Imagem ilustrativa da imagem Com o presidente mundial da Scania
| Foto: Divulgação

O presidente mundial da Scania, Henrik Henriksson, e a diretoria executiva da empresa no Brasil visitaram uma das unidades da Cocal (empresa do setor sucroenergético) para conhecer as atividades da Lots, empresa ligada à Scania e que opera na área de logística. A Cocal é um importante cliente da Rede P. B. Lopes, concessionária que tem sede em Londrina. Na foto, Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil; Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora da Rede P. B. Lopes; Henrik Henriksson, presidente mundial da Scania; e José Henrique de Souza Gomes, diretor da P. B. Lopes.

Tiro de Guerra: uma experiência que traz benefícios aos jovens

Com seus novos 160 alunos selecionados, o Tiro de Guerra de Londrina deverá retornar às atividades no início de março, sob o comando do tenente Mattos. As aulas e exercícios serão das 6 às 8 horas, portanto, pela manhã. Há anos, ser aluno do TG era “a obrigatoriedade, de aos 18 anos, todo jovem deveria servir ao governo, isto é, à Pátria”, como diziam os pais e familiares dos jovens rapazes. Fiz o Tiro de Guerra 163, em 1958, sob o comando do saudoso sargento Chagas e outros dois sargentos. Entre os atiradores do meu tempo estavam o Antonio Chinesi, o Tonhão do Planalto, os cartorários Gabriel Nunes Pires Neto e José Cezário da Rocha, Fabiano Fidelis Duarte, que veio de Uberaba para aqui estudar, o radialista Mário Caldas, José Nogueira Monteiro, o Nego, que fundou o hoje famoso Candeias, grupo de hotelaria e férias, João Marmo, que foi diretor da Sercomtel, Jorge Calixto e João Braulo, que foram campeões de natação dos Jogos Abertos do Paraná e brasileiro, e Paiva, irmão de Ana Maria Felicio de Paiva, que foi Miss Paraná de 1958, no concurso realizado em Curitiba, e Ademar Zaparolli, que se formou em engenharia. Além de outros amigos que fizemos no Tiro. Houve dias que eu saía da FOLHA, às 3 da manhã, tomava café às 5 da manhã, no Franz Hotel, e ia direto para o Tiro, cuja sede era no final da rua Santa Catarina, se não me engano. Uma das provas mais difíceis para mim, que sou canhoto, era montar e desmontar, rapidamente, uma submetralhadora.

Posso dizer que aprendemos muita coisa boa no Tiro de Guerra, além da disciplina, de ouvir palestras sobre o Brasil, a pátria, os exercícios físicos. Acredito que até hoje os alunos do Tiro de Guerra saem de lá bem mais preparados para a vida adulta, de estudos e trabalho, que vão enfrentar.

Intercambista alemã

Imagem ilustrativa da imagem Com o presidente mundial da Scania
| Foto: Divulgação

Priscila Scandelae, Sergio Amadeu Scandelae Nabhan com a intercambista Emma Bertelsmeier, que é de Lipstad, Alemanha. Ela fica em Londrina por um ano dentro do programa de intercâmbio do Rotary Internacional. A jovem alemã já foi com a família brasileira passear em Curitiba e conheceu, entre outros locais, o famoso Jardim Botânico .

A Goiás e BH

As ruas Goiás e Belo Horizonte foram totalmente modernizadas com iluminação LED, melhoria já percebida por muita gente que nelas transitam. Notadamente a primeira delas.

Na Avenida dos Pioneiros

Se o tempo ajudar, a Prefeitura de Londrina, através da Sercomtel Iluminação, deverá concluir trecho importante nas proximidades do campus da Universidade Tecnológica Federal, que fica na Avenida dos Pioneiros. O trecho é bastante movimentado, dia e noite.

Em Guaravera e São Luiz

Já na chamada zona rural do município, a empresa deverá concluir a implantação de lâmpadas LED nos distritos de Guaravera e São Luiz.

Em Irerê e na Warta

E até o final da semana estará terminando as melhorias na iluminação nos distritos de Irerê e da Warta.

Nas próximas semanas

Os serviços serão permanentes e prosseguirão em outras avenidas da cidade, que serão atendidas nas próximas semanas e alguns meses.

Transmissão de cargo

Imagem ilustrativa da imagem Com o presidente mundial da Scania
| Foto: Divulgação

Em concorrida solenidade de transmissão de cargo da 5ª Região Militar em Curitiba, o general de Brigada Aléssio Oliveira da Silva passou o comando para o general de Brigada Cláudio Senko Penkal. A cerimônia foi realizada no fim do mês passado. Na foto, presentes ao evento, o comandante Militar do Sul , general de Exército Geraldo Antônio Miotto, ladeado pelo agropecuarista e conselheiro da Sociedade Rural do Paraná Oezir Kantor e pelo general de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª Divisão de Exército

Sercomtel - marca do pioneirismo

Mário Jorge de O. Tavares observando para a Coluna que o livro “Sercomtel – marca de pioneirismo” retrata a evolução das telecomunicações, com ênfase no registro histórico das principais realizações dessa empresa, desde a sua criação, pelo prefeito municipal José Hosken de Novaes, até o lançamento do referido livro, de minha autoria, em dezembro de 2003, no Museu Histórico de Londrina.

Casa da Cachaça

O staff da Casa da Cachaça passou a atender na lanchonete do clube os sócios da Arel. O popular Baiano ficou com uma equipe cuidando só do restaurante.

Turismo religioso

Imagem ilustrativa da imagem Com o presidente mundial da Scania
| Foto: Divulgação

Com saída marcada para 16 de maio, padre Afonso Wosni segue com um grupo de fiéis para Itália, Bósnia e Croácia. Eles vão percorrer os santuários em Milão, Pádua, Veneza, Split e Dubrovinic, cidade considerada “Pérola do Adriático”. O ponto alto da peregrinação será em Medjugore (Bósnia), considerado o destino religioso mais procurado da atualidade. Lá haverá momentos de oração com grupos que atuam com os videntes das aparições de Nossa Senhora. A TS Brasil Turismo Religioso está na organização do evento. Interessados ainda podem buscar sua inscrição. Informações pelo telefone 99925-0032 ou 3334-4010. Na foto, Caco Braile da TS Brasil Turismo e padre Afonso.