A empresária Vânia Kawakami Obara (foto) aniversaria neste domingo. Mais uma vez, estará reunida apenas com sua família, “para celebrar mais um ano de vida, para agradecer a DEUS, pelo zelo e cuidados, que tem recebido, e pela sua saúde, tão almejada por todos, em meio à pandemia!”, como ressalta Vânia. A empresária está muito otimista quanto ao futuro. Ela acredita que todos sairão mais fortalecidos, com valores, princípios éticos e morais, bem mais valorizados.

Imagem ilustrativa da imagem Empresária comemora aniversário em família
| Foto: Divulgação

Reflexos da pandemia: aumento da procura pela sucessão patrimonial

O advogado Jossan Batistute, especialista em direito patrimonial e planejamento sucessório, conta que, por causa da pandemia do coronavírus, muitas pessoas têm buscado instrumentos jurídicos para resolver, em vida, a transferência segura e organizada dos bens. Segundo ele, por causa da Covid-19, as pessoas têm tomado consciência da importância de organizar o patrimônio a fim de evitar que herdeiros tenham problemas, dificuldades ou brigas por causa da herança. Nesse sentido, há muitas alternativas e ferramentas jurídicas, como os testamentos. Dados do Colégio Notarial do Brasil apontam que, no primeiro semestre de 2021, o crescimento foi de 41,7%. O CNB, que reúne informações dos quase 10 mil cartórios de notas no país, registrou neste ano 17.538 documentos lavrados de janeiro a junho. No mesmo período de 2020 foram 12.374. Além desse, outros instrumentos são possíveis: doação de patrimônio, seguro de vida, investimentos financeiros em previdência privada e holding familiar ou patrimonial.” O importante é sempre contar com a orientação de um especialista no assunto”, diz o advogado.

Estágio

Grupo de alunas de medicina veterinária que iniciou, recentemente, estágio na área de internamento de animais silvestres no Hospital Veterinário da UniFil: Bianca Faria, Jordana Hauenstein, Juliana Mondek, Luana Konrad; Letícia Roxa e Maria Eduarda Andreoti (à frente). Elas vão permanecer seis meses acompanhando todos os procedimentos desde a chegada até a soltura dos animais, após reabilitados. “É uma oportunidade para aprenderem na prática sobre silvestres, porque participam do dia a dia do hospital. O apoio dos estudantes dos estágios contribui bastante no acolhimento dos animais”, diz a coordenadora do HV da UniFil, Mariana Cosenza.

Imagem ilustrativa da imagem Empresária comemora aniversário em família
| Foto: Divulgação

***

Final de semana de torresmos quentinho na boutique de carnes do chef Milton Furuta, no Mercado Municipal do Shangri-lá, onde todos os cortes dos produtos bovinos e suínos são no maior capricho.

O dia em que Santos Dumont enforcou-se em hotel no Guarujá

O dia 23 de julho, ontem transcorrido, lembrou a morte de Alberto Santos Dumont, o brasileiro que inventou o avião, em 1932. Ele enforcou-se, usando duas gravatas francesas, pendurando-se no banheiro do hotel no Guarujá, litoral bem frequentado. Aconteceu o seguinte: quando Santos Dumont ouviu o barulho de aviões, do Governo Federal, vindo bombardear as forças paulistas que lutavam contra a ditadura de Getúlio Vargas, ele, o inventor do avião, chorou e disse e disse a uma arrumadeira, que não foi para isso (matar as pessoas, e bombardear cidades) que criou o avião.

Casal comemora Bodas de Cristal

O casal Juliana e Renato Silva comemorou, dia 15 último, em Gramado, RS, suas Bodas de Cristal. Há mais de dez anos, o muito estimado casal é assinante da FOLHA e os dois são empresários no ramo agropecuário e também imobiliário. Parabéns e aquele abraço.

Imagem ilustrativa da imagem Empresária comemora aniversário em família
| Foto: Divulgação

Bom tom moderno: não se pergunta quem é o marido

Casais formados por mulheres protestando, via redes sociais, contra o fato de pessoas perguntarem a elas “quem é o marido?” Afirmam que soa como gozação, desrespeito e ofensa moral e psicológica e pode resultar em processo na Justiça. Dizem que são apenas um casal, e que a intimidade delas não é pública, como também para os casais de homens. Assunto para advogados e advogadas.

É como se fosse no tempo das cavernas: mulheres agredidas

No estado de São Paulo, a cada 20 minutos uma mulher pede proteção (medida protetiva), com base na Lei Maria da Penha, à polícia, por se sentir ameaçada de agressão ou morte, por parte de algum homem. Comparando a 2020, houve um aumento neste 2021 agora de 35% de solicitações. Agora, ao menor sinal de violência dentro de casa, a mulher precisa denunciar, procurar a Polícia, o 180, ou qualquer outra autoridade. A violência doméstica cresceu muito entre os paulistas, e autoridades culpam a pandemia. Uma situação de vida atual que deixa os casais com o sistema nervoso abalado, e com falta de dinheiro, com contas para pagar, desemprego, problemas com escolas de filhos e etc. Além disso, o alcoolismo tem aumentado entre os homens e até entre algumas mulheres. Nada pode ser desculpa aceita, pela violência. Mas é o que ocorre. Aqui em Londrina o número de agressões a mulheres vem aumentando, comentam policiais e advogados. No Paraná, o assassinato de mulheres, notadamente entre as mais jovens, vem ocorrendo, causando surpresas e tristezas entre as famílias.

Leitor de Faxinal, que tem vivência na

Amazônia, quer falar com o ministro

O leitor Aparicio Tonin, que reside em Faxinal, deseja falar com o ministro dos Transportes, Tarcisio de Freitas, que sempre fala do Amazonas, de ferrovias e outros problemas da Amazônia. Diz Aparicio que tem “vivência naquela região do Norte do Brasil e que conta com conhecimentos das ainda propaladas ferrovias e sobre outras necessidades dos amazonenses”. Pede que a Coluna publique seu telefone 43-34614160 e e-mail [email protected] com o pedido e na torcida para que algum assessor leve ao ministro dos Transportes seu desejo de com ele conversar a respeito. A Coluna faz o que pode, divulga a solicitação do leitor. Tomara que o Ministro possa atendê-lo.

***

O zagueiro Eder Militão que o São Paulo vendeu para o Benfica, de Lisboa, por 8 milhões de euros, foi revendido por 50 milhões de euros para o Real Madrid. Os clubes de futebol parecem ser donos de “casas da moeda”.

***

O São Paulo, o Flamengo e o Atlético Paranaense são os clubes brasileiros que mais venderam jogadores nos últimos anos. Mas o tricolor paulista parece “um saco sem fundo...”

***

O Londrina Esporte Clube, ao que parece, salvo melhor pesquisa, tem vendido pouco e revelado muito pouco jogadores de futuro também. Seria o caso de o Tubarão ter “melhores olheiros” em todo o Paraná e vizinhos como os dois Mato Grosso, e o Paraguai inclusive?

***

O Bayern de Munique contratou mais dois jogadores, pagando 100 milhões de euros pelos dois atletas. É dinheiro demais por dois atletas, são, 600 milhões de reais no mínimo.

***

A bonita Priscila Zanol, que tem primos em Cascavel, foi eleita Rainha da Festa da Uva no Rio Grande do Sul.

São toneladas de maconha!

Tem sido assustadora para a população a quantidade de maconha e outras drogas que a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar tem apreendidos em caminhões, camionetes e automóveis, vindos do Paraguai ou da Bolívia, via MS e PR, passando na direção de Maringá e de Londrina.

***

A União Nacional de Estudantes tem nova presidente: agora é uma simpática morena amazonense,

Fácil e difícil

Casadas há seis meses, as atrizes Maria Clara e Fernanda Aguiar anunciaram sua separação. Como dizia Sady Safady, o primeiro colunista social deste jornal, ``casar até é fácil, o difícil é ficar casado...´´

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1