A empresária Rosana Belo (foto), diretora da Móveis Belo, destaque entre as indústrias de mobiliário para escritório do país, é assídua frequentadora do Tayayá e escolheu o hotel como reduto de descanso e lazer. Ela aparece “tayayando” em um belo dia de sol. Famoso entre os frequentadores do resort, o termo “tayayando” ganhou destaque nas redes sociais sempre acompanhado de fotos e momentos incríveis no local.

Imagem ilustrativa da imagem Descanso e lazer de empresária
| Foto: Divulgação

Dona Rosalina visitou várias

vezes Dom Pedro I em Queluz

A dinâmica professora Rosalina Franciscon, presidente do Iles, onde realiza trabalho magnífico, sempre que pode viajar com a família, indo a Portugal, não deixa de visitar o túmulo de Dom Pedro I, no Palácio de Queluz, onde ele foi sepultado. Quem foi sepultado em Paris, lembrou dona Rosalina, foi Dom Pedro II, corrigindo nossa informação. Curiosamente, lembra ela, que adora história, dom Pedro I morreu na mesma cama em que ele nasceu no Palácio de Queluz, e que está lá até hoje.

O rolandense Elifas Andreatto

O produtor musical e artista plástico Elifas Andreatto, que nasceu em Rolândia, e há anos brilha no mundo das artes em São Paulo e no Brasil, cuidou do próximo CD de Paulinho da Viola, seu grande amigo, e que vai se chamar “Sempre se pode sonhar”, nome da primeira música. Na capa, um palco, com uma cadeira vazia e um violão. Paulinho da Viola gravou Nervos de Aço, que há anos, cantou em Londrina, em LP gravado em 1973, com capa de Elifas, amigão de Odair Chiquetto. Eis um trechinho de Nervos de Aço: “Você sabe o que é ter um amor, meu senhor; ter loucura por uma mulher; e depois encontrar esse amor, meu senhor; nos braços de um outro qualquer...!”

Quarto de milha

O Norte do Paraná é um dos principais centros de cavalos Quarto de Milha no Brasil, com criadores de destaque como Ilson Romanelli, que foi entrevistado no programa Caminhos do Campo, da RPC. A reportagem mostrou o trabalho de reprodução de animais desenvolvido no Centro de Melhoramento Genético (CMG) da UniFil, referência em coleta e congelamento de sêmen e embriões e inseminação. Cavalos e éguas Quarto de Milha, com premiações nacionais e internacionais, são levados para procedimentos no CMG, que também é campo de estágio para alunos de veterinária da universidade, como mostram as fotos.

Imagem ilustrativa da imagem Descanso e lazer de empresária
| Foto: Divulgação

As estagiárias Maria Vitoria Petruci, Amanda Vilela, Letícia Dalto e a professora Mariana Cosenza, coordenadora do Hospital Veterinário

Imagem ilustrativa da imagem Descanso e lazer de empresária
| Foto: Divulgação

Gerente Eduardo Sandoli, veterinária residente Luana de Santa, veterinário Pedro Victor Oliveira e Eleazar Ferreira Jr.

Pavilhão Internacional da Rural inteiramente repaginado

Visando melhor atendimento ao púbico e aos clientes do Parque Ney Braga, um melhor atendimento ao público e aos clientes do Parque Ney Braga, a diretoria da SRP entregou a reforma completa do Pavilhão Internacional Octávio Cesário Pereira. As reformas executadas foram: instalação de forro termoacústico de lã de rocha, iluminação de led, elevação do piso feito em concreto polido, instalação de 20 aparelhos de ar condicionado de 60.000 btu’s, 9 cortinas de ar, portas de entrada hoje são pivotantes em alumínio e com barras antipânico, assim como a porta de emergência. A porta de entrada principal com 4 metros de largura por 2,70 metros de altura. Os sanitários foram totalmente remodelados e foi construído um banheiro exclusivo para PNE. Nas entradas foram feitos marquises metálicas de 10 metros X4 metros com forro de madeira e iluminação de led. O salão interno possui área de 1670 m2 , que podem ser utilizados para diversos tipos de eventos, como shows privados, palestras, casamentos, férias, confraternizações, lançamentos, inclusive na área automobilística, podendo até mesmo sediar dois eventos simultâneos em função das atuais características do prédio. É possível receber até 1.600 pessoas em pé ou 1.300 sentadas, com mesas no salão. Também foi executada a reforma com ampliação da cozinha, que ficou totalmente azulejada, com instalação de central de gás, tomadas 110\220 V, portas de alumínio para acesso exclusivo ao salão e instalada 2 cortinas de ar. Hoje o espaço possui 75m2. Toda a reforma foi acompanhada pelos diretores da entidade, pelo engenheiro Adauto Quintanilha, diretor de obras, e pelo diretor administrativo financeiro, Moacir Sgarioni.

Premiado

Imagem ilustrativa da imagem Descanso e lazer de empresária
| Foto: Divulgação

Manoel Rocha Ribeiro (foto) foi o terceiro contemplado na Promoção Mês dos Pais do Armazém da Moda. A iniciativa foi um sucesso, com grande número de participantes. Manoel ficou muito feliz com o presente extra.

Cadeira de rodas nos prédios da cidade

Há uma lei municipal, de autoria do vereador Guilherme Belinati, que não estaria sendo obedecida, pelo que se comenta. Ela exige que todo prédio de apartamentos ou de escritórios tenha pelo menos uma cadeira de rodas para socorrer pessoas que venham a ter problemas de saúde. No prédio onde eu moro também não há. Se a Prefeitura fizesse uma fiscalização geral, concluiria que essa lei ficou naquela do “a lei, ora a lei....”

Está na hora de a Prefeitura escolher uma secretaria para cuidar desse assunto. Poderia ser a do Idoso, por exemplo. Imagine o leitor que mora no oitavo andar de um condomínio e uma pessoa da família fratura a perna! Ou uma outra tiver um enfarte! O que fazer se não tiver uma cadeira de rodas? Simplesmente a ambulância e os enfermeiros vão amarrá-la, com cordas, em uma maca para descer, em pé, e levá-la a um hospital de plantão. Mas como quase tudo fica para depois, a obrigatoriedade desse acessório necessário não deveria ser exigida por lei, e sim por atitude pessoal do síndico que é preocupado com seus vizinhos ou por solicitação do conselheiros de sua administração.

***

A médica Angelita Gama, 88 anos, referência nacional em cirurgia intestinal no Brasil, ficou 50 dias entubada, internada tratando da Covid-19. É católica, mas não frequenta igreja e acha que os padres estão ficando para trás. Já leu muito sobre religião e admite não ter chegado a uma conclusão. Mas quando internada, falou com ``Ele´´ e pediu para ficar viva! E voltou a trabalhar como médica. As amigas dizem que Angelita é vaidosa, é chique, é elegante e nasceu na Ilha de Marajó. Veio para São Paulo com 7 anos de idade. E nos hospitais de São Paulo foi rejeitada pelos homens médicos de sua área. Depois acabou dando aulas para os filhos deles.

Confraternização em família

Imagem ilustrativa da imagem Descanso e lazer de empresária
| Foto: Divulgação

Aproveitando o final de semana prolongado no resort Iberostar, na Praia do Forte, Fernanda com o filho Matheus e o pai, o médico londrinense Evaldir Bordin Filho. Momento de confraternização na famosa praia do litoral baiano.

***

A Reforma Administrativa é o melhor remédio para uma economia nacional mais saudável, diz a revista Veja em sua chamada de capa.

Planos de saúde

A crise econômica atual, com perda de empregos e de negócios, provocou a saída de 254.500 usuários de carteira de planos de saúde, entre os meses de abril e junho. De lá para cá, não se sabe o que mais ocorreu.

O pecado de Santa Cruz

Acusação pesada contra o advogado Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, em delação premiada de ex-dirigente da Fecomércio, Orlando Diniz, que teria colaborado, de maneira ilícita com 120 mil reais (seria contrato de fachada? ) para a campanha nas eleições que FSC, ligado ao PT, venceu na Ordem. Mas qualquer trabalho foi feito e o dinheiro foi pago. Assunto muito comentado ontem entre os advogados da cidade e região. Felipe Santa Cruz disse que nada fez de ilícito e que provará sua inocência. Aqui em Londrina, a diretoria da OAB local não apoia Santa Cruz na eleição dele, mas agora, dizem nos corredores da Ordem, tem apoiado algumas atitudes do presidente Felipe Santa Cruz. Mas esse ato de agora, já sendo muito criticado por integrantes da OAB.

A maior parte de drogas e

armas chega por navios

Impressionante o crescimento da quantidade de drogas apreendidas pela PF, PRF e PMP nas estradas do Paraná, procedentes do Paraguai e também da Bolívia. Mesmo com a fronteira com Ciudad del Este, Guairá e Puerto Juan Caballero fechadas pelo governo paraguaio, de lá para o lado brasileiro passam toneladas de tijolos de maconha, cocaína, que têm sido apreendidas ao lado de outras drogas e grande quantidade de armamento pesado. AS TVs mostram imagens, inclusive nas estradas de terra batida, em regiões rurais. Parece que com a Covid-19 o tráfico ficou mais criativo na tentativa de burlar a vigilância da segurança brasileira, que tem trabalhado muito. Por outro lado, é voz corrente entre a população em geral, que a maioria das drogas e armamento pesado deve chegar através de via marítima, notadamente de navios de grande porte. Aqui e em outros países também. Muitos acham que a fiscalização da Marinha no grande litoral brasileiro devia ser mais eficiente. Pouco se tem notícia de apreensões de containers considerados com carga suspeitas em portos do país.

Mulheres: vítimas, cada vez mais

Nas revistas em aeroportos como os de São Paulo, Rio ,Caracas, Lima, Miami, Cidade do México, Los Angeles, Nova York e etc., nota-se que aumenta a presença feminina na tentativa de levar drogas em malas de viagens para a Europa e países asiáticos, em troca das passagens e de dólares. Notadamente a cocaína, escondida de várias maneiras, preparadas, surpreendendo mesmo, pela astúcia e audácia, demonstrando que o tráfico tenta de todas as maneiras enganar as autoridades que fiscalizam o setor. Elas acabam presas e a maioria chora muito, porque dizem que entraram nessa de levar mercadorias desonestas, porque são pobres, têm filhos e mãe para cuidar, são separadas de maridos e precisam ganhar a vida. Ainda que nesse tipo de negócio perigoso e criminoso, de acordo com as leis internacionais.

***

A cantora Maria Rita completou ontem 43 anos. É filha da saudosa Elis Regina e do maestro César Camargo Mariano, que é natural aqui de Apucarana e brilhou na música em São Paulo, no Rio, e nos Estados Unidos.