Aulas em laboratórios, clínicas e núcleos de atividades profissionais já no primeiro ano dos cursos, ambientando os estudantes em situações reais do dia a dia e lançando desafios que vão enfrentar no futuro. É assim na Arquitetura e Urbanismo da UniFil. Na disciplina de Práticas Construtivas, por exemplo, as calouras Mariana Maran, Vitória Schippa, Manuela Figueiró e Roberta Jesse, orientadas pela professora Tatiana Ferreira (foto), toda semana aprendem sobre argamassa, cálculos de massa, análise de rendimento de materiais e outras técnicas. Literalmente é a mão na massa. A universidade realiza vestibular no dia 3 de julho. Informações www.unifil.br ou (43) 3375.7474.

Imagem ilustrativa da imagem Com as mãos na massa
| Foto: Divulgação

O MAIOR ENCONTRO DE LIDERANÇA RURAL DO PARANÁ

O II Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR em parceria com o Sebrae-PR, será realizado dia 21 de junho (terça-feira), a partir das 8h30, no Buffet Planalto. O evento com perfil dinâmico terá diversos conteúdos voltados aos líderes rurais. Dentro da programação, além de música, interação e descontração, o palestrante Luciano Salamacha faz uma apresentação com um contexto histórico da necessidade de organização desde os temos primitivos da história humana. Em seguida, trata da necessidade de organização e do uso da inteligência como um diferencial para as sociedades se tornarem mais complexas, o que culminou no surgimento de entidades representativas, como os sindicatos rurais. O encontro já aconteceu em Pato Branco, Cascavel e Campo Mourão. Além de Londrina, está programado para Cianorte, Maringá, Santo Antônio da Platina, Guarapuava, Castro e São José dos Pinhais. Inscrições no link:https://www.sistemafaep.org.br/lideranca-rural-cultivando-conexoes/

13ª CONVENÇÃO

A 13ª Convenção da Orthodontic Franchising foi um sucesso. O evento com franqueados de todo o país foi realizado em São Paulo, no Sheraton WTC Hotel. Com a proposta "Analisar o passado, projetar o futuro”, a convenção reuniu palestrantes de renome nacional como Rick Chesther, Mario Sérgio Cornélia, Clóvis de Bardos Filho e Gisele Paula. Sempre é interessante lembrar que a empresa é de Londrina.

No Congresso Mundial em Paris

O cirurgião plástico, Dr. Ody Silveira Júnior, acaba de retornar de Paris, onde participou de mais um importante Congresso Mundial em sua área, a 23ª edição do IMCAS World Congress, que ocorreu no majestoso Palais des Congrès. No evento foram abordados temas em Cirurgia Plástica, Dermatologia e Ciência do Rejuvenescimento. "Para se ter uma dimensão do evento, foram mais de 700 speakers e 500 expositores, com muito conhecimento e novas tecnologias para mais de 12.000 profissionais da saúde", contou dr .Ody (foto)

Imagem ilustrativa da imagem Com as mãos na massa
| Foto: Divulgação

***

ENCONTREI o londrinense Edeval Zanoni, um dos maiores torcedores do Botafogo que conheço, e ele me conta que nosso amigo Toninho, do restaurante Tia Nêga, que já encerrou as atividades aqui, está com sérios problemas de saúde. O Tia Nêga fazia a melhor comida mineira de Londrina. Que Jesus o ajude a sua saúde melhorar muito!

****

“ACHEI o pão ciabata da Nelson Boulangerie pra lá de saboroso, não tem igual em Londrina´´, disse-me Nelson Sponton Ferreira, leitor da FOLHA.

****

MILTON FURUTA confirmando que na feijoada feita pelo seu staff, no Mercado Municipal, tem que ter orelha de porco, exigência dele e de alguns amigos.

Inverno aquecido e saudável

Que temporada deliciosa, repleta de pratos e bebidas quentes pra dar aquela aquecida no corpo. Mas não é só isso não. Você sabia que enquanto se agasalha, você está cuidando da sua saúde e evitando problemas cardíacos, por exemplo? Manter-se aquecido no inverno é super saudável! “Além de cuidar da sua saúde, o Armazém da Moda quer te ver arrasando por aí. São inúmeras peças quentinhas e lindas pra você aquecer e embelezar a toda a sua família. Venha desfrutar das novidades da estação”, convida o staff.

Imagem ilustrativa da imagem Com as mãos na massa
| Foto: Divulgação

NO CONGRESSO BRASILEIRO

O renomado Dr. Marcos Guskuma está em Florianópolis, no Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, onde será o moderador de um simpósio sobre reconstrução facial. O Dr. Guskuma, que tem mestrado e doutorado na área, diz que esse é o Congresso de maior importância da América Latina nessa especialidade odontológica.

SIMPÓSIO HOMEOPÁTICO DA AML

A Associação Médica de Londrina volta a realizar, este ano, de forma presencial, o Simpósio de Releituras de Matérias Médicas e Encontro de Turmas do CEHL (Centro de Especialização em Homeopatia de Londrina), em sua quinta edição. O encontro será de 16 a 18 de junho, na sede da AML (Avenida Harry Prochet, 1.055) com os presidentes da Associação Médica Homeopática Brasileira, Luiz Darcy G. Siqueira, e da Associação Médica Homeopática do Paraná, Luiz Alberto Fischer Abramides. Inscrições pelo endereço eletrônico www.cehl.com.br

Ministro da Saúde na Santa Casa

Em visita à Santa Casa de Londrina, dias atrás, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi presenteado com uma réplica da torre símbolo do Hospital. A estrutura pode ser vista no telhado do Hospital e na década de 1940, logo após a inauguração da Santa Casa, foi usada como meio de comunicação. Luzes de diferentes cores eram acesas para chamar médicos nas emergências ou para a companhia de energia não desligar a luz durante uma cirurgia. Por isso, a torre passou a ser carinhosamente chamada de ‘a luz que salva vidas’. Quem entregou a torre ao ministro foi a gerente multiprofissional do Hospital, Irmã Lorena Jenal (foto). Queiroga também conheceu as instalações do novo bloco hospitalar da Santa Casa. Uma obra que recebeu investimentos de cerca de R$ 40 milhões do Governo Federal e que aguarda a chegada dos equipamentos para ser entregue a Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Com as mãos na massa
| Foto: Divulgação

Feira Londrina Criativa

Quem for à Expo Japão, até dia 19 de junho, na Acel, vai encontrar os expositores da feira itinerante Londrina Criativa, que levaram seus produtos para o evento mais tradicional da comunidade japonesa na Cidade. Em seguida à Expo Japão, haverá um workshop com o jornalista Fábio Luporini, sobre como potencializar a divulgação dos produtos através das mídias digitais (Facebook, Instagram e outras). Será realizado dia 25 de junho, às 10h, no Hub do Londrina Convention Bureau, no Boulevard Londrina Shopping. A première da feira itinerante Londrina Criativa, também foi realizada no HUB do Convention Bureau, no Boulevard Shopping, com a presença de expositores e autoridades. As fotos do evento são de Ana Cláudia, do R3A Studio Fotográfico.

A presidente do Londrina Convention Bureau, Hérika Galli
A presidente do Londrina Convention Bureau, Hérika Galli | Foto: Divulgação - Ana Cláudia - R3A Studio Fotográfico
O presidente da Câmara de Vereadores,  Jairo Tamura, e a organizadora da feira Londrina Criativa, Margareth Watanabe
O presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Tamura, e a organizadora da feira Londrina Criativa, Margareth Watanabe | Foto: Divulgação - Ana Cláudia - R3A Studio Fotográfico
Mity Shiroma com a   gestora comercial da Expo Japão, Cyntia Suzuki
Mity Shiroma com a gestora comercial da Expo Japão, Cyntia Suzuki | Foto: Divulgação - Ana Cláudia - R3A Studio Fotográfico

Kalahari Remember

A 2ª edição do evento Kalahari Remember será hoje, às 21horas, no Empório Guimarães, com hits dos anos 70, 80 e 90. As atrações são o DJ André Fiori (Kalahari Londrina), DJ Bugalu (Kalahari Maringá) e o DJ convidado Markinho Ferraz (Baturité). Informações pelo telefone (43) 99913- 5025

AURORA E ISABELA

Mariana Bernardino Oliveira e Tiago Oliveira felizes da vida com as gêmeas Aurora e Isabela, que já estão com oito meses e cada vez mais lindas. Uma dupla de bonecas, concordo com as amigas dela no Bradesco Prime, onde Mariana trabalha.

Do amigo José Caetano

Quero agradecer a gentileza do amigo leitor José Caetano Ferreira Neto, de Curitiba, que reside no Bom Retiro, na capital do Estado. Muito obrigado pelo brinde que nos enviou. Muita saúde para você e família também.

Ri Happy vai abrir sua loja de festas

Conhecida como uma das principais redes de brinquedos, a Ri Happy prepara-se para abrir suas lojas para festas, já que no assunto brinquedos infantis tem dezenas de lojas pelo Brasil todo, inclusive em shoppings de Londrina. O que se fala é que o seu CEO (administrador geral) pensa também abrir seu setor de franquias. Aqui no Norte do Paraná estariam em uma relação oficiosa de possíveis sedes da Ri Happy Festas, além de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul, Maringá e Paranavaí, e Cornélio Procópio, Bandeirantes e Cambará do Norte Pioneiro. Um fato é mais do que certo: a Ri Happy Festas está aprovada pelo Conselho de Administração da empresa.

Em Porto de Galinhas

O advogado Leonardo Vianna e família passaram alguns dias na praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Tiveram sorte: foi uma semana de sol nessa localidade bonita e movimentada! E de gente muito cordial, como são os pernambucanos.

****

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1