Elas comemoraram o Dia da Nutricionista
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de setembro de 2021
Oswaldo Militão
Colegas de profissão e grandes amigas, elas marcaram encontro para colocar a conversa em dia e comemorar o Dia da Nutricionista (31 de agosto). Aproveitaram para saborear a saudável comida do delicioso cardápio de Sibelle Milani, que se formou em Nutrição na UniFil e empreendeu com Restaurante Meli, no Mercado Prochet. Na foto, Juliana Pirolla, Ana Paula C. Dias, a anfitriã Sibelle, Guelma Bozelli, Francielle Franco Schmitd, Patrícia Biaggi Mioto de Carvalho, Luciane Antonietta e o filho André Antonietta.

Pizzada do ILES
Diretoria, voluntários, professores, alunos e familiares estão movimentando o Iles – Instituto Londrinense de Educação de Surdos, que se prepara para a 1ª Pizzada, neste sábado, 4 de setembro. Nessa data, quem adquiriu os tickets poderá retirar as pizzas das 14 às 18 horas, que serão entregues nos próprios carros, na sede da escola, na rua Comandante Carlos Alberto, ao lado do nº 198, no Bairro Boa Vista, próximo ao Aeroporto. A renda do evento destina-se a socorrer a Instituição, que passa por difíceis momentos e quer continuar oferecendo educação e atendimento à saúde dos surdos.
Aniversários
Aniversariam hoje Vania Maria Turquino de Barros, Denise Lupion, Maria Aparecida Bertolino, Paulinho Medeiros Jr. e Aloisio de Campos Oliveira. Amanhã, dia 1, comemoraram aniversário a amiga Magnólia Muller, Clarice Magalhães Ribeiro e Helena Figueira Martins.
Tragédias políticas brasileiras
Leitores pedem que a Coluna recorde também as tragédias com políticos brasileiros, ocorridas no fatídico mês de agosto.
Vamos relembrar que no dia 24 de agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas suicidou-se com um tiro na cabeça. O hoje produtor rural Hélio Turquino, então com 18 anos e meio, servia o Exército, no Rio de Janeiro, e naquela ocasião estava na guarda especial de Getulio. Ele e os colega só ouviram o tiro.
EM UM DIA 22, de agosto, o ex-presidente JK (nome de uma das maiores e principais avenidas de Londrina) morreu em desastre de automóvel, que não foi bem explicado até hoje pelos investigadores que cuidaram do caso. JK desejava ser candidato novamente à presidência, pois foi cassado pelas autoridades do Governo de 64.
EM UM 25 de agosto, o presidente Jânio Quadros renunciou a seu mandato, protestando contra “forças ocultas”, que atrapalhavam seus projeto de governo, conforme disse a jornalistas.
COLLOR renunciou ao mandato no dia 2 de outubro de 1992, ao receber uma intimação do Congresso Nacional. Recuperou-se anos depois foi eleito senador por Alagoas, em duas ocasiões. Quando renunciou, às 10h29m, do dia 2 de 10, Fernando Color saiu de mãos dadas com Rosane, sua esposa, e desceu a rampa do Planalto de maneira elegante.
Check up anual
A dupla formada por Paquito e Tião Abatia, do União Bandeirante, fez sucesso no futebol paranaense. Tião faleceu há cerca de dois anos e Paquito, que mora em Cambará, veio fazer seu checkup anual com o cardiologista Luis Carlos Miguita em Londrina. “É muito honroso atendê-lo , assim com era com o Tião. Fizeram muitos gols pelo União Bandeirantes e pelo Coritiba”, conta Miguita, médico dos dois famosos craques.

Referências no Conselho da Forrest
A empresa Forrest Innovations, que desenvolveu a tecnologia de Controle Natural de Vetores, que promove a redução de mais de 90% da infestação do mosquito transmissor da dengue nas áreas tratadas, está reforçando seu quadro científico. Com sede em Israel, e atuação no país com a Forrest Brasil, a empresa de biotecnologia anunciou a nomeação para seu Conselho Consultivo Científico de duas referências nas áreas de pesquisa, controle e inovação, a Dra. Ima Braga, especialista no controle de vetores da dengue e malária, e presidente da Rede Latino-Americana de Controle de Vetores- Relcov , e o professor Philippos Papathanos, que dirige o Laboratório de Genética de Insetos do Departamento de Entomologia da Universidade Hebraica de Israel. Em tempo, no trabalho que está em andamento em Ortigueira (PR) e que tem o apoio da Klabin, em 6 meses foi reduzida a infestação do mosquito em 92%.
Pós-Covid
O professor doutor Pedro Garcia Lopes, neurocirurgião, tem sido procurado por grande número de pacientes pós-Covid, que apresentam muitas manifestações do sistema nervoso, principalmente, dor de cabeça, alteração da memória, do equilíbrio, tontura, perda do olfato e do paladar. O médico relata que estas alterações incomodam e prejudicam muito os pacientes, podendo se estender por vários meses. O tratamento é apenas sistêmico. "É muito importante que estas manifestações sejam do conhecimento de todas as pessoas, já que a doença não tem tratamento até o momento, e que estimulem a vacinação, que é a única medida eficaz para evitá-la”, ressalta o doutor Pedro Garcia Lopes

O vendedor de peças e o Banco que o discriminou
O vendedor de peças em São Paulo, José Luís Pereira, recebeu do tio um valor de 4 mil reais. Foi ao banco, meio sujo de graxa, mas não depositou, porque a assinatura do tio não conferia com a original. Foi a desculpa que lhe deram. Após duas horas de espera, conseguiu receber o cheque dos 4 mil. E sentiu-se discriminado pela espera, pelo chá de cadeira, que lhe deram. Seis meses após, ele levou mais 4 mil reais ao banco, para depositar, só que R$ 4.269, 96 reais em moedas. Dinheiro que levou em 16 caixas de uva, pesando 130 quilos. Funcionários do banco levaram 3 horas e meia para contá-las. O Banco Central do Brasil determinou, dias depois, que somente poderiam ser depositadas em moedas até 191 reais. Passado um mês, com 34 amigos, todos com moedas, com valores menores do que os 191 reais do BC, José e eles foram novamente à mesma agência para depositar. Até o gerente foi obrigado ajudar a contar as moedas, durante 3 horas. Isso aconteceu em 2002. Tudo em nome do combate à discriminação pessoal contra o trabalhador. José sentiu-se vingado. Hoje não precisaria de ter todo esse trabalho. A lei pune quem discrimina. A vítima deve procurar o Ministério Público e fazer sua reclamação. Mas lembre-se: o Direito só poderá defender quem o procurar.
Disse Rui Barbosa, o grande jurista: “A pior das ditaduras é a da toga...”
***
O que vale mais:um quilo de dez moedas de ouro, ou meio quilo de 20 moedas de ouro?
Resposta correta, segundo o pesquisador Odair Chiquetto: um quilo com dez moedas de ouro vale mais, por causa do peso...
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

