| |

Oswaldo Militão - Social 5m de leitura

Com o presidente mundial da Scania

ATUALIZAÇÃO
16 de janeiro de 2020

Oswaldo Militão
AUTOR

 

O presidente mundial da Scania, Henrik  Henriksson, e a diretoria executiva da empresa no Brasil visitaram uma das unidades da Cocal (empresa do setor sucroenergético) para conhecer as atividades da Lots, empresa ligada à Scania e que opera na área de logística. A Cocal é um importante cliente da Rede P. B. Lopes, concessionária que tem sede em Londrina. Na foto, Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil; Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes;  Henrik Henriksson, presidente mundial da Scania; e José Henrique de Souza Gomes, diretor da P. B. Lopes. 

Tiro de Guerra: uma experiência que traz benefícios aos jovens 

Com seus novos 160 alunos selecionados, o Tiro de Guerra de Londrina deverá retornar às atividades no início de março, sob o comando do tenente Mattos. As aulas e exercícios serão das 6 às 8 horas, portanto, pela manhã. Há anos, ser aluno do TG era “a obrigatoriedade, de aos 18 anos, todo jovem deveria servir ao governo, isto é, à Pátria”, como diziam os pais e familiares dos jovens rapazes. Fiz o Tiro de Guerra 163, em 1958, sob o comando do saudoso sargento Chagas e outros dois sargentos. Entre os atiradores do meu tempo estavam o Antonio Chinesi, o Tonhão do Planalto, os cartorários Gabriel Nunes Pires Neto e José Cezário da Rocha, Fabiano Fidelis Duarte, que veio de Uberaba para aqui estudar, o radialista Mário Caldas, José Nogueira Monteiro, o Nego, que fundou o hoje famoso Candeias, grupo de hotelaria e férias, João Marmo, que foi diretor da Sercomtel, Jorge Calixto e João Braulo, que foram campeões de natação dos Jogos Abertos do Paraná e brasileiro, e Paiva, irmão de Ana Maria Felicio de Paiva, que foi Miss Paraná de 1958, no concurso realizado em Curitiba, e Ademar Zaparolli, que se formou em engenharia. Além de outros amigos que fizemos no Tiro. Houve dias que eu saía da FOLHA, às 3 da manhã, tomava café às 5 da manhã, no Franz Hotel, e ia direto para o Tiro, cuja sede era no final da rua Santa Catarina, se não me engano. Uma das provas mais difíceis para mim, que sou canhoto, era montar e desmontar, rapidamente, uma submetralhadora.  

Posso dizer que aprendemos muita coisa boa no Tiro de Guerra, além da disciplina, de ouvir palestras sobre o Brasil, a pátria, os exercícios físicos. Acredito que até hoje os alunos do Tiro de Guerra saem de lá bem mais preparados para a vida adulta, de estudos e trabalho, que vão enfrentar. 

Intercambista alemã 

 

Priscila Scandelae, Sergio Amadeu Scandelae Nabhan com a intercambista Emma Bertelsmeier, que é de Lipstad, Alemanha. Ela fica em Londrina por um ano dentro do programa de intercâmbio do Rotary Internacional.  A jovem alemã já foi com a família brasileira passear em Curitiba e conheceu, entre outros  locais, o famoso  Jardim Botânico .    

A Goiás e BH 

As ruas Goiás e Belo Horizonte foram totalmente modernizadas com iluminação LED, melhoria já percebida por muita gente que nelas transitam. Notadamente a primeira delas.   

Na Avenida dos Pioneiros 

Se o tempo ajudar, a Prefeitura de Londrina, através da Sercomtel Iluminação, deverá concluir trecho importante nas proximidades do campus da Universidade Tecnológica Federal, que fica na Avenida dos Pioneiros. O trecho é bastante movimentado, dia e noite. 

Em Guaravera e São Luiz 

Já na chamada zona rural do município, a empresa deverá concluir a implantação de lâmpadas LED nos distritos de Guaravera e São Luiz.  

Em Irerê e na Warta 

E até o final da semana estará terminando as melhorias na iluminação nos distritos de Irerê e da Warta. 

Nas próximas semanas 

Os serviços serão permanentes e prosseguirão em outras avenidas da cidade, que serão atendidas nas próximas semanas e alguns meses. 

Transmissão de cargo

 

Em concorrida solenidade de transmissão de cargo da 5ª Região Militar em Curitiba, o general de Brigada Aléssio Oliveira da Silva passou o comando para o general de Brigada Cláudio Senko  Penkal. A cerimônia foi realizada no fim do mês passado. Na foto, presentes ao evento, o comandante Militar do Sul , general  de Exército  Geraldo Antônio Miotto, ladeado  pelo agropecuarista e conselheiro da Sociedade Rural do Paraná Oezir Kantor  e pelo general de  Divisão Carlos José Russo  Assumpção  Penteado, comandante  da 5ª Divisão  de Exército 

Sercomtel - marca do pioneirismo 

Mário Jorge de O. Tavares observando para a Coluna que o livro “Sercomtel – marca de pioneirismo” retrata a evolução das telecomunicações, com ênfase no registro histórico das principais realizações dessa empresa, desde a sua criação, pelo prefeito municipal José Hosken de Novaes, até o lançamento do referido livro, de minha autoria, em dezembro de 2003, no Museu Histórico de Londrina. 

Casa da Cachaça 

O staff da Casa da Cachaça passou a atender na lanchonete do clube os sócios da Arel. O popular Baiano ficou com uma equipe cuidando só do restaurante.  

Turismo religioso

 

Com saída marcada para 16 de maio, padre Afonso Wosni segue com um grupo de fiéis para Itália, Bósnia e Croácia. Eles vão percorrer os santuários em Milão, Pádua, Veneza, Split e Dubrovinic, cidade considerada “Pérola do Adriático”.  O ponto alto da peregrinação será  em Medjugore (Bósnia), considerado o destino religioso mais procurado da atualidade. Lá haverá momentos de oração com  grupos que atuam com os videntes das aparições de Nossa Senhora. A TS Brasil Turismo Religioso está na organização do evento. Interessados ainda podem buscar sua inscrição. Informações pelo telefone   99925-0032 ou 3334-4010.  Na foto, Caco Braile da TS Brasil Turismo e padre Afonso.  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS