Comitiva de Módena em Londrina
Gestores públicos da cidade coirmã vieram conhecer ações sustentáveis e promover trocas de tecnologias
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de dezembro de 2024
Gestores públicos da cidade coirmã vieram conhecer ações sustentáveis e promover trocas de tecnologias
Oswaldo Militão

Uma comitiva de seis gestores públicos italianos de Modena, cidade coirmã de Londrina, esteve recentemente na cidade. Eles vieram conhecer ações sustentáveis bem-sucedidas e promover trocas de tecnologias e projetos nas áreas de indústria e comércio. Uma das empresas visitadas foi a Londrina Iluminação. O intercâmbio internacional com Modena é coordenado pela Diretoria de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo. Na foto, o vice-prefeito para assuntos de Promoção Econômica, Agricultura e Cooperação de Modena, Paolo Zanca, e o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, que recebeu de presente um álbum de fotos e uma cartela com cópias de gravuras retratando Modena no final do Século XVIII, de Silvestri Guglielmo.
Raul Fulgêncio entre os 20 mais influentes
Ainda é grande a repercussão em torno o imobiliarista Raul Fulgencio, que foi incluído na lista TOP +20 Influentes do Mercado Imobiliário do Brasil, na categoria vendas, conforme publicou a Folha. A seleta lista é organizada pela Cupola e Imobi Report. Com 50 anos de atuação no segmento, Raul mais uma vez coloca Londrina no mapa .
Prêmio Mecenas da Inovação

A segunda edição da iniciativa criada pela secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital destacou personalidades que contribuíram para a inovação e desenvolvimento econômico e social do Estado. Durante cerimônia do Prêmio Mecenas também foi entregue a Comenda de Embaixadores da Inovação para 21 personalidades. Na foto, o secretário da Inovação, Alex Canziani, autoridades premiadas, entre eles o ex-governador Álvaro Dias, o empresário Francisco Simeão, o ex-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e a diretora da escola Panico, Tathiane Verne Lopes. Ainda foi realizada uma homenagem póstuma ao empresário pioneiro Celso Garcia Cid.
Festa para Helena Lopes

Em festa das mais animadas, a graciosa Helena Lopes comemorou seis anos. O aniversário no dia 2 de dezembro foi no Brinca Festa Prime com a presença de toda a família. Na foto, Bruno Lopes, Gabriela Quirino, João Lopes, Sônia Lopes,a aniversariante Helena Lopes, a mãe da menina Carolina Lopes, Mariana Lopes e Bruno Losse.
Wilson Scarpellini Kaminski fala de seus colegas da UEL
Encontro o advogado Wilson Scarpelini Kaminski, formado em Direito pela UEL, que trabalha em Apucarana, cidade que está com cerca de 140 mil habitantes. Tomava café com sua família no Pátio São Miguel, em Londrina. Ele é sobrinho do ex-prefeito José Domingos Scarpelini, que foi um dinâmico político apucaranaense. Wilson Scarpelini me contou que um ex-colega dele, Eduardo Trevisan, que foi prefeito mais jovem de Cornélio Procópio, é hoje promotor em Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Que a irmã dele, Fernanda Lacerda Trevisan ,também é do Ministério Público. E que Daniela Pacheco, a outra irmã de Trevisan, é casada com Márcio Reis, advogado. São todos filhos de Osvaldo Trevisan, ex-prefeito e deputado federal por Cornélio Procópio, muito estimado por amigos políticos de toda a região. Wilson Scarpelini Kaminski tem seu escritório de advocacia à rua Ítalo Ado Fontanini, 662, em Apucarana. Scarpelini e Trevisan foram colegas de turma de Xênia Militão da Rocha, no curso de Direito da UEL.
Menção honrosa para Lidia Maejima

A desembargadora Lidia Maejima recebeu Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa em reconhecimento à trajetória no Poder Judiciário e por ser a primeira mulher que vai presidir o Tribunal de Justiça do Paraná, no biênio 2025/2026. O desembargador Hayton Lee Swain Filho, vice-presidente nos próximos dois anos, também foi homenageado. "São dois pés-vermelhos que orgulham muito a nossa região, ela nascida em Arapongas e ele em Apucarana. Formados em Direito pela UEL atuaram por muitos anos como magistrados em Londrina e cidades do interior do estado", destacou o deputado estadual Tercilio Turini, autor das homenagens representando os londrinenses. Teve apoio da maioria dos parlamentares.
Usina solar fotovoltaica

O Sistema FAEP inaugurou uma usina solar fotovoltaica em seu Centro de Treinamento Agropecuário(CTA) de Ibiporã. Com a geração própria, o conjunto tem potencial para reduzir emissões de gás carbônico em 18,2 toneladas por ano. A FAEP já tem uma usina fotovoltaica instalada em Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. A solenidade teve a presidente do presidente interino do Sistema, Ágide Eduardo Meneguette, do diretor-financeiro da entidade, Paulo Buso, e do superintendente do SENAR-PR, Pedro Carmona, além de presidentes de vários sindicatos rurais. Na ocasião, o vice-presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte do Paraná (Nunorte), Edson Dornellas (foto), disse que o produtor rural, mesmo diante de dificuldades, deve apostar em inovação e sustentabilidade. “No meu sindicato, também coloquei que temos que ser mais sustentáveis Temos que melhorar a cada ano”, disse Dornellas
Em Bela Vista do Paraíso
Vou à Bela Vista do Paraíso, visitar os túmulos de minha mãe, avó materna e tio e outros familiares, e pergunto para os dois atenciosos funcionários do cemitério São João Batista sobre as saudosas pessoas que ali estão. Responderam que são 17.400 pessoas. Disseram que hoje em dia a cidade tem pouco mais de 14 mil pessoas, mas que, entre os anos 1960 a 1973, Bela Vista do Paraíso tinha cerca de 45 mil habitantes. Era a época boa do café e a grande maioria trabalhava no setor cafeeiro. Era uma cidade vibrante, com grande futuro pela frente. Mas veio a chamada "geada negra" em 1975 e acabou com todo o café plantado. Torrou os cafeeiros, foi uma tristeza geral. Aos poucos, houve uma debandada de moradores. Hoje os belavistenses que ficaram tentam reavivar a cidade. No município o que era café tornou-se um mar de soja, mas que exige pouca gente para cuidar do seu plantio e colheita, com o auxilio de poucas pessoas e muitas máquinas.
Confraternização do Incor

Muita alegria e boas histórias marcaram a confraternização do corpo clínico do Incor . A reunião festiva foi no clube Alphaville em Londrina. Na foto, Dr.Walace Aquino, Dr. ICanor Ribeiro, Dr. Adriano Ribeiro, Dr. Roberto R. Queiroz, Dra Marcela P. Ferraz, Dr. Sérgio A. Hayashi, Dr. Semi El Kadre, Dr. Douglas F. de Carvalho, Dr. Mathias H. de Vilhena e Dr. Gustavo M. Aquino
Natal no Quintino

Comemore este tempo de Natal em grande estilo. “Conte com quem traduz todos os seus desejos: O SHOPPING QUINTINO faz acontecer o melhor Natal pra você, sua família e amigos!”, diz o staff. Aproveite o horário especial: até sábado, o atendimento será das 10 às 20h. Domingo, dia 22, das 10 às 17h. Segunda-feira, das 10 às 20h. Dia 24/12, véspera de Natal, das 10 às 17h.” Dia 25, a NOSSA FAMÍLIA QUINTINO deseja à sua família, o melhor Natal de todos os tempos, com o amor, a paz e a esperança renovados!
Esperavam bem mais
QUE o Governo Federal fez de bom nesse ano que termina? Quase nada ou muito pouco, disseram em uma roda de moças que tomavam café na Boulangerie do Nelson, na Madre Leônia.
PLANET SHOPPING
O primeiro shopping construído na zona norte da cidade foi derrubado nos últimos dias. O que ali será erguido, não sabemos. Mas o terreno é bem grande e em local valioso. Aguardemos o próximo 2025, que, certamente, virá alguma ótima novidade para o terrenão.
Contos não Contados
Recebo e agradeço o livro de Cleise Mari Horn, cujo título é "Contos não Contados". Diz ela: "Esse livro contém um olhar detalhista sobre o cotidiano, a natureza, as pessoas, a diversidade de sentimentos, a leveza da vida e a morte como mistério que inquieta a todos". Muito obrigado e mais sucesso ainda, pois talento você tem de sobra.
No dia 12 de janeiro
O Dia Nacional do Empresário Contábil será comemorado em 12 de janeiro. Uma categoria que sempre foi muito importante para o desenvolvimento de Londrina.
Redes Sociais
O doutor Paul Riden escreveu no jornal USA Today o seguinte: "Quem ingressa nas redes sociais, vira um objeto a ser consumido!"
¨¨¨
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

