A cooperativa Integrada, em parceria com a ADAMA, realizou em dezembro evento voltado a mulheres do agro, reunindo 120 pessoas, entre cooperadas, gestoras de propriedade rural, colaboradoras e parceiras, em Londrina. Com o nome Gestoras do Agro, o encontro teve o objetivo de proporcionar a troca de ideias e experiências, criar e estreitar relacionamento e oportunidade de benchmarking. “Para a Integrada, gerar esse vínculo e fidelização de mulheres cooperadas, esposas e filhas de associados bem como levar informações sobre agronegócio e gestão para cooperadas é primordial,”, reforça Ligia Savioli, analista de relacionamento da Integrada. Durante o encontro, foram ministradas palestras de temas diversos, desde painéis técnicos sobre o mercado de fertilizantes e práticas de manejo, até palestras com histórias inspiradoras, como das cooperadas da Integrada Cristiane Faiolla, Catarina Gallerani e Luciana Pagotti. Adriana Martello, coordenadora do curso de administração da PUC Paraná, falou sobre o papel da mulher na gestão de negócios; e Josi Martins, diretora de Pessoas e Cultura da ADAMA, falou sobre o tema Liderança e Cultura. “As mulheres foram protagonistas em mais esse evento e nós pudemos continuar colocando em prática nossa promessa de escutar e entender os desafios e práticas de mercado de quem está à frente do agronegócio nacional”, destaca Josi. As fotos são de Cristina Cardoso

Ligia Savioli, analista de relacionamento da Integrada
Ligia Savioli, analista de relacionamento da Integrada | Foto: Cristina Cardoso - Divulgação
Josi Martins, diretora de Pessoas e Cultura da ADAMA
Josi Martins, diretora de Pessoas e Cultura da ADAMA | Foto: Cristina Cardoso - Divulgação

Fui Motorista do Chico Anysio

Era o ano de 1966 e Antônio Euclides Sapia havia retornado a Londrina, depois de brilhar nas transmissões esportivas da Rádio Panamericana, de São Paulo, onde Pedro Luís era o líder das narrações do futebol, e já estava a algumas semanas com seu programa “Móveis Cimo em Sua Casa”, pela Televisão Coroados. (Pedro Luís Paolielo era primo do advogado londrinense Carlos Alberto Paolielo, falecido há alguns anos) Foi então que Sapia aproveitou a vinda à região de Chico Anysio, já humorista famoso, para tentar entrevistá-lo. Fazia programas nas TVs Tupi e Rio. Naquele dia, eu estava na Coroados, à noite, para fazer a publicidade da Maltaria e Cervejaria Londrina (depois Skol), que patrocinava a série “Os Intocáveis”. Antônio Euclides precisou participar de uma reunião com José Arrabal e Radi Franceschi, da direção da emissora, e pediu-me se eu poderia levar Chico Anysio para o Hotel São Jorge, onde estava. Com o maior prazer fui então motorista de Chico Anysio por quase uma hora. Bom de papo, sem ser arrogante em momento algum, Chico foi me perguntando sobre Londrina e a região. Quando saímos da Coroados, ele logo começou a cantarolar um dos sucessos do cantor Wilson Simonal, que já era amigo dele. Que dizia no começo “Cada negro que for, outro negro virá, luta com fé irmão...” Disse-lhe que era jornalista da FOLHA, ele perguntou se a circulação era boa, se era diário, se também pertencia ao grupo de Assis Chateaubriand, como a TV Coroados, e informei a ele que não. Que o dono deste jornal, era João Milanez, que veio a Londrina para comprar uma serraria, e acabou adquirindo a FOLHA dos dois primeiros fundadores. “Porra, que mudança!”, exclamou Chico. Dei algumas voltas com ele pelo centro, pela Avenida Higienópolis, pela Avenida Paraná, passamos pelo Cine Ouro Verde, que era a melhor sala do Estado, e Chico disse que gostava muito de café. Declarou que torcia pelo América, que havia sido campeão carioca três anos antes, mas vibrava muito com as jogadas de Mané Garrincha pelo Botafogo. Quando retornei à Redação, e contei ao pessoal que havia sido motorista do Chico Anysio, mostrando parte do que era a cidade, os colegas ficaram admirados. Um deles pediu: cadê a foto? Minha resposta: sou só repórter e nunca fotografei ou tive uma Roleiflex! Acreditem, se quiserem, no que vou contar...E foi isso. Dei carona para um cara legal, sobre quem me tornei durante anos grande admirador. Dificilmente teremos no Brasil um outro Chico Anysio!

Destaque na medicina

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativa Integrada e ADAMA reúnem 120 mulheres do agro
| Foto: Divulgação

O festejado casal de médicos Tamires Lukenczuk e Vinicius Hatanaka Dias nas comemorações de fim de ano. Ela é destacada ecocardiografista. Dr. Vinicius é cardiologista e vem se destacando à frente de equipe de cardiologia na Santa Casa de Londrina.

Conversa em Roma entre dois amigos

De uma correspondência atrasada, que só agora encontrei, o jornalista Wilson Silva, ex-FOLHA, recordava um encontro com o construtor Remo Veronesi, em Roma. Os dois já foram para o encontro com Deus, mas aqui vai o conselho que o ítalo-londrinense Remo deu a Wilson: “Aqui em Roma, se o carro alugado que você estiver dirigindo der uma pane e for parando, procure encostar logo e ligue para a locadora. Não abra o capô. Se fizer isso, imediatamente aparecem 5 ou 6 italianos dando palpites: manca di benzina, falta gasolina, é o carburador, que nada, é a bateria, tem vella falhando, catso! Não resolvem a pane, e falam, falam, falam e você quase enlouquece...”

Rumo ao ensino médio

A formatura do 9º ano do ensino fundamental II do Colégio Londrinense foi um momento de alegria e de passagem para o novo ciclo de educação. A partir de agora, alunos e alunas focam nos três anos de ensino médio, pensando na preparação para o futuro de conquistas nas principais universidades. “Parabéns aos formandos, pais e demais familiares, professores e todos que sempre acreditaram na excelência e tradição do Colégio Londrinense”, diz o staff desse tradicional estabelecimento de ensino.

Eunice Kobayashi Hagino, Nathan Hideyuki Ono e Ricardo Hidehito Ono
Eunice Kobayashi Hagino, Nathan Hideyuki Ono e Ricardo Hidehito Ono | Foto: Divulgação
Denise Helena e Júlio Brevilheri com o filho Lucas
Denise Helena e Júlio Brevilheri com o filho Lucas | Foto: Divulgação
Professor Murillo Bernardi Rodrigues, professora Katiucia Emerick e diretor Luciano Ferreira Maia
Professor Murillo Bernardi Rodrigues, professora Katiucia Emerick e diretor Luciano Ferreira Maia | Foto: Divulgação
Professor Estevão Gomes Junior, formanda Aline Sanches Garbosa e professora Clarissa Pires Garcia
Professor Estevão Gomes Junior, formanda Aline Sanches Garbosa e professora Clarissa Pires Garcia | Foto: Divulgação

****

O ENXADRISTA Hercilio Ermel Junior é o presidente do recém-criado Rotary Clube de Xadrez de Londrina. Tem de início 25 integrantes e 6 associados honorários. O Clube vai apoiar também os projetos do Instituto Memorial Hercílio Hermel.

****

UMA BOA AÇÃO para começar o ano novo é doar sangue para os hemocentros da cidade: o da rua Souza Naves, o IHEL, o Hemocentro do HU

Campeonato da Liga de Futsal

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativa Integrada e ADAMA reúnem 120 mulheres do agro
| Foto: Divulgação

Neto Santos, Jorge Luis Marcolino, diretor financeiro da Liga Metropolitana de Futsal de Londrina, e o presidente da entidade Marco Antônio Parazi no encerramento do campeonato do segundo semestre que teve a presença de mais 13 mil pessoas entre pais, amigos e 3 mil atletas (crianças e adolescentes). Foi disputado nas categorias sub 7, sub 9, sub 11, sub 13, sub15, sub 17 e sub 20 com equipes de Cambé, Rolândia, Arapongas, Ibiporã e Londrina. Nova edição do campeonato começa em março de 2024.

Carro na Garagem" - Resultado do Sorteio da E-Bike B09

A rede de Supermercados Santarém informa com grande satisfação à comunidade de Londrina e aos clientes do Supermercado Santarém sobre o aguardado sorteio da Bike B09, parte da campanha "Carro na Garagem". O evento será no dia 06 de janeiro, a partir das 11h, na Av. Saul Elkind, 4.080, Conjunto Parigot de Souza, na loja do Santarém, com transmissão ao vivo através do Instagram (@supermercados_santarem). “Convidamos a comunidade a se juntar a nós virtualmente e pessoalmente para compartilhar a emoção deste momento único. O período de participação abrange os participantes de 01/11/2023 a 31/12/2023, 20h59. Agradecemos a todos pela participação e engajamento. O ganhador da Bike B09 poderá retirá-la na loja Parigot, conforme mencionado no regulamento oficial, informa a direção. O Santarém expressa sua gratidão e reitera o compromisso de continuar promovendo eventos em parceria com a comunidade”, ressaltam os organizadores da promoção.

****

O ATOR Reynaldo Gianecchini construiu um centro de apoio para atender de bebês a idosos em Birigui, SP, sua cidade natal. Declarou: “Construí tudo com meu dinheiro, e conto agora com a ajuda de todos”. Parabéns a ele.

¨¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina