O empresário Romeu Dematte e a esposa Silvia Dematte mantiveram a tradição: receberam amigos e parentes para uma dupla comemoração neste mês. Romeu faz aniversário no dia 13 de março e Silvia no dia 16. Como sempre, recepcionaram os convidados com imensa alegria e carinho, em um jantar dos mais elegantes no belo salão social do Heritage, no coração da Gleba Palhano. As fotos são do evento .

O casal de anfitriões com a filha Andrea Dematte e o neto Max Dematte
O casal de anfitriões com a filha Andrea Dematte e o neto Max Dematte | Foto: Divulgação
Cecília Fabiano, a aniversariante Silvia, Ângela Marçal, Margareth Villari e Bibiana Pedalino
Cecília Fabiano, a aniversariante Silvia, Ângela Marçal, Margareth Villari e Bibiana Pedalino | Foto: Divulgação
Os aniversariantes com o filho Marcelo Dematte, Michaeli Dequech e a nora Luciana Dematte
Os aniversariantes com o filho Marcelo Dematte, Michaeli Dequech e a nora Luciana Dematte | Foto: Divulgação

Humor de Rogério Morgado está

disputando com sertanejos atuais

Dois dos shows que vêm sendo apresentados em várias cidades brasileiras: o do humorista e imitador de figuras populares Rogério Morgado, participante do programa Pânico, da Jovem Pan, e o de grupos de cantores e bandas que uma empresa grande e experiente faz parceria com a grande maioria das exposições rurais do país. Isto significa que os espetáculos só mudam de locais. Por exemplo: quem vê o show de humor em Curitiba verá o mesmo em Cascavel ou Londrina, pelo que vem ocorrendo há tempos. Quem vai a shows de evento agropecuário verá os mesmos cantores, se comparecer a três outros rurais. Isso pode ser bom, para quem promove, ou vende o espetáculo, que vem ganhando uma grana altíssima, e também para o artista contratado. Mas é ruim para o público, que só vê os mesmos cantores, duplas, conjuntos, bandas e stand-ups. Que não tem muita escolha e depende do bom ou mau gosto de quem escolhe as atrações. Bons tempos, quando dois ou três empresários disputavam a venda de show para grandes shows como os de Londrina no Parque Ney Braga, em Maringá, no Parque Ribeiro Feio, em Cascavel, em Paranavaí, em Ponta Grossa e etc. E pelo Brasil afora. Atualmente o show business para o grande público, está dividido entre a breguice e burrice de alguns políticos e a dor de cotovelo das músicas de sertanejos atuais, que apelidaram de universitários, mas que estão faturando alto. Como diria Ronald Golias: “Tutu nas mãos dos meninos...” Só para recordar: o maior público de show no Parque Ney Braga, até hoje, foi o de Roberto Carlos. De gente presente e de vendagem de ingressos. Dia em que Santinho Furtado, saudoso ex-deputado e agricultor, teve que formar uma “guarda pretoriana” para cercar o Rei Roberto, protegendo-o dos gritos desesperados, de empurrões entre elas e dos ataques femininos...

Jair Bolsonaro de volta, na 5ª Feira

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará de volta ao Brasil na próxima quinta-feira. Vai desembarcar às 7h15. Poderá ser no Rio ou em São Paulo. Ou será em Brasília?

MANCHETONA mesmo dos jornais seria a seguinte: “Bolsonaro retorna da Florida e vai ao hospital visitar Lula!”

Se eu falasse com Bolsonaro diria: faça isso. Visite Lula adoentado, deseje a ele melhoras, e ganhe toda a grande parte da população do país! Se não deixasse você visitá-lo, ganharia a maioria dos eleitores! Bolsonaro: você precisa conversar mais com jornalistas quando vier a Londrina. A Imprensa daqui não é aquela de outros estados que você tanto criticou nos últimos anos.

Festival de teatro Infantil em Londrina

No próximo fim de semana, três peças infantis serão apresentadas em Londrina. Na sexta-feira (dia 31 de março), Sonic, o herói veloz no teatro, estará em cartaz, às 18h30, no teatro Mãe de Deus. No domingo, (2 de abril) é a vez da peça Roblox Adventure Rainbow Friends, às 15h, no teatro Marista. Também no domingo (dia 2), Wandinha e os Mistérios de Nunca Mais, montagem inédita que será apresentada, às 17h30, também no Teatro Marista. Vendas de ingressos online pelo site – ingressolive/teatroe1barato ou pelo whatsapp - (11) 97027-5645 e (11) 94848-8546. Ponto de venda também na Bumerang Brinquedos (Catuaí e Royal Plaza Shopping).

TEMPORADA NA EUROPA

Imagem ilustrativa da imagem Dupla comemoração de aniversário
| Foto: Divulgação

A micropigmentadora londrinense Roberta Peixoto e o marido, o empresário Leonardo Ceccarelli, viajam nos próximos dias para uma temporada de três meses na Europa. Roberta cumpre agenda profissional e também comemora seu aniversário dia 19 de abril na Suíça. A londrinense Roberta, filha da jornalista Elisie Peixoto, é uma brilhante profissional, tornou-se referência não só no Brasil, como também em outros países. Tem rodado o mundo! Agora, além de ministrar cursos e fazer atendimento mundo afora, ela e o marido aproveitam para dias de recesso. O casal quer recarregar energia para as novidades no segundo semestre de 2023.

A homenagem conjunta de quatro Rotary Clubes

Imagem ilustrativa da imagem Dupla comemoração de aniversário
| Foto: Divulgação

Em parceria, os Rotary Club de Londrina Sudeste, Rotary Club de Londrina Cinquentenário Ouro Verde e Rotary Club de Londrina prestaram homenagem, por ocasião das comemorações ao Dia Internacional das Mulheres, para duas senhoras que se destacam por seus trabalhos à cultura e filantropia londrinense: Maria Elena Bonsanino Ferreira Alves e Maria do Carmo Gouvêa de Moraes, que, emocionadas, receberam o reconhecimento. Na mesma reunião, a Governadora 2015-2017 do Distrito 4710, Irma Sueli Oricolli, proferiu palestra sobre um dos mais importantes programas do Rotary Internacional: Empoderamento de Meninas. Trata-se de um programa em que rotarianos de todo o mundo podem, por intermédio de projetos locais, melhorar a segurança saúde, educação e bem estar de meninas em situação de vulnerabilidade. Na foto, Irma Sueli Oricolli, Maria Elena Bonsanino Ferreira Alves, Ana Claudia Duarte Pinheiro e Maria do Carmo Gouvêa de Moraes.

A arte de Yoshiya Nakagawara e Udhi Jozzolino em aquarelas e mini quadros

Yoshiya Nakagawara Ferreira e Udhi Jozzolino, artistas plásticas londrinenses de renome nacional, apresentam a exposição de “Aquarelas e Mini Quadros”, com mais de 30 peças que retratam um pouco do universo dessas artistas, na técnica, no material utilizado e nas texturas dos objetos. As telas ficam expostas ao público até o dia 31 março, no Ateliê Yoshiya Nakagawara Ferreira (na rua Fernando de Noronha,1.400), das 9h às 19 horas, com entrada franca. Yoshiya expõe telas feitas há mais de 20 anos, que trazem o conhecimento, a pesquisa, experiências vividas em outros países e aprofundadas no decorrer da carreira. Udhi apresenta obras em seda e papel. Na seda, são 15 trabalhos em fios, linhas, retalhos, tendo como suporte vidros. As obras em papéis trazem história de um passado vindo de antigos cadernos escolares, folhas desfolhadas encontradas em gavetas. “Aquarelas e Mini Quadros” mais que uma simples exposição é uma aula de arte, de história, que retrata os bastidores da produção.

O dia em que Juca Chaves

foi a pé e com violão nas costas

O são paulino de carteirinha, Juca Chaves, autor de um dos hinos do tricolor do Morumbi, que faleceu em Salvador, aos 84 anos, veio a Londrina em quatro ocasiões para fazer shows. Duas em bailes, no Grêmio Recreativo Londrinense, ano em que estourou nas paradas com “Presidente Bossa Nova”. Em duas outras para shows no auditório da Rádio Londrina. No primeiro show aqui, ele passou pela redação da FOLHA, uma tarde de sol quente, e queria andar pela cidade, conhecer algum ponto turístico. Jornalistas da Casa sugeriram, em “coro”: vá conhecer as atrações da vida noturna, vizinha do Estádio VGD. E lá se foi Juca, a pé, com dois amigos novos, e violão nas costas. Isso aqui é “um tranquilo paraíso”, afirmou depois. Em outra ocasião, almoçando no restaurante Lodi, convidou o sucessor de Adamo Lodi para abrir um outro, no Rio de Janeiro, onde Juca morava, o que acabou acontecendo. O violão de Walmor Macarini entrou na história, e Juca Chaves o autografou com dedicatória. Ficaram amigos. Juca Chaves havia sido, quando jovem, colunista da “Jovem guarda”, no jornal “Última Hora”. Lá o grande amigo dele era o colunista social Giba Um, o Gilberto di Pierro.

Sugestões para shows aqui

Em São Paulo, o show “Éramos todos jovens” vem recebendo muita atenção do público. São cantores que fizeram sucesso na Jovem Guarda e MBP.

Entre os cantores, Ciro Aguiar, Angelo Máximo, Cláudio Fontana, Wanderley Cardoso, Claudio Roberto, Ricardo Braga e etc. Show que faria sucesso em Londrina, Arapongas, Maringá e etc.

***

Outro musical que poderia ter bom público em Londrina seria Bonnie and Clyde. Está em cartaz em São Paulo.

Campeões do Ideathon Smart Agro

Imagem ilustrativa da imagem Dupla comemoração de aniversário
| Foto: Divulgação

A equipe CaAl Agro, formada por três alunas e três alunos de Agronomia da UniFil, venceu o Ideathon Smart Agro 2023 com o melhor projeto de solução inovadora para atividades no campo. Giovana Santos Vieira, Leticia Tominaga Plá Gil, Natalia Machado Chimentão, Caetano Furlaneto Vezozzo, João Pedro de Souza Bruniere Barbosa e Hugo de Moraes Capeli( foto) desenvolveram um modelo de acessório para acoplar no pulverizador e aumentar a eficiência na aplicação de defensivo, melhorando o controle da cigarrinha-do-milho - umas das principais pragas da cultura. A equipe Smart Milk, com alunos de Computação da UniFil, ficou em terceiro lugar com um projeto para reduzir a perda de leite por bactéria. O segundo colocado foi o grupo Agro Irrig, formado por estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Lydia Cescato Bomtempo, com proposta de irrigação inteligente para fazendas verticais. O Identhon, promovido pela Sociedade Rural do Paraná, Sebrae, Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina e Governança do Agronegócio da região de Londrina, selecionou 13 projetos para o Hackathon Smart Agro, durante a ExpoLondrina, de 6 a 16 de abril.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1