|
  • Bitcoin 151.052
  • Dólar 4,9391
  • Euro 5,2102
Londrina

Oswaldo Militão - Social

m de leitura Atualizado em 18/04/2022, 17:40

Comemoração das Bodas de Ouro

O ex-prefeito e ex-vereador de Londrina Gerson Moraes de Araújo e Mara Lúcia Nascimento Araújo comemoraram 50 anos de casados

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de abril de 2022

Oswaldo Militão
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação
menu flutuante

O ex-prefeito e ex-vereador de Londrina Gerson Moraes de Araújo e Mara Lúcia Nascimento Araújo comemoraram 50 anos de casados reunindo os três filhos, nora e genros e netos. Nas fotos, a família comemorando. 

O casal Mara Lúcia e Gerson Moraes de Araújo O casal Mara Lúcia e Gerson Moraes de Araújo
O casal Mara Lúcia e Gerson Moraes de Araújo |  Foto: Divulgação
 
O oftalmologista Marcelo Nascimento Araújo com a esposa Juliana e os filhos Guilherme e Daniel O oftalmologista Marcelo Nascimento Araújo com a esposa Juliana e os filhos Guilherme e Daniel
O oftalmologista Marcelo Nascimento Araújo com a esposa Juliana e os filhos Guilherme e Daniel |  Foto: Divulgação
 
A filha do casal Juliana com o marido Júlio Cesar e os filhos Gabriel, Maria Clara e Thiago A filha do casal Juliana com o marido Júlio Cesar e os filhos Gabriel, Maria Clara e Thiago
A filha do casal Juliana com o marido Júlio Cesar e os filhos Gabriel, Maria Clara e Thiago |  Foto: Divulgação
 
Camila Araújo com o marido Fábio e os filhos Eduardo e Fernando Camila Araújo com o marido Fábio e os filhos Eduardo e Fernando
Camila Araújo com o marido Fábio e os filhos Eduardo e Fernando |  Foto: Divulgação
 

ETAPA PARANAENSE DE TÊNIS DE MESA REUNIU 325 ATLETAS NO COUNTRY CLUB 

O Londrina Country Club recebeu entre os dias 9 e 10 de abril, a ll Etapa Paranaense de Tênis de mesa. As disputas aconteceram das 08h30 às 22h (sábado), e das 8h às 18h (domingo), no Ginásio Poliesportivo do clube, com a presença da torcida e muita troca de experiências. O torneio contou com 325 mesatenistas nas categorias: Pré - mirim, Super pré -mirim, Mirim, infantil, Juvenil, Juventude, Absoluto A, Sênior, Lady, Veterano 4,Veterano 5, Veterano 6, Veterano 7. A competição foi realizada pela Atemel - Associação de Tênis de Mesa de Londrina - e Associação Cultural e Esportiva de Londrina em parceria com o Country e escola Hugo Hoyama. Ao todo serão oito etapas do Campeonato Paranaense, onde os atletas somam pontos para o ranking. Os quatro primeiros de cada categoria integrarão a Seleção Paranaense que disputará o Brasileiro em dezembro. 

DONA HELENA NEME RUIZ 

Faleceu ontem em Londrina a sra. Helena Neme Fernandes Ruiz, de família pioneira da cidade e agropecuarista. Ela estava com 90 anos. Muito estimada pelos amigos em Londrina, dona Helena deixa o filho Edson Neme F. Ruiz, ex-presidente da Sociedade Rural, e as filhas Lucita e Lenita, casada com o médico Weber Arruda Leite, e o irmão caçula Luís Roberto Neme, que também presidiu a Rural. Esta coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelo falecimento de dona Helena e que  Deus console os seus familiares.  

Futuro planejado e tranquilidade financeira 

A primeira semana de abril foi uma verdadeira imersão para o educador financeiro e fundador da Academia do Dinheiro, Mauro Calil, e seus seguidores. No Youtube e Instagram, Calil realizou o evento online e gratuito "Imersão, Invista sem Complicação - Aprenda a investir do zero e garanta um futuro com estabilidade financeira", que contou com temas como "Investir não é difícil e todos podem ganhar dinheiro", "Invista com a renda que você tem hoje". Carismático e esclarecido, Calil é reconhecido pelos leitores da Folha de Londrina e também de todo o país pelas orientações assertivas para quem está começando e para os mais experientes investidores no mercado financeiro. "Prepare-se para aprender a fazer o seu dinheiro trabalhar para você", é um dos motes do educador financeiro que reforça a importância de um futuro planejado tranquilo. Na foto, Calil e Manuella Leite, da agência B&L Hub Digital, de São José do Rio Preto/SP, responsável pelo atendimento da Academia do Dinheiro. 

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração das Bodas de Ouro Imagem ilustrativa da imagem Comemoração das Bodas de Ouro
|  Foto: Divulgação
 

O EDITOR E O ESCRITOR 

ONTEM foi o Dia do Editor e as reordações levam a Augusto Frederico Schmidt, poeta e jornalista, nascido no Rio de Janeiro, em 1906. Em 1930, ele fundou uma editora, e foi o responsável pelo livro de estreia do escritor baiano Jorge Amado, que acabou sendo lido e aplaudido em vários países. Em 1940 foi um dos fundadores da Panair do Brasil, que a foi a mais famosa empresa da aérea sul-americana, da época, e criou também a primeira rede de supermercados carioca de nome “Disco”. É dele os bordões de JK, ex-presidente da República: “Deus me poupou do sentimento do medo” e “Faremos no Brasil 50 anos em cinco”. Estão na eternidade de Juscelino até hoje. 

PRIVILÉGIOS ANTIGOS 

Os monarcas de várias nações eram os donos dos livros publicados, nos séculos XVI e XVII. Os autores ficavam apenas com a glória de serem lidos e comentados. Os impressores é que tinham os lucros das vendas. Só no início do século XVIII é que esse costume começou a ser discutido, mudado.     

No aniversário da bela neta no Pará, Hélio Turquino sugere futuro da soja 

Caprichada festa de aniversário para a menina Sofia em Dom Eliseu, no Pará. Ela comemorou 8 anos. Na foto, a aniversariante com os avós Hélio e Rosirene Turquino, que foram de Londrina para lá especialmente para a comemoração. Helio Turquino é produtor rural e também relatou para a Coluna questões que precisam de atenção para a soja brasileira . “Trabalho com a terra, sigo todas as regras e leis, pago impostos há 86 longos anos, vividos entre democracia, demagogia, populismo e este atual governo, ao qual quero parabenizar, pela preocupação com os produtores e agricultores, mais especialmente, ao que se refere a insumos, como adubos fertilizantes. Os insumos são essenciais, mas, também temos de lembrar nossos governantes, principalmente, ao Ministério da Agricultura e da Indústria, que precisam deliberar sobre o que aconteceu aos produtores de soja (Aprosoja) nos governos passados. Houve sucateamento da indústria de soja em todo o Brasil, nosso país parou de produzir farelo de soja, exportando os grãos para a China e deixando de dar emprego para os brasileiros. O governo poderia abrir o mercado, fazer acordo comercial com a Índia, a quem venderia nosso farelo de soja, pois em poucos anos, sua população vai superar a da China. Como fazer este acordo? Baixar impostos e facilitar a exportação pra Índia, ou seja, dar incentivo à indústria de farelo e óleo. A China melhoraria os preços dos grãos e o Brasil seria recompensado pelos acordos. Imposto menor, gera mais venda de farelo para a Índia”, enfatiza Turquino 

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração das Bodas de Ouro Imagem ilustrativa da imagem Comemoração das Bodas de Ouro
|  Foto: Divulgação
 

OS ANIVERSARIANTES 

Estão aniversariando hoje, dia 19, Gabriel Garcia Cid, futuro presidente da ABCZ, a advogada Vânia Queiroz, da OAB, o médico Alair Berbert, Anelise Chaiben, o mestre de obras João José de Souza e a sempre bonita Roberta Peixoto Silveira, a querida filha de Elisiê Peixoto, que, todos sabem, fez sucesso aqui e em outros países, com suas aulas e cursos  de make-up, de beleza feminina e etc.  

