O mês de maio foi de festa para a família Falavigna Silva. Motivo: o aniversário dos irmãos Cezar, Paula e Natália. Tripla comemoração no mesmo mês.

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração em dose tripla
| Foto: Divulgação

***

Frequentadores da avenida Saul Elkind, na zona norte da cidade, andam assustados com o que ocorreu nessa região, entre um político e guardas municipais que cumpriam com seus deveres.

***

Quase vinte caminhões, com o material do parque de diversões que seria instalado na ExpoLondrina 2020, e que foi acertadamente cancelada pela Sociedade Rural do Paraná, em virtude do coronavírus, estão estacionados no Parque Ney Braga. O parque é de casa, como já disse o diretor administrativo, Moacir Sgarioni, e há anos é parceiro da entidade presidida atualmente pelo engenheiro Antonio Sampaio.

***

A equipe do chef de carnes Milton Furuta está trabalhando em sua loja de carnes, no Mercado Sangri-lá, devidamente trajada de acordo com as normas de prevenção da coronavírus. Seus produtos e atendimento foram elogiados por autoridades da cidade.

Mudança de atitudes na engenharia

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração em dose tripla
| Foto: Divulgação

A rápida transformação de conceitos e práticas, acelerada pelo momento de isolamento social, resulta em inovação em diversos segmentos da economia. A busca por novas soluções cresceu bastante, por exemplo, no Centro de Empreendedorismo da UniFil, constata a professora Carolina do Nascimento Alvim (foto), também coordenadora do curso de engenharia civil. “Percebemos mudanças de atitudes entre os alunos, que já estavam bem antenados em startups, oportunidades de negócios e desenvolvimento tecnológico. Agora procuram ainda mais os recursos tecnológicos para projetar avanços e processos tecnológicos que possam otimizar as atividades na engenharia e na construção civil”, destaca. O mesmo movimento acontece entre empreendedores. “Todos querem aprender mais, propor ações e utilizar os recursos da tecnologia”, afirma. O Centro de Empreendedorismo da UniFil funciona também como ponto de atendimento do Sebrae, no Campus Canadá, para atender empresários e interessados em abrir seu próprio negócio.

Rose Miriam foi excluída da partilha de um bilhão

A mãe dos filhos de Gugu Liberato foi excluída da partilha da fortuna de um bilhão de reais, por decisão de uma juíza de São Paulo, que aceitou um documento que desmente a união estável defendida pelo advogado dela, o conceituado Nelson Willians, que há anos teve escritório também em Londrina. Acredito que vá recorrer da decisão, pois, afinal, Rose aceitou a inseminação artificial, pariu e criou os trigêmeos do artista. Pelo que se fala, ela não foi apenas uma barriga de aluguel, pois era como a mãe da família, e deixa claro a imagem de um “casamento”. Gugu, que sempre teve imagem de ser um cara legal, que tinha gratidão por quem o ajudava e trabalhava com ele, com a mãe de seus filhos parece ter agido de maneira muito diferente. Não era um casamento de fachada, disseram pessoas que os conheciam. Mas a juíza não aceitou a tese de que ela só assinou algum documento contra seus próprios direitos, porque estava em depressão, internada em hospital. Esta situação deve servir para mostrar a toda a sociedade brasileira que as pessoas não devem encobrir sua sexualidade, e que não vale a pena ter a vida que não é sua.

Agora, a advogada da irmã dele, terá que fazer a defesa contra ação de um homem – um cozinheiro que diz ter tido relacionamento com Gugu Liberato, na Europa, e quer entrar na partilha da fortuna de um bilhão de reais. Como já disse certa ocasião Sady Safady: “O sexo é muito bom, mas pode judiar das pessoas”. Levou umas dez cartas contra ele, mas os tempos eram machistas em demasia: eram os anos 1960. Um dia, na FOLHA, o Marquês de Araçoiaba escreveu em sua coluna “Atrás do Toco”, o que lhe disse João Rímoli, o editorialista e nosso professor de ética neste jornal: “Mamão também é macho, mas de manhã cedo os passarinhos comem ele...”

Auxílio contábil

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração em dose tripla
| Foto: Divulgação

A Rede NAF – (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) da Receita Federal em conjunto com o curso de ciências contábeis do Inesul deu início a ação de auxílio as pessoas com problemas com o CPF e problemas para conseguir o auxílio emergencial. A ação é realizada todas as sextas-feiras, das 18h30 às 20h30, no laboratório de informática da faculdade. O Projeto Inesul Solidário foi desenvolvido levando em consideração à situação emergencial declarada pela Organização Mundial da Saúde em decorrência do coronavírus. De acordo com a direção da instituição, a missão do Inesul é formar agentes de transformação que se coloquem à disposição da comunidade. Na foto, a professora Paola Guariso Crepaldi, coordenadora do curso de ciências contábeis e o aluno Fernando Guariso Crepaldi, que atuam no projeto.

Brasil fora do basquete nas Olimpíadas de Tóquio

– O basquetebol brasileiro, que sempre se destacou nas disputas dos Jogos Olímpicos, ficará de fora do certame feminino e a equipe masculina, por enquanto também não está classificada e dependerá de uma decisão da Fiba e do COI, para ir a Tóquio em 2021. Uma pena o que fizeram com este esporte que já deu muitas glórias ao Brasil, tanto nas Olimpíadas como nos Jogos Pan-americanos e Copas Mundiais. Vamos relembrar o torneio que o saudoso Esmeraldo de Souza promoveu em Londrina, os anos 60, trazendo a e a cidade, os principais jogadores da seleção masculina, que atuavam pelo Palmeiras e pelo XV de Novembro de Piracicaba, como Jatir, Mosquito, Pecente, Gedeão, Vlamir, Rosa Banca, Valdemar e etc. Country Club e Guanabara foram as equipes londrinenses participantes do torneio, que lotou a quadra do LCC, com arquibancadas improvisadas para o público, que vibrou com as partidas. Foi uma festa esportiva na cidade, que deixou saudades.

Sozinho nunca

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração em dose tripla
| Foto: Divulgação

O empresário Frederico Theóphilo Filho e Mariana Schaefer em temporada de pandemia, mas obedecendo a máxima: "Em casa sim, sozinho nunca!"

***

O sonho de 40% dos jovens brasileiros, segundo pesquisa, continua sendo ter seu carro próprio. Na Colômbia, 35% dos jovens sonham com um automóvel bonito. E no Chile, 31% de sua juventude, a mesma coisa.

***

Ouvido de um médico, em uma fila no centro de Londrina: se alguém ler a bula do paracetamol, do tylenol, da novalgina também ficará com medo de tomar. Ele defendia que a cloroquina é a mesma coisa, pois tem seus efeitos colaterais. Ela não só ataca o coração, como os rins. E ataca para valer.

***

Nos Estados Unidos, a clientela on-line dos supermercados chegou a 30%. No Brasil não há números a respeito ainda.

Design de sobrancelhas

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração em dose tripla
| Foto: Divulgação

A técnica exclusiva de design de sobrancelhas caiu no gosto das mulheres. Ela é baseada na simetria facial e na recuperação e transformação das sobrancelhas, usam linhas orgânicas 100% natural para a depilação facial. Esta técnica egípcia promove o rejuvenescimento da pele, uma esfoliação natural, evita manchas, não causa a flacidez e até 96% dos pelos são removidos pela raiz. Elisângela Walichek Marcos relata que a técnica de design é exclusiva e que as suas sócias, as designers Caroline Gonçalves, Josimara Aragão e Naira Siqueira Yanagimoto estão sempre em treinamento, buscando novidades e aperfeiçoamento. Os materiais são esterilizados. Os produtos, de alta qualidade. As cadeiras, confortáveis e ajustáveis e todo aparato de segurança são utilizados desde sempre. A Espelho de Afrodite está localizada no Shopping Quintino. Na foto, Naira Siqueira Yanagimoto, Caroline Gonçalves, Josimara Aragão e Elisângela Walichek Marcos (sentada)

