O agropecuarista José Moacir Turquino recebeu a mais alta condecoração do Governo Estadual de Goiás: a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. A homenagem foi entregue pelo governador Ronaldo Caiado durante solenidade na cidade de Goiás Velho, na Praça do Chafariz (em frente ao Museu das Bandeiras), segunda –feira (dia 24). Na ocasião, também aconteceu a instalação dos 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário) neste município, que no passado foi capital de Goiás e todo o Governo passa a despachar de lá por 3 dias. Na foto, Turquino com o Governador Caiado

Revista Jurídica

Imagem ilustrativa da imagem Comenda Anhanguera para José Moacir Turquino
| Foto: Divulgação

A Revista Jurídica da UniFil subiu quatro níveis no ranking de qualificação de periódicos do Ministério da Educação. Desponta entre as mais procuradas para publicação de artigos de mestres e doutores das principais universidades do Brasil. A nova classificação Qualis A4, concedida pela Capes, aumenta o prestígio do curso de Direito, entre profissionais e acadêmicos que participam de programas de pós-graduação. "Publicações na Revista Jurídica do curso de Direito da UniFil passaram a ter um grande peso no currículo, para efeito de concursos ou ingresso em programas de Mestrado e Doutorado. O valor atribuído ao artigo depende do índice Qualis alcançado pelo periódico", explica Osmar Vieira, coordenador da graduação e da revista, comemorando o salto de qualidade. Em agosto será lançada a 19ª edição e na sequência o número comemorativo aos 50 anos da UniFil.

Nem todos somos iguais em direitos; somente nos deveres

Uma informação que é sempre contestada pela nossa população em geral: “Que todos os brasileiros são iguais perante as leis!” É o que afirma a nossa Constituição Cidadã. Mas ela é sempre “contestada pelos executores das leis do país”, que a interpretam como bem entendem. Alegam que o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal permitem que a “tal balança da justiça” penda para o lado que os magistrados bem entendem. É a opinião deles que vale. Isso já foi dito em sala de aula, por alguns professores que eu e minha turma tivemos, na saudosa Faculdade Estadual de Direito de Londrina, vários deles Juízes de Direitos. Dois exemplos: 1º - Sobre o mesmo direito de uma pessoa ou um grupo delas: tem um despacho a favor, após esperar anos, sofre a contestação do Governo Federal, com recurso; e um outro magistrado vota com a União, embora a outra parte prove que trabalhou durante o tempo que afirma e reivindica. O lamentável é que às vezes o processo cai nas mãos de um Juiz Federal substituto, que ainda não tomou ciência de todos os aspectos de ação, e dá seu parecer, pelo seu entendimento, deixando de lado, ferindo direitos trabalhistas, por exemplo. 2º - Os mesmos sistemas de “delação premiada”, criados pela Lava Jato, e que foram cancelados, pelo STF, agora, o Ministério da Justiça aceita, e o STJ também, no caso da “delação premiada” por um integrante de grupo criminoso. Resumindo: o Direito deveria valer e ser para todos, mas não tem sido. Depende de quem solicita. Percebem por que “não somos todos iguais perante as leis?”

Para você leitor, ingressar na Justiça, paga custas elevadas. Para recorrer, mais custas e também os advogados, claro. A União, ao contrário, nada paga, pois já tem equipes de defensores, custas de graça, e tem a simpatia dos funcionários federais e etc., e todos recebem muito bons salários, pagos com o dinheiro dos impostos que você, leitor amigo, paga! Somos, sim, “todos iguais perante as leis”, para pagar todos os impostos e taxas que nos cobram! Que cobrem, que pagam o “elevadíssimo custo Brasil”.

Semana de Ciência e Tecnologia aqui em Londrina em novembro

Imagem ilustrativa da imagem Comenda Anhanguera para José Moacir Turquino
| Foto: Divulgação

O presidente da Codel, Alex Canziani (foto), esteve em Curitiba, nesta semana, e trouxe para o município a boa notícia de que a UEL vai ser palco da 20ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia, entre 7 e 10 de novembro. Canziani representou o prefeito Marcelo Belinati neste lançamento e disse que a prefeitura, junto da UEL, vai fazer com que a edição seja histórica e um marco na evolução do ensino na cidade. “Vamos trazer todas as Universidades Estaduais e Federais, os Institutos Federais, alunos da rede municipal e estadual e reunir todos os Ecossistemas de Inovação do Paraná”, detalhou.

Torneio do Londrina Golf vai homenagear Issamu Onishi

Imagem ilustrativa da imagem Comenda Anhanguera para José Moacir Turquino
| Foto: Divulgação

Neste próximo domingo (dia 30), o Londrina Golf Club realiza o 2º Torneio Fundadores e Veteranos, evento em que os associados prestam homenagem aos golfistas que ajudaram a desenvolver o esporte em Londrina e região. Desta vez, Miltes Hitomi Oba Onishi e família receberão uma homenagem especial em nome do médico Issamu Onishi, in memorian, fundador, ex-presidente do Clube e entusiasta do golfe, que contribuiu por mais de 30 anos com a modalidade e ajudou a formar uma geração inteira de golfistas. Entre os patrocinadores do Torneio estão a Gastroclínica, Centro do Coração, Ecocardio, Mega CHopp, Farmácias Nissei, Academia Energy e Grupo Muffatão, além de Luiz Carlos Miguita, Carlos Fujiwara, Chuichi Yakushiji , João Itimura, Paulo Tressoldi e Ricardo Hayama. Na foto, de anos atrás, os médicos, amigos e pioneiros do golfe em Londrina Issamu Onishi e Luiz Carlos Miguita

