O delegado londrinense Elvis Secco, coordenador nacional da CGPRE (Coordenadoria de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas da Polícia Federal) se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro. Foi durante a abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, segunda-feira, no auditório do Comando de Operações Táticas em Brasília. Sob a coordenação da Polícia Federal representada pela CGPRE, o evento mostra os resultados do enfrentamento ao tráfico de drogas, com ênfase na desarticulação de grupos criminosos por meio da descapitalização patrimonial, apreensão e sequestro de bens que colocam o Brasil em destaque no cenário mundial de combate ao crime organizado. Além da prisão de líderes de grupos criminosos, a PF contabilizou, em 2019, a apreensão e sequestro de bens avaliados em R$ 654.000.000,00 (segunda maior marca da história no país). A meta para 2020 é ultrapassar R$ 1 bilhão de patrimônio sequestrado. Também segue como instituição que mais apreende entorpecentes, atingindo o recorde de 106 toneladas de cocaína no ano passado. Na Operação Nova Aliança, conta Elvis Secco, ultrapassou suas fronteiras e erradicou em solo paraguaio, mais de 3.430 toneladas de maconha e 476 toneladas em solo brasileiro, o equivalente a 15 anos de apreensões da droga no Brasil. Em 2020, mesmo com a Covid-ID-19, a PF já apreendeu 36 toneladas de cocaína (26 em portos brasileiros) e erradicou 130 toneladas de maconha. Na foto, o delegado Leonardo Marino, o delegado Marcos Paulo, o diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza, o presidente Jair Bolsonaro, o coordenador do CGPRE Elvis Secco, o delegado Agnaldo Mendonça Alves, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e o delegado Éder Magalhães. Todos os delegados citados atuam na equipe de Secco na Coordenadoria de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas da PF.

Imagem ilustrativa da imagem Elvis Secco com o presidente Bolsonaro
| Foto: Divulgação

Cambé ganha Super Muffato totalmente repaginado

A cidade de Cambé recebe hoje, dia 24, o Hipermercado Super Muffato totalmente remodelado, do interior da loja (com novas seções e serviços) até o layout. Localizado na rua Carlos Sawade, 408, o empreendimento recebeu investimento de 5 milhões de reais. O Super Muffato de Cambé apresenta agora uma fachada moderna, seguindo as novas tendências arquitetônicas do setor. No interior, mobiliário novo e iluminação em LED. Com 4 mil metros quadrados e 280 vagas rotativas para estacionamento, o empreendimento é um presente para a população, que conta com o mais moderno e completo supermercado da vizinha cidade. O Super Muffato foi inaugurado em Cambé em julho de 2011 e, nove anos depois, está completamente repaginado. “Investir constantemente na reformulação de nossas unidades é estratégia do Grupo Muffato, que traz o que há de mais moderno e avançado no varejo mundial para nossa rede”, afirma o diretor Everton Muffato. Ele observa que o objetivo é apresentar uma loja de última geração aos clientes, ao mesmo tempo manter o foco no atendimento e na política de preços baixos. Ele afirma anda que “a loja é totalmente segura, com inúmeros esforços empregados pela empresa para a proteção de clientes e colaboradores. Priorizamos o máximo de segurança e adotamos rigorosas medidas de higiene.” Desde março, todas as unidades do Grupo Muffato contam com aferição de temperatura de clientes e colaboradores , barreiras de acrílico nos caixas, dispensers de álcool em geral, higienização de cestinhas e carrinhos, sinalização de distância entre as pessoas e incetivo às compras a distância e solitárias. No interior, seções renovadas com setor de eletros, produtos frescos, açougue, panificadora com painel eletrônico de senhas, adega, pamonharia e a “Alameda Muffato”. E o autoposto está anexo ao supermercado, sempre com ótimo atendimento. Em matéria de tecnologia, o cliente terá condições de fazer o pedido e retirar ou receber a mercadoria em casa, com todo o conforto. Através do terminal omnichannel. E com a reinauguração do empreendimento, o sistema delivery passa a ser oferecido aos consumidores de Cambé. No sistema de auto-caixa, o cliente pode fazer por conta própria o registro de suas mercadorias, agilizando dessa maneira as compras e ao mesmo tempo com segurança, pois a ação é totalmente independente, sem contato entre as pessoas. Com wi-fi gratuito, facilitando a conexão dos clientes com o ambiente virtual. Com a ampliação do supermercado, o número de itens será 10% maior agora. A unidade passa a ter 200 trabalhadores. O novo hipermercado Super Muffato funcionará de segunda a sábado, das 8 às 22 horas e aos domingos, das 8 às 18 horas.

Ações inovadoras

O reitor Eleazar Ferreira concedeu entrevista ao programa Tarobá Comunidade, último sábado, sobre os cursos on-line gratuitos e as ações inovadoras da UniFil para manter as atividades acadêmicas neste período de isolamento social. Na conversa com o jornalista e advogado Diogo Hutt, formado em direito pela UniFil, o reitor destacou o envolvimento de toda comunidade universitária na rápida transformação que permite seguir com ensino de qualidade. “A UniFil fortaleceu a plataforma tecnológica, ampliou as ferramentas digitais e disponibilizou mais recursos para professores e alunos. O resultado foi muito bom, houve uma evolução significativa e importantes quebras de barreiras em relação à educação a distância. O EaD ganha nova dimensão com as restrições de convívio social impostas pela pandemia”, afirmou Eleazar Ferreira.

Imagem ilustrativa da imagem Elvis Secco com o presidente Bolsonaro
| Foto: Divulgação

Novo restaurante no Aurora

Sob o comado do chef Alexandre Denes Vialle, o restaurante Caponata está agora no Aurora Shopping, exatamente na loja 1 do piso 3. Como se sabe, ele antes estava na rua Paranaguá, onde sempre foi muito frequentado. Nesta época de pandemia, o Caponata está servindo pizzas, todas as noites, que podem ser solicitadas pelo delivery, pelo Ifood, através do whatsApp 999388931. No almoço, sempre uma comida diferente, dentro do seu cardápio. E aos sábados, a sua elogiada feijoada. O telefone do chef Alexandre, um craque na cozinha, é o 3322-9287.

Luiz Ernesto Bley

Está aniversariando hoje o empresário Luiz Ernesto Bley, que é o comandante da Norpave. Tem muitos amigos, e certamente será bastante cumprimentado. Muita saúde!

First International Week

Os estudantes do Colégio Londrinense e do Anglo Londrinense terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os costumes, a gastronomia e as diferenças culturais e políticas da Grã-Bretanha, Reino Unido e Ilhas Britânicas, durante a “First International Week”, que será realizada durante toda esta semana. O evento também debaterá outros aspectos como a geografia, as capitais, os povos, entre outros tópicos. Por causa do isolamento social, o acontecimento será no formato digital, com conteúdos direcionados para todos os alunos.

Na liderança do governo

Imagem ilustrativa da imagem Elvis Secco com o presidente Bolsonaro
| Foto: Divulgação

O deputado Tiago Amaral assumiu temporariamente a liderança do Governo, na ausência do deputado Hussein Bakri, que testou positivo para covid-19. “Todos sabem do meu perfil e do meu comprometimento em resolver as questões mais do que em polemizar e de fazer andar aquilo que é necessário para o bem dos cidadãos paranaenses”, afirmou Tiago (foto), durante a sessão remota, em que assumiu a função de líder. As sessões são por meio de vídeo conferência desde 23 de março. Entre os projetos enviados à Assembleia Legislativa pelo Governo do Paraná estão a PEC que garante a paridade e integralidade aos servidores das forças de segurança pública que ingressaram na carreira após 2003 e o projeto de lei que amplia as opções de quitação de débitos de ICMS junto ao Estado.

Era uma noite de muitos fogos e fogueira

Dia 24 de junho sempre foi um dia e noite de muitos fogos e fogueiras: é a data em que os católicos comemoram o Dia de São João. Cada região com seu costume. No Nordeste brasileiro, danças de quadrilha e forró a noite toda. Aqui na cidade e em todo o Norte do Paraná, os clubes promoviam seus bailes, festas e barracas juninas, com grande presença de público. Isso, há alguns anos. Nas escolas, a garotada sempre animada, com meninos e meninas trajando os roupas típicas dos “caipiras”. Mas agora, temos um inimigo oculto, invisível aos olhos da ciência atacando todos nós. De onde eu vim, aos 15 anos, de Santo Anastácio, SP, São João era uma noite movimentada, com fogueiras e fogos coloridos , juntando a garotada de boa parte da a rua Jaú, onde morava, e que hoje tem outro nome. Busca-pés, rojões de estrelas, traques, rojões de várias cores, cabeçudas, foguetinhos e etc. Traziam até os adultos para a rua. Santo Antônio e São Pedro também eram comemorados no mesmo estilo. Mas São João, o padrinho de batismo de Jesus, tinha a noite mais movimentada. Os fogos Adrianino e Caramuru (os que prometiam não dar chabu) eram os nos famosos e não sei se inda existem no mercado. Tempos ótimos!