Exportando Tecnologia para o Brasil
Unindo tradição e inovação, a Exactus é uma empresa de Londrina exportando tecnologia para todo o País
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de junho de 2023
Unindo tradição e inovação, a Exactus é uma empresa de Londrina exportando tecnologia para todo o País
Oswaldo Militão

Unindo tradição e inovação, a Exactus é uma empresa de Londrina exportando tecnologia para todo o Brasil, desde 1970.Trouxe o primeiro computador ao Norte do Paraná e desenvolveu os primeiros softwares contábeis. Em inovação, a empresa, nestes 53 anos de experiência acumulada, se manteve sempre pioneira. Recentemente lançou os primeiros softwares de Escrita Fiscal e Contabilidade robotizadas e com inteligência. Neste software ,o usuário programa os computadores para que trabalhe de noite e na manhã seguinte tem sua escrita fiscal pronta. A segunda inovação é o Methodus: ERP da empresa de contabilidade. Sistema multitarefas, que simplica os processos da organização. Já o Eficatus e o e-Busca tudo buscam as notas fiscais eletrônicas e os dados financeiros para a contabilização automática. Outra grande novidade é o EXACTUS BANK.” Agora não oferecemos apenas os sistemas para o controle de duplicatas. Fornecemos também os recursos para descontos dos recebíveis. Isto mesmo. Um Banco”, contam os gestores. Na foto, os diretores da empresa Romeu Dematte Jr e José Dutra
Laboratório de Simulação no HU

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, foi bem receptivo ao pedido para implantação no HU de Londrina do Laboratório de Simulação Ultrassonográfica no Atendimento Médico de Urgência e Emergência para o curso de Medicina. O deputado estadual Tercilio Turini entregou pessoalmente o plano de trabalho elaborado pela diretora do Centro de Ciências da Saúde, Andréa Name Colado Simão e lideranças da UEL. A proposta é ampliar a capacitação de alunos, residentes, médicos e profissionais do HU e da rede pública e particular de saúde, num programa contínuo de treinamento em diagnóstico com ultrassom nas unidades de pronto-socorro. "É uma inovação com uso de Inteligência Artificial, aprimorando avaliações clínicas com exames de ultrassonografia para evitar procedimentos desnecessários ", argumenta o deputado. Na foto, diretor geral da Secretaria de Saúde, César Neves, o secretário Beto Preto, deputado Tercilio Turini e a deputada Márcia Huçulak (ex-secretária de Saúde de Curitiba).
Pesquisa revelando que Maringá é a melhor cidade do país para se viver
Não conseguimos saber se esta pesquisa foi registrada por alguma entidade do setor, mas o que se fala, e está sendo revelado, é que a paranaense Maringá foi considerada “a melhor cidade para se viver atualmente”. Em segundo lugar, a paulista Jundiaí; em terceiro, São José do Rio Preto; em quarto lugar, Piracicaba; Em quinto, São José dos Campos; em sexto, Franca; em sétimo, Curitiba, a capital paranaense; em oitavo, Taubaté, SP, onde Boni, pai, tem uma emissora de TV; em nono lugar, Campinas, que tem dois milhões de habitantes; em décimo lugar, Vitória, capital do Espírito Santo. A paranaense Cascavel vem logo a seguir, em 11º lugar. Belo Horizonte, está em 15º. LONDRINA aparece na 18ª colocação. Florianópolis está em 21º entre as 40 cidades classificadas. Tocantins é a 39ª e Ponta grossa está na 40ª posição.
José do Carmo será nome de praça em Cambé
O que se falava ainda ontem, na vizinha Cambé, é que o Prefeito e a Câmara Municipal dali deverão propor o nome do agora saudoso tetra prefeito José do Carmo Garcia em importante praça da cidade. O popular Zé do Carmo cursou Direito na UEL, e ainda no primeiro ano foi estagiário do escritório do doutor Aldir Vianna, onde já começavam a carreira de advogados o filho Antônio Carlos de Andrade Vianna e colega de turma e ex deputado estadual Moysés Leônidas de Oliveira. O doutor Aldir conheceu o jovem José do Carmo, ainda no Forum de Londrina, onde estagiava. Já no seu escritório, o pai de Antonio Carlos Vianna disse para Moysés: “está aí um garoto esperto que ainda será prefeito de Cambé, onde ele mora, pode acreditar....” Não deu outra. Foi quatro vezes prefeito de Cambé. José do Carmo ingressou na Prefeitura, como funcionário, ocasião em que o prefeito era o saudoso Roberto Conceição.
Amizade em alta

Um grupo de amigos, sob o comando de Pedro Pagan, se reuniu no Rancho Largão em Porto São José. Foi para comemorar o aniversário do médico Cirurgião Gastro, Cristiano Resina. Um fim de semana de pescaria, boa comida, música, muita alegria e confraternização. Na foto, Vlamir Martins, Milton Cassitas, Flávio Juliani, Marcos Azevedo, Anderson, Paulo Yano, Pedro Pagan, Nicola Pagan, Umberto Alves, Dr. Cristiano Resina, Dr. Neto Grion, Gesiel, José, Rogério Dutra, Celso Pereira, Carlos Ayres, Marcos Benevenuto, Rafael e Douglas, Mishel Piveta e Luiz Carvalho.
Medalha de ouro

Livia Trevisan e Samuel Trevisan Cambefort, da Estância Baobá, de Jaguapitã, obtiveram expressiva conquista no 1° Concurso Paranaense de queijos realizado em Curitiba. "Trouxemos 2 medalhas de ouro, com o Le Baobá- maturado de vaca amanteigado, e o Baobrie -queijo cremoso com mofo branco, 1 prata com o boursin de cramberry e amêndoa e 1 bronze com o requeijão de corte", relatou Lívia. A conquista foi comemorada pelo staff do Sindicato Rural de Londrina. A Estância é associada da entidade.
Não é por falta de Igrejas
HÁ 28 paróquias na cidade, segundo dados da Mitra Diocesana. E mais uma no distrito de São Luís. Não é por falta de Igreja, portanto, que católicos londrinenses vão deixar de ir à missa, pelo menos uma vez por mês.
OUTRO detalhe: aumentaram os casamentos no Registro Civil, mas diminuíram nas Igrejas. Tanto nas Católicas como nas neopentecostais.
Visita de Dom Orlando, o amigão de Coutinho!
DOM ORLANDO BRANDES, Arcebispo de Aparecida, em Londrina, para a comemoração do Corpus Christi, a convite de Dom Geremias. Como se sabe, dom Orlando foi de Londrina para Aparecida, onde já conquistou aquela cidade e região.
O ADVOGADO e jornalista Roberto Coutinho Mendes, ex-FOLHA, TV COROADOS e ex-CNT, ex-juiz do Tribunal Regional do Trabalho, é grande amigo de dom Orlando Brandes. Foram vizinhos em Londrina. Certamente vão se encontrar para bater um saudoso papo e pôr a conversa em dia. Bem-vindo dom Orlando!
Sempre na 5ª Feira como na Santa Ceia
CORPUS CHRISTI é sempre comemorado em uma quinta-feira, porque foi num dia desses da Semana que Jesus reuniu seus 12 apóstolos na Santa Ceia. Pode mudar o dia do calendário oficial, mas será sempre em uma quinta-feira, disse uma professora que estudou no Colégio Mãe de deus.
No Se Liga no Gugu

Em uma entrevista muito divertida com Chris Alves, do programa Se liga no Gugu, do SBT, os diretores da FD English comentaram a notícia, por fonte independente, de que a escola de idiomas foi eleita a melhor de Londrina. Os diretores Fabiano Teixeira e Dóra Horváth têm recebido muitos elogios. Na foto, eles com o repórter Chris Alves
Governança de Inovação

A Governança de Inovação da Construção Civil de Londrina agora tem à disposição toda estrutura física, equipamentos, sala maker, laboratórios de práticas e instrumentos de testes do moderno Complexo de Engenharias da UniFil. O reitor Eleazar Ferreira e o presidente do ICON, Julio Cotrim, pretendem ampliar a parceria. “Estamos abertos para consolidar a interação de professores e alunos com o mercado e as novas tecnologias da construção civil”, afirmou o reitor. “É um espaço grandioso para a comunidade de inovação. Um novo impulso para fortalecer o segmento”, declarou Cotrim. Com o termo de cooperação, a UniFil se aproxima mais do Sinduscon, Clube de Engenharia e Arquitetura, Companhia de Desenvolvimento de Londrina, Sebrae, Senai, Secovi, entre outras. Na foto, Julio Cotrim, professora Carolina Alvim (coordenadora do Complexo de Engenharias), Brazil Versoza (CEAL), reitor Eleazar Ferreira, Alex Canziani (Codel) e Lúcio Kamiji (Estação 43). As inscrições para o vestibular de julho estão abertas. Mais informações www.unifil.br ou (43) 3375.7474.
DESEJA EMISSORA DE RÁDIO
Um grupo de integrantes do PT está pedindo uma emissora de Rádio, de alcance nacional, como concessão por 20 anos, para o governo Federal. Claro que conseguirá. Não daria para qualquer um de nós, brasileiros comuns, sem ter atuação partidária.
***
BOM seria que fosse como nos Estados Unidos: você quer montar uma emissora de rádio ou de TV, está autorizado. Pague as despesas com seu dinheiro. Se der errado, não venha depois chorar, pedir dinheiro para pagar dívidas. Lá é diferente. Não depende de Concessão Política!
O 1º ENCONTRO DE VINHOS
COM PRESENÇA DA BAOBÁ
DE 8 a 11 de junho, de 17 às 22 horas, os visitantes do Boulevard Shopping poderão participar do 1º Encontro de Vinhos que acontecerá no deck do piso superior, na área externa próxima à loja Raphaella Booz. O local receberá decoração temática, dispondo de vários rótulos de vinhos para consumo e venda em parceria com a Bravino, especializada no segmento. O espaço terá ainda música ao vivo e opções de alimentação para harmonização com vinhos, com a presença da Estância Baobá, produtora agroecológica de laticínios artesanais com maior número de produtos premiados do Sul do Brasil no Mundial de 2022. Até o dia 12 de junho, a cada R$ 500 em compra, o consumidor faz a troca por um vinho Rito Merlot ou por um Sauvignon Blanc no Boulevard.
*****
PEDRO OMAR RIBEIRO SILVA, que visitava a cidade, disse a um leitor desta Coluna: “Londrina parece que tem mais automóveis do que ruas...É incrível o movimento de veículos e motos o dia todo...” Ele é executivo de vendas no Triângulo Mineiro.
*****
JÁ QUE TOCAMOS no assunto veículos, o carro mais novo e barato deverá custar 58.990,00 reais. Qual seria sua marca? Volks, GM, Fiat, Ford, Hyundai?
*****
HÁ PROJETO na Câmara dos Deputados pedindo maior controle para empréstimos a aposentados. Que em muitas ocasiões são vítimas de próprios filhos e outros familiares...
*****
CARTORÁRIOS de Londrina em muitas ocasiões têm aconselhado aposentados a não assinarem procurações para familiares fazerem tais empréstimos consignados.
*****
HÁ DOIS meses deste ano, uma filha mau caráter agrediu o pai, em plena calçada do Bosque Central da cidade, porque ele se negou a dar procuração para ela.
*****
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