Festa Julina da ACOMAC foi uma grande confraternização

Com a participação de mais 1.200 pessoas, a festa Julina da ACOMAC- Londrina ( Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção ) foi um sucesso. De acordo com a diretoria, o evento reuniu o setor de construção, em uma grande confraternização com sorteio de prêmios, bingo, moda de viola, brincadeiras e comidas típicas. Também teve show com Rian & Ramon e o sanfoneiro Mario. O presidente Adriano Montanari disse que a diretoria ficou satisfeita com os resultados e agradeceu o apoio dos patrocinadores. Ano que vem tem mais.

Antônio Furuta e o convite chileno

O empresário Antônio Tomio Furuta convidado para conhecer famosa vinícola no Chile e seus lançamentos. A mercearia já tem nas prateleiras outros vinhos andinos e também argentinos, além de italianos e portugueses. Outro dia um amigo me disse que o licor italiano Sambuca só foi encontrado na mercearia dos irmãos Futura.

Farmácias em Rolândia

A rede carioca de farmácias São João chegando em Rolândia, para inaugurar sua primeira filial nessa cidade.

A paulistana Raia já havia descoberto Rolândia, onde já abriu duas lojas.

Uma das farmácias mais populares e prestigiadas entre os rolandenses é a de Luis Alberto Adas, muito estimado nessa localidade.

NOVA LOTÉRICA EM LONDRINA

Imagem ilustrativa da imagem Comenda Anhanguera para José Moacir Turquino
| Foto: Divulgação

Foi inaugurada a Lotérica Carcará no Super Mufatto da Duque de Caxias, com o objetivo de atender a demanda naquela região. A inauguração teve a presença do Superintendente da Caixa Econômica Federal em Londrina e Região Norte, Ederson Negri, além de convidados que foram prestigiar o novo empreendimento. Outro detalhe: a Carcará tem um novo layout de fachada para melhor identificação da marca Loterias. Na foto, Ederson Negri com o empresário lotérico Aldemar Mascarenhas.

Condomínio horizontal vende 400 terrenos em 44 minutos

Imagem ilustrativa da imagem Comenda Anhanguera para José Moacir Turquino
| Foto: Divulgação

O case incrível e, certamente histórico aconteceu em Sinop, no Mato Grosso. O Lóris Residence tem a assinatura da Habitat Arquitetura de Londrina com o know-how do arquiteto Fernando Maragno, especialista em desenvolver condomínios de alto padrão e hotéis resorts em todo o país que mudaram o segmento de moradia e férias. O Lóris é um empreendimento da Incorpore. Na foto, o diretor da Incorpore João Roberto Viotto e o arquiteto Fernando Maragno

No La Pasta Gialla

FAZ tempo que livrarias de Londrina não fazem uma bela promoção cultural! Frase ouvida em almoço no La Pasta Gialla, no Shopping Aurora. Lembrem-se do Chacrinha: “quem promove sempre vende mais”

Atriz pede indenização

COMO filha de ex-servidores, a atriz Maitê Proença entrou com ação na Justiça, contra o governo paulista, pedindo 254 mil reais de indenização. Conhecemos pessoalmente Maitê no lançamento do livro do saudoso colunista Ricardo Boechat, que ele escreveu sobre os 80 anos do Copacabana Palace.

Em Buenos Aires

Imagem ilustrativa da imagem Comenda Anhanguera para José Moacir Turquino
| Foto: Divulgação

O advogado Jossan Batistute, sócio do Escritório Batistute Advogados, em viagem de férias pela Argentina e Uruguai, com a família. Ao lado da esposa, Carla Nishimura, e das filhas, Ana Luiza e Carolina, visitou os principais pontos turísticos de Buenos Aires. Entre outros, o Obelisco e a Casa Rosada. Também foram à Confeitaria La Ideal (foto), um verdadeiro templo do tango argentino. Inaugurado em 1912, o prédio é um dos resquícios da Belle Époque de Buenos Aires e foi cenário de filmes

Medicina e a IA

MÉDICOS já estariam usando Inteligência Artificial para dar alguns diagnósticos. Aqui no Brasil mesmo. Em Londrina, nenhuma novidade a respeito. A não ser que haja sigilo a respeito. Logo acontecerá, pois em medicina Londrina quase sempre sai na frente em todo o Estado.

Helicópteros, a cidade e a influência da economia

A Coluna vai procurar confirmar com o professor Carlos Ikehara, que conhece bem helicópteros, como dono de um e como piloto, se foi mesmo Leonardo da Vinci quem desenhou, no século XVI pela primeira vez um projeto de helicóptero, do qual parece ter sido mesmo o criador dessa fantástica máquina aérea. Londrina já teve cinco voando em seus céus. Hoje tem apenas dois, e parece são apenas os da Polícia Estadual. Alguns culpam a Internet, redes sociais e etc. Outros, que a economia local ficou mais fraca. Que também os grandes empresários estão ficando coisa rara entre londrinenses.

¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina