O cidadão londrinense da foto fará 95 anos muito bem-vindos na próxima segunda-feira, dia 5. Figura conhecidíssima no Calçadão de Londrina, carinhosamente chamado por muitos como Mineiro do "Lepetti" ou Neblina, devido aos seus cabelos brancos, por outros conhecido como Demerval de Carvalho, é o caixeiro viajante mais antigo de Londrina. Ele tem uma disposição e saúde de dar inveja, dizem os amigos, que elogiam também seu sorriso que encanta, sua alegria incomum e uma imensa vontade de viver, seu Demerval é sinônimo de que envelhecer dessa forma vale a pena.

Imagem ilustrativa da imagem Demerval comemora 95 anos de idade
| Foto: Divulgação

Acil pretende reunir na terça-feira os candidatos a prefeito da cidade

Na próxima terça-feira, dia 6, a partir das 18h30, a Acil realizará o encontro “Sua excelência o eleitor: os compromissos dos candidatos com o desenvolvimento econômico de Londrina”. Os 10 candidatos que concorrem à cadeira do Executivo receberam o convite para a sabatina e confirmaram a participação. Para atender os protocolos estabelecidos pelos órgãos de Saúde devido à pandemia da Covid-19, o evento ocorrerá em formato digital. Cada candidato estará em seu próprio endereço e a transmissão será através do Canal do Youtube Acil Londrina. Os postulantes ao cargo de prefeito discorrerão sobre uma pauta de interesse comum do setor produtivo de Londrina. Os questionamentos serão sobre a atuação do próximo prefeito em questões como desenvolvimento, plano diretor e desburocratização.

***

Estão aniversariando hoje: a sra. Tana Agudo Romão, que chega aos 93 anos. É esposa do promotor Jacy de Carvalho Mendonça; a professora Elsa Pessoa Pullin; a jornalista Raquel Rodrigues e Paulo Roberto Bueno, que é dentisa.

***

No domingo, dia 4, festejarão aniversário: Eden Dal Molim, Cristina Jabur, Nádia Sorace, Maisa Ferrante e Cintia Aoki.

***

No dia 5, segunda-feira, os abraços serão para Sérgio Vianna, cirurgião plástico, o ex-deputado federal Eduardo Sciarra, Ernani Fuganti Luppi e Ana Lucia Arruda dos Santos Silveira, esposa do ex-deputado Alex Canziani e mãe da deputada federal Luiza Silveia Canziani.

PATRIARCA DA FAMÍLIA OBARA

Neste domingo comemora aniversário o patriarca da família Obara, senhor Tadashi Obara, fundador da rede de Supermercados MUSAMAR. Como destacam amigos e familiares, trata-se de “um homem íntegro, forte, perspicaz, trabalhador, alegre, inteligente, dedicado, obstinado, de boa conversa, de bom coração, enfim, um homem exemplar”. Na foto, está com sua esposa Regina Obara, grande companheira dele. Um brinde ao empresário Tadashi Obara. A comemoração será com a família.

Imagem ilustrativa da imagem Demerval comemora 95 anos de idade
| Foto: Divulgação

A Festa da Padroeira em Londrina

Os preparativos para a festa da Padroeira do Brasil, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, estão “a todo vapor”. Neste ano, por conta de todas as restrições provocadas pela pandemia do coronavírus, as celebrações e missas serão diferentes, realizadas para um público reduzido. Entretanto, o santuário montou uma estrutura para poder transmitir todos os eventos pela internet. Além disso, a missa das 18h do dia 12 de outubro, será celebrada pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, será transmitida pela TV Evangelizar, rede brasileira de televisão sediada em Curitiba, pertencente à Associação Evangelizar é Preciso, do padre Reginaldo Manzotti.

***

Entre amigos no café Vila Rica: “A diferença para saber se o cara é pobre ou rico é só perguntar se ele conhece marzipã. Se responder que não conhece nem mandiopã, então é pobre mesmo...

Armazém vai sortear uma bela bicicleta por semana

Outubro é o mês da alegria, bem representado pelas crianças, que são o motivo da comemoração. Para prestigiar a garotada, o Armazém da Moda vai sortear uma bicicleta por semana. E a ação é gratuita. Basta preencher o cupom, depositar na urna e torcer. Já está valendo! É só participar.

FÉRIAS NO TAYAYÁ

A empresária fashionista Renata Chineze (foto), proprietária de uma das lojas multimarcas femininas mais famosas e tradicionais de Londrina, a M. Fleury, esteve recentemente tirando férias no Tayayá ao lado do marido Ronaldo Chineze, que comanda o Buffet Planalto, um dos mais renomados do país. O resort tem sido reduto escolhido por muitos londrinenses para sair da rotina e em breve terá parte do seu complexo de piscinas externas aquecido.

Imagem ilustrativa da imagem Demerval comemora 95 anos de idade
| Foto: Divulgação

Álbum do Brasileiro

Chegou à Banca Flamengo, no Mercado Shangri-lá, o álbum e as figurinhas dos times que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A. João Medeiros, cônsul do Flamengo em Londrina e região, disse que o álbum está muito bonito. Os colecionadores vão gostar. Domingo, agora, já é esperado a garotada com seus pais, mães, irmãos, tios, avós e etc. É uma festa. Mas todos com máscara, por favor.

Frank Silva

Maringá e amigos de Londrina e outros cidades do Paraná continuam lamentando o falecimento do veterano jornalista Frank Silva, a quem os maringaenses têm gratidão pelo que fez pela cidade-canção. Foi um jornalista e depois dono do jornal, sempre trabalhando com muita dedicação por sua empresa e por Maringá. Frank Silva ainda será nome de rua importante ou de alguma praça maringaense. Me lembro dele, ainda nos anos 66-67, quando só havia a TV Coroados e ele vinha de Maringá, duas vezes por semana, tarde da noite, para divulgar as notícias e os eventos da cidade-canção. Que Deus o tenha.

LEILÃO DEZ MARCAS

Os pecuaristas José Moacir Turquino e Alexandre Turquino (foto) promovem, dia 16 de outubro, a partir das 14 horas, mais uma edição do Leilão Dez Marcas. Com transmissão pelo Canal Rural, o remate virtual oferta 2 mil animais de grande qualidade que foram filmados no Paraná. Todos os lotes são apartados. O evento será realizado no momento em que a pecuária está super aquecida, com a arroba do boi subindo (em torno de R$245 )

Imagem ilustrativa da imagem Demerval comemora 95 anos de idade
| Foto: Divulgação

Maxi no esforço mundial pelo bem-estar na educação global

Os alunos do Colégio Maxi juntaram-se a mais de 55.000 crianças e jovens de todo o mundo, para chamar a atenção ao papel vital do bem-estar físico e mental na educação. A Covid-19 colocou o bem-estar de crianças e jovens sob os holofotes de forma mais evidente do que nunca. No último 25 de setembro, o Maxi interrompeu o seu currículo, para celebrar o Dia Mundial do Bem-estar − evento global liderado pela Cognita, o grupo de mais de 75 escolas do qual o Colégio Maxi é membro. O dia de atividades e aprendizado teve como objetivo expandir a compreensão dos alunos e dos pais sobre o bem-estar em um momento no qual a Covid-19 tem impactado todos os aspectos da vida. Débora Durães, diretora pedagógica do Colégio Maxi, explica: “A incerteza causada pela Covid tornou necessário que a nossa escola adaptasse o seu modelo de aprendizado nos últimos seis meses. A expectativa é que essa situação continue − e isso torna o nosso foco prioritário no bem-estar duplamente importante”. O Dia Mundial do Bem-estar no Maxi envolveu várias atividades, entre elas rodas de conversa, ginástica, alongamento, culinária, game e muito movimento.

HOMENS & MULHERES DO ANO

O advogado André Carlos Toledo Cunha será um dos homenageados da próxima edição do livro HOMENS & MULHERES DO ANO 2020, da Mondo Editora - Profissionais Prime, que há 25 anos registra a trajetória de gente de sucesso de Londrina. O livro tem lançamento previsto para o primeiro semestre do próximo ano e deverá ser realizado em um teatro da cidade, fechado exclusivamente para o evento e com cobertura televisiva. Na foto, André Cunha com Mario Barbosa, conceituado advogado criminalista que já foi homenageado várias vezes pelo Profissionais do Ano e, como ele enfatiza, dá aval ao novo ao novo homenageado.

Imagem ilustrativa da imagem Demerval comemora 95 anos de idade
| Foto: Divulgação

PARA O NATAL E O RÉVEILLON

Os irmãos Milton e Antônio Furuta, que desde 1968 estão com seus comércios no Mercado Municipal do Shangri-lá, quando atenderam à solicitação do então prefeito José Hosken de Novaes, que os encontrou na feira livre, para que investissem nesse local, em benefício da população da cidade, são, hoje em dia pontos de referência da cidade, constituindo-se mesmo em atração turística para visitantes que para lá são levados por londrinenses. Milton Furuta já planeja os assados que irá oferecer para o Natal e o Réveillon, como vem fazendo nos últimos anos. São dias que ele, sua família e staff não dormem para atender às solicitações, inclusive de última hora. Antônio Furuta, por seu lado, já providencia as atrações natalinas como os vinhos especiais, bacalhau da Noruega, panetones importados, nacionais, champanhes, frutas natalinas e etc. O mercado Shangri-lá, graças a eles e outros, é uma tranquilidade para muitos clientes, também com as belas cestas de Natal.

Imagem ilustrativa da imagem Demerval comemora 95 anos de idade
| Foto: Divulgação

Ricardo Pazzanese

Faleceu em Londrina o produtor rural Ricardo Pazzanese, vítima da Covid-19. Era casado com Vera Egger, sempre elogiada por ele. Ricardo estava com 74 anos e já era safenado. Que Deus lhe dê muita paz.

***

Amigos do médico Nelson Pimpão torcem para que ele se recupere logo da ameaça da Covid. Está de quarentena em sua casa. Saúde e que Jesus te proteja.

***

Moradores e vizinhos do edifício Dom João VI, na rua prefeito Hugo Cabral, levaram grande susto, com a movimentação do Gaeco e da Polícia Federal em torno de uma pessoa dali, morador conhecido do prédio, que estaria sob acusação de envolvimento em algum ato ilícito ou crime contra o patrimônio público nacional.

Bolsonaro

Como será o STF com Cássio Marques indicado agora pelo presidente Jair Bolsonaro para o lugar de Celso Mello? O presidente da República levou o seu indicado para a casa de Gilmar Mendes. Com ele, o ministro da Comunicação e o presidente do Senado, nordestinos, que botaram na cabeça de Bolsonaro que a região merece um representante no Supremo. Vai depender agora da aprovação do nome ou não pelos 41 votos necessários no Senado Federal.

O senador Ciro Nogueira foi quem indicou Cassio Marques para o presidente. O mesmo que indicou o amigo para Dilma Roussef levá-lo para o STF, o tribunal de onde está vindo. O presidente da OAB apoiou o nome. Esse Cássio Marques é aquele que anulou a decisão de uma juíza que mandou cancelar (na primeira instância) a compra de quilos de camarões e lagostas para os banquetes com presidente Temer... Estou achando que Bolsonaro vai acabar chutando o pênalti na trave!