Antonio Carlos Panichi comemora aniversario nesta sexta (dia 25). Como ele salienta, Dia do Soldado. Panichi chega aos 72 anos. Há 48 mora em Londrina. É assinante da Folha pelo mesmo tempo. O aniversariante relembra: "Quando cheguei a Londrina, em janeiro de 1975, as três primeiras coisas que fiz:instalei-mee no Hotel Gávea, antes era São Jorge e depois Sahão, fui jantar no Kiberama e, no dia seguinte, assinei a Folha. Já tinha o hábito deste jornal em Cambará, no final dos anos 1960, e quando morei em Curitiba, nos anos 1970." Na foto, Panichi com a esposa Edina. Parabéns! Um casal Nota Dez da cidade.

UM BENFEITOR SOCIAL LONDRINENSE

Recordando pessoas e empresas que ajudaram, e ajudam o próximo, me lembro ainda dos meus tempos na TV Coroados, em que o saudoso médico Lorenzo Isquierdo (que estagiou no departamento médico, quando recém-formado, do Real Madri, de Puskas e Di Stefano ) procurava meu programa “reportagem social”, pelo Canal 3, para que pedíssemos ajuda para adquirir aparelhos ortopédicos para crianças, sempre que surgissem tais casos. Foram várias vezes. O empresário José Garcia Molina, grande amigo, que foi sócio da Viação Garcia, como pai dele, ambos de saudosa memória. Contribuiu, toda vez que solicitado, em campanhas de ajuda ao próximo. Tinha a seu lado, dona Arani, uma dama, que sempre o apoiou. Seus filhos e os netos deles, têm muito do que se orgulhar.

Talentos da Arquitetura

Imagem ilustrativa da imagem Comemorando aniversário
| Foto: Divulgação

A movimentação de eventos acadêmicos é mais uma ação da UniFil para levar aos alunos a experiência de profissionais de destaque, debater inovações , tendências, conhecer oportunidades e abrir portas no mercado. Recentemente a Semana de Arquitetura e Urbanismo reuniu centenas de estudantes em palestras, atividades práticas e visitas a grandes empreendimentos com projetos arquitetônicos diferenciados. Na foto, parte da equipe do curso de Arquitetura que contribui na formação de talentos que se sobressaem: professor Lucas Raffo Souza, secretária Ludmyla Maria Thum, professores Fernando Zuin de Oliveira, Juliana Prestes Ribeiro de Faria e Caroline Waldhelm, mais o assistente de laboratório Nicolas Veregue Ruiz.

Londrilife doa cadeira para

menina com paralisia cerebral

Imagem ilustrativa da imagem Comemorando aniversário
| Foto: Divulgação

A emoção marcou o mês de agosto da Londrilife, sua equipe e uma família de Londrina - a da garota Helena Vitória. Ela possui paralisia cerebral e, mesmo com dois anos de vida, depende apenas do colo da mãe, pois não anda. Sensibilizada com a história, a diretoria da empresa doou uma cadeira de rodas apropriada para que ela tenha mais mobilidade. Helena Vitória estará bem assistida até os 15 anos. A cadeira é reclinável e se ajusta ao crescimento da criança. A Londrilife, que é especializada em Homecare, também fará o acompanhamento mensal do quadro de saúde da menina. A entrega foi durante reportagem ao vivo da RIC-TV, no quadro Corrente do Bem. Natália, que é mãe da garota e de outras três crianças, não conseguiu conter as lágrimas. Nilcéia Tostes, enfermeira da empresa, comenta que é muito gratificante auxiliar no tratamento adequado. Ela diz que tudo foi feito com muito carinho e que também ficou emocionada. Na foto, durante a entrega, o repórter Weslley Lemos, As enfermeiras Ana Carolina Amorim e Nilcéia Tostes, com Natália e a filha Helena Vitória, já na cadeira de rodas. Nossos cumprimentos à Londrilife.

Putin pensa que o mundo é idiota

A Embraer pensa em pedir um relatório do que aconteceu com o avião de sua fabricação que caiu, ou foi derrubado, na Rússia e que matou o “Mercenário de Putin, que se tornou seu inimigo, ao ensaiar uma revolta contra o Kremlin”, como comentam jornais da Europa, entre eles os conhecidos tabloides italianos, franceses e ingleses. Essas publicações da Imprensa europeia foram unânimes em manchetar em suas edições de ontem, que pode ter sido vingança do “presidente” russo, que se disse traído pelo seu ex-amigo e cozinheiro, exatamente o que morreu junto com 3 tripulantes e mais 7 pessoas. Pelas declarações que fez, negando qualquer vingança, parece que Putin pensa que o resto do mundo pé idiota, como o povo que o mantem ditador há anos e que diz amem na marra a tudo que ele faz. Parece que Putin já está no poder a mais tempo do que todo período dos Czares juntos.

DIA DO SOLDADO

O país comemora hoje o Dia de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, e o Dia do Soldado. Certamente com cerimônias especiais em todos os batalhões militares de Londrina, do Paraná e do Brasil. Também no Tiro de Guerra local. Aqui na cidade, está a agora Avenida Duque de Caxias, que foi uma das primeiras ruas principais de Londrina.

1 trilhão e 200 bilhões

Ouvido ontem, em uma agência central do Banco do Brasil em Londrina: “O agronegócio vai faturar neste ano 1 trilhão e 200 bilhões com suas exportações!” Dinheirão que, se confirmado, poderá gerar muitos novos empregos no país todo. A “Mãe Terra” é realmente mais do que uma “Santa”, que precisa ser muito bem cuidada E com isso, o preço do alqueire de terras melhores para soja, milho, trigo, frutas em geral, aves, gado, suínos e etc. vai bater outro recorde.

***

TAIWAN: A China ameaça Taiwan, mas sabe que também depende dessa ilha para ter seus transistores, microchips e etc. Não só os chineses, mas o mundo todo. Foi o que estudantes brasileiros que estiveram em Nova York, ouviram na visita que fizeram à sede da ONU, que fica na 1ª Avenida, a conhecida First One.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina