No dia 8 de março, o Muffato comemora com gratidão o importante papel das mulheres no crescimento do Grupo. Promover a inclusão e a diversidade é um dos valores desta rede. Atualmente o Grupo Muffato tem mais de 19 mil colaboradores diretos, sendo 54% do sexo feminino. São mulheres de várias faixas etárias e etnias, que integram o grupo por meio de políticas que vão desde o menor aprendiz até o programa para contratação de profissionais de terceira idade. Grande parte delas ocupa papel estratégico ou de liderança. Há treinamento e capacitação para todas, incluindo o programa Bebê a Bordo, para as colaboradoras gestantes. “Trabalharemos para que todas essas iniciativas sejam aprimoradas a cada dia, para que possamos contribuir com o futuro sustentável das próximas gerações”, afirma a presidente do Conselho de Administração, Reni Muffato. Nas fotos, colaboradores do grupo

Imagem ilustrativa da imagem Dia Internacional da Mulher e o papel delas no trabalho
| Foto: Divulgação

Suelem da Silva Soares, gerente de prevenção. Está no grupo há 5 anos. Entrou como agente e em pouco tempo foi promovida a gerente de prevenção. Em Londrina fez curso de segurança privada e ao procurar emprego foi imediatamente contratada. A empresa ofereceu oportunidades de crescimento e Suelem tomou a iniciativa de fazer um curso de Gestão de Pessoas. Hoje comanda uma equipe de três mulheres e dez homens.

Imagem ilustrativa da imagem Dia Internacional da Mulher e o papel delas no trabalho
| Foto: Divulgação

Madalena Silva Araújo começou em 1987, na primeira loja do Grupo Muffato em Londrina. Seu primeiro cargo foi de balconista, mas ela se destacou pelo profissionalismo e paciência para treinar colegas novos. Foi promovida a encarregada de balcão e não parou de crescer. Atualmente é a encarregada de perecíveis, função de grande responsabilidade, que exige bastante atenção no giro dos produtos para que tenham sempre frescor. Em 25 anos de trabalho, ela ajudou a treinar muitas mulheres que também cresceram e alcançaram cargos de gerência.

ENTREGA DO CADERNO DE ESTUDOS DO FÓRUM DESENVOLVE LONDRINA

No dia 24 de março, o Fórum Desenvolve Londrina entrega à comunidade o resultado do estudo realizado em 2021: “Pertencimento como indutor de engajamento do londrinense”. O evento, que terá transmissão on-line, às 8h30, com a apresentação do Caderno de Estudos de 2021 da entidade. Os membros do Fórum retornaram as reuniões no último dia 17 e começam a discutir qual tema norteará o estudo

NO ATERRO DO IGAPÓ HOJE À TARDE

No dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Aterro do Igapó, a partir das 18h30, acontecerá um bate papo com a nutricionista Aline de Santa Marques falando sobre Saúde da Mulher, corpo inflamado e retenção hídrica. E logo mais, às 19h, haverá uma prática de yoga flow com a professora Priscila Nery. No término do evento serão sorteados alguns brindes aos participantes. O evento em comemoração ao dia da mulher visa arrecadar produtos de higiene pessoal como: absorvente, lenço umedecido, creme dental, escova de dentes, fio dental, desodorante, entre outros produtos. As arrecadações serão destinadas à Casa de Abrigo Canto de Dália, que recebe e abriga mulheres em situação de risco, vítimas de violência doméstica. No evento, todos são bem vindos! Caso chova o evento será transferido para o sábado 12 de março no período da manhã

Para as mulheres

A consultora Rosa Cabral Yasbek, que atua na área de apoio e desenvolvimento de pessoas e organizações, é a palestrante do evento Mulheres pelo Benfazer, que acontece nesta terça-feira, dia 8, no Happy Hour que o Instituto Benfazer promove no Grupo Oca, que se localiza na Rua Nevada, 639, em Londrina. Comemorando o Dia Internacional da Mulher, o Instituto oferecerá também apresentações musicais a cargo da pianista Antonella Franco e do violinista Roney Marczak. Haverá também sorteio de brindes.

Imagem ilustrativa da imagem Dia Internacional da Mulher e o papel delas no trabalho
| Foto: Divulgação

TOUR DE DESIGN NO DIA 10

Premiações em concursos nacionais e internacionais, colocação praticamente garantida em estágios remunerados e empregos, os melhores equipamentos e softwares atualizados para soltar a criatividade, aprimorar o talento e desenvolver novas habilidades. Assim é o curso de Design Gráfico da UniFil, que abre as portas para quem quer conhecer mais sobre a graduação e a profissão. O designer gráfico tem oportunidade de atuação nas áreas de vídeo e animação, mídias digitais, artes plásticas, programação visual, gestão de conteúdo e muitas outras atividades criativas. No Tour de Design Gráfico, docentes vão apresentar a estrutura da graduação na UniFil e conversar com os participantes sobre as tendências e possibilidades de rápida inserção no mercado. O evento gratuito será na quinta-feira (dia 10), às 19h30, partindo do Campus Sede da Avenida JK. Inscrições https://unifil.apprbs.com.br/design/

EMPREENDEDORISMO FEMININO

Os shoppings da Aliances Sonae estão apoiando neste mês de março projetos de microempreendedoras com uso da #EmpoderaEla. Zica Assis, cofundadora do Instituto Beleza Natural, fará live especial hoje (8), às 19 horas, pelo hotsite www.empoderaela.com.br. Em Londrina, o Boulevard Shopping, da Aliances Sonae, terá campanha com ecobags produzidas pelo projeto Retraço Novo, que tem a proposta de ajudar mulheres de baixa renda a desenvolverem uma atividade produtiva e a se emponderarem financeiramente por meio de sua produção e criação. A iniciativa desenvolveu um sistema de capacitação e geração de renda utilizando resíduo têxtil que leva ao mercado produtos de moda sustentável, original e durável. A cada R$ 300 em compras no período de 8 a 20 de março, consumidores são presenteados com ecobags exclusivas ilustradas com desenhos do artista Danton Albertin.

As mulheres inspiram!

O Shopping Armazém da Moda parabeniza a todas as mulheres, não apenas neste dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), mas em todos eles! “Parabéns por sua beleza natural, pela coragem, força, amor e tudo mais...”, enfatiza o staff.

Imagem ilustrativa da imagem Dia Internacional da Mulher e o papel delas no trabalho
| Foto: Divulgação

Família reunida

Família reunida no Show Ira Folk, dia 19 de fevereiro, no Teatro Marista. O evento teve patrocínio da Quadra Construtora. Na foto, Pedro Henrique Oliveira, Juliana Almeida Oliveira, João Antônio Oliveira, Nasi (vocalista do Ira) e Renato Silva.

Imagem ilustrativa da imagem Dia Internacional da Mulher e o papel delas no trabalho
| Foto: Divulgação

Defesa de Lula custou seis milhões de reais!

Com as custas de ações impetradas e trabalho da equipe de advogados, a defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva custou seis milhões de reais, segundo informações da própria equipe jurídica que cuidou de todos os detalhes da defesa do agora pré-candidato, novamente, à presidência da República.

Maconha do Paraguai movimenta três bilhões

A Policia Rodoviária Federal foi a campeã de apreensões de cargas de maconha, vinda do Paraguai, e de cocaína precedente da Bolívia e da Colômbia. O mais curioso e perigoso: esses caminhões de cargas, que misturam outros produtos para esconder drogas, foram apreendidos, em sua grande maioria, em estradas e rodovias do Paraná, que tinham o destino de São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro. O que jornalistas paraguaios comentam é que a maconha movimenta 1 bilhão e meio de dólares por ano e isso tem deixado várias pessoas ricas, no vizinho país.

Mexicanos vendem só para os Estados Unidos

Segundo observações de policiais federais, a cocaína comercializada pelos mexicanos é vendida quase que totalmente para os norte-americanos, que são grandes consumidores, que pagam em dia e muito bem. Isso, apesar do combate da polícia federal dos EUA que em sido rigorosa.

Violência contra a mulher

Neste 8 de março, consagrado como o Dia Internacional da Mulher, o registro é também muito triste. Por exemplo, um estupro é registrado a cada dez minutos no Brasil e um feminicídio acontece a cada sete horas em nosso país. Um agente policial disse a esta Coluna: “A mulher tem coragem para sair do casamento e o homem repudiado parece não se conformar e no ano passado tivemos vários assassinatos delas por ex-maridos, parceiros e etc. A mulher precisa saber escolher melhor seus namorados. Informar-se sempre mais sobre com quem vai sair para jantar, para conversar e etc.” “Aprenda a dizer não e tenha firmeza em sua decisão”, sempre recomendou Tia Jurema, em sua coluna, chamada “Feminilidades”, publicada na Folha de Londrina, entre 1956 e1970.

O preço da segurança interna

Os Estados Unidos gastam 300 bilhões de dólares por ano, só para a sua segurança interna. Biden acha que precisa de mais. Esse é o custo do medo de invasões, até extraterrestres. Gera milhares de empregos, mas quantas doenças poderiam combater, com essa grana toda, ajudando a ciência a salvar vidas!

457 anos de fundação

O Rio de Janeiro, que continua lindo, acaba de comemorar 457 anos de sua fundação. Com seu povo reclamando do prefeito, que precisa cumprir algumas promessas. O Rio continua sempre repleto de turistas brasileiros e estrangeiros, apesar do medo de assaltos e balas perdidas...

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1