No dia 20, aniversaria o professor Alcides Carvalho, que foi o primeiro candidato do PT a Prefeito de Londrina. Ele abriu o caminho para Luís Eduardo Cheida  e para Nedson Micheleti, que foram eleitos prefeitos londrinenses. No dia 21, aniversaria a sempre elegante arquiteta e administradora de condomínios em Londrina Christiane Negri, a bonita filha do saudoso Francisco Negri; Brasília Fuganti, esposa do cardiologista Cláudio Fuganti, as charmosas Cidinha Arsenio e Charmila Costa, Terezinha Baldi Costa, o sempre ótimo narrador esportivo J. Matheus, Irene Ortiz, o promotor público Walter Buch Pereira e a professora de etiqueta social Bete Cortez.   

A agência diferente agora é a Degrau Multi

Multi é uma palavra que transmite a noção de muito, de pluralidade. A Degrau já nasceu sendo uma agência diferente, enquanto algumas focavam só em propaganda. Desde o início já trabalhava com pesquisa, eventos, promoção, brindes, além de ajudar a desenhar produtos e entender a aceitação deles no mercado, com várias ferramentas trabalhando em torno de um objetivo. Hoje, mais do que nunca, com o setor de criação de produtos imobiliários em vasta expansão, com projetos por todo o país, de Manaus a Porto Rico, apenas a palavra agência não consegue mais representar a atuação dela no mercado. “Por isso agora passa a ser chamar Degrau Multi, com orgulho de fazer com dedicação todo trabalho que realiza”, diz o diretor e responsável pela criação de um produto inédito que irá unir agro, gastronomia e lazer, o publicitário Renato Manttovanni. 

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração das Bodas de Ouro Imagem ilustrativa da imagem Comemoração das Bodas de Ouro
|  Foto: Divulgação
 

 Rotarianos do Londrina Sudeste 

Recente e animada comemoração marcou o aniversário de rotarianos do Rotarty Club Londrina Sudeste. Na foto, os aniversariantes Paulo Watanabe e Gustavo Vargas com Miguel Vargas, ladeados pelos companheiros de clube João Carlos e os governadores Antonio Ferreira e Oswaldo Santos Jr . Tim Tim! 

Imagem ilustrativa da imagem Comemoração das Bodas de Ouro Imagem ilustrativa da imagem Comemoração das Bodas de Ouro
|  Foto: Divulgação
 

ROBERTO CARLOS, 81 ANOS 

O cantor Roberto Carlos está chegando neste 19 de abril aos seus 81 anos. Ao lado de Erasmo Carlos forma uma das três duplas de compositores de maior sucesso no país e ele sendo o “cantor mais aplaudido pela população brasileira”. A outra dupla fantástica foi a formada por Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A terceira não me lembro dos nomes, embora tenha me esforçado para isso. Se algum leitor quiser indicar, dar sua opinião, é só nos informar a respeito. O “Cara” continua morando na Urca, no Rio, com contrato exclusivo com a rede Globo, e não se sabe quem estaria namorando. Em seus 62 anos de carreira e sucesso, Roberto e sua banda apresentaram-se quatro vezes em Londrina, que eu me lembre: uma no “Colossinho”, ginásio de esportes do Colégio Londrinense, e três no Moringão, construído pelo ex-prefeito Dalton Paranaguá.    

****

PESQUISA recente adianta que dos 10 bancos mais rentáveis do mundo, quatro são brasileiros.  

****

FRASE popular, ouvida em Presidente Bernardes, SP, na estação ferroviária, onde eu visitava meu tio Lázaro Militão e meu avô Francisco Biagio, que nasceu em Cosenza, na Calabria, Itália: “Relógio que atrasa, não adianta....” 

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1