Kazuu Wakaeda, cônsul geral interino do Japão em Curitiba, veio conhecer a região de Londrina e ter contato com os empresários nikkeis da cidade. A proveitosa reunião ocorreu no último dia 26. Na foto, Márcia Kobayashi, da St. James International School; Atushi Yoshii, da A. Yoshii; o cônsul geral do Japão, Kazuu Wakaeda; Hamilton Iranaga,da Nishi Power; o presidente da Câmara de Londrina, Jairo Tamura ; Ywao Miyamoto, da Sementes Mauá; e Arata Hara, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão

Imagem ilustrativa da imagem Cônsul interino do Japão visita a região de Londrina
| Foto: Divulgação

Bandidos causam terror na cidade de Araçatuba: explosivos e assassinatos que servem de alerta para Londrina

O pânico e o terror que moradores de Araçatuba, no interior paulista, passaram logo após a meia-noite até as seis horas da manhã de ontem foram causados por uma quadrilha formada por 30 criminosos, segundo a Polícia Militar. A quadrilha colocou explosivos em 40 pontos da cidade, para matar e ferir a população, a fim de que pudessem assaltar agências bancárias e quem encontrassem pela frente. Visaram roubar as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que receberam dinheiro para a região. Três pessoas de Araçatuba morreram, quatro ficaram seriamente feridas, e um rapaz teve os dedos dos pés e das mãos amputados, por explosivos, por onde ele passava de bicicleta. Levaram celulares, dinheiro, etc. o que encontraram. Uma quadrilha de 30 pessoas organizadas para roubar, matar e não ter problemas. Todos os bandidos de luvas, de rosto e cabeça cobertas e sem deixar pistas. A população de Araçatuba foi orientada pela PM e pela Prefeitura para não saírem de casa, pois corre o risco de ter explosivos em outros locais da cidade. Bandidos foram fotografados nos tetos e os capôs dos carros, mostrando suas armas. Este país está mesmo de “ponta cabeça”, disse o prefeito Borges (PSDB) da cidade. O coronel Álvaro Batista, secretário de Segurança de São Paulo, disse que “alguém passou informação preciosa sobre a quantidade do dinheiro que iria para Araçatuba para distribuir a agências da região”. Esta Coluna pensa que a Polícia Militar de Londrina e também a Polícia Civil precisam ficar sempre de antena ligada, pois disseram em Araçatuba que a quadrilha poderia ser a mesma que assaltou entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Os criminosos andam armados até os dentes, pois além de receber armas de traficantes, compram também por aqui, utilizando-se das determinações em vigor.

***

Araçatuba está de luto e pedindo socorro. Londrina e cidades da região precisam ficar sempre alertas, pedir que o Estado reforce os batalhões das PMs com armamentos e logística. A divisa entre o Paraná e o estado de São Paulo é grande, e precisa ser melhor policiada. Para isso, o secretário de Segurança precisa dizer o que está fazendo a respeito, ou se tem algum plano para aumentar “Inteligência” policial paranaense. Precisa reforçar o time atual, e atuar full-time. Que é que os criminosos fazem. “Dia e noite os marginais pensam em como roubar”, já disse um advogado criminalista a respeito. Cabe, portanto, Londrina ser cada vez melhor policiada, para que não se torne uma “nova Araçatuba, invadida, explodida, assaltada e com a população perdendo vidas e torturada” Vítimas do “Novo Cangaço”, que amedronta o país.

***

PS – O Banco Central precisa avisar a Polícia Militar toda vez que enviar dinheiro para agências do BB e da Caixa. Às vezes, os bandidos sabem primeiro que o gerente do banco...Ou teria havido interferência de hacker especial?

Bandidos fizeram barricadas e sabiam de cofre subterrâneo

Brasil atual: “Ouça pela internet o ataque a tiros dados por bandidos em Araçatuba.” Vai ouvir tiros de metralhadora semi-automática, de armas pesadas. Leitor de Ourinhos comenta que sua cidade e também Botucatu, ainda em SP, já foram assaltadas por quadrilhas organizadas. É o “Novo Cangaço”. Hoje em dia, bandidos estão usando carros blindados para evitar a reação da polícia local. Crianças chorando, assustados. Bandidos usaram drones para saber onde a polícia está. Em Araçatuba, duas moças que foram amarradas nos capôs dos carros estão hospitalizadas, apavoradas, tremendo até agora, chorando muito. O pai de uma delas viu um detonador em plena rua central de Araçatuba.

Comentário na cidade de Araçatuba: será que os gerentes das agências nada sabiam do dinheirão que iria chegar? Havia alguns milhões , e até dinheiro guardado no cofre “subterrâneo”, que abriram, e, portanto, tiveram informação privilegiada... Entenderam...

Homenagem no Honpar

O Honpar – Hospital Norte Paranaense de Arapongas - realizou uma cerimônia para o fechamento simbólico do Pronto-Socorro Covid e fez uma homenagem a todos os funcionários e corpo médico (foto). Com a redução no número de casos, o hospital passa a receber apenas pacientes já com o diagnóstico de internação. Durante 17 meses, o Honpar internou 3.114 casos suspeitos, sendo destes 2.422 com exame positivo. Apesar das perdas, 60% destes pacientes venceram a doença. Na homenagem os profissionais do Eixo Covid receberam um café especial e um certificado de reconhecimento por toda dedicação aos pacientes neste momento crítico. Também foram realizados um almoço e um jantar especial

Imagem ilustrativa da imagem Cônsul interino do Japão visita a região de Londrina
| Foto: Divulgação

Agosto começou com as mortes de Marilyn e Carmem e terminou com a Princesa Diana perdendo a vida

O Cangaço de Lampião e Maria Bonita era fruto de ex-empregados de sítios e fazendas que, por qualquer motivo, perdiam empregos. E alguns que estavam à margem da vida correta, trabalhadora. O “capitão” Virgulino passou a viver com Maria Bonita, exatamente em um mês de agosto, em homenagem à mãe dele, que a achou realmente “bonita”. O mês de agosto foi também conhecido nos anos 40, 50, 60 como “mês do cachorro louco”. Hoje em dia, os cães são vacinados, protegidos, cuidados, e há leis que os protegem. Mas há gente muito boa que nasceu no mês de agosto, que tivemos o prazer de divulgar seus nomes, entre os aniversariantes do mês.

E há também as tragédias humanas que ocorreram em vários agostos. Todas de gente famosa. Vamos começar pelo dia 5, dia e mês em que faleceram a fulgurante atriz Marilyn Monroe, por overdose, e a cantora Carmen Miranda, por problemas no coração.

O papa Paulo VI faleceu em 1978.

Em agosto de 1945, os Estados Unidos reagiram contra o Japão, bombardeando Hiroshima e Nagasaki, porque os nipônicos destruíram a armada deles no Havaí. Em agosto de 69, ocorreu a tragédia do satânico Charles Manson, em que a atriz Sharon State foi assassinada. Em 1974, no mês de agosto, o presidente Richard Nixon foi obrigado a renunciar ao mandato, no famoso escândalo de Watergate (nome do prédio onde era sede do partido Democrático) em Washington. Desci do táxi, parei em frente e não me deixaram visitar o local, porque precisava de “convite”... Em um dia 8 de agosto, (ou seria 26) faleceu o famoso compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, que “morreu por paixão”, disseram seus amigos. O poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido em Minas, amado pelo Brasil, com estátua no Rio, onde viveu também se foi no mês de agosto. Agosto perdeu o cantor Elvis Presley, o rei do Rock, bilionário, e que entrou na droga e não conseguiu sair, porque, dizem os amigos, faltou apoio da bela mulher que tinha, e que estava em outra paixão... E finalmente, em um dia 31, de agosto, aconteceu a morte da princesa Diana, que em Paris, fugiu do hotel, no carro com seu novo amor, um rico empresário de origem egípcia. Leitores e leitoras amigos: o que esperar de agosto de 2022? Novas emoções? Novas eleições?

Empório Gastronômico

O chef Alexandre Candido (Dida), do Empório Gastronômico, conta que a casa tem o objetivo de levar os clientes a uma experiência única de sabores com seus 182 produtos. Entre eles, os conhecidos antepastos, massa exclusivas, molhos artesanais, pães, bolos dos mais variados sabores, diversas opções de aperitivos e sobremesas. O chef Dida, com 16 anos de experiência no ramo, está recebendo a todos para conhecer o petit gateau, as empadas, feitas up-day (no dia), pelo Empório. Ainda destaca sua exclusividade, a crostata grande (foto), que acompanha com sucesso todos os tipos de recepções.

Imagem ilustrativa da imagem Cônsul interino do Japão visita a região de Londrina
| Foto: Divulgação

Aniversário de dez anos

Gugu Marchioli (foto) completou 10 anos neste domingo (dia 29). Apresentador mirim na cidade, iniciou na TV aos 7 anos e comanda o Ver Mais Kids na RIC RECORD, todos os sábados, às 13 horas. Também atua como modelo e digital influencer (@seliganogugu). A comemoração em dose dupla, dele e do irmão Gabriel, foi com os familiares no Pula Futrika.

Imagem ilustrativa da imagem Cônsul interino do Japão visita a região de Londrina
| Foto: Divulgação

Alice Ogawa

O Foto Clube de Londrina – FCL − lamenta profundamente a perda de Alice Ogawa (foto), mais uma vítima da Covid-19, esta praga que veio da Ásia. Ela faleceu no dia 28 último. Como descreve Lucinea Rezende: “Alice era dentista, considerada exímia em seu fazer, ministrou aulas na área odontológica e foi eleita diretora da Associação Odontológica de Londrina em março de 2011. Seu hobby era a fotografia e foi uma associada ao FCL bastante dedicada, estando sempre atenta à entidade e àquilo que precisava ser feito para sua melhoria contínua. Gostava de viajar e sempre voltava com belas imagens, muitas vezes expostas em mostras fotográficas e apresentadas em salões de fotografia. Alice participou de muitas ações sociais, onde a fotografia entrava como pretexto para ajudar a amenizar dores que afetam as pessoas. Nossas mentes e nossos corações precisam de um tempo, o tempo de luto, para convivermos com essa perda tão grande. À família e aos amigos, nosso abraço fraterno. O Foto Clube de Londrina agradece à família pelos relevantes serviços prestados pela Alice na comunidade londrinense”, concluiu Lucinea

Imagem ilustrativa da imagem Cônsul interino do Japão visita a região de Londrina
| Foto: Divulgação

***

A rede de Hotéis Slaviero assume amanhã o local onde até hoje funciona o Hotel Bristol. O restaurante Bella Itália permanece com o Slaviero, sob a mesma direção do chef Marco Antônio Assis.

Quanto pesa um milhão de dólares

Pergunta que leitores já fizeram: Quanto pesaria um milhão de dólares, em notas de 100 dólares. Segundo um ex-assessor cultural do consulado norte-americano, pesa de 900 gramas a um quilo! Agora, um milhão de dólares, em moedas, não sei. Quem sabia era aquele norte-americano do processo “O Estado vs. Larry Flint”, que levou vários sacos de moedas para pagar a multa ao juiz. Um filme excelente.

Renda média familiar

A renda média familiar do brasileiro, antes do coronavírus chegar, era de 40 mil reais. A renda média de uma família dos Estados Unidos é de 257 mil dólares! Compare e raciocine.

55% do valor do carro é imposto

O brasileiro tenta ser feliz, porque é antes de tudo é forte! Um carro popular não existe mais, porque o automóvel mais barato começa aos 65 mil reais no Brasil. Vejam bem: 55% do valor do carro é de impostos! Nos Estados Unidos é de 17% no máximo, no veículo mais caro.

Brasileiro é bonzinho: banaliza os aumentos

Psicologicamente escrevendo, parece que Brasil considera que “o carro ainda é supérfluo”. Aqui no Paraná, no Brasil todo, quase nunca cai o preço das coisas. O dólar sobe lá fora, aqui a gasolina também aumenta, sem maiores explicações das autoridades. O ministro da Economia sempre acha que o povo é PhD em Economia, como ele... Parece sim, o brasileiro se acostumou com isso e passa a achar os aumentos como normal. Absurdo: nós, brasileiros, banalizamos o aumento do álcool, da gasolina, do trigo, da energia elétrica, do carro, da mensalidade escolar e etc. Gasolina custando mais de um dólar o litro aqui no Brasil. A mensalidade em uma faculdade de medicina está pela hora da vida ou da morte? Nem sabemos ao certo o que significa esta expressão.

O que sabemos há anos é que o curso de medicina da UEL poderia ter o dobro de vagas, pelo menos. Mas essa situação também é banalizada pelos eleitores na escolha dos governantes e parlamentares e também pelo fato de quem elegeu o reitor são alunos, funcionários (e professores que são mais politizados), e etc, que estão na faculdade de qualquer curso para aprender.

Ford e Mercedes importando

A FORD saiu do Brasil porque não era mais rentável com a produção que tinha. Começou a importar seus veículos. Com 35% de impostos, segundo acordo com a União Europeia.

A MERCEDES, por sua vez, fechou uma fábrica e não quer mais produzir aqui. Vai continuar importando.

Desconfiados

Aqui no Brasil mudam as regras do jogo do fisco, e isso deixa empresários estrangeiros desconfiados de tudo.

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

mockup