Mais de 100 pessoas participaram do Encontro da Família Delalibera realizado dias atrás, no Recanto Amigos do Colombo, no Vale Azul, em Maringá . Familiares de vários estados compareceram. Os Delalibera de Londrina e Cambé também marcaram presença no evento. A história deles começou quando os primeiros integrantes da família desembarcaram no porto de Santos. Eles são da cidade italiana de Treviso, perto de Veneza. Com o objetivo inicial de cultivar a terra se espalharam por várias regiões do país. Hoje, a 6ª e 7ª gerações dos Delalibera atuam em diversas segmentos profissionais. Como destacaram durante o encontro, “continuam com espírito de luta na construção de um mundo melhor.”

Imagem ilustrativa da imagem Encontro dos Delalibera
| Foto: Divulgação

A família reunida

Imagem ilustrativa da imagem Encontro dos Delalibera
| Foto: Divulgação

José Carlos Delalibera , Vera Delalibera e Pedro Delalibera

Imagem ilustrativa da imagem Encontro dos Delalibera
| Foto: Divulgação

Edna e Waldecir Delalibera, organizador do encontro

Imagem ilustrativa da imagem Encontro dos Delalibera
| Foto: Divulgação

Edna Caviccioli com a mãe Brigida Rosso Delalibera, de 100 anos

Imagem ilustrativa da imagem Encontro dos Delalibera
| Foto: Divulgação

George e Luzia El Haouli ,Giane El Haouli e Osvaldo Calixto

Osvaldo Macedo

Esta Coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento do advogado, ex-procurador da República, ex-deputado federal Osvaldo Evangelista de Macedo, que também foi candidato a prefeito de Londrina em uma das duas legendas do MDB. Macedo sempre se destacou como notável orador. O discurso que fez na Câmara Municipal, antagônico a outro candidato do partido, Wilson Moreira (o eleito), foi considerado um primor de oratória política. Que Deus o tenha. Estava com 79 anos.

Mulheres bonitas e atuantes de Rolândia

A cidade de Rolândia sempre se destacou em vários setores, graças ao trabalho de sua gente. Ao lado dos homens, as mulheres também sempre se destacaram.

Aqui estão algumas delas, bonitas, atuantes e com grande círculo de amizades naquela cidade. 1) - Valci Franciscini Aires – professora de inglês, rotariana atuante. Ficou 16 anos coordenando com brilhantismo o programa de intercambistas do Rotary. Foi Miss Rolândia e continua miss, sempre. 2) – Nilza Francischini – Chique, elegante, a atual primeira-dama é médica e, além de ótima profissional é muito estimada pela maneira carinhosa como atende os pacientes no posto de saúde da populosa Vila Oliveira. 3) – Vera Carreira – Maquiadora renomada na região. Sempre charmosa e presença marcante nos acontecimentos sociais rolandenses. 4) - Luciana Vanzela – Jovem empresária; afirmam que é pessoalmente delicada, bem humana. Envolvida em trabalhos sociais e, nas horas vagas, se dedica a socorrer animais abandonados. 5) - Maria Angélica Ferreira – Empresária do ramo imobiliário, apontada como uma das mulheres mais bonitas da sociedade de Rolândia. 6) - Maria Luiza Muller – Ex-secretária de Educação e Cultura da cidade, responsável pelos maiores projetos e eventos culturais dessa localidade. Sempre irradiando simpatia, jeito carioca de ser, bonita e bem humorada. É a Dona do Babado.

Referência na psiquiatria

Imagem ilustrativa da imagem Encontro dos Delalibera
| Foto: Divulgação

Referência na psiquiatria do Norte do Paraná, dividindo a agenda de consultas entre Faxinal e Apucarana, o médico Júlio Dutra assumiu a presidência da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ). A cerimônia de foi posse em Curitiba, na Associação Médica do Paraná . O cargo foi transmitido pelo médico Osmar Ratzke, referência em todo o estado e que permanece na nova diretoria. A diretoria tem o objetivo de defender a psiquiatria, ser protagonista na sociedade e compartilhar informações por meio dos veículos de comunicação.

GT Foods de Maringá: o quarto maior abatedouro de aves do país

Empregando cerca de 4 mil trabalhadores, o G.T. Foods (Frangos Canção, empresa fundada em 1922) tornou-se o quarto maior frigorífico de abates de aves do Brasil. Está instalado em grande terreno, logo após o Shopping Catuaí, na direção da saída para a cidade de Paranavaí. No ano passado (2019) faturou R$ 2,2 bilhões, exportando também para o Japão, Hong Kong, Catar, Arábia Saudita, China, Rússia, Emirados Árabes e Singapura. É de fato uma agroindústria que orgulha os maringaenses. É de grande porte e sua nova sede, construída há 3 anos, custou alguns milhões de reais. É maior, atualmente, do que a ex-Big Frango, de Rolândia. Seus proprietários são os empresários Celiomar Tortela e Rogério Gonçalves. Que não perdem tempo. Desejam exportar cada vez mais e gerar mais empregos e impostos para Maringá.

Baile da Vitrola na AABB

Após o baile de ontem, com show de Joel Maia, a AABB abrirá seu salão de festas para o Baile da Vitrola, com Clóvis e Célia, a partir das 20 horas. Espera-se muita gente. Isenção de taxa para os sócios e convites a R$ 15 para os demais participantes desse evento social.

No setor esportivo da AABB, prosseguem até o final do mês as escolinhas de tênis, hidroginástica e futebol de salão. As escolinhas de basquetebol e também de natação estarão funcionando durante o mês de fevereiro. O presidente Edmilson Ribeiro espera a presença de muitos meninos e meninas.

Grande hospital com urgência

*** O governo da China mandou construir um grande hospital que deverá ficar pronto em dez dias, para socorrer todos os que estão com coronavírus e colocar ouros atingidos em quarentena.

A primeira carta tem a mesma idade do Brasil

A folhinha marca hoje a comemoração do “Dia do Carteiro”, e, curiosamente, a primeira carta escrita do Brasil (o primeiro nome do país foi Pindorama), por Pero Vaz de Caminha, o escrivão do descobridor Pedro Alvares Cabral.

Portanto, o país e a missiva oficial têm a mesma idade. A carta é, de fato, diria eu, se estivesse fazendo palestra sobre “Estudos de problemas brasileiros”, é a certidão de nascimento desse nosso país querido. Muita gente poderá se lembrar da cantora Isaurinha Garcia, que gravou o samba “Mensagem”, também conhecida como “Quando o carteiro chegou...” Em 1945, ela foi eleita a Rainha dos Carteiros. Roberto Carlos compôs e cantou “Cartas de Amor”. João Mineiro e Marciano gravaram “A Carta”, ótima composição de Moacyr Franco, aquela do “ainda ontem chorei de saudade, relendo a carta...”. Outra música sobre o carteiro, “Pombo Correio”, de Moraes Moreira. Voa depressa! As cartas fizeram todas as histórias do mundo.

Em Machu Picchu

Imagem ilustrativa da imagem Encontro dos Delalibera
| Foto: Divulgação

Nestas férias, o casal de empresários Fabiano Teixeira e Dóra Horváth e os pais dela, que vieram diretamente da Europa, visitaram a famosa cidade histórica de Machu Picchu, no Peru. “Sem dúvidas, para nós que somos arquitetos, esta é uma das mais impressionantes obras de arquitetura mundial , pela construção e também pela época em que foi feita”, diz György Horváth, pai de Dóra Horváth. Fabiano, que é diretor da FD English disse que “é bom estar com o nível de espanhol bem afiado porque, além de evitar muitos problemas, você acaba podendo aprender muito sobre a história deste lugar fascinante.” FD English oferta aulas inglês e espanhol .

Open do Royal Golf dias 8 e 9

Está programado para os próximos dias 8 e 9 de fevereiro a disputa do XVI Torneio Open do Royal Golf Residence, que promete reunir, novamente, a nata dos golfistas da cidade e da região. Será nas modalidades stroke play-stableford, de 36 buracos, sendo disputados 18 em cada dia. As inscrições para as 81 vagas serão aceitas até o dia 6. O Open será para golfistas homens, mulheres e juvenis. Entre os apoiadores estão o Laboratório Sabin, a Divesa, Alpes, Unimed, Gastroclinica, Centro do Coração e Super Muffato.

Neurocirurgiões estarão reunidos em junho em Londrina

Mais dois importantes eventos da medicina serão realizados em Londrina, demonstrando que a cidade está sempre atualizada no que se refere a quase todos os setores médicos do país. Nos dias 19 e 20 de junho será realizada a etapa paranaense da Caravana da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e também ocorrerá o 1º Congresso da Associação dos Neurocirurgiões do Paraná, que consolida a importância londrinense para assuntos da medicina. Com uma programação de alto nível e renomados convidados, tais eventos têm como objetivo o aprimoramento profissional e também promover network entre médicos e acadêmicos da área para fomentar o debate frente às novas descobertas.

Sesc Londrina Centro e as atividades para idosos

Localizado à rua Fernando de Noronha, 264, como se sabe, o Sesc Londrina Centro informando que os trabalhos sociais com grupos de idosos estarão com as matrículas abertas a partir do dia 27, segunda-feira próxima. As atividades serão iniciadas no dia 3, às 14 horas. Os grupos terão matrículas gratuitas e o objetivo do trabalho é promover a integração social na chamada terceira idade. Serão oferecidas as seguintes ações: grupos de convivência, grupo de memória e concentração, grupo de categoria, grupo de voluntários e grupo de dança circular. Com exceção do grupo de convivência, todos os demais terão vagas limitadas. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3305-7800, ou então indo diretamente à unidade do Sesc, na Fernando de Noronha, 264.

Escolinha de golfe

Imagem ilustrativa da imagem Encontro dos Delalibera
| Foto: Divulgação

O Londrina Golfe Club tem uma escolinha de golfe, com o objetivo de difundir a modalidade entre as crianças. “Muitas crianças gastam muito tempo em celulares e computadores. Praticar um esporte diferenciado que une diversão, aprendizado motor e atividade com contato a natureza pode ser uma alternativa interessante. Estudos comprovam que o golfe ajuda no controle da depressão, aumenta a concentração e foco. Tenho ex-alunos que começaram a jogar golfe e melhoraram seu nível escolar, conta Edione Nogueira, profissional de golfe e professor da escolinha. Ele explica que a metodologia de ensino usada é a Uskids e Tpi (institute performance tiltiest). As aulas de uma hora são aos domingos. Para crianças de 5 as 13 anos em grupo e para adolescentes acima dos 13 anos são individuais. “Golfe é um esporte de honestidade, de princípios, de família, esporte para vida toda. Quer desafio com diversão traga seu filho para fazer uma aula experimental”, convida Edione, que está na foto com um grupo de golfistas mirins. Informações pelo fone (41) 99551-3926.

Aniversário

Os abraços do fim de semana serão para os aniversariantes Augusto Lereno de Medeiros Neto, Ricardo Jorge Rocha Pereira, Ana Lucia Garcia Spironelli, Irineu Sella, o dinâmico empresário Ywao Miyamoto, João Primon, Paulo Roberto Vilela Filho, Fernando Menezes Prochet, Max Peter Schweizer, Jenning Baer e Raquel Ulian, secretaria geral da diretoria da Sociedade Rural do Paraná, sempre atenciosa com todos.

***

No dia 29, aniversariam Regina Maria Marchesi da Silva e Paulo Alfredo Guimarães. No dia 30, parabéns para Diogo Sibardelli, Stael Fernanda Janene e Clarice Villanueva.

*** No dia 31, comemora aniversário o destacado empresário Flávio Antonio Meneghetti.

***

Hoje, o dia todo e amanhã pela manhã, dias de assados e degustação na boutique de carnes de Milton Furuta e sua esposa Kátia, que cuida dos temperos nos mínimos detalhes.