O Colégio Pontual – unidade Shopping Quintino – promoveu o Arraiá On-line na semana passada. De acordo com pais e alunos, a festa virtual foi muito divertida. Todas as famílias entraram no clima, prepararam a casa, as guloseimas e os trajes caipiras. Os alunos do Fundamental I dançaram e brincaram a tarde toda. As fotos são de estudantes que participaram do Arraiá.

Yan Yudi Yabushita Camargo
Yan Yudi Yabushita Camargo | Foto: Divulgação
Isadora Cabrera
Isadora Cabrera | Foto: Divulgação
Heloisa e Heitor Ariji Costa
Heloisa e Heitor Ariji Costa | Foto: Divulgação

Maracanã e Night and Day: a bela moça da cidade que balançou Baby Pignatari!

Foram o jornalista Mário Filho, dono do Jornal dos Sports, matutino impresso em papel cor de rosa, e o vereador e radialista Ari Barroso, que lutaram pra que o Maracanã fosse construído pela cidade do Rio de Janeiro. Por isso, deram o nome de Mário Filho, irmão do escritor Nelson Rodrigues, ao famoso estádio. É o que lembra Odair Chiqueto, direto de Rolândia, onde tem arquivos de muitos fatos e datas. É um pesquisador. Foi o jogador Didi, do Fluminense, quem marcou o primeiro gol no