Precisam de um padre

Integrantes do Movimento Brasil Católico enviaram para a Coluna um comentário a respeito da campanha que estão realizando em Londrina: "Preciso de um padre que celebre missa com poucas pessoas, sentadas distantes, porque assim me sinto seguro.Um padre bondoso que organize várias missas para que muitos fiéis consigam participar; que me explique por que tantas cidades já estão tendo missa e a minha ainda não; preciso de um padre que não idealize a liturgia familiar, porque lá em casa moramos apertados e a televisão ligada dificulta a concentração; um padre sensato que entenda meus conflitos cotidianos; que reze com meus parentes idosos que estão assustados. Preciso de um padre que não tenha apenas palavras vazias para me oferecer. Um padre amigo que me encoraje a conseguir um serviço para sustentar a minha família; que perceba que a sua palavra me consola e me faz bem. Preciso de um padre que não admita que a Igreja nos abandone quando estamos fragilizados. Um padre sábio que dialogue com o Estado, mas não seja vassalo dele; que não menospreze a eficácia dos sacramentos como um instrumento de salvação. Preciso de um padre como os antigos que se mobilizaram em todas as guerras e epidemias. Um padre valente que fique ao lado da comunidade em tempos difíceis; que não me escandalize impedindo que eu assista a missa no templo. Preciso de um padre que esteja na linha de frente procurando soluções efetivas e não no conforto de suas almofadas repetindo explicações questionáveis. Preciso de um padre que seja um homem de Deus.”

Waldemar Neme

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração em dose tripla
| Foto: Divulgação

O filho Guilherme Neme e o irmão Luiz Roberto Neme estão convidando os amigos para a missa pela alma de Waldemar Neme, que será celebrada domingo, na Paróquia Imaculada Conceição. A missa será “ao vivo”, a partir das 10h30, e transmitida via Facebook e Youtube.

***

Ainda ontem, em uma agência bancária de Londrina, se alguém perguntava onde estaria o ministro Gilmar Mendes, do STF, que sumiu do mapa. Está calado, e os últimas dias não aparece nem na televisão, onde estava acostumado a falar, como se estivesse dado aula.

***

Dentro de 15 dias, o presidente do TSE, ministro Luis Pedroso, decidirá se adiará as eleições municipais para dezembro.

Os presidentes do Senado e da Câmara continuam engavetando

Advogados especializados em estudos da Constituição, afirmam que tanto o presidente Alcolumbre, do Senado Federal, como Rodrigo Maia, que preside a Câmara dos Deputados, erram, ao passar por cima das regras da Carta Magna do país, e deixar na gaveta, há tempos, os vários pedidos de abertura de inquéritos e de impeachment envolvendo autoridades dos poderes Executivo e Judiciário dirigidos a essas duas casas que representam o povo brasileiro. Não se sabe o que Alcolumbre e Maia pensam, desejam, porque nada dizem a respeito, porque tais pedidos, ações, estão sem ter sequência, praticamente engavetados. O professor de direito constitucional, advogado em Belo Horizonte, lembrava, ontem, o que Winston Churchil disse certa vez: “Há autoridades politicas que ficam alimentando os crocodilos de seu governo, que comem seus inimigos, na esperança de que elas poderão não ser devoradas...”

***

Com a promessa de que poderá ser o terceiro a ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal, o procurador geral da República, Augusto Aras, esfregou as mãos...mas deve-se lembrar que jogo político é tão complicado quanto ganhar na megasena. Mas ele sabe que não joga, não corre o risco de ganhar...

***

Alguém do PT do Paraná lembrava, ontem, que o procurador Augusto Aras já foi grande amigo de José Dirceu, o ex-poderoso chefe da Casa Civil do governo Lula.

***

Pouca gente falando que desejaria concorrer à Câmara Municipal nas próximas eleições. Isso facilitará a reeleição de muitos dos atuais vereadores.