O casal de empresários Júlio César dos Santos e Juliana Alves dos Santos com grandes planos para 2020. No primeiro semestre do ano que vem, eles vão inaugurar a segunda loja do depósito de materiais de construção Dr. Tem Tudo e também devem abrir mais unidades da HomeFIx , loja de soluções e utilidades domésticas. Tudo indica para uma rede de postos de gasolina.

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Divulgação

A maior festa esportiva foi criada em Londrina!

Nunca é demais esta Coluna da FOLHA lembrar que os Jogos Abertos do Paraná foram criados em Londrina, pela diretoria da Leal, que era a Liga de Esportes Atléticos de Londrina, no final dos anos 1950, e cujo presidente era o empresário Mário Fuganti, tendo o sempre entusiasmado professor Reinaldo Ramon, como diretor técnico.

Entre outros dirigentes estavam Flávio Danton, Luiz Menezes, Deolindo Costa, Gogliardo Maragno, Rui de Jesus Carneiro e Abrahão Andery, além de outros colaboradores e entusiastas como Esmeraldo de Souza, o imobiliarista que ganhou um automóvel em sorteio promovido pelas Casas Pernambucanas, e gastou todo o valor no Guanabara, a equipe masculina de basquetebol que criou.

E foi Esmeraldo de Souza, que usava sempre terno branco, de linho, embora a terra vermelha quase roxa daqui, quem trouxe as grandes equipes de basquete do XV de Piracicaba e do Palmeiras, que eram as duas melhores do Brasil, com metade de cada uma na seleção brasileira, que foi campeã mundial no Chile. Campeonato que foi transmitido pelo londrinense (nascido em Santa Adélia) Antonio Euclides Sapia, que estava na Rádio Panamericana de São Paulo.

Entre os jogadores que vieram a Londrina estavam Vlamir Marques, Pecente, Waldemar, Mosquito, Jatir e outros craques. O jogos foram disputados na quadra descoberta do Londrina Country Club, superlotada nos dois dias de disputas. Isso está fazendo exatamente 62 anos.

Ainda sobre a criação dos Jogos Abertos do Paraná, com os primeiros sendo realizados em Londrina, com a presença de grande número de cidades e também de Curitiba, a capital com toda sua força esportiva, devemos lembrar o diálogo entre o prof. Reinaldo Ramon e Mário Fuganti, o presidente da Leal. “Rei” disse a Mário: “Seriam um sucesso os Jogos Abertos, que pensamos criar, mas há despesas iniciais e não temos dinheiro no caixa para pagar”. Mário respondeu-lhe: “podem criar, que eu pago as primeiras despesas.” E foi o que aconteceu.

Prêmio pelo empreendedorismo

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Divulgação

O Bar e Restaurante Varanda, frequentado pelos londrinenses há 20 anos, receberá nesta quinta (21), no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, o Prêmio The Winner Awards, um dos principais reconhecimentos na área de empreendedorismo e de empresas que contribuíram para o crescimento do país. O prêmio é conferido pela Revista Internacional Business, há mais de 15 anos no mercado publicitário, com circulação internacional. Ronise Castro (foto) vai representar o Varanda no evento

Mostra Memória é História

Foi aberta na sede do Edifício Tuparandi a mostra “Memória é História”, que é um passeio artístico pelas antigas fazendas de café da região de Londrina. O evento é do ateliê Conceição Garcia, que fica no espaço da OAB no citado local. São 17 obras de 11 artistas, inspiradas em fotos históricas que se encontram no Museu Histórico de Lodrina, feitas por fotógrafos como Haruo Ohara e Arminio Kaiser. A mostra seguirá até o dia 20 de dezembro, sempre das 9h30 às 18 horas. Um ótimo passeio para professoras levarem seus alunos. Uma foto vale por mil palavras, afirmam no mundo todo e aqui também. Notadamente em se tratando do que foi o principal produto de Londrina e região, que fez a fortuna e a alegria de muita gente.

Destaque na região

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Divulgação

O protético Anderson Silva e sua esposa Cássia, do Laboratório A4, prestigiaram, dias atrás, o Jantar em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, realizado pela Associação Odontológica do Norte do Paraná, que foi um grande sucesso. O Laboratório de prótese dentária A4 vem ganhando destaque pelo trabalho de excelência em Londrina e região.

Cerimônia de formatura

De 25 a 29 de novembro, os alunos da Educação Infantil do Colégio Londrinense concluem mais uma etapa do ciclo de estudos. A formatura deles será realizada no Buffet Villa Bambini Kids, um lugar onde os alunos poderão se divertir e curtir o momento com os familiares.

***

A jornalista Lia Mendonça está de volta de viagem ao Líbano, Jordânia e Qatar. Foram 16 dias de muita alegria do grupo londrinense do qual fazia parte. Ela e os amigos gostaram muito do Líbano , com destaque para Beirute, e do Qatar, que Lia achou um luxo só. O fotógrafo londrinense Daniel Procópio foi também e ficou no Qatar, na residência do seu filho Felipe, que é piloto de jatos da Air Qatar.

***

O teólogo norte-americano David Bentley Hart, doutor em filosofia pela Universidade da Virgínia, tenta com o seu novo livro varrer o conceito de inferno da doutrina cristã. Declarou em entrevista que o tormento eterno, propalado pela Igreja, sempre foi incompatível com o cristianismo. Ele não é católico e tem afinidade com a Igreja Ortodoxa, à qual se converteu. Teria comentado, na CNN, que Jesus jamais mandou alguém para o inferno. Nem mesmo seus detratores.

Boas causas

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Divulgação

Durante visita ao consultório do cirurgião dentista Helder Hideaki Hirabara , Jéssica Pieri (foto), que é coordenadora do Grupo de Oração Caminhando com Maria e chefe do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, aproveitou para uma bate-papo informal. Estão envolvidos com boas causas.

Padre Romão

Pe. Romão Martins, à frente da Paróquia São Vicente de Paulo, está em contagem regressiva para dirigir mais um grupo de peregrinos para a Turquia e Grécia. A viagem, de 19 de abril a 5 de maio de 2020, inclui Istambul, Capadócia e Éfeso, onde está a Casa de Maria. Em Atenas, o grupo vai ao local onde São Paulo pregou ao deus desconhecido . No roteiro também visitas a Tarso, cidade natal de Paulo, e Antioquia. A organização é de Larissa e Melissa Calsavara, à frente da Sacratour, especializada em turismo religioso internacional.

Governador do Rotary

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Carmelindo Dias - Divulgação

Foi muita prestigiada a visita do governador do Distrito 4710 do Rotary Osvaldo Santos Junior ao Rotary Sudeste. Na ocasião também houve a comemoração do aniversário de 100 anos do rotariano Jaci Mendonça de Carvalho. O evento foi na sede da Indrel, dias atrás. Na foto, o governador Osvaldo Santos Junior e sua esposa Monica Santos, Maria Helena Rapcham e Alberto Rapcham

Novos destinos

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Divulgação

Os diretores e a equipe comercial da Concessionária P. B. Lopes de Londrina receberam clientes no novíssimo Coco Bambu, em um jantar para divulgar novos destinos do Consórcio Scania em 2020: Paris e pescarias na Argentina. A concessionária, fundada pelo empresário Pedro Barboza Lopes, possui filiais no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e representa a marca sueca desde o tempo da Irmãos Lopes, fundada pelo pioneiro José Lopez Lopez.

Mais lembrada

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Divulgação

Pelo quarto ano consecutivo, a Prats foi a marca mais lembrada pelos londrinenses no segmento de suco de laranja, na pesquisa realizada pelo Top de Marcas. Na foto, durante a premiação, Alexandre Janene Costa e Margot do E S Costa, que comandam a distribuidora da Prats em Londrina

Amigos de longa data

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Divulgação

O ex-diretor da 17ª Regional de Saúde, Dr. Luiz Liberatti, e a esposa Meiry Liberatti, visitaram o deputado estadual Tercilio Turini em seu escritório parlamentar em Londrina. Conversaram sobre diversos temas. Liberatti foi vereador e presidente da Câmara de Rolândia. Pelo exercício da medicina e o trabalho social que realizou, recebeu diversas homenagens. Tercilio também foi chefe da Regional da Saúde, quando José Richa foi governador do Paraná.

Visita

Imagem ilustrativa da imagem Empresários com grandes planos para 2020
| Foto: Divulgação

O professor doutor Andrea Mastrorosa Agnoni e sua esposa Eloana Guides estiveram na última semana visitando o cardiologista Luiz Carlos Miguita em seu consultório. Ele, conceituado odontólogo especialista em implante e prótese dentária, é italiano e está casado com a londrinese Eloana, que trabalha na Ferrari. Moram na cidade de Modena. Vieram para Londrina visitar os pais da Eloana, que moram nesta cidade há muitos anos. Seguem esta semana para o Rio de Janeiro, onde o dr. Andrea irá participar de um Congresso Mundial de Odontologia. O casal Kessae e Luiz Carlos Miguita esteve no casamento deles em Verona, em maio deste ano

Nomes e números em ruas

Encontro Nina Cardoso e Antonio Fonseca, leitores da FOLHA, que disseram que “Londrina ficaria mais bonita também se a Prefeitura, através de suas secretarias competentes, colocassem números e nomes de casas e de ruas da cidade”. Conversamos um pouco e concluímos que os titulares de pastas municipais é que deveriam cuidar disso, pois precisam ajudar mais o prefeito Marcelo Belinati, que, a cidade tem observado, está tentando fazer o melhor com os recursos que tem.

***

Na Califórnia, EUA, foi aprovada lei que obriga os hospitais a oferecer comida vegetariana a pacientes hospitalizados e também para detentos de cadeias públicas. O bife de soja deverá entrar no cardápio, assim que o governador Jerry Brown sancionar a lei.

***

Na Inglaterra, há amigos que deixaram de se falar, porque muitos deles só passaram a comer alimentos veganos ou vegetarianos. E sofriam gozações pelos que só comem carne. “Essa é comida de mocinha, você precisa é comer carne, que é alimento masculino”, era uma das provocações. Conclusão: inimizade por causa de preferência de pratos. Que bobagem! Aqui na “filha de Londres”, a briga é para matar a fome.

***

O ex-presidente Lula disse que viria a Londrina, no dia em que deixou a prisão, mas não falou em dia certo. Deve esperar que o seu partido se reorganize.

***

Por outro lado, o empresário João Amoedo poderá vir a Londrina e região em janeiro ou fevereiro.