O Hospital Universitário da UEL recebeu no dia 21 de janeiro a doação de dois cabos para viabilizar a monitorização hemodinâmica (relacionada à função cardíaca) por cateter de Swan-Ganz, dos pacientes críticos nas diversas variedades de choque. A doação foi possibilitada por Wilson Mandelli, ex-paciente do HU-UEL que ficou 39 dias internado na UTI do hospital, como um gesto de retribuição e agradecimento. Mandelli intermediou o processo com o doador, que prefere permanecer anônimo. “O que eu divulgo lá fora é que precisamos conhecer o HU, um local de prestação de serviço de qualidade, com profissionais excelentes, que fazem um trabalho hercúleo, às vezes com poucos recursos”, afirma Wilson. A doação foi recebida pela diretora administrativa, Daiane Cardoso; pela chefe médica da UTI, Luciene Cardoso e pela enfermeira da Divisão de UTI, Adriana Elias( foto)..Segundo Luciene Cardoso, o aparelho é fundamental e de extrema validade para a assistência dos pacientes e para a docência, permitindo aos alunos utilizar o equipamento de ponta.

A diretora administrativa Daiane Cardoso agradeceu a ação. “Faz dois anos que o HU enfrenta grandes desafios, devido à pandemia de Covid-19, com competência e qualidade no atendimento, por isso ficamos muito agradecidos com o reconhecimento. Divulgar o nome do HU e interceder para nos ajudar faz toda a diferença”, afirma. Leitores da Coluna também escreveram sugerindo que mais doações sejam feitas para o HU pela amplitude e importância do atendimento que presta para a comunidade. É hora de ajudar.

Imagem ilustrativa da imagem Doação em reconhecimento ao serviço de qualidade do HU
| Foto: Divulgação

TERÇA-FEIRA NA COHAB A LICITAÇÃO DE BOXES NO MERCADO MUNICIPAL

Está programado para terça-feira, dia 1° de fevereiro, na sede da COHAB, a partir das 9h30, a licitação para os 20 boxes do Mercado Municipal do Shangri-Lá. A licitação tem horário para ser iniciada, mas não para o seu término. No comando desse importante acontecimento estará Daniela Baltazar, que é a chefe de licitação dessa companhia municipal. O comércio há mais tempo no local é a Mercearia Irmãos Furuta, que no dia próximo 2 de março comemorará 54 anos de trabalho e bons serviços prestados aos londrinenses e aos municípios vizinhos. Esta loja, que apresenta várias atrações de alimentação, bebidas, chocolates, bacalhau, iguarias e etc., foi fundada pelo sr. Massagi Furuta, pai dos irmãos Furuta, que são Antônio Tomio e Mário, da mercearia, Milton (chef do açougue especial) , Luís (da padaria) e Mauro, do bacalhau.

É tempo de roupas leves

Imagem ilustrativa da imagem Doação em reconhecimento ao serviço de qualidade do HU
| Foto: Divulgação

Temperatura nas alturas. Literalmente um verão muito quente. Para espantar o calor, ou pelo menos, amenizá-lo, o Armazém da Moda traz dicas especiais: “É tempo de apostar em roupas extremamente leves, fluidas e confortáveis. Peças que possam transitar com facilidade entre os looks de home office e de trabalhos presenciais. Cores vibrantes trazem energia, as claras trazem tranquilidade. Escolha a sua preferida!”, sugere o staff. “Hidrate-se e cuide da sua saúde sempre!”, conclui

***

WILDER GIACOMETI feliz da vida com a próxima formatura de sua bonita filha Betina, que receberá seu diploma em Direito. Wilder está voltando a trabalhar com a entrega de alimentos. Os pedidos poderão ser feitos pelo fone 9840-40500.

***

SÁBADO, dia da tradicional feijoada do Maneco com Jaleco, do chef Luciano Oliveira. Além dos outros pratos do seu conhecido cardápio. Prêt-a-manger e para entregar.

LOGÍSTICA REVERSA

Com o início do ano letivo, chega também a hora de pensar nos materiais didáticos. Livros, cadernos, revistas, apostilas e outros materiais usados no ano anterior, na maior parte das vezes, não terão mais utilidade. Pensando nisso, o Colégio Positivo - Santa Maria retoma a campanha Logística Reversa Positivo. O objetivo é fazer com que voltem ao ciclo produtivo, deixando de ser lixo e se tornando matéria-prima para novos produtos. Ao final da campanha, no dia 30 de março, os materiais serão encaminhados para reciclagem junto a um fornecedor especializado. O resíduo de papel tem valor comercial e 100% da receita da campanha serão revertidos em recursos para projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores.

Pós-graduado em Direito aplicado

O conceituado advogado Leonardo Lobo de Andrade Vianna recebeu o diploma de conclusão do curso de Pós-Graduação em Direito Aplicado, organizado pela Escola da Magistratura do Paraná, núcleo Londrina. Ele concluiu o curso em 2021, com nota média final de 9,42 e aprovação da monografia. "Reconheço que os Juízes que lecionam na Escola da Magistratura são de altíssimo nível, preparados e sempre atualizados, pois o Direito está em constante evolução, sendo que Londrina está muito bem servida de juízes muito preparados. Fiquei muito honrado em concluir minha quinta pós-graduação, perante esta escola de altíssimo nível intelectual", comentou Leonardo

Imagem ilustrativa da imagem Doação em reconhecimento ao serviço de qualidade do HU
| Foto: Divulgação

BARBA E BIGODE

1 = William Bonner, âncora do Jornal Nacional, da Globo, raspou um pouco sua barba e bigode. Sua mulher disse que ficou melhor para ele.

2 = Já o filho de Faustão, o jovem João Guilherme, raspou todo o pequeno bigode, atendendo a pedidos de suas amigas.

3 = Na Rede Record, todos estão livres para usar barba, o que deixará o diretor geral da emissora satisfeito, pois ele teria dito que é para “demonizar alguns homens fingidos, que escondem atrás delas os seus desejos secretos...”

4 = “Repararam: dificilmente você encontrará pela frente um militar brasileiro barbudo!”, frase ouvida no Seller Cabeleireiros. Não me lembro de ter visto algum. Só imagens antigas de dom Pedro I, de dom Pedro II, do marechal Deodoro da Fonseca, do Duque de Caxias e etc. Todos há mais de 150 anos.

Verba de Luísa para o Hospital Infantil

Imagem ilustrativa da imagem Doação em reconhecimento ao serviço de qualidade do HU
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

A deputada federal Luísa Canziani e Fahd Haddad, superintendente da Iscal, durante visita ao Hospital Infantil de Londrina. Na última semana a deputada anunciou mais de R$ 1,3 milhão ao hospital para a compra de 26 equipamentos para uso em diagnóstico, centro cirúrgico, pronto-socorro e UTI. “Dessa forma, reforço meu compromisso com a primeira infância. O Hospital Infantil é referência para todo o Estado, atende milhares de crianças todos os meses e acredito estar contribuindo para que a entidade continue apresentando um atendimento de excelência e cuidando das nossas crianças com todo cuidado e carinho”, salienta a deputada .

Dyno e Dener, a dupla musical

Os irmãos porteiros de prédio Dyno e Dener estão ganhando o Brasil com as músicas: Liberdade no olhar e Voando baixo. Eles são de Londrina e estão na estrada faz tempo, mas só eram conhecidos na região com a música Ainda. Agora estão ficando famosos no país todo. “Graças às boas pessoas e, por pura generosidade, olha onde estamos indo”, disseram. Um sonho, por isso pedem humildemente ajuda das emissoras. Eles sentem que têm possibilidade de sucesso neste universo da música. “Somos pessoas simples e enviamos nossas músicas pela Internet e algumas pessoas estão ajudando, Sabemos que com essa ajuda iremos longe”, explicam. Até agora as duas músicas tocaram em rádios da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Tocantins ,Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Alagoas e até Ilha de Marajó, entre outros. Sucesso!

Imagem ilustrativa da imagem Doação em reconhecimento ao serviço de qualidade do HU
| Foto: Divulgação

***

TRINTA MIL ingressos foram vendidos até ontem, sexta, para o jogo de terça-feira, entre as seleções do Brasil e do Paraguai, no Estádio Mineirão, em BH, ainda pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Pela posição atual na tabela, dificilmente os paraguaios estarão no Catar.

***

A BERGERSON de Curitiba, conhecida joalheria, fechou seus outros setores com os quais trabalhava e fica só com suas famosas joias.

***

NO SLAVIERO Hotel de Londrina, hoje, para seus hóspedes e aos londrinenses em geral, estarão nas panelas do Chef Márcio, uma das mais saborosas feijoadas da região. Você faz o seu prato. E repete quanto desejar. A partir das 11h30.

Nem charutos ou dinheiro de volta

O BNDES deve ser utilizado para fomentos no Brasil. Não para entregar bilhões para países do exterior, como Cuba, que deu sua produção de “charutos” como garantia. Conclusão: o Brasil não viu nem charutos e nem o dinheirão emprestado pelo governo petista. Sobra para o povo brasileiro, de alguma maneira, pagar a conta, pois esses bilhões poderiam ser investidos aqui.

ESTÃO MESMO SEPARADOS

A bonita modelo Yasmin Brunet e Gabriel Medina, campeão mundial de surfe, estão mesmo separados. O “problema mental” dele, que disse estar “precisando descansar e tratar sua cabeça”, deve ser isso: empresários e amigos dele influindo na vida do casal.

NO RIO DE JANEIRO, o que se fala é que a bonita casa de Yasmin e Gabriel Medina foi colocada à venda por 8 milhões de reais. Deverão repartir o dinheiro que for apurado.

E quanto em Londrina?

O IBGE está revelando que o Brasil tem cerca de 39 milhões de desempregados, entre os trabalhadores homens e mulheres, a partir dos 18 anos. Em Londrina, quem poderia informar a respeito é o Sine, uma vez que o IBGE só através de Curitiba, que também dificilmente atende.

PGR mandou pagar mais de mil Procuradores Federais

MAIS DE MIL procuradores receberam ou vão receber altos salários e alguns extras, por decisão do procurador do país, o doutor Augusto Aras. É justo que se pague salários justos, pensões e aposentadorias. Um deles foi o primeiro a receber a bolada de 446 mil reais. Alguns procuradores federais receberão dois terços dos 60 dias de férias, que muitos têm. Vários transformaram as férias em dinheiro, girando 150 mil reais mensais.

Que empresa rentável pode proporcionar isso a seus funcionários? Praticamente quase nenhuma. O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, que é de Maringá, como se sabe, se posicionou contra essa decisão do doutor Augusto Aras, do PGR.

Tudo bem: a Coluna acha que os Procuradores da República devem ser bem pagos, mas o teto do país é de 39 mil reais. O chefe da PGR, Augusto Aras, que também é procurador, peitou o ministro da economia, Paulo Guedes, e mandou pagar seus colegas. Tinha orçamento e o dinheiro e mandou bala na grana.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina