Dia da Mulher no Quintino
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de março de 2023

Dia da Mulher no Quintino

O Dia Internacional da Mulher tem comemoração especial no Shopping Quintino, com Curso de Flores em E.V.A para quem quer empreender e gerar renda. A instrutora Marlei Costa (foto), da Mundi Flores, vai ensinar técnicas para produzir flores, arranjos e demonstrar frutas em parafina. O curso tem duração de 3 dias ( 8 a 10 de março) com opção de turma para o período da manhã (das 9 às 11h30) ou da tarde (das 14 às 16h30), no valor de R$ 25,00. Os alunos levarão para casa tudo o que produzirem. Inscreva-se pelo whatsapp (44) 9117-7739 ou pelo link https://mywhats.net/cursosmundiflores e participe!
****
Aniversário em Curitiba

A bela Maria Luiza Ferreira Shwetz comemorou 5 anos, dia 1 de março. Ela é filha de Isabele Ferreira Shwetz (na foto com a aniversariante) e de Alexandre Shwetz, cirurgião plástico. A comemoração foi com a família em Curitiba onde moram. Para alegria do avô José Caetano Ferreira Neto, assinante da Folha e leitor diário de coluna! Parabéns para Maria Luiza e abraços aos pais e ao estimado avô José Caetano, um amigão.
****
Doação para o HCL

A Belagrícola fez a entrega de um cheque no valor de R$ 768.882,71 ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL). A entrega foi durante a 22ª edição do BelaSafra, no início do ano. Os recursos foram arrecadados por meio de campanhas como a “Saca Solidária”, em que a empresa estimula os produtores a doarem o valor de uma saca da produção da safra. A cada saca doada, a Belagrícola acrescenta 50% do valor. Na foto, Daniel Maia, CFO Belagrícola; Iracema Fabian, da captação de recursos e voluntariados do HCL; Francisco Ontivero, presidente do HCL; João Andreo Colofatti, presidente do Conselho e fundador da Belagrícola; Mara Fernandes, diretora Institucional do HCL e Alberto Araújo, presidente da Belagrícola (CEO).
****
Homenagem do Grupo Parlamentar Brasil- Japão

O empresário Ywao Miyamoto (agropecuária), o empresário Atsushi Yoshii (construção civil) e o cônsul geral do Japão Keiji Hamada receberam Diploma de Homenagem do Grupo Parlamentar Brasil e Japão. A solenidade de entrega foi na Aliança Cultural Brasil-Japão em Londrina. Uma justa homenagem pelos serviços prestados às comunidades, notadamente a japonesa.
****
Prosa com Felipão no Bourbon em Londrina
Um cafezinho e um dedo de prosa com o diretor de futebol do Clube Atlhetico Paranaense, Luiz Felipe Scolari , o famoso Felipão, campeão mundial. Foi no fim de semana passado, no Hotel Bourbon em Londrina, onde o time que lidera o campeonato estadual ficou hospedado para o jogo com o LEC. O centroavante Pablo, nascido em Cambé, é filho do ex-vice-prefeito da vizinha cidade, Cicero Teixeira, que também estava presente. Eles conversaram sobre futebol com o hoteleiro Roberto Vezozzo e outras personalidades da cidade. Felipão contou que é amigo do empresário de hotelaria Alceu Vezozzo, irmão de Roberto. As fotos são do festivo encontro. .


****
Parabéns para Juliana

Juliana Souto Leão, costureira das mais conhecidas de Cambé, comemorou aniversário neste inicio de ano. Muito festejada por amigas e pela família, especialmente pela irmã Raquel, que mora em Arapongas. Todos leitores da FOLHA. Parabéns e sucesso.
***
55 anos no Shangri-lá
Os Irmãos Furuta estão comemorando hoje (2) os seus 55 anos de trabalho diário no Mercado Municipal do Shangri-lá, onde trabalham e geram empregos em diversos setores. Acompanharam o crescimento da cidade, investindo sempre em novidades, atendendo ao público de Londrina e localidades vizinhas. Aquele abraço a toda a equipe e gestores.
***
Galpão no Ney Braga
O ``maitre´´ João confirmou a esta Coluna que a churrascaria Galpão Nelore estará presente no Parque Ney Braga participando da próxima ExpoLondrina, em abril. Segundo ele, o local terá, no mínimo, duzentos lugares bem acomodados para sua costumeira clientela.
***
Lançamento da Expozebu no dia 10
O palanque oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no Parque Fernando Costa , será o local do lançamento da 88ª ExpoZebu , em Uberaba, Minas Gerais. O evento é no dia 10 de março, a partir das 9h30, com a presença de autoridades nacionais e do presidente da ABCZ ,o londrinense Gabriel Garcia Cid. O superintende geral da entidade Moacir Sgarioni também vai participar. A ExpoZebu é maior feira das raças zebuínas do mundo e será realizada de 29 de abril a 7 de maio.
***
Fora do campo, já é pior do que a prisão
O famoso advogado criminalista Antônio Carlos de Andrade Vianna escreveu para a Coluna um muito interessante comentário sobre situação do jogador Robinho. Diz ele: “Após sua condenação a 9 anos de prisão por estupro na Itália, o atacante Robinho pode estar com a sua liberdade ameaçada. Isso porque o jogador que vive no Brasil - país que não extradita seus cidadãos - deverá cumprir a condenação, aqui mesmo. A decisão final está no STJ que deverá homologar a sentença e confirmar a pena. Quem lida com Direito Penal sabe muito bem que todo acusado começa a cumprir sua pena muito antes da condenação. O processo em si já é uma humilhação no espírito do réu que o empurra para o abismo. A degradação do processo penal foi muito bem retratada na obra 'As Misérias do processo penal' , de Francesco Carmelutti, e é indispensável a todos os operadores do Direito. Marco desta análise, deste drama psicológico, encontra testemunho eloquente no clássico livro 'Crime e Castigo´, de Dostoiésvski, através do personagem Raskólnikov, que no final do processo, ao ser preso, declarou: 'Finalmente me sinto livre', indicando que o processo o aprisionou e o fez sofrer mais do que a voz de prisão. Vamos aguardar”.
****
Hora de cobrar Cuba e Venezuela
== O PRESIDENTE Lula teria declarado, segundo comentaristas paulistanos da política: ``Alguém está comendo demais e, por isso, outros passam fome´´... Caro chefe da Nação: é só o Brasil receber o dinheiro que Cuba e a Venezuela, por exemplo, devem ao nosso país que daria para comprar alimentos para quase todos. Devem bilhões que "tomaram emprestados dos brasileiros, via BNDES". A hora é agora presidente! Cobrar os caras! Para receber, quem sabe, mais adiante.
****
Tirar a pessoa da pobreza
O programa ``Bolsa Brasil´´ e, agora, ``Bolsa Família´´, do Lula 2, foi criado com o pensamento de tirar as pessoas da pobreza. Não dar dinheiro mensalmente ``ad eternum´´, mas sim ajudá-los, criando novos empregos, capacitá-los de alguma maneira e colocando seus filhos em escolas. Se possível, dar aos mais pobres casa própria, bem construída, seja do tamanho que o governo puder proporcionar, dentro de seus orçamentos.
****
Mercado de trabalho doméstico
== Meio que sumiram do mercado de trabalho, pelo menos em Londrina, as auxiliares domésticas, de emprego mensal, e até diaristas, embora tenham inflacionado o preço das diárias. Em verdade, as que pouco sabem o ofício, estão cobrando o preço das profissionais experientes.
****
=== A SECRETARIA DA MULHER poderia promover cursos para quem desejar aprender a ser cozinheira, que tem procura e salários melhores. Mas aprender com quem sabe e ensina bem.
****
== AUMENTAM o furto e roubo de motos e bicicletas em Londrina e cidades próximas mais populosas. Se um larápio leva o que é seu, é porque tem alguém comprando, levando vantagem no crime cometido. A polícia diz que faz o que pode.
****
O bisneto de Moisés Lupion
=== O deputado federal Pedro Lupion, do Paraná, está dizendo que a agricultura é subtributada no Brasil. Precisaria explicar mais para o povão entender melhor. Ele é da área, como seu pai Abelardo Lupion. Pedro, deputado bem jovem, aplicado, defensor do agronegócio é bisneto do ex-governador paranaense Moisés Lupion. São esperados aqui na próxima ExpoLondrina.
****
== O ESTADO de São Paulo bateu o recorde de feminicídios, em janeiro último, em relação ao mesmo período, nos últimos anos passados. Setenta e sete dos crimes aconteceram dentro da casa delas. Mulheres foram mortas pelos seus companheiros. A maioria, com média de 40 anos. A violência doméstica aumenta e o homem pensa que é o dono da mulher e do mundo. De machão a cadeia está cheia.
****
Com a Delegacia da Mulher
== VEJAM BEM: até o final de março, o governo Federal, através do Ministério da Justiça, entregará cerca de 300 veículos oficiais para ajudar a combater a violência e o crime contra as mulheres. É hora da Delegacia da Mulher de Londrina reivindicar, junto a deputados federais, pelo menos uns dois desses carros e mais policiais para combater a violência causada também por assaltantes e sequestradores de mulheres de todas as idades, que cresce em todo o Norte do Paraná.
****
== O INSTITUTO Paraná Pesquisas informando que Tarciso de Freitas, governador paulista teve 61% da aprovação do eleitorado ouvido. O presidente Lula teve 59%, que teve sua maioria de votos entre os jovens de 16 a 24 anos.
****
Sal custa barato, mas pode encarecer
== ESTA COLUNA acha que o sal continua sendo o ingrediente mais barato de comida em restaurantes e lanchonetes em Londrina, Curitiba, Maringá, Santa Felicidade, Foz, etc: os cozinheiros estão salgando muito os seus pratos. O sal continua sendo vilão da saúde humana. Evite o sal e procure evitar problemas com a saúde dos seus rins. Custa até barato, mas pode, com o passar do tempo, ficar bem caro... Fuja do temor da hemodiálise.
****
Quase concluída
== A AGÊNCIA DO INSS em Londrina, quase em frente ao Mercado Municipal do Shangri-lá, está com sua ampla reforma quase concluída. Dizem londrinenses: seria bom que tivesse também mais pessoas para o atendimento em geral. Tem poucos funcionários.
****
Tomaram um porre
18 MIL LATAS - Na festa de comemoração da conquista do título de campeã do desfile das escolas de samba, no Rio, a Imperatriz Leopoldinense colocou 18 mil latas de cerveja. Todas foram consumidas. E queriam mais, fosse qual fosse a origem.

