A Profa. Dra. Edina Panichi recebeu no dia 5 de maio o título de Cidadã Honorária de Londrina, uma proposição da vereadora Flávia Cabral. Edina completou, em 2023, vinte anos de trabalho voluntário prestados à UEL e ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL. Tendo se aposentado em 2003, a professora resolveu permanecer na Instituição, sem qualquer remuneração, orientando alunos de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, dedicando-se ao aperfeiçoamento daqueles que apresentam interesse em impulsionar a sua carreira acadêmica.

A Reitora da UEL, Marta Fávaro, com a homenageada
A Reitora da UEL, Marta Fávaro, com a homenageada | Foto: Divulgação
Edina e seus orientandos: Fernando Peres, Marcia Teshima, José Francisco Quaresma, Roberto Santos, (Edina Panichi), Marcelo Silveira, Eva Cristina Francisco, Lívia Oliveira, Susana Romero, Letícia Storto, Nelia Batisti, Paula Ozidoro, Mariana Delecrode, Rosemeri Machado e Cláudia Albuquerque
Edina e seus orientandos: Fernando Peres, Marcia Teshima, José Francisco Quaresma, Roberto Santos, (Edina Panichi), Marcelo Silveira, Eva Cristina Francisco, Lívia Oliveira, Susana Romero, Letícia Storto, Nelia Batisti, Paula Ozidoro, Mariana Delecrode, Rosemeri Machado e Cláudia Albuquerque | Foto: Divulgação
A cidadã Honorária ladeada pela filha Maria Angelita, e pelo marido Antonio Carlos Panichi.
A cidadã Honorária ladeada pela filha Maria Angelita, e pelo marido Antonio Carlos Panichi. | Foto: Divulgação
A professora doutora com suas amigas Mafalda Bongiovanni e Lia Mendonça
A professora doutora com suas amigas Mafalda Bongiovanni e Lia Mendonça | Foto: Divulgação

Mané Garrincha: até hoje ninguém driblou como ele em todo o futebol mundial

As pernas dele eram curvadas para o lado esquerdo. Por isso, ela driblava pela direita, que considerava sua perna principal. Estamos lembrando Mané Garrincha, o único driblador, o que não houve outro igual até hoje. Que é o que falta aos atacantes de agora no Brasil e no mundo. Na Copa de 1962, no Chile, Mané Garrincha e Amarildo ganharam o título de campeão mundial para o Brasil. Garrincha era apaixonado pela cantora Elza Soares e ela teria dito a ele: “Se você ajudar o Brasil a ganhar a Copa, eu vou viver com você...” Foi, mas o casal, bastante criticado, acabou obrigado a sair do Brasil, “porque Garrincha, que tinha 8 filhas”, além do filho Uff, na Suécia. Ele foi viver com Elza na Itália. Mané Garrincha jogou 13 anos no Botafogo, só perdendo para Newton Santos, que atuou 18 anos pelo clube. Garrincha morreu triste com o Botafogo, que faltou com mais assistência para ele, quando precisou. Mané, que nasceu em Pau Grande, que brilhou nas Copas na Suécia e no Chile, foi homenageado com uma marchinha de Carnaval, pela cantora e vedete do rebolado no Rio, Angelita Martinez, que era vidrada nele. Pela qual, o ex-presidente Jango Goulart nutria grande admiração... Garrincha jogou duas vezes pela Botafogo, aqui no VGD, contra o Londrina, e a torcida daqui torcia era pelos dribles de Garrincha. Vibrava com ele. Acredito que em todo o futebol mundial não houve outro igual. Escolinhas de futebol: peçam aos garotos que comecem a tentar, a aprender driblar, pois chega de só de preparo físico. O tempero do futebol, a graça dele, além do gol, é o drible! Instrutores e gestores deveriam tentar exibir lances, para a molecada e até para profissionais atuais, de jogadores como Garrincha e Amarildo (Botafogo), Canhoteiro e Zizinho (ex-São Paulo), Mário e Luizinho (ex-Corinthiains) Liminha e Rodrigues (ex-Palmeiras ), Ipojucã (ex-Vasco), Neimar e Pelé ( ex-Santos e seleção, o rei do futebol) e de Maradona e Messi (na seleção argentina para que vejam a importância do drible no futebol.

Namorados não ficarão sem as belas camisetas

Converso com o pessoal do staff da Sinézio Magazine, que é gente sempre atenciosa com todos, que vão a seus endereços da Praça 7 de Setembro, no centro, e na da Avenida Madre Leônia, na Gleba Palhano. Me contam que para o Dia dos Namorados, nada como um presente singelo e bonito para eles: as camisetas básicas de Levi´s, Aramis, Dudalina, Ogóchi, e com a alegria de 20 por cento de descontos. Para participar dessa data querida que está chegando em junho.

Terezinha Baldi recebe o título de cidadã honoraria

Imagem ilustrativa da imagem Edina Panichi é Cidadã Honorária de Londrina
| Foto: Divulgação

Teresinha Baldi da Costa, nascida em Porto Alegre, em 1942, recebeu o título de Cidadã Honorária de Londrina, concedido pela Câmara Municipal. Ela casou-se em 1966 com o prof. Albio José da Costa, da UEL (in memoriam). Em 69 chegaram em Londrina para fixar residência, com seu 1º filho, André, na época com 2 anos. Em pouco tempo, ingressou da Associação das Damas de Caridade de Londrina. Com muito esforço, altruísmo e apoio da sociedade, essas senhoras construíram o Centro de Educação Infantil Matilde Vicentini em 1973, no Jardim Bandeirantes. Nestes 51 anos de existência da CEI, Teresinha, mãe, esposa, amiga e voluntária, sempre soube dividir seu tempo. Esteve sempre presente, alternando a presidência com outras colegas. Foram 3 mandatos, e está até hoje, portanto, já são 13 anos de dedicação exclusiva. Foi empresária por 14 anos com a Lovely Confecções, com fábrica e loja no centro da cidade, e nesse período também participou da Associação de Mulheres de Negócio de Londrina. Ela tem 4 filhos (André, Luciano, Silvia e Marcelo), 7 netos, com seus 81 anos, ainda mantém seu carinho com os atuais 156 “anjinhos” de 1 a 5 anos. Foram mais de 8.000 crianças atendidas. Ainda produz vários artesanatos para vender no bazar da Creche (os que sobram no final do bazar ela compra). Um exemplo de doação, um exemplo de cidadã. Na foto, durante a entrega do título, o vereador Matheus Tum, autor da homenagem, Juliana Damasceno Rodrigues, diretora do CEI Matilde Vicentini, Terezinha Baldi e a secretaria da educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes

SESCAP-LDR tirou dúvidas sobre IRPF de londrinenses

Na reta final da entrega das Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) e durante todo o período de entrega, o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR) realizou diversas ações para tirar dúvidas da classe contábil na base territorial da entidade. Também promoveu o tradicional Declare Certo, atendendo de forma gratuita, a população com dúvidas sobre DIRPF. A última edição deste ano do Declare Certo realizada no Lago Igapó II foi bastante movimentada. As fotos são do evento

Os diretores Wilian Gimenez, Marcos Ferreira, Marisa Furlan, Emerson Agra, Jair Vicente, Euclides Nandes Correia; acompanhados do parceiro do SESCAP-LDR, Valdeir Eduardo
Os diretores Wilian Gimenez, Marcos Ferreira, Marisa Furlan, Emerson Agra, Jair Vicente, Euclides Nandes Correia; acompanhados do parceiro do SESCAP-LDR, Valdeir Eduardo | Foto: Divulgação
Os diretores Paulo Bavia Neto, Marcos Ferreira e Wilian Gimenez
Os diretores Paulo Bavia Neto, Marcos Ferreira e Wilian Gimenez | Foto: Divulgação

UM FESTEJAR GOL DE PLACA

Há mais de 50 anos, que Londrina não via uma comemoração aqui na cidade, em uma elegante noite, “au grand complet”, com atrações surpreendentes e históricas, e no dia seguinte, almoço homenageando tradições da gastronomia regional, reunindo os convidados em uma verdadeira Bierfest. O que permitiu reencontro de tantos amigos de muito tempo, graças à amizade e dedicação do anfitrião, que ama a cidade, a região, e seus amigos de todo esse tempo. A Coluna aguarda fotos dessa comemoração que entrou e ficará na história, na narrativa social de Londrina e região. Uma “Festa Gol de Placa”, que será inesquecível, como me disseram amigas e amigos.

Festas juninas só com fogueiras e quadrilhas

JUNHO CHEGANDO e clubes sociais da cidade e colégios estaduais e particulares já pensando em seus festejos. Logo começarão os ensaios de quadrilhas e outras danças juninas.

MAS DEIXARÃO Santo Antônio, São João e São Pedro sem fogos colorindo os céus, deixarão as estrelas meio tristes. Ainda bem que as fogueiras não foram proibidas e poderão “esquentar os corações.”

Vinicius deveria ir jogar em outro país ou voltar para cá

ENQUANTO A FIFA não punir os clubes cuja torcida cometa atos de racismo, atacando jogadores afrodescendentes ou africanos mesmo, chamando-os de “monos” (macaco em espanhol), como a do Valencia, da Espanha, fez com o brasileiro Vinicius Junior, que o mundo da bola está comentando em todo o planeta, isso continuará acontecendo. Por exemplo: no caso do Valencia, fazê-lo perder os pontos do jogo. Ou suspender os mandos do clube em seu campo e etc. Já muito rico, Vinicius, que estaria namorando uma ex-Miss Venezuela, muito bonita, deveria dar “adios” à Espanha e ir jogar em outro país, lembrando que o povo digno e educado espanhol não pode ter sua reputação manchada por fanáticos. Lá, o jogador corre o risco de ser agredido na rua ou em um restaurante e etc. Ou voltar para o Flamengo, por exemplo, onde era tratado como “Príncipe”, ou ir para a Inglaterra, onde o racismo é fortemente punido. Mais uma vez: dinheiro quebra o galho de todos, mas não é tudo na vida! Há situações em que você tem que fugir delas. Evitar o enfarte e os AVCs sempre evitar a morte, é preciso!

Mais Médicos: quase seis mil contratações

O Governo do Brasil vai contratar 5.900 profissionais de medicina, dentro do Programa Mais Médicos. Salário inicial de quase 13 mil reais. Serão contratados médicos brasileiros e também de outros países que queiram aqui residir e trabalhar.

Suspender concursos

Professor ligado aos cursos preparatórios para concursos, em Londrina e região, comentando que o governo federal estuda suspender todos os concursos públicos no país, por dois anos.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina