Imagem ilustrativa da imagem Dez mil fraldas para o Hospital do Câncer de Londrina
| Foto: Divulgação

A campanha “Compartilhe Solidariedade”, realizada pela Cooperativa Integrada, arrecadou e entregou, dias atrás, 10 mil fraldas ao Hospital do Câncer de Londrina. A ação faz parte da comemoração do Dia do Cooperativismo 2019, festejado em 6 deste julho. Nesse ano, a Integrada arrecadou mais de 55 mil fraldas geriátricas. Este tipo de ação faz parte do espírito cooperativista, afirma o diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, que agradeceu a todos os cooperados e colaboradores que ajudaram na conquista desse volume de arrecadação. Iracema Fabian, coordenadora do departamento de campanhas, voluntariado e captação de recursos do HC Londrina, explicou que qualquer doação é bem-vinda. Além das 10 mil faldas que foram doadas para o Hospital do Câncer, a cooperativa doará mais 5 mil ao HC de Cascavel e o restante das fraldas será distribuída para entidades assistenciais nas regiões de atuação da cooperativa. O presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, está na foto com Iracema Fabian, comemorando o pleno êxito da campanha.

Projeto cultivando cidadania

É o que pretendem as secretarias de Políticas para as Mulheres e a do Ambiente, com o projeto Cultivando Cidadania: incentivar principalmente as donas de casa, que tenham quintal, ou mesmo alguns vasos em casa ou apartamento, para que tomem o gosto pelo cultivo de plantas que possam gerar temperos e especiarias, e render algum bom dinheirinho para elas. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também é parceiro nesse evento marcado para hoje, quinta-feira, a partir das 9 horas, no Viveiro Municipal, que fica na Avenida Europa, no Jardim Vale Azul. Com a presença sempre animada do prefeito Marcelo Belinati, que estará à disposição dos jornalistas. Nádia Moura, secretária da Mulher, e José Roberto Behrende, do Ambiente, serão os anfitriões do evento.

Aniversário

A sempre charmosa Nádia Moreira, que voltou a residir em Londrina, comemorou seus 70 anos, junto com suas amigas, filhas, netos e familiares, recebendo a todos com o carinho de sempre. Ela tem 270 mil seguidores no Instagram e faz muto sucesso. Na mesa de guloseimas, os elogios para a delicadeza dos doces da Cake by Mili.

29 anos de Sacerdócio

Imagem ilustrativa da imagem Dez mil fraldas para o Hospital do Câncer de Londrina
| Foto: Divulgação

O padre Manoel Joaquim Santos comemorou, nesta semana, 29 anos como sacerdote. Para marcar a data, houve missa em ação de graças, na Capela do Espírito Santo, com a presença dos padres Deilton, José Fernando e André. E também saboroso bolo para a comemoração, que lhe foi presenteado. Português de Trás-os-Montes, veio para Londrina, a convite do arcebispo dom Geraldo Majela Agnello. O padre Manoel Joaquim percorreu o Caminho de Santiago de Compostela e publicou livro a respeito, com suas anotações e reflexões.

O Dia do Pediatra na AML

A folhinha registra para o próximo dia 27 a data oficial do médico pediatra. A Associação Médica de Londrina, presidida por Beatriz Tamura, festejará esse dia amanhã, 26, a partir das 19 horas, em sua sede. Será exibido o premiado filme “O quarto de Jack”, que em seguida terá comentários do médico psiquiatra Marcelo Castro. Com debate e reflexão a respeito da “mãe, o mundo, e o desenvolvimento emocional da criança à luz da psicanálise”. Os pediatras e outros interessados não devem perder. A cidade e região precisam cada vez mais de pediatras com a melhor formação e atualização possível, para que continuem salvando crianças.

Feira de adoção

No próximo sábado, dia 27, haverá nova feira para adoção de cães e gatos, entre as 10 e 17 horas, na área externa do Shopping Quintino. O evento é da Associação Amigo Bicho. Para abraçar esta causa, é só levar documentos pessoais e adotar um deles.

Especialista em direito médico

Imagem ilustrativa da imagem Dez mil fraldas para o Hospital do Câncer de Londrina
| Foto: Divulgação

Franciane Campos é advogada, especialista em direito médico, e atua na defesa dos profissionais de saúde. Faz parte de uma equipe de Lindrina que assumiu a tarefa de elaborar o projeto de lei a cerca da implementaçao dos cuidados paliativos na rede municipal de saúde e a pedido do prefeito Marcelo Belinati. Trata-se de um time que vem lutando pela implementação integral da assistência. Ela diz o seguinte: “Cuidados paliativos têm relação com a vidas, com a dignidade, sendo direito básico assegurado pela Constituição Federal”. A equipe tem se mobilizado para disseminar assuntos ligados aos cuidados paliativos e as diretivas antecipadas de vontade

Iniciação científica

Está programado para o período entre 16 e 19 de setembro, no Inesul, a sua XIII Mostra de Iniciação Científica. Tratará do tema “Novas tendências da educação na contemporaneidade”. A garantia dos direitos humanos na promoção do respeito à diversidade. Mais detalhes pelos telefones 3379-2068 e 3379-2005.

Ratinho em Arapongas

O governador Carlos Massa Ratinho Junior estará hoje em Arapongas, para a inauguração do pronto atendimento 24 horas, uma creche para 250 crianças e liberando recursos para municípios da região. A cerimônia será no Centro de Saúde Jaime de Lima, que fica na Vila Industrial, na rua Juriti, 484.

Torneio de Sinuca

Imagem ilustrativa da imagem Dez mil fraldas para o Hospital do Câncer de Londrina
| Foto: Divulgação

Com a participação dos 32 principais sinuquistas do Norte do Paraná, aconteceu em Londrina, no último final de semana, na sede da Ases - Associação de Sinuca Esportiva, o 1º Torneio Individual de Sinuca Regra Inglesa Six Reds, onde prevaleceu a performance fantástica dos finalistas Odair e Michel Lucas (atletas da Ases), Vaca e Reginaldo (atletas da Exactus). Eládio Vaca sagrou-se campeão, com Reginaldo em segundo lugar. Odair ficou em terceiro e Michel Lucas na quarta colocação. O capricho da organização e recepção deram o tom especial do espetáculo esportivo. Na foto, a partir da esquerda, Michel Lucas, Odair, Reginaldo e Eladio Vaca.

.

Pescando no Panamá

Imagem ilustrativa da imagem Dez mil fraldas para o Hospital do Câncer de Londrina
| Foto: Divulgação

O sempre entusiasmado maior padrinho dos pescadores esportivos é o londrinense Mário Takahashi. Novamente ele esteve acompanhando grupo de empresários que foram pescar no Panamá. O local escolhido foi o Paradise Fishing Lodge, na Província de Chiriqui, distante 450 quilômetros da capital que é a Cidade do Panamá. Para surpresa deles, o Lodge, como o nome diz, é paradisíaco, com bela estrutura, serviços de alta qualidade e ótima equipe de trabalho para o atendimento. A pescaria foi um show à parte, com as aplaudidas fisgadas de caranha vermelha, apanhada por Gustavo e Vitório, muitos dourados, e atuns, como o da foto com o próprio Mário. O Oceano Pacífico é piscoso o ano todo e tem atraído pescadores do mundo todo, notadamente norte-americanos e canadenses. É mais uma oportunidade de pesca que surge – o Panamá – para os aficionados desse esporte que faz sempre muitos amigos.

As meninas da rua de cima

É o título do show de Tonho Costa, que será apresentado no Menina Bar, amanhã, dia 26, às 22h30, com couvert a R$ 12 apenas. As Meninas da rua de cima, o título do evento, terá no repertório músicas dele mesmo, e com a banda apresentando também canções de Michael Jackson, Stevie Wonder, Tim Maia, James Brown e Kool and the Gang. Acompanham o cantor Tonho Costa os músicos André Gião, Allyson Kalil, Rafael Menezes e Robson Ganeo.

***

Para o leitor Sandoval Mota de Jesus: Concordo plenamente com você, que a idade mínima exigida para ser candidato à presidência da República deveria ser 35 anos completos. O que o presidente Bolsonaro disse para o menino rolandense foi uma brincadeira carinhosa. De fato, o garoto em 2040 teria apenas pouco mais de 20 anos. Mas poderia ser candidato a vereador e a deputado.

Posse prestigiada

Imagem ilustrativa da imagem Dez mil fraldas para o Hospital do Câncer de Londrina
| Foto: Carmelindo Dias/Divulgação

Foi muito prestigiada a festividade de posse da nova diretoria do Rotary Club de Londrina Sul. Estão na foto o ex-presidente da agremiação, Edelcir Junior, com o novo presidente da agremiação, Bruno Cardial.