Neste último fim de semana, quem comemorou aniversário foi o prestigiado advogado londrinense Sebastião Nei dos Santos, que recebeu o carinho e cumprimentos de netos, filhas e genros. O “Dr. Nei” é muito conhecido pela sua sabedoria e ensinamentos. Na foto, o aniversariante à frente do genro, ex-deputado e secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani, as filhas Ana Lúcia e Sílvia, também advogadas, e o genro, o empresário Marcos Blanco.

Imagem ilustrativa da imagem Dr.Nei comemora aniversário
| Foto: Divulgação

DONO DA HAVAN QUER SER SENADOR

“Eu prefiro pegar colaboradores sem instrução do que os instruídos. Cuidado com os que vêm do ensino superior, universitários doutrinados, que podem estragar nossas empresas...” Foi o que disse, ontem, o empresário catarinense Luciano Hang, dono da Havan, que tem duas grandes filiais em Londrina. Disse mais: “Quem vota errado paga a conta, atira no próprio pé. Quem lê o livro errado vai se dar mal na vida...”

Afirmou que pensa sim em disputar uma cadeira no Senado e que Santa Catarina é um grande estado, porque nunca elegeu governos de esquerda. Deve vir a Londrina, a convite de partido local que apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

TRIGO EM DESTAQUE NO SHOW RURAL EM CASCAVEL

O Moinho Globo, de Sertanópolis, esteve representado por sua presidente, Paloma Venturelli, no Show Rural Coopavel, esta semana, em Cascavel, abrindo o calendário das grandes exposições do agronegócio. A executiva - que é a primeira mulher à frente de um moinho de trigo no Brasil e também é vice-presidente do Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná (Sinditrigo) – participou como painelista da programação do evento “Trigo: Oportunidades e Desafios”, terça-feira (dia 08) no auditório Casa Paraná Cooperativo. A organização do evento é do Sinditrigo, reunindo diretores e convidados para uma ampla programação. Na ocasião foi apresentado o Guia da Qualidade da Farinha, uma publicação técnica coordenada pela Biotrigo e Abitrigo, realizada com apoio do Moinho Globo.

Residência em clínica médica de animais

Letícia Aparecida Gomes dos Santos, 21 anos, concluiu a faculdade de Medicina Veterinária em dezembro e já foi selecionada no programa de residência em Clínica Médica de Animais de Companhia, no Hospital Veterinário da UniFil. Ela está animada com a rotina de atendimentos, prescrições médicas, acompanhamento de tratamentos e cuidados nas internações. E afirma que a formação na UniFil foi fundamental para o crescimento profissional. "Durante a graduação fui contemplada com excelentes professores, completa estrutura para práticas e um hospital-escola que é referência regional em pets, grandes animais e silvestres", relata.

Imagem ilustrativa da imagem Dr.Nei comemora aniversário
| Foto: Divulgação

BANCAS DE JORNAIS, REVISTAS E ETC.

A propósito de quiosques, bem que alguma secretaria municipal de Londrina poderia estudar a volta de pelo menos duas bancas de jornais, revistas e similares, em pontos centrais da cidade, isto é, onde sempre passa bom número de pessoas. Mas que sejam bancas com formatos determinados pelo setor de arquitetura da secretaria de obras. Nada de quiosque feio, que a cidade está mais bonita e não merece “qualquer tranqueira”.

Martinho da Vila, famoso compositor e cantor brasileiro, veio a londrina e, hospedado no Bourbon, pediu para um atendente de hóspedes comprar jornal do Rio para ele. Não havia jornal carioca e só havia a banca Rodeio. Ele estranhou e quando lhe disseram que só havia uma banca Central na cidade, ele lamentou e estranhou mais ainda.

Vejam bem como vivem os jornalistas no Brasil: uns fecham bancas da cidade, como ex-prefeito londrinense, e outros, como o governo do ex-presidente Lula, tentaram criar “um conselho para controlar jornais e o trabalho dos profissionais de imprensa.” Já o presidente Jair Bolsonaro precisa que seus auxiliares, notadamente o pessoal da Comunicação, do Ministério do setor, que os jornais do Brasil não são apenas “O Globo” e a “Folha de São Paulo”. Existe vida e trabalho intenso de empreendedores de outros jornais e de seus profissionais do chamado jornalismo impresso, o “pai de todos”, como dizia Assis Chateaubriand, o dono de cadeia de jornais e emissoras de rádio, que trouxe a televisão para o Brasil.

ANIVERSARIANDO

Comemorando aniversário no fim de semana e também início de semana os seguintes londrinenses: o pecuarista Aloisio Carlos Barbosa, o comerciante Paulo André Magalhães Junior, o pecuarista Alcides Spoladore, diretor do conselho fiscal da Sociedade Rural do Paraná, a farmacêutica Ana Silvia de Oliveira, de Silvana Kantor, diretora social da SRP, a ex-bancária Isabel Siqueira Ribeiro e Brasilio Araújo Neto, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná.

Comentarista em partida histórica

O londrinense Ricardo Sapia no Al Nahyan Stadium, em Abu Dhabi, ontem, minutos antes do jogo do Palmeiras pelo Mundial de Clubes. Ele comentou a partida para a Rádio Super 91,7 FM, de Belo Horizonte, onde trabalha atualmente. É palmeirense fanático, como o saudoso pai Antonio Euclydes Sapia, que durante muitos anos foi locutor esportivo em competições internacionais. Ricardo disse estar bem emocionado por acompanhar o time do coração em um momento histórico. E mandou um abraço aos amigos de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Dr.Nei comemora aniversário
| Foto: Divulgação

ARISTÓTELES

“A dúvida é o princípio da sabedoria”, disse Aristóteles a seus alunos na Grécia. Um pensamento atualíssimo até hoje.

***

O filme “Ataque de cães” aparece, na crítica de cinema dos EUA, cotado para ganhar o Oscar de 2022.

***

A Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, está comemorando 95 anos de existência e é um dos símbolos da democracia no Rio Grande do Sul.

***

A pioneira Rádio Londrina, ZYD-4, deve estar chegando aos seus 75 anos. Foi a também a primeira emissora a ter programa de auditório, a dar chances para cantores aqui da cidade.

Apareceu o dono

O dono do quiosque que o prefeito do Rio de Janeiro doou para a família do congolês Moise (Moisés em português), que foi assassinado no local, diz que não sairá de lá. Que tem direitos adquiridos por contrato e que já contratou escritório de advocacia para cuidar do caso.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1