Esta foto é do tempo em que este colunista e o advogado Nilso Paulo da Silva, hoje craque em Direito Eleitoral, fomos juízes classistas federais, como auxiliares da Juíza presidente da 1ª Junta (hoje Vara), a doutora Dinaura Godinho Pimentel Gomes, que foi também excelente professora de Direito da UEL. Antes de Nilso, tive como parceiro o classista José Lima do Nascimento, representante do Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina e região, outro amigo notável. Eu pelo Sindicato dos Produtores Rurais e Nilso Paulo pelo dos Ferroviários. Dois ótimos companheiros. Trabalhamos inicialmente com a juíza doutora Eliane. A juíza presidente, a seguir, foi a doutora Dinaura (com cursos no exterior em famosa Universidade da Europa), que sempre primou pelo trato com as partes que participavam das audiências, na difícil missão de solucionar, da melhor maneira possível, os problemas trabalhistas, envolvendo empregados e empregadores. Londrina teve nos juízes que conhecemos, a melhor referência junto a advogados e o Tribunal Regional do Trabalho. A doutora Dinaura, a quem também consideramos como “a Juíza do Trabalho nota dez”, é esposa do juiz Sérgio Gomes, que foi titular de uma das Varas do Cível no Fórum estadual, e que continua ensinando na Universidade Estadual de Londrina. Consideramos ele um amigão de sempre! Um casal que honra o Direito em Londrina e no Paraná.

A vida, a morte, a alegria em uma aula de Direito em 1960

O que vamos narrar aconteceu em uma aula no primeiro ano de nossa turma, em 1960, no curso de Direito, que era ministrado à noite, no Hugo Simas. O professor de Teoria Geral do Estado, era o ex-diplomata, o juiz no Fórum de Londrina, Hércules de Macedo Rocha. Perguntou ele, a certa altura: “QUEM FOI que disse ‘a vida é morte e a morte é vida?’”. Nosso colega Luís Pegoraro, praticante e campeão de halterofilismo, muito forte, ergueu o braço e declarou alto e bom som: “Eu não fui, professor!” A turma caiu na gargalhada. O professor Hércules (que também era ótimo pianista) o convidou: você pensa que é fortão, vem cá na frente, vamos medir o muque, para ver quem é mais forte! Mediram, sob palmas de toda a nossa saudosa classe, a mais animada de toda a Faculdade de Direito até hoje. A metade já foi convocada para o “timaço do Céu”.

Batalha pela audiência entre Globo e Record

É o que o público que vê programas de televisão à noite está presenciando, ultimamente, entre as TVs Globo e Record, no chamado horário nobre, das 21 às 22 horas: a batalha entre a novela “Travessia” e a reprise da novela “Jesus”, que foi a melhor produção sobre a vida, morte, e ressurreição de Jesus Cristo. Travessia, da famosa autora Gloria Peres, vem com “tramas familiares”, malvadezas, e belas imagens e também takes com diálogos bem humorados, e cenas de sequencias de beijos e o sexo surpreendente do chamado “nude quase total”, utilizando muito a personagem Brisa e o affaire Oto. O destaque em “Jesus” é ele mesmo, representado por um ator notável, que registra ensinamentos, faz milagres e nada pede em troca. Ao contrário: Jesus só come o que lhe oferecem e salva a vida de filhos até de inimigos. Cura e segue seu caminho. A Globo não vê a hora de fazer essa “Travessia” desse período difícil, agora mais animada, com o BBB 23 que chega disposto a atrair grande público, mas que o público gente mais conhecida da que foi mostrada pelo “Big Day”.

O prestigiado Jantar do Síndico

Em dezembro de 2022, o tradicional jantar em comemoração ao Dia do Síndico, promovido pela Regional Norte do Secovi PR, foi muito prestigiado. O evento teve o patrocínio: SICOOB Ouro Verde, TKE Elevadores, Masterseg Sistema de Segurança, Dezainy Assessoria Condominial, Tubarão Limpeza, Porter Portaria Remota e Informma Síndicos, com apoio da Nutricard. O presidente do Secovi PR, Ricardo Hirodi Toyofuku, esteve presente ao evento, além de diversos representantes de classe: o então presidente do Sinduscon Norte, Sandro Nóbrega, a presidente empossada pelo Sinduscon Norte para gestão 2023/2025, Célia Catussi, o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis, Marco Antonio Bacarin, e ainda o vice-presidente da Regional Norte do Secovi PR, Paulo Eduardo de Oliveira, o presidente do Secovimed Londrina, Marcos Roberto Mincachi Moura. As fotos são do evento.

Marco Antonio Bacarin, Ricardo Hirodi Toyofuku, Paulo Eduardo de Oliveira, Gerson Guariente, Sandro Nóbrega e Marcos Roberto Mincachi Moura.
Marco Antonio Bacarin, Ricardo Hirodi Toyofuku, Paulo Eduardo de Oliveira, Gerson Guariente, Sandro Nóbrega e Marcos Roberto Mincachi Moura. | Foto: Divulgação
Ricardo Hirodi Toyofuku, Paulo Eduardo de Oliveira, Célia Catussi, Erivelto Catussi, e Marcos Roberto Mincachi Moura.
Ricardo Hirodi Toyofuku, Paulo Eduardo de Oliveira, Célia Catussi, Erivelto Catussi, e Marcos Roberto Mincachi Moura. | Foto: Divulgação

Até o fim do mês

Três leitoras desta Coluna da FOLHA pediram, pelo telefone, que a Prefeitura deixe até o final de janeiro todas as atrações coloridas no Lago Igapó. Alegam que tanto as crianças daqui, como de cidades da região, têm pouca recreação, estão em férias, e a ponte sobre o Lago e a travessia em geral têm sido a alegria delas. Nossa opinião: concordo com as leitoras que me telefonaram. Prefeito Marcelo Belinati: seria uma boa para todos!

Mina de Ouro

Do jornal “Marca”, da Espanha: o futebol brasileiro tornou-se a mina de ouro para os técnicos portugueses!

Perdeu a memória

Amigos do famoso ator de cinema Jack Nicholson contam que ele perdeu de vez a memória. Foi atacado fortemente pelo Alzheimer. Três pessoas cuidam dele.

***

A apresentadora de televisão Luciana Gimenez está usando cadeira de rodas. Foi acidentada, esquiando.

***

A MÉDICA Amanda, que participará do BBB23, contando que colocou fogo em sua própria roupa. E que às vezes se descontrola. Não botando fogo na Casa do programa, tudo bem.

NO RECANTO

Imagem ilustrativa da imagem Com a juíza nota dez!
| Foto: Divulgação

Em animado encontro no Recanto Da Licença, Roberto Antônio de Carvalho, Nilo Ferraz de Carvalho e o anfitrião Ênio Sehn, amigos há mais de 60 anos. Recentemente, Roberto lançou seu primeiro livro: “Entre sentimentos e Letras”

Em prol do LEC, o Tubarão

Imagem ilustrativa da imagem Com a juíza nota dez!
| Foto: Divulgação

O LEC tem chances de subir para Série A do campeonato Brasileiro, neste ano. O que seria um cenário espetacular ter o time na elite do futebol brasileiro no ano em que a cidade completa 90 anos. Pensando nisso, um grupo de Instituições está conversando, para que juntos, possam fazer um grande movimento em prol do LEC. Alex Canziani, presidente da Codel, tem articulado esse diálogo com diversos setores. “A cada dia mais e mais Instituições e lideranças têm abraçado esse projeto. O prefeito Marcelo é entusiasta e queremos que essa ideia ganhe cada vez mais corpo. Logo, logo teremos novidades”, declarou. Na foto, Atacy Júnior, diretor de Desenvolvimento da Codel, Roberto Moreira, diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Claudir Sales de Lima, coordenador de Comunicação Sercomtel, Alex Canziani, presidente da Codel, Luísa Canziani, deputada federal, Tiago Carnelós, diretor executivo Sercomtel, Marcelo Rizzo, diretor de Marketing, Marcos Teixeira, diretor de Relacionamento, Antônio Carlos Gomes, diretor Científico, e João Severo, gerente de futebol.

42 anos de atuação

Imagem ilustrativa da imagem Com a juíza nota dez!
| Foto: Divulgação

Não faltaram homenagens e emoção no jantar que marcou os 42 anos do empreendedorismo feminino dentro da Associação Comercial e Industrial de Londrina, a ACIL, por intermédio do Conselho da Mulher Empresária. Realizada no Buffet Planalto, em dezembro, a celebração teve homenagem às mulheres que fizeram a história do CME, conduzido pela atual presidente, Marisol Chiesa. Marcaram presença ex-presidentes do CME, líderes, diretoras, conselheiras e empresárias para representar a força feminina dentro do mundo dos negócios. Na foto, a presidente Marisol Chiesa e a sempre destacada Francisca Ventura, duas amigas.

***

A W TORRES, que construiu o Allianz Parque, do Palmeiras, firmou contrato com o Santos, e vai erguer a Arena Vila Belmiro.

O Quinteto de Metais Ouro Verde

Dias antes do Natal, a Barbearia Gabbano, que fica na rua Espírito Santo, ao lado da Cake by Mili, e da Roberta Peixoto, promoveu apresentação musical com o “Quinteto de Metais Ouro Verde”, que foi um grande sucesso. Mães, pais, filhos, avôs e netos, foram parando seus carros, descendo e indo aplaudir os músicos e as canções natalinas que apresentaram. Nota dez para eles. Londrina tem músicos excelentes. O Quinteto de Metais, acredito, poderiam se apresentar em festividades daqui e de cidades da região. Seria pleno êxito na certa. Ouvi o show, deles, pois moro no Mont Blanc, em frente, e aplaudi várias vezes.

***

VERÃO 23 já deveria estar usando a moda de camisetas de crochês para os que frequentam as praias e calçadões e crocs nos pés.

***

LISA MARIE PRESLEY teve um forte ataque cardíaco e morreu aos 54 anos nos EUA. Era a única filha do fantástico e saudoso Elvis Presley, que deixou para uma fortuna para ela.

O APELIDO

QUEM apelidou Roberto Dinamite, de “Dinamite”, pelo seu chute fortíssimo, foi o Jornal dos Sports, fundado por Mário Filho, nome oficial do Maracanã, irmão de Nelson Rodrigues, o famoso jornalista e cronista, cujas histórias se tornaram peças teatrais e filmes. A mais famosa talvez seja “Bonitinha, mas ordinária...”

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1