Ana Carolina Martinez Lopes e Fabrícia Martinez (foto) têm sangue pé vermelho, mas moram em Tangará da Serra, no estado do Mato Grosso. Fabrícia e Heitor Lopes, com a filha Ana Carolina, deixaram Londrina há três anos, para cuidar dos negócios da família naquela região. A propósito, Fabrícia Martinez sempre posta fotos no Facebook da Cachoeira Salto das Nuvens, no empreendimento turístico que fica dentro da fazenda da família. Ana Carolina e Fabrícia são também dois dos grandes amores dos londrinenses Branca Garcia e Waldyr Martinez Rossi.

Imagem ilustrativa da imagem De Tangará da Serra
| Foto: Divulgação

O médico que foi para o exílio com dom Pedro II tem tataraneto na cidade

O professor e diretor do Sinpro, Ricardo Prochet, escreveu para a Coluna: “Falando mais um pouco dos imperadores brasileiros, meu tataravô, o conde da Mota Maia, foi médico de Dom Pedro Il, partindo para o exílio em Paris com o amigo. O atestado de óbito do imperador foi assinado pelos doutores Charcot e pelo meu tataravô. A casa de meu tataravô, que é tombada pelo patrimônio histórico, chama-se Vila dos Bambus e fica exatamente em frente à catedral de Petrópolis, onde repousam os restos mortais do imperador, da imperatriz, assim como do conde d'Eu e da princesa Isabel”.

Tecnologias de Produção de Soja

A Embrapa Soja realizou o lançamento da publicação Tecnologias de Produção de Soja dias atrás. Em função da Pandemia, o evento foi virtual por meio de uma webnar, apresentada pelo chefe geral da instituição, doutor José Renato Bouças Farias. A publicação condensa as principais indicações e recomendações para a produção sustentável de soja, fruto de mais de 4 décadas de resultado de pesquisa. São 14 capítulos distribuídos em quase 350 páginas, com a participação de 47 autores de diferentes especialidades, regiões e instituições, liderados por 5 editores técnicos que são pesquisadores da Embrapa. A versão digital será disponibilizada de forma gratuita na página da entidade. Também haverá a versão impressa em parceria com a FAEP e o Senar que deve ser distribuída até o inicio do ano que vem. O lançamento ainda teve um painel com a participação do produtor rural Ricardo Ariole, Presidente da Câmara Setorial de Oleaginosas da CNA e do renomado pesquisador da Embrapa Soja César de Castro

APROVADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

O jovem Christian Tan Shibayama foi aprovado, recentemente, no vestibular de engenharia elétrica da UTFPR. Ele é filho da ortodontista Andrea H. Tan Shibayama e do dentista e major da Polícia Militar Reginaldo Shibayama. Quem também ficou muito feliz com a conquista do estudante, foi o dentista Francisco Tan , avô de Christian .

Imagem ilustrativa da imagem De Tangará da Serra
| Foto: Divulgação

***

Amigas na Cake by Milli, em mesas separadas, para colocar as novidades em dia e matar as saudades: Daniela Tomita, Débora Gonçalves, Cristina Barreto e Marlene Diniz Pereira.

***

O ruralista João Massaruti comemorou aniversário dia 17 último. É do conselho fiscal da Sociedade Rural do Paraná.

***

Ontem, comemorou aniversário o médico oncologista Antônio Amarante e Carlos Roberto Prieto, marceneiro aposentado.

***

Hoje estão aniversariando Antônio Francisco Chaves Neto, de Arapongas, Roberto Fernandes Filho e Daniela Franco Azevedo.

***

Na segunda-feira, dia 21, os abraços serão para Ana Cláudia Paiva, Márcia Gutierrez, Romulo Cesário Pereira e Diva Maria Bomtempo.

***

Mais aniversariantes deste sábado: Neusa Ferreira da Costa, que foi ótima funcionária do BB e está aposentada; Selma Roelis, que conhece muito sobre vinhos; o fazendeiro Manoel Alho da Silvas, que construiu vários prédios em Londrina; Cristiano Pitol e Homero Barbosa Neto, ex-prefeito da cidade.

***

Casam-se dia 27, em São Paulo, Helena Barbero e Felipe Pratti. A noiva é irmã de Luly Turquino, que são filhas de Márcia Reis, que foi Miss e Rainha do Café de Bela Vista do Paraíso.

***

Estão confirmadas as datas para os próximos leilões Dez Marcas: dia 16 de outubro, pelo Canal Rural, com o gado filmado no Paraná. No dia 27 de novembro, também pelo Canal Rural, com o gado do Mato Grosso do Sul, confirmou Alexandre Turquino. Entre os vendedores que estarão nos leilões, há nomes muito conhecidos como Brasílio Araujo Neto, Álvaro e Lavínia de Mello Peixoto, Paulo Horto, Durval Amaral e filhos e Guilherme Neme. Gado em alta, os leilões deverão der dos mais concorridos.

ASSOCIAÇÃO SAGRADA FAMÍLIA

A Associação Sagrada Família de Arapongas realiza importantes projetos sociais, como ações de prevenção, acompanhamento no tratamento e apoio para superação do câncer, dando suporte aos familiares dos pacientes. O deputado estadual Tercilio Turini foi conhecer mais detalhes deste trabalho e conversou com a presidente Vera Lúcia Membrive Casagrande e a voluntária Marilene Romero Grassano (foto). “Nos momentos difíceis da doença, faz muita diferença a pessoa receber carinho, atenção, apoio espiritual e orações. A fé é importante. As orações acalmam, confortam e revigoram”, comentou. Ele elogiou toda a equipe da Sagrada Família e se colocou à disposição para fortalecer a entidade.

Imagem ilustrativa da imagem De Tangará da Serra
| Foto: Divulgação

Prêmio Valor Inovação

Companhia com papel de destaque em uma das maiores holdings do agronegócio global, a Adama foi, mais uma vez, reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do País na categoria agronegócio no Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, conquistando a 2ª posição no ranking. O anúncio ocorreu quinta-feira, em cerimônia de premiação digital com transmissão ao vivo. Promovida pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Strategy & da PwC, a premiação avalia as empresas que mais investem em tecnologia e inovação em seus respectivos segmentos. Este ano, a pesquisa teve como tema Competências do Futuro. "Esta é a sexta edição do prêmio e estarmos novamente entre as empresas mais inovadoras do setor agro do Brasil pela quinta vez consecutiva é motivo de muito orgulho para a Adama. Nós nos preocupamos com os desafios que os agricultores enfrentam. Os escutamos de forma ativa e genuína, procurando entender suas necessidades e experiências, que vão muito além da proteção da lavoura, para então entregar as soluções adequadas. Apesar de sermos uma empresa de agroquímicos, entendemos que a agricultura precisa oferecer mais do que produtos de proteção de cultivos. Deve ofertar serviços e tecnologias digitais (AgTech) voltados para o incremento operacional e de produtividade, e estamos oferecendo há mais de 10 anos", destaca Roberson Marczak, gerente de Inovação da Adama Brasil.Em 2020, a empresa está desenvolvendo um forte trabalho com Adama AIR, tecnologia que elimina um dos maiores problemas enfrentados na pulverização aérea: a deriva. Causada por diversos motivos, ela afeta a qualidade da aplicação, provocando desperdício de produto e podendo resultar em contaminação ambiental. Também trouxe ao mercado uma nova versão do seu serviço de rede de estações meteorológicas: Adama Clima - conhecido nas propriedades rurais em pela sua precisão em previsões climáticas. Outra novidade é o APP Adama Pastagem. Pensado exclusivamente para o desenvolvimento dos pastos, possibilita que sejam identificadas as principais plantas daninhas que podem diminuir a produtividade da pastagem.

As frases engraçadas de Vicente Matheus

Para os corintianos sentirem mais saudades ainda do presidente Vicente Matheus, que por várias vezes comandou o Corinthians Paulista. Foi ele que em 1977 tirou o time dos 22 anos de espera por um título de campeão paulista. Espanhol, naturalizado brasileiro, trabalhava com material para a construção civil. O seu jeito de falar, o seu linguajar, concorria com as tiradas de Chacrinha, diziam os aficionados do futebol. Eis algumas de suas frases famosas: 1 – Vamos ganhar e vamos tomar umas Brahmas da Antártica! 2 – Jogar pelo empate é uma faca de dois legumes. 3 - Quem sai na chuva é pra se queimar. 4 – Tive uma infantilidade muito difícil! 5 - O difícil, meus amigos, não é fácil. 6 – Jogador tem que ser completo como pato, que é um bicho gramático e aquático. 7 – Minha gestação de oito anos foi a melhor que o Corinthians já teve. 8 – E vou mesmo é contratar aquele cara do Internacional, o Catanduva... Os jornalistas corrigiram: não seria o Caçapava? Era ele mesmo... 9 – O doutor Sócrates é imprestável e invendível!

NO CONGRESSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

A pandemia de coronavírus provocou o aumento do uso de medicamentos para depressão e ansiedade, que usados de forma associada podem causar danos aos pacientes. É o alerta da pesquisa da aluna do 5º ano de farmácia da UniFil, Fabíola Ribeiro Uzai (foto), apresentada no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. O trabalho de conclusão de curso sobre “Interações Medicamentosas Graves de Neurofármacos utilizados durante a pandemia de Covid-19” foi orientado por Fabiane Yuri Yamacita Borin, coordenadora da graduação. “Além da ameaça da doença, a pandemia trouxe graves reflexos como o desemprego, perda de renda, falta de perspectivas e muitas mudanças na vida das pessoas. O uso excessivo desses medicamentos traz o risco de reações adversas”, dizem aluna e professora da UniFil. Elas destacam que é atribuição do farmacêutico detectar problemas relacionados aos remédios.

Imagem ilustrativa da imagem De Tangará da Serra
| Foto: Divulgação

Simpósio de Direito e Tecnologia

O I Simpósio de Direito e Tecnologia da OAB-Londrina, promoção da comissão de Direito Digital, está marcado para os dias 22 e 23. Serão palestrantes Renato Leite Monteiro, CEO e Founder do Data Privacy Brasil; Samantha Mendes Longo, secretária geral da comissão de mediação do CF da OAB, e Antônio Evangelista de Souza Netto, coordenador na Escola da Magistratura do Paraná. As inscrições estão abertas na plataforma Sympla.

***

Na feijoada aos sábados, como hoje, no Maneco com Jaleco, há sempre a presença de amigos da casa, como o médico Hélio Celestino da Silva e esposa, ele um dos melhores alergistas da cidade e região.

JUNTO À NATUREZA

A cirurgiã-dentista e especialista em Ortodontia, Lorenna Guskuma, aproveita cada momento do seu primogênito Heitor (foto), entre consultas e a agitação profissional do dia a dia na clínica Maxillo Facial Center. Os dias de sol são muito convidativos para um passeio junto à natureza.

Imagem ilustrativa da imagem De Tangará da Serra
| Foto: Divulgação

San Genaro: fogo não o queimou

e os leões só lamberam seus pés

Hoje é Dia de San Genaro, para a colônia italiana de São Paulo, e de São Januário, para a torcida do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

Um homem-santo italiano, que nasceu perto de Nápoles, e, religioso, foi perseguido por inimigos tiranos no século 3. Tentaram queimá-lo em fogueira, mas o fogo não o atingia. Então o jogaram para os leões esfomeados, mas os animais, diz a lenda, apenas lamberam os seus pés. Então um carrasco o decapitou. Dizem que há duas ampolas com sangue dele em um setor especial no Vaticano.