No dia 28 de setembro, o Papo Condominial Londrina realiza palestra com o consultor de segurança condominial de São Paulo Leandro Santos. Com consultoria em centenas de condomínios na capital paulista e já atuando em Londrina em diversos prédios, o consultor tem um serviço que envolve o teste operacional, onde faz a simulação de invasão. A cada 10 condomínios, ele garante que entra em 6. Leandro Santos vai esclarecer diversas questões para síndicos e administradores. Temas como a portaria remota é segura?, toda portaria remota entrega o mesmo resultado?, e como anda a segurança do seu condomínio? Será no Centro de Eventos do Shopping Aurora, a partir das 19h30. Inscrições pelo whatsapp 9 9996-0550. O evento será realizado de forma online e presencial, com um coquetel no final.

Imagem ilustrativa da imagem Consultor fala sobre segurança em condomínios
| Foto: Divulgação

O Brasil é o único país com nome de madeira

A Folhinha marca a data de ontem, 21, como o “Dia da Árvore”. Que se confunde com a chegada da primavera, que oficialmente começa hoje, 22. O nosso Brasil querido é o único país do planeta que tem o nome de sua madeira preferida, mais comentada: o Pau-Brasil, que foi oficialmente declarado a “Árvore Nacional”, por decreto do ex-presidente Jânio Quadros, isso em 1961. OS EUA se gabam de ter a sequoia, que são as maiores árvores do mundo, e sempre visitada em seus parques por turistas dos Estados Unidos e do mundo todo. ARAUCÁRIA é a árvore campeã do Sul do Brasil. No Paraná, ela já teve 50 metros de altura e cientistas afirmam que ela pode durar até 700 anos. O rolandense Odair Chiquetto é fã dela, porque realmente é uma produtora dos saborosos pinhões. Ele me contou que a palavra Curitiba vem da língua tupi-guarani, com o “Curi” significando “muito” e o “tiba” o mesmo que pinhão. Tanto que uma árvore de Araucária assinala o marco zero da capital paranaense.

MUITO ALTA. Odair me disse que as primeiras araucárias serviram de alimentos para os dinossauros de pescoço alto, os que eram vegetarianos.

OS JEQUITIBÁS são as árvores mais grossas (maior circunferência) do Brasil. A maior, com 16 metros, é necessário ter mais de 10 pessoas para abraçá-la. Estudiosos afirmam que é a mais antiga entre as árvores brasileiras.

Mentoria personalizada

Joana Panissa dará início a sua nova Mentoria Personalizada de Emagrecimento Consciente. Começa em outubro. São 4 semanas de encontros online, com dicas e conversas para ajudar as pessoas a mudarem seus hábitos e conseguirem conquistar seus objetivos ainda para esse verão, com todo apoio emocional, como salienta Joana. Quem quiser saber como participar entre no Instagram @nutrijoanapanissa. Vagas limitadas.

Imagem ilustrativa da imagem Consultor fala sobre segurança em condomínios
| Foto: Divulgação

Janis Gonzalez

Recebemos de Janis Gonzalez o seguinte comentário sobre a Coluna: “Adorei a sugestão acerca de vender pizza por fatia em algum local no centro. Nunca entendi o porquê de londrinenses não poderem comer pizza de dia” .

***

O doutor Fauze El Kadre faleceu em Londrina, aos 87 anos. Que Deus o tenha.

***

Hoje, na igreja Imaculada Conceição, às 18h30, a missa de sétimo dia pela alma da Joana Malucelli, muito querida pelos seus amigos e amigas.

***

Estão aniversariando hoje as amigas Vitória Sahão e Vanja Noronha Canziani, e Pedro Sperandio Lopes, Marisa Braga, Francisco Gomes e Maria Helena Oliveira Prado.

Aos 94 anos

O empresário Manoel Alho da Silva, ex-cônsul de Portugal em Londrina, chegou aos 94 anos cercado pelo carinho da esposa Dagmar, dos três filhos, netos e bisnetos. Na foto, ele com a filha Doris

Imagem ilustrativa da imagem Consultor fala sobre segurança em condomínios
| Foto: Divulgação

Coroados aos 58 anos

O Canal 3, TV Coroados, comemorou ontem seus 58 anos de vida. Foi inaugurada em Londrina no dia 21 de setembro de 1.963. Era uma emissora que integrava a Rede Tupi de Televisão, e tinha como diretor geral Ronald Stresser, também diretor da TV Paraná, de Curitiba. Os três primeiros contratados pela Coroados foram Antônio Belinati, que apresentava o Telenoticias Transparaná; Antonio Marcos, que comandava o Show Fuganti, e este Oswaldo Militão, que apresentou durante um ano e alguns meses o Atualidades Esportivas, de segunda à sexta-feira. Tudo ao vivo. Não havia vídeo-tape. A Coroados teve quatro donos, teve influência política nas negociações, e foi a primeira do interior do Paraná e a segunda do país, fora de algumas capitais. A todos que nela trabalharam e trabalham o nosso saudoso abraço de colega de profissão.

Passagens premiadas

O Grupo Viação Garcia-Brasil Sul lançou campanha de passagens gratuitas para fortalecer esse momento de retomada das viagens com o avanço da vacinação no país. Os clientes que adquirirem passagens nos pontos físicos de venda nas agências rodoviárias, pelo WhatsApp (43) 99193-7395 ou aplicativo da Viação Garcia, receberão um número da sorte para concorrer a prêmios. A apuração será realizada conforme sorteio da Loteria Federal em novembro. Serão três vencedores com premiação de um ano de passagens grátis para o primeiro colocado, oito meses para o segundo e quatro meses para o terceiro, em linhas operadas pelas empresas Viação Garcia, Brasil Sul e Princesa do Ivaí.

PIX: o Banco Central deve assumir a culpa

Deram “carta branca” para o presidente do Banco Central e ele permitiu que seus técnicos criassem essa arma, que facilita a vida dos bandidos, que assaltam, tomam o dinheiro que as pessoas possam ter, e alguns ainda assassinam os pobres brasileiros. O pior ainda: quem não tem o tal PIX, nem dinheiro no bolso, os bandidos batem e até matam, porque o coitado fez eles perderem tempo... E o presidente do BC não está sendo cobrado, como deveria, pelo presidente Bolsonaro, nem pelo Ministério Público Federal, nem pelo Congresso Nacional.

*******

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1