Desde garoto, em Tupã (SP), onde seu pai tinha farmácia, o hoje famoso cardiologista Luís Carlos Miguita, fundador e diretor do Centro do Coração, já estava às voltas com a saúde das pessoas, entregando remédios e aprendendo a dar injeções musculares. Não deu outra: em 1973, formou-se médico pela Universidade Estadual de Londrina. Casou-se com a pediatra Kesae e aqui ficaram. O casal teve dois filhos e uma filha, tendo os três decididos ingressar na mesma área de saúde dos pais. Dois médicos e uma dentista. Os médicos Luís Carlos Miguita Jr. e Marco César Miguita estão na foto ladeando o pai e grande incentivador deles, tanto nos estudos como no amor à natação. Junior tornou-se um dos mais respeitados ecocardiografistas da cardiologia brasileira e um dos diretores do laboratório Ecocardio. Marco César, o Marcão, como é carinhosamente chamado pelos amigos e clientes, é um craque no trabalho da cardiologia intervencionista nos hospitais Evangélico e Santa Casa. O pai, Luís Carlos Miguita, foi diretor da Acel, sugeriu a criação da Secretaria Municipal do Idoso em 2001 e foi convidado pelo prefeito Antônio Belinati para ser seu primeiro titular. Miguita foi médico do Londrina há anos. Ainda hoje atende ao setor de cardiologia do Tubarão. Foi também criador e sócio inicial do Londrina Golf Club e do Royal Golf Residence, onde sempre promoveu vários e concorridos torneios desse esporte. Miguita é Cidadão Honorário de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Dedicação à cardiologia
| Foto: Divulgação

Eles & elas: aniversariando

Festejaram aniversários ontem Adolfo Turquino, que é produtor rural e casado com Márcia Sahão; a professora Vera Regina Salinet de Mello, que foi da seleção de voleibol de Londrina; a advogada trabalhista Maria Helena Antunes Bilhão, Neusa Tiemi e a bonita Geórgia Paim Góes.

***

No último domingo, dia 9, os abraços foram para Rosana Khater Pontes; para o médico Newton Leopoldo Câmara Fiho; e para Marina Gonçalves Silveira, londrinense que passou a residir em Curitiba.

***

Hoje estão aniversariando Marilena Fróes, esposa do produtor de sementes agrícolas Geraldo Fróes, que foi um dos que sempre lutou contra as invasões de terras, com inteira razão; e Gustavo Ferraz, de Mirante do Paranapanema, onde teve a fazenda produtiva de seu tio invadia pelos “sem-terra”.

***

Amanhã dia 12, é manhã de festa com bolo e muitos cumprimentos para Cloara Pinheiro, a apresentadora do programa de atrações femininas do SBT, que é o de mais tempo no ar e de maior sucesso entre as emissoras locais.

***

Amanhã ainda aniversariam Philadelpho Garcia Filho, Cícero Negro, Silvana Machado e Guaraci Azevedo Junior, de Presidente Wenceslau, onde vi jogar, um certo domingo, o Baianinho, do Corinthians daquela cidade contra o anastaciano XV de Novembro. O cara tinha chute tão forte como do famoso Jair Rosa Pinto, do Palmeiras. Uma vez rachou a trave e outra duas furou as redes. Está vivo até hoje. É amigo dos primos do fazendeiro londrinense Celso Marconi.

***

Na próxima quinta-feira, estarão comemorando aniversário o desembargador Sérgio Murilo Lemos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Paraná, que é londrinense e genro de Gerson Gonçalves, produtor rural e ex-governador do Rotary. E também a executiva Maria Bortoni, que é figura de proa na universidade que a filha dela dirige na cidade de San digo, no sul da Califórnia, onde vive atualmente em uma bela residência. Tem várias amigas em Londrina e certamente receberá muitos abraços.

Rotary Internacional

Imagem ilustrativa da imagem Dedicação à cardiologia
| Foto: Divulgação

O reconhecido rotariano Gerson Gonçalves informa à Coluna que o Rotary International elegeu, dias atrás, a canadense de Ontário Jennifener Jones para presidir a entidade no ano de 2022/20023. Ela é atualmente curadora da Fundação Rotária e já exerceu a vice-presidência do Rotary International. Jennifener também é CEO da Midia Street Productios INC – uma produtora de televisão. ”No ano passado , tive o privilégio de entrevistá-la pessoalmente em Evanston e impressionou sua simpatia e conhecimento da organização. Há muito esperávamos a eleição de uma mulher, visto que em 1989 o Conselho de Legislação do Rotary aprovou a admissão delas na entidade. Hoje temos cerca de 200 mil rotarianas”, conta Gerson.

Bispos da região na Festa da Padroeira

A Festa da Padroeira no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina, neste ano, será diferente, mas não menos especial. Mesmo com uma série de restrições, as celebrações estão sendo preparadas com muito carinho e cuidado pela equipe do santuário. Algumas autoridades eclesiásticas já estão confirmando suas presenças. Além da participação do arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, este para a tradicional missa das 15h, já confirmaram presenças os bispos dom Manoel João Francisco, de Cornélio Procópio, e dom Antônio Braz Benevente, bispo de Jacarezinho. O 12 de outubro de 2020 será especial, um momento de muita fé e oração pelo Brasil.

Dia dos Pais

Imagem ilustrativa da imagem Dedicação à cardiologia
| Foto: Ronaldo Gomes - Divulgação

Em comemoração ao Dia dos Pais, Denilson Marchioli aceitou o convite para fotografar com o filho para loja Zurich (foto), pelas lentes de Ronaldo Gomes. O filho é o Gugu, digital influencer (@SELIGANO GUGU) e apresentador mirim do Face Tv na RTV de Londrina. Apesar de tímido, o pai gostou da experiência.

Encontro

Imagem ilustrativa da imagem Dedicação à cardiologia
| Foto: Divulgação

O advogado Moaci Mendes Leite com os filhos Ronald Santos Leite e Cristiane Santos Leite durante animado encontro no domingo, Dia dos Pais. O filho é servidor da Justiça Eleitoral e a filha, magistrada do Tribunal de Justiça do Paraná em Curitiba

Aniversário de 102 anos

Imagem ilustrativa da imagem Dedicação à cardiologia
| Foto: Divulgação

Moradora de Londrina , Amélia Gozzo Ortega Quesada completou, recentemente, 102 anos de vida. Na ocasião, recebeu o carinho e a homenagem dos familiares. Amélia nasceu em 1918. Parabéns por mais um ano de vida!

Esteve em Londrina

Aos 85 anos, vítima da Covid-19, faleceu em São Paulo, o publicitário e escritor Ênio Mainardi, pai do jornalista Diogo Mainardi, que vive com a família em Veneza, na Itália. Inteligente e criativo, Ênio Mainardi veio a Londrina, uma ou duas vezes, nos anos 80 e 90, para proferir palestras sobre publicidade. Foi considerado pela revista Visão como grande revelação do mundo da propaganda.

***

Domingo, no restaurante Maneco com Jaleco, onde esteve, entre outros londrinenses, o reverendo Osni Ferreira (que é sempre conversa inteligente), o comentário era de que Londrina poderá ter cerca de 300 candidatos à Câmara Municipal. Falou-se ainda que a renovação dos vereadores poderá ser no mínimo de 60 por cento.

***

Esta Coluna é lida diariamente pelo engenheiro Junker Grassioto, pelo médico Aparecido Pavan, pela professora Helena Gomes de Sá e por Luís Roberto Neme, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, grandes amigos da FOLHA DE LONDRINA.

***

A Eletrobras paga planos de saúde para seus 780 servidores e também para seus filhos, pais, mães cônjuges e até para ex-funcionários, diz o colunista Robson Boni. Uma estatal ótima para obter trabalho.