Uma nova geração na política, uma liderança que conquista espaço com sensibilidade, firmeza e atenção ao cidadão. Assim o deputado estadual Tercilio Turini saudou a prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova, em recente evento na Santa Casa de Londrina, para liberar investimento de R$ 24,2 milhões na rede de atendimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). O trabalho parlamentar com os municípios resulta em benefícios à população e Turini ressaltou o empenho da prefeita. "A participação das mulheres na política é fundamental, pois atuam com determinação, visão social e acolhimento às pessoas", declarou o deputado.

Imagem ilustrativa da imagem Com a prefeita de Primeiro de Maio
| Foto: Divulgação

A ESCOLHA DO TERRENO PARA A NOVA SEDE DO BATALHÃO

Em virtude de o prefeito e secretários londrinenses ocuparem todo o tempo de ontem, em reuniões para encontrar soluções para o importante problema “greve dos motoristas de ônibus urbanos na cidade”, ficou para a próxima semana os trabalhos que seriam realizados para estudar e que poderia determinar o local para a nova sede do Batalhão da Polícia MiIitar na zona norte de Londrina. A reunião deverá ser realizada na quinta-feira, dia 10 de março.

ANIVERSÁRIO DO CURSO DE DIREITO

O dia 7 de março marcará a data da criação da Faculdade Estadual de Direito de Londrina, que ocorreu em 1958. Que, ao lado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, deram origem à luta pela criação da Universidade Estadual de Londrina, anos depois. Luta mesmo foi a travada com Curitiba para criar aqui o curso de Direito.

Isabela, a biomédica

A biomédica Isabella Rodrigues Giroldo, 23 anos, foi aprovada entre 50 candidatos em seis vagas para residência em Análises Clínicas no Hospital Universitário de Londrina. Formada pela UniFil em 2019, já trabalhou em laboratório e vai aperfeiçoar a experiência na rotina hospitalar. "Tive muitas aulas práticas no curso de Biomedicina, com atividades semelhantes ao mercado profissional. Alunos da UniFil são sempre cotados para empregos justamente pelo bom desempenho", declara Isabella.

Imagem ilustrativa da imagem Com a prefeita de Primeiro de Maio
| Foto: Divulgação

No churrasco fogo de chão

O conhecido advogado Elizandro Pellin prestigiando o almoço do Recanto Dá Licença ao lado do anfitrião Enio Sehn Jr. No último domingo, o restaurante recebeu mais de 700 pessoas, num dia que o cardápio incluía a saborosa costela fogo de chão. Como diz o gaúcho Enio Sehn, o almoço de fim de semana do Recanto já se tornou uma tradição em Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Com a prefeita de Primeiro de Maio
| Foto: Divulgação

Milho, frango, porco e etc.

A safra 21-22 de milho deu quebra de 25% na produção e o produto subiu no Brasil e na Bolsa de Chicago. Gerou encarecimento dos derivados desse grão. Mesmo assim o Brasil exportou 20 milhões de toneladas e causou o preço alto do milho aqui. Com isso, sobe o preço do frango, do porco, dos ovos, e etc. É só verificar o dia a dia dos mercados. O Brasil comprou muito da Argentina, do Paraguai e dos Estados Unidos, no ano passado. Será que não há milho guardado para ser especulado? É pergunta que a Ministra Teresa Cristina já fez! Os EUA produzem 380 milhões de toneladas de milho. A China está em segundo lugar, com 270 milhões de toneladas do produto.

Plantão de Véspera

O Curso e Colégio Sigma realiza no dia 5 de março, sábado, o tradicional Plantão de Véspera UEL. Por causa da pandemia de Covid-19, o aulão será presencial para alunos do cursinho e oferecido gratuitamente para toda a comunidade por meio do Youtube do Sigma. O plantão será das 13 às 19 horas. No dia 6, após o vestibular, a equipe se reúne novamente em uma live, a partir das 21h30, para comentar a prova e dar dicas para quem segue em busca da aprovação no vestibular.

ANIVERSÁRIOS

Está aniversariando hoje Ricardo Neukirchner, diretor de Aquicultura da Sociedade Rural do Paraná. Aniversariam também hoje Joel Siqueira Alves, José Mário Martini Oliveira e Pedro Paulo Ferreira.

No dia 5, os cumprimentos serão para Denise Accorsi, Helvio de Souza Garcia e Ana Maria Benjamin Silveira.

Mais aniversariantes de hoje: a doutora Cilene Alves Fiori, que reside com a família em Florianópolis. E Paulo Silva Gimenez, que reside em Montevidéu.

Sábado aniversariam o ex-deputado e secretário da Saúde Márcio Almeida, o empresário José Vezozzo e o ex-governador Roberto Requião.

No dia 6 os abraços serão para os aniversariantes Evaldo Ogata, Rose Rocha e Nadja Abujamra Spagnolo. No dia 7, aniversariam a jornalista Cristina Mattos, a professora Sonia Weill, que é numerologista, e o empresário e produtor rural Ivan Fuganti, grande amigo da FOLHA, e sempre elogiada Elvira Gross.

***

Nos 50 anos da UEL, apenas um reitor já não se encontra mais entre nós: o professor José Carlos Pinotti, que foi o terceiro a administrar a Universidade Estadual de Londrina. Faleceu de enfarte há anos. Era paulista da Mogiana.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1