Cônsul interino do Japão visita a região de Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de agosto de 2021
Oswaldo Militão
Kazuu Wakaeda, cônsul geral interino do Japão em Curitiba, veio conhecer a região de Londrina e ter contato com os empresários nikkeis da cidade. A proveitosa reunião ocorreu no último dia 26. Na foto, Márcia Kobayashi, da St. James International School; Atushi Yoshii, da A. Yoshii; o cônsul geral do Japão, Kazuu Wakaeda; Hamilton Iranaga,da Nishi Power; o presidente da Câmara de Londrina, Jairo Tamura ; Ywao Miyamoto, da Sementes Mauá; e Arata Hara, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão

Bandidos causam terror na cidade de Araçatuba: explosivos e assassinatos que servem de alerta para Londrina
O pânico e o terror que moradores de Araçatuba, no interior paulista, passaram logo após a meia-noite até as seis horas da manhã de ontem foram causados por uma quadrilha formada por 30 criminosos, segundo a Polícia Militar. A quadrilha colocou explosivos em 40 pontos da cidade, para matar e ferir a população, a fim de que pudessem assaltar agências bancárias e quem encontrassem pela frente. Visaram roubar as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que receberam dinheiro para a região. Três pessoas de Araçatuba morreram, quatro ficaram seriamente feridas, e um rapaz teve os dedos dos pés e das mãos amputados, por explosivos, por onde ele passava de bicicleta. Levaram celulares, dinheiro, etc. o que encontraram. Uma quadrilha de 30 pessoas organizadas para roubar, matar e não ter problemas. Todos os bandidos de luvas, de rosto e cabeça cobertas e sem deixar pistas. A população de Araçatuba foi orientada pela PM e pela Prefeitura para não saírem de casa, pois corre o risco de ter explosivos em outros locais da cidade. Bandidos foram fotografados nos tetos e os capôs dos carros, mostrando suas armas. Este país está mesmo de “ponta cabeça”, disse o prefeito Borges (PSDB) da cidade. O coronel Álvaro Batista, secretário de Segurança de São Paulo, disse que “alguém passou informação preciosa sobre a quantidade do dinheiro que iria para Araçatuba para distribuir a agências da região”. Esta Coluna pensa que a Polícia Militar de Londrina e também a Polícia Civil precisam ficar sempre de antena ligada, pois disseram em Araçatuba que a quadrilha poderia ser a mesma que assaltou entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Os criminosos andam armados até os dentes, pois além de receber armas de traficantes, compram também por aqui, utilizando-se das determinações em vigor.
***
Araçatuba está de luto e pedindo socorro. Londrina e cidades da região precisam ficar sempre alertas, pedir que o Estado reforce os batalhões das PMs com armamentos e logística. A divisa entre o Paraná e o estado de São Paulo é grande, e precisa ser melhor policiada. Para isso, o secretário de Segurança precisa dizer o que está fazendo a respeito, ou se tem algum plano para aumentar “Inteligência” policial paranaense. Precisa reforçar o time atual, e atuar full-time. Que é que os criminosos fazem. “Dia e noite os marginais pensam em como roubar”, já disse um advogado criminalista a respeito. Cabe, portanto, Londrina ser cada vez melhor policiada, para que não se torne uma “nova Araçatuba, invadida, explodida, assaltada e com a população perdendo vidas e torturada” Vítimas do “Novo Cangaço”, que amedronta o país.
***
PS – O Banco Central precisa avisar a Polícia Militar toda vez que enviar dinheiro para agências do BB e da Caixa. Às vezes, os bandidos sabem primeiro que o gerente do banco...Ou teria havido interferência de hacker especial?
Bandidos fizeram barricadas e sabiam de cofre subterrâneo
Brasil atual: “Ouça pela internet o ataque a tiros dados por bandidos em Araçatuba.” Vai ouvir tiros de metralhadora semi-automática, de armas pesadas. Leitor de Ourinhos comenta que sua cidade e também Botucatu, ainda em SP, já foram assaltadas por quadrilhas organizadas. É o “Novo Cangaço”. Hoje em dia, bandidos estão usando carros blindados para evitar a reação da polícia local. Crianças chorando, assustados. Bandidos usaram drones para saber onde a polícia está. Em Araçatuba, duas moças que foram amarradas nos capôs dos carros estão hospitalizadas, apavoradas, tremendo até agora, chorando muito. O pai de uma delas viu um detonador em plena rua central de Araçatuba.
Comentário na cidade de Araçatuba: será que os gerentes das agências nada sabiam do dinheirão que iria chegar? Havia alguns milhões , e até dinheiro guardado no cofre “subterrâneo”, que abriram, e, portanto, tiveram informação privilegiada... Entenderam...
Homenagem no Honpar
O Honpar – Hospital Norte Paranaense de Arapongas - realizou uma cerimônia para o fechamento simbólico do Pronto-Socorro Covid e fez uma homenagem a todos os funcionários e corpo médico (foto). Com a redução no número de casos, o hospital passa a receber apenas pacientes já com o diagnóstico de internação. Durante 17 meses, o Honpar internou 3.114 casos suspeitos, sendo destes 2.422 com exame positivo. Apesar das perdas, 60% destes pacientes venceram a doença. Na homenagem os profissionais do Eixo Covid receberam um café especial e um certificado de reconhecimento por toda dedicação aos pacientes neste momento crítico. Também foram realizados um almoço e um jantar especial

Agosto começou com as mortes de Marilyn e Carmem e terminou com a Princesa Diana perdendo a vida
O Cangaço de Lampião e Maria Bonita era fruto de ex-empregados de sítios e fazendas que, por qualquer motivo, perdiam empregos. E alguns que estavam à margem da vida correta, trabalhadora. O “capitão” Virgulino passou a viver com Maria Bonita, exatamente em um mês de agosto, em homenagem à mãe dele, que a achou realmente “bonita”. O mês de agosto foi também conhecido nos anos 40, 50, 60 como “mês do cachorro louco”. Hoje em dia, os cães são vacinados, protegidos, cuidados, e há leis que os protegem. Mas há gente muito boa que nasceu no mês de agosto, que tivemos o prazer de divulgar seus nomes, entre os aniversariantes do mês.
E há também as tragédias humanas que ocorreram em vários agostos. Todas de gente famosa. Vamos começar pelo dia 5, dia e mês em que faleceram a fulgurante atriz Marilyn Monroe, por overdose, e a cantora Carmen Miranda, por problemas no coração.
O papa Paulo VI faleceu em 1978.
Em agosto de 1945, os Estados Unidos reagiram contra o Japão, bombardeando Hiroshima e Nagasaki, porque os nipônicos destruíram a armada deles no Havaí. Em agosto de 69, ocorreu a tragédia do satânico Charles Manson, em que a atriz Sharon State foi assassinada. Em 1974, no mês de agosto, o presidente Richard Nixon foi obrigado a renunciar ao mandato, no famoso escândalo de Watergate (nome do prédio onde era sede do partido Democrático) em Washington. Desci do táxi, parei em frente e não me deixaram visitar o local, porque precisava de “convite”... Em um dia 8 de agosto, (ou seria 26) faleceu o famoso compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, que “morreu por paixão”, disseram seus amigos. O poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido em Minas, amado pelo Brasil, com estátua no Rio, onde viveu também se foi no mês de agosto. Agosto perdeu o cantor Elvis Presley, o rei do Rock, bilionário, e que entrou na droga e não conseguiu sair, porque, dizem os amigos, faltou apoio da bela mulher que tinha, e que estava em outra paixão... E finalmente, em um dia 31, de agosto, aconteceu a morte da princesa Diana, que em Paris, fugiu do hotel, no carro com seu novo amor, um rico empresário de origem egípcia. Leitores e leitoras amigos: o que esperar de agosto de 2022? Novas emoções? Novas eleições?
Empório Gastronômico
O chef Alexandre Candido (Dida), do Empório Gastronômico, conta que a casa tem o objetivo de levar os clientes a uma experiência única de sabores com seus 182 produtos. Entre eles, os conhecidos antepastos, massa exclusivas, molhos artesanais, pães, bolos dos mais variados sabores, diversas opções de aperitivos e sobremesas. O chef Dida, com 16 anos de experiência no ramo, está recebendo a todos para conhecer o petit gateau, as empadas, feitas up-day (no dia), pelo Empório. Ainda destaca sua exclusividade, a crostata grande (foto), que acompanha com sucesso todos os tipos de recepções.

Aniversário de dez anos
Gugu Marchioli (foto) completou 10 anos neste domingo (dia 29). Apresentador mirim na cidade, iniciou na TV aos 7 anos e comanda o Ver Mais Kids na RIC RECORD, todos os sábados, às 13 horas. Também atua como modelo e digital influencer (@seliganogugu). A comemoração em dose dupla, dele e do irmão Gabriel, foi com os familiares no Pula Futrika.

Alice Ogawa
O Foto Clube de Londrina – FCL − lamenta profundamente a perda de Alice Ogawa (foto), mais uma vítima da Covid-19, esta praga que veio da Ásia. Ela faleceu no dia 28 último. Como descreve Lucinea Rezende: “Alice era dentista, considerada exímia em seu fazer, ministrou aulas na área odontológica e foi eleita diretora da Associação Odontológica de Londrina em março de 2011. Seu hobby era a fotografia e foi uma associada ao FCL bastante dedicada, estando sempre atenta à entidade e àquilo que precisava ser feito para sua melhoria contínua. Gostava de viajar e sempre voltava com belas imagens, muitas vezes expostas em mostras fotográficas e apresentadas em salões de fotografia. Alice participou de muitas ações sociais, onde a fotografia entrava como pretexto para ajudar a amenizar dores que afetam as pessoas. Nossas mentes e nossos corações precisam de um tempo, o tempo de luto, para convivermos com essa perda tão grande. À família e aos amigos, nosso abraço fraterno. O Foto Clube de Londrina agradece à família pelos relevantes serviços prestados pela Alice na comunidade londrinense”, concluiu Lucinea

***
A rede de Hotéis Slaviero assume amanhã o local onde até hoje funciona o Hotel Bristol. O restaurante Bella Itália permanece com o Slaviero, sob a mesma direção do chef Marco Antônio Assis.
Quanto pesa um milhão de dólares
Pergunta que leitores já fizeram: Quanto pesaria um milhão de dólares, em notas de 100 dólares. Segundo um ex-assessor cultural do consulado norte-americano, pesa de 900 gramas a um quilo! Agora, um milhão de dólares, em moedas, não sei. Quem sabia era aquele norte-americano do processo “O Estado vs. Larry Flint”, que levou vários sacos de moedas para pagar a multa ao juiz. Um filme excelente.
Renda média familiar
A renda média familiar do brasileiro, antes do coronavírus chegar, era de 40 mil reais. A renda média de uma família dos Estados Unidos é de 257 mil dólares! Compare e raciocine.
55% do valor do carro é imposto
O brasileiro tenta ser feliz, porque é antes de tudo é forte! Um carro popular não existe mais, porque o automóvel mais barato começa aos 65 mil reais no Brasil. Vejam bem: 55% do valor do carro é de impostos! Nos Estados Unidos é de 17% no máximo, no veículo mais caro.
Brasileiro é bonzinho: banaliza os aumentos
Psicologicamente escrevendo, parece que Brasil considera que “o carro ainda é supérfluo”. Aqui no Paraná, no Brasil todo, quase nunca cai o preço das coisas. O dólar sobe lá fora, aqui a gasolina também aumenta, sem maiores explicações das autoridades. O ministro da Economia sempre acha que o povo é PhD em Economia, como ele... Parece sim, o brasileiro se acostumou com isso e passa a achar os aumentos como normal. Absurdo: nós, brasileiros, banalizamos o aumento do álcool, da gasolina, do trigo, da energia elétrica, do carro, da mensalidade escolar e etc. Gasolina custando mais de um dólar o litro aqui no Brasil. A mensalidade em uma faculdade de medicina está pela hora da vida ou da morte? Nem sabemos ao certo o que significa esta expressão.
O que sabemos há anos é que o curso de medicina da UEL poderia ter o dobro de vagas, pelo menos. Mas essa situação também é banalizada pelos eleitores na escolha dos governantes e parlamentares e também pelo fato de quem elegeu o reitor são alunos, funcionários (e professores que são mais politizados), e etc, que estão na faculdade de qualquer curso para aprender.
Ford e Mercedes importando
A FORD saiu do Brasil porque não era mais rentável com a produção que tinha. Começou a importar seus veículos. Com 35% de impostos, segundo acordo com a União Europeia.
A MERCEDES, por sua vez, fechou uma fábrica e não quer mais produzir aqui. Vai continuar importando.
Desconfiados
Aqui no Brasil mudam as regras do jogo do fisco, e isso deixa empresários estrangeiros desconfiados de tudo.
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

