No dia 1° de junho, a COPEL completou 50 anos de atividades em Londrina. A antiga empresa EELSA-Empresa Elétrica de Londrina S/A foi incorporada pela COPEL em 1º de junho de 1974. Uma animada confraternização reuniu funcionários pioneiros daquela época, hoje aposentados, com caprichado almoço na Churrascaria Limozini, para comemorar a marca histórica desse cinquentenário. As fotos são do feliz evento e encontro de amigos, colegas de trabalho.

Heloisa Paiva, Agenor de Carvalho, José O. do Prado, Rubens Santos, Robert Pontedura e José de Faria
Heloisa Paiva, Agenor de Carvalho, José O. do Prado, Rubens Santos, Robert Pontedura e José de Faria | Foto: Divulgação
Ludinei Picelli, Rivail Ramos, Lourdes dos Reis, Silvia Maciel Cunha, Edilson Cunha e Alcebiades Guergoletto.
Ludinei Picelli, Rivail Ramos, Lourdes dos Reis, Silvia Maciel Cunha, Edilson Cunha e Alcebiades Guergoletto. | Foto: Divulgação

Os `Contratos de Namoro´ e o saudoso você gosta de amora?

"Você gosta de amora? Então vou contar para a sua mãe que você namora! "Os mais idosos, ou mais velhos, vão se lembrar dessa brincadeira de suas infâncias dos tempos de grupo escolar e etc. Pois os tempos passaram, estamos no Século 21, os namoros continuam em alta, e as amoras sumiram até das frutarias.

No lugar delas, a brincadeira tornou-se muito mais séria, e agora na ordem do dia, entre os "Flechados pelo cupido" surgiram, desde o ano passado, mas só agora ganharam transparências, inclusive para pais e mães, os "contratos de namoro", com os mais variados acertos e combinações, devidamente assinados e ou registrados em cartórios. O Conselho Notarial do Brasil já informou que no ano passado houve mais de 100 "contratos de namoro" e a tendência agora é só aumentar. É uma garantia a mais para as moças, que sempre acreditaram nos namorados... e que , de vez em quando, se decepcionam.

Fórum sobre Sustentabilidade

Aprender sobre Sustentabilidade e debater políticas de Meio Ambiente, responsabilidade social e governança é fundamental nos dias de hoje. O engenheiro agrônomo e ambiental, Charles Santos , contará com participações de especialistas para tratar de assuntos importantes que serão discutidos em um Fórum, como Sustentabilidade em Foco, abordando o ESG na indústria, comércio e serviços , no agronegócio, nas obras da construção civil e infraestrutura, na habitação e no urbanismo.A realização é do CEAL em parceria com o Crea-PR.O evento será realizado dias 16 e 17 de julho no auditório do CEAL, com vagas limitadas. O curso é gratuito. Informações e inscrições no CEAL, pelo fones /WhatsApp(43) 3348-3100/(43) 99993-3100 ou pelo email - [email protected]

No Rio de Janeiro

Imagem ilustrativa da imagem Confraternização dos funcionários da EELSA
| Foto: Divulgação

Em temporada no Rio de Janeiro, onde comemorou seu aniversário, a jornalista Lia Mendonca visitou a amiga Denise Martins Dennes, que mostrou a ela os lindos pontos do Leblon, onde uma rua fantástica, contou ela, faz lembrar Londres. Foram almoçar em concorrido restaurante de Ipanema e tomaram café no aconchegante apartamento da anfitriã no Alto Leblon. Na foto, elas estão no Clube Federal, que é quase vizinho de onde reside Denise, londrinense que há mais de 40 anos mora no Rio. Lia já voltou à sua lida com o que mais gosta: a Comunicação.

Doação para o Hospital do Câncer

Imagem ilustrativa da imagem Confraternização dos funcionários da EELSA
| Foto: Divulgação

Com a abertura da nova unidade da Hachimitsu em Marília, a confeitaria reitera o compromisso de apoiar a comunidade por meio de ações solidárias. Em linha com a tradição que mantém em cada nova inauguração, a Hachimitsu realizou uma doação em dinheiro ao Hospital do Câncer de Londrina, instituição fundamental no tratamento e apoio aos pacientes da cidade e da região. "Nossa contribuição é uma maneira de demonstrar nossa gratidão e de apoiar o trabalho vital que o Hospital do Câncer realiza diariamente. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença e proporcionar melhores condições e esperança para aqueles que estão passando por momentos difíceis. Agradecemos profundamente a todos os nossos clientes, que tornam possível essa iniciativa, e estamos felizes em continuar a fazer parte desta comunidade tão especial. Com humildade e compromisso, seguimos buscando formas de contribuir positivamente para a sociedade." Na foto , a @hachimitsuoficial, representada por Sérgio Toshio Noguti, Vilma Kato, Sandra Kazue Moriyama e Ivone Yaeko Tuttis Rodrigues com Francisco Ontivero e José Pelayo Sanches do HCL

Amigos engenheiros reunidos em almoço

No último sábado fui a almoço no Dá Licença, e, para surpresa minha, lá estava o amigo José Pedro da Rocha Neto, engenheiro e empresário na cidade, que me chamou para sua mesa. Com ele estava Celso Gaudêncio, engenheiro agrônomo e importante pesquisador da Embrapa e que foi também dirigente do Iapar. Zé Pedro e Gaudêncio foram contemporâneos da Universidade Federal do Paraná, onde estudaram. Lá conheceram e se tornaram amigos de José Richa, que era o presidente da União Paranaense de Estudantes e que cursava odontologia. O mesmo Richa que depois foi deputado federal, casou-se com uma londrinense, foi prefeito de Londrina, governador do Paraná e senador da República. Gaudêncio também reside há anos em Londrina, onde José Pedro tem sua empresa de construção há anos , e que é uma das mais renomadas e confiáveis do Estado. Recordamos algum tempo do Colégio Estadual de Londrina, que em 56, onde fiquei meio ano, que ainda não era o Vicente Rijo, se não me engano. Lembramos de professores, como Moacir, que lecionava matemática e do italiano Giuseppe, um craque da química, e dona Elsa, de Geografia. Colegas como Uda e Sênia, que se formaram em medicina pela Universidade Federal em Curitiba. Lembrei também de Flávio Pomin, de Sebastião Felismino da Silva, de Paulo Lott, que chegou a ser diretor do Banco do Brasil, de Osni Silveira, que se tornou ótimo narrador esportivo e de Lídia Felipov, uma loira de olhos azuis, sempre admirada por colegas, e que formou-se em Pedagogia e se tornou ótima professora. É isso: se recordar é viver mais, vamos recordar!

Atendendo à Quarta Geração

Imagem ilustrativa da imagem Confraternização dos funcionários da EELSA
| Foto: Divulgação

Antônio Nasu atendeu à quarta geração de sua clientela. Catarina Saloio Teixeira é bisneta da pioneira londrinense, Mercedes Massi Guimarães, e Antônio, do Seller, está com a graciosa garotinha na foto, muito festejada pelos familiares. O cabeleireiro é um dos mais conceituados do Paraná.

Giro pela Europa

Imagem ilustrativa da imagem Confraternização dos funcionários da EELSA
| Foto: Divulgação

O casal de empresários Emerson e Lígia Bim, da Ótica Visolux, em viagem de férias pela Europa. No roteiro, um giro por Milão, Gênova e Roma, na Itália. Também visitaram a França. Na foto, o estimadíssimo casal, no belo jardim do Palácio de Versalhes.

BAZAR GERAL NA VECTRA

Bazar Geral, na sede da Construtora Vectra, reuniu em Londrina, sábado à tarde, muitas senhoras, filhas e netas, todas elogiando o que viram e compraram. O evento obteve pleno sucesso, pois um sábado comum reuniu dezenas de amigas e convidadas. Valeu a colaboração da Vectra, que cedeu suas ótimas instalações.

LUÍS CARLOS MURASKA

Esta Coluna ( da FOLHA ) é lida pelo engenheiro eletrônico e rotariano Luís Carlos Muraska, que foi diretor da Sercomtel, em um dos mandatos do ex-prefeito Antônio Belinati. Muraska começou trabalhar bem jovem. Foi o primeiro desenhista da Associação Comercial de Londrina. Trabalhou também na Jabur Pneus e durante anos na DKV Londriveículos, empresa de Mário Santos e Oezir Kantor. Enquanto estudava, foi funcionário ainda das Balas Ouro Verde, de Moacir Nishiyama. Formou-se engenheiro Eletrônico em Barretos, em 1978 e fez cursos também na UEL. Muraska teve sua casa roubada, há anos, pelo mesmo bandido que me assaltou, na casa que teve projeto do suado arquiteto paraguaio Izabelino Aguilera, meu amigo do Rotary Londrina Norte. O bandido, que tinha o apelido de Testa, cresceu "guardando" carros do pessoal que ia à Missa na Igreja da esquina da Mato Grosso com a JK. Ali começou a carreira dele, como bandido, teve um outro parceiro, e os dois além de roubar e agredir suas vítimas, várias vezes, contaram quem os reconheceram, que eles comiam tudo que encontrava e depois faziam xixi nas geladeiras das casas. Ficaram presos, mas, não se sabe como, conseguiram fugir das Penitenciárias... O Depen poderia informar a respeito dessa dupla de bandidos.

Apoiará o indicado

O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que vai apoiar quem Arthur Lira indicar, para sua sucessão na Câmara dos Deputados. O PL tem 95 deputados. Fala-se em Londrina que Bolsonaro será convidado para palestra em Londrina sobre as eleições municipais. Esta cidade poderá começar a revelar suas possíveis novas lideranças.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina