade, solidariedade.

Às vezes eu até brincava com a Bartira, dizendo sentir-me envergonhado por usar toda aquela imensa e fantástica estrutura, por conta de um cancerzinho de m...

E que lições de humildade eu tive. Que chacoalhão minhas pequenas vaidades levaram. Que choque de realidade, que mergulho profundo na vida real eu vivi.

Na imensa sala de espera onde se perfilavam homens, mulheres, crianças, cada um portando sua dor, pequena ou grande, não importava, era possível perceber, sob manto do sofrimento, o verniz da esperança que nos era aplicado por aqueles seres maravilhosos, os funcionários e voluntários do Hospital do Câncer.

Não éramos apenas números em prontuários. Éramos seres humanos, com nome e rosto, portadores de um mal terrível e por isso mesmo precisávamos tanto de remédios para o corpo quanto de amor para a alma. E nunca nos faltaram as doses generosas nem de um, nem de outro.

Esses meus carcinomas foram professores severos de um cursinho intensivo de 'preste atenção no que importa, seu tolo' Se eu já era um fã ardoroso do trabalho iniciado pela dona Lucila Ballalai, uma das principais fundadoras do Hospital, depois de ter passado por lá me tornei ainda mais ardoroso. E desde então, não há uma noite, em minhas orações, que eu não peça a Deus que os proteja. A cada um deles - e a todos.

Para terminar: no ano de 1972, eu e o Leonardo Henrique dos Santos fizermos uma campanha de propaganda arrecadando fundos - a pedido da própria dona Lucila - para custear a bomba de cobalto que havia acabado de chegar e precisava ser paga. Título do anúncio: "Chegou a bomba que vai ganhar a guerra contra o câncer" E estava certinho."

Imagem ilustrativa da imagem FAUSTÃO VAI PARA A BANDEIRANTES

Maria Vitória Westphalen comemorando a chegada da maioridade ao lado pai, Nélio Westphalen, com os sonhos de um belo futuro pela frente.

Imagem ilustrativa da imagem FAUSTÃO VAI PARA A BANDEIRANTES

O Restaurante Armazém da Moda está fazendo sucesso com as suas deliciosas sobremesas gratuitas (foto). Sem contar no tempero todo especial que mantém clientes fiéis há mais de 20 anos. Fernando Katayama conta o segredo: “fazer o que eu mais amo na vida: trazer sabores, sensações e alegria aos momentos especiais ao redor da mesa”.

Imagem ilustrativa da imagem FAUSTÃO VAI PARA A BANDEIRANTES

Esperando o Henrique

O atuante casal de dentistas Lorena e Marcos Guskuma está eufórico com a chegada do mais novo integrante da família: Henrique. O bebê é esperado neste mês de Maio. Para alegria do irmão, Heitor, que não vê a hora de brincar com o irmãozinho. Na foto, Heitor com o pai, Marcos, e a mãe, grávida Lorena

Imagem ilustrativa da imagem FAUSTÃO VAI PARA A BANDEIRANTES

O vice-prefeito João Mendonça se reuniu dias atrás com a Associação das Mulheres do Distrito de São Luís. Elas estão empolgadas com a possibilidade da instalação do Colégio Agrícola de Londrina em área próxima ao distrito. É uma das propostas em avaliação pela prefeitura. O projeto está em fase final de elaboração. Em seguida, o prefeito Marcelo Belinati deverá se reunir com o governador Ratinho Junior para definir a instalação. Também devem participar as entidades envolvidas na iniciativa: a UEL e o Sindicato Rural Patronal. Na foto, durante a reunião, Vera Rampazzo , Cleide Babuga e Rosa Castro (presidente, vice e tesoureira da Associação ), o vice-prefeito João Mendonça, Antonio Delmonaco (Totonho) e o secretário municipal de Agricultura, Regis Choucino.

****

Delegado não é para dar chance; só cumprir a lei

Para o advogado criminalista Antônio Carlos de Andrade Vianna, o advogado de Nicole Medeiros, a mãe do menino Henry, ficou calado ao aceitar normalmente a fala do delegado que cuida do caso, que disse o seguinte: "Não vou dar nova chance a Monique de falar novamente. Ela já falou e já basta.". Vianna lembra que delegado não é autoridade para dar chance alguma a qualquer acusado. Delegado deve é cumprir seu papel de fazer o inquérito bem feito e ouvir as pessoas, outras vezes se necessário for. É a função dele. Advogado precisa enfrentar mais quem tenta impedir o direito às suas prerrogativas de defensor. É isso.

****

Milton Furuta está preocupado com o Londrina e o Santos, seus dois times do coração

Aqui no Estádio do Café ele nunca perdeu um jogo do Tubarão. Só agora, com a pandemia, é que está como toda a torcida. Mas neste sábado (1) e domingo (2) em sua casa de carnes, no Mercado Shangri-lá, ele será visto com uma das camisetas famosas.

****

O são-paulino chef Luciano Oliveira está com amplo sorriso em seu restaurante Maneco com Jaleco: o tricolor paulista está com 8 vitórias seguidas, e se ganhar do Corinthians, domingo, na Arena dele, quebrará um tabu de 7 anos. A feijoada de sábado (1), por isso mesmo, será para celebrar a vida.

****

REFORMA TRIBUTÁRIA

O presidente da Câmara dos Deputados deu até o dia 3 para o deputado Agnaldo Ribeiro, do PP da Paraíba, apresentar o relatório dele à decisão unindo os relatórios da Câmara e do Senado (que abraçou a reforma proposta pelo londrinense Luís Carlos Hauly) e para que finalmente a Reforma Tributária seja debatida e aprovada. Mas Hauly já sabe que o ministro Paulo Guedes quer interferir e pode atrapalhar os dois projetos unidos da Comissão Mista.

Voltaremos a este assunto na terça-feira (4). Temos números mostrando o que o Brasil e a população estão perdendo. É de assustar, é deixar agoniado o nosso povo. Se já não bastasse a crueldade de 400 mil mortos pela pandemia.

****

Na Vejinha-Rio, a informação sobre valor de metro quadrado de terreno na "cidade maravilhosa": 22 mil reais na média geral na Zona Sul. Mas no Leblon vale três vezes isso: 66 mil o mero quadrado. Ou até mais, dependendo da localização.

****

= Antônio Furuta importou chocolates, já em exposição, destinados a deixar mutas mamães felizes. As avós sempre dividem chocolates que ganham com os netos. Para o almoço no dia delas ele sugere bacalhau ao vinho e grelhadinho. Vão adorar.

****

= O macarrão tagliarini feito pela equipe do Empório Gastronômico é considerado, atualmente, um dos mais saborosos da cidade por algumas donas de casas, cozinheiras experientes, ouvidas a respeito.

****

== Será que esse vírus vai embora e não voltará mais? As respostas de 100 imunologistas é que essa desgraça que apareceu na China ficará por aí, voando em certos pontos do planeta. Por isso são necessários todo cuidado e mais vacinas.

****

== As vacinais atuais oferecem pouca segurança contra as variantes. Por isso, caberá aos governos estimularem o surgimento de novas vacinas.

****

=== O famoso ator Tom Hanks mudou-se para a Austrália porque esse país acabou com o coronavírus. Ele e mais Matt Damon, Ed Sheeran e outros artistas estão vivendo em cidades australianas, que desde outubro último não registram mortes por covid. A Austrália fechou suas portas, recentemente, até para 40 mil australianos que estão fora.

****

Em concurso de macarronada em uma pequena cidade norte-americana, o vencedor comeu 7 quilos e meio dessa massa conhecida no planeta todo. O estômago encheu muito, e para sorte dele, não estourou...

****

=+=+= Em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, cobram 8,50 reais por uma média. O cafezinho custa 5 reais. Mas em Gramado, cidade turística gaúcha, uma professora londrinense de Fisioterapia na UniFil levou um susto ao pagar 10 reais por uma xícara de café e 15 reais por um copo de café com leite e um pouco de canela.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina