Em vinda a Londrina na última quinta-feira (12) junto com a comitiva do governador Ratinho Junior (PSD) por conta da cerimônia de lançamento da antena 5G, o secretário estadual de Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, fez questão de visitar a FOLHA. Na conversa com o superintendente do Grupo Folha, José Nicolás Mejía, Debiasi reforçou a importância do papel dos veículos de comunicação como antídoto à disseminação de fake news, especialmente em um momento em que o governo estadual está à frente de ações que terão grande impacto na vida dos paranaenses, como a vacinação da população contra a Covid-19 e a definição do novo modelo de concessão de rodovias pedagiadas

Imagem ilustrativa da imagem Credibilidade na informação
| Foto: Isaac Fontana - FramePhoto - Folhapress

Iles chega aos 62 anos na segunda

O Instituto Londrinense de Educação de Surdos contabiliza 62 anos nesta segunda-feira, dia 16. Como se sabe, é uma instituição que presta atendimento, gratuitamente, aos deficientes auditivos através de sua Clínica Audiológica, e que passa por uma situação difícil. Está lutando para continuar de portas abertas e atendendo a cidade e região. Se puder, faça uma visita ao Iles, veja que trabalho notável vem realizando.

Grupo dos 30 se reencontra hoje

Neste sábado acontece o almoço de reencontro do Grupo dos 30 no Recanto Dá Licença. Como bem lembra Enio Sehn, o grupo ficou famoso por suas atividades principalmente no futebol. Foi fundado em 1974 e o requisito para participar era ter 30 ou mais anos.

Aniversário

A renomada advogada Rosângela Khater comemora aniversário neste sábado (dia 14). A comemoração será "in family", como informaram as amigas. Na foto, Fernanda Khater, Pedro Rodrigo Khater Fontes, Alexandra Mattar de Roque, Rosana Khater Fonte e Karina Khater Martins com a aniversariante

Imagem ilustrativa da imagem Credibilidade na informação
| Foto: Divulgação

Wilder Jacometi

Ex-proprietário do restaurante Alameda, no centro da cidade, o chef Wilder Jacometi passou a ficar em sua residência, se protegendo da pandemia. Agora, porém, voltou a trabalhar com a cozinha, sua paixão, na própria casa, preparando pratos típicos alemão e italiano, sopas e filés, para entrega a domicilio. O telefone de Wilder, que mora na Colina Verde, é o número 984040-500 para fazer sua solicitação.

Aniversariando

Estão comemorando aniversário hoje, dia 14, Vera Canziani Silveira, avó da deputada federal Luísa Canziani; o médico Sérgio Arruda Pacheco e Paulo Roberto Martini, de Curitiba.

**

No dia 15, domingo, aniversariam José Renato Fabreti, médico; Miguel Arcanjo Juliani, médico; Miguel Juliani Arcanjo; e Diva Maria Ribeiro Silva.

**

No dia 16, segunda-feira, os abraços serão para os aniversariantes Paulo Muniz, empresário de Londrina; e para Rodrigo Martinez, diretor da Rede CNT de Televisão, e que reside com a família em Curitiba. Dois amigos deste Colunista. Grande abraço a todos.

Futuro na psicologia

Aluna do último semestre da graduação em Psicologia, Isabela Cardoso (foto) já definiu os próximos passos para iniciar a vida profissional. Vai seguir na área organizacional e no atendimento em clínica. “Quero continuar colocando todos os ensinamentos em prática na sociedade, auxiliando na boa saúde psicológica e ajudando na compreensão das emoções”, afirma. Ela destaca a boa formação na UniFil, com toda atenção de professores, encaminhamento para estágios, estrutura profissional do Serviço de Psicologia e prestígio do curso

Imagem ilustrativa da imagem Credibilidade na informação
| Foto: Divulgação

Começou como pastelaria

Ronald Aguiar, o diretor da rede Coco Bambu, de restaurantes, começou com uma pastelaria em Fortaleza. A filial de Londrina também estará incluída na campanha de 20% de desconto, em seu prato mais solicitado: arroz de moqueca, camarão, batata palha e etc. Um prato dá para três pessoas. Foi o que Aguiar disse. Na sobremesa, cocada de cortesia. Não sei quem é o “top” da filial no Catuaí, mas já elogiaram o camarão pistola para a Coluna. Afrânio e Ronald são os donos e desejam chegar a 100 lojas o quanto antes. No ano passado, mesmo com a pandemia, tiveram 21 milhões de frequentadores da rede.

Na LondriPeixe

Para quem gosta de cozinhar em casa, camarões de todos os tamanhos, que chegam das melhores origens, é um dos sucessos da LondriPeixe, tanto na Leste-Oeste como na loja da avenida João Wyclif, da Gleba Palhano. São 22 anos de trabalho com peixes e frutos do mar de qualidade sempre elogiada.

Cursos para o servidor público

A Escola de Governo de Londrina firmou uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Economia do Brasil e referência em cursos o para qualificação do servidor público nas mais diferentes áreas. Entre estes projetos está previsto um seminário sobre Gestão Pública, que deve acontecer até 2022. A diretora da EGL, Andrea Belucci, contou que, para firmar a parceria, é necessário atender uma série de requisitos e Londrina atendeu a todos. A cidade é a primeira do Paraná a firmar parceria com a Enap. O secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani, foi quem fez toda a articulação para que a iniciativa fosse concretizada. Ele tratou do assunto com técnicos da pasta e com o presidente da Enap, Diogo Costa, com quem aparece na foto.

Imagem ilustrativa da imagem Credibilidade na informação
| Foto: Divulgação

Primeira corrida presencial espera até 600 participantes

Os aficionados por corridas de rua já podem se alegrar porque elas estão voltando. No dia 12 de setembro, Londrina terá a primeira corrida presencial pós-pandemia, organizada pelo Boulevard Shopping. A 2ª edição da Boulevard Run terá percursos de 5 e 10 km, com limite de participação de 600 atletas. As inscrições, 100% digitais, são pelo site www.boulevardrunlondrina.com.br. O evento terá uma série de medidas de prevenção contra a Covid-19, sendo obrigatória a utilização de máscaras, além de exigido o cumprimento das normas de segurança como distanciamento social. A largada no estacionamento do shopping será realizada em ondas com tempo de segurança entre uma e outra, e não será permitida a presença de público.

‘A OAB que eu quero’

No dia 11 de agosto foi lançado um movimento para as próximas eleições da OAB - subseção de Londrina, denominado “A OAB que eu quero”. Na foto, o pré-candidato a presidente Mário Barbosa, com o advogado Louriberto Gonçalves e sua esposa Miriam Gonçalves. O encontro teve o prestigio de grande número de advogados no Deck Bar

Imagem ilustrativa da imagem Credibilidade na informação
| Foto: Divulgação

Conversas entre amigos nesta pandemia

Eles se encontraram e entre um cafezinho e outro, a conversa fluiu sobre a nossa cidade querida, desejos de sua gente, obras londrinenses e etc. Em seguida, publicamos um bem apurado “resumão” do que disseram e opinaram:

“Londrina não foge à regra política. Se uns começaram uma obra e não terminaram, por que razão eu é que devo pagá-la e concluí-la? Ou ainda: eu cuido dos meus próprios projetos e não dos outros. Ainda que tenham pertinência com a nossa cidade. Caso da enorme estrutura em concreto armado, com enorme estacionamento no seu subsolo e ao lado do Shopping Boulevard e do recém-inaugurado viaduto ao lado da Rodoviária.

Sem falarmos que se encontra implantada num terreno público de área significativa e que pode complementar tal objeto. Não precisamos ter melhor conhecimento para constatarmos que toda aquela estrutura em concreto armado está se degradando a olhos vistos e os engenheiros da PML, responsáveis por esta visão técnica e pertinentes cuidados, nenhuma providência tomam.

Na verdade, seria ali o novo teatro municipal da cidade? Aparentemente, sim. Obra grandiosa e com enormes espaços e estacionamento para tanto. Anos atrás, o Rotary Club, através de um dos seus membros, cogitou de ali instalar um braço do Royal Ballet de Londres a exemplo da cidade de Joinville quanto ao Bolshoi de Moscou. Porém, o uso de sapatilhas não é o forte dos políticos locais e muito menos da população londrinense. Londrina está reanalisando seu novo Plano Diretor. No entanto, a discussão não é por esse caminho. Mas poderia sim, acudir, imediatamente, agora a onerosa recuperação, ou restauro, de toda aquela estrutura em concreto armado cuja umidade há muito tempo iniciou a oxidação e comprometimento daquela ferragem. Por consequência, toda a enorme estrutura em concreto armado.

Afinal, precisa o povo se preocupar com tal assunto se isto é da responsabilidade, ao menos , dos engenheiros da PML? Não existe nenhuma punição administrativa para tanto? Ao que se saiba faltaram recursos não só para pagar o já executado como também para prosseguimento da construção daquela enorme obra ou até mesmo para protegê-la adequadamente assim que a mesma se viu paralisada. Ao menos, preventivamente, por um determinado tempo. Tecnicamente, qual seria esse tempo? Ou, mais uma vez, isso é um problema afeto somente aos que conceberam tal obra?”

***

Pessoas que moram nos Jardins, em São Paulo, estão assustados com o número de assaltos e roubos de celulares e em plena luz do dia. Em menos de 48 horas, os criminosos levaram cerca 20 celulares.

***

Kathy Hochul, a vice que assumiu o governo do estado de Nova York, é feminista. Já deixou claro que vai nomear algumas mulheres inteligentes para auxiliá-la.

***

“Policial não deve trabalhar armado dentro do Detran”, disse um advogado londrinense, em bate-papo no café da OAB. Concordo. Onde há arma de fogo, há perigo de morte. Evitar é preciso.

Em 3 meses, 12,8 bilhões

O Carrefour (que tem grande loja em Londrina, “gêmeo” do Catuai ) e suas filiadas da venda por atacado, que são o Atacadão e o Macro, faturou 12,8 bilhões de reais, no segundo trimestre do ano passado.

***

O Senado Federal aprovou lei que suspende a tal “PROVA DE VIDA” exigida pelo INSS, para até o dia 31 de dezembro deste 2021. Acertou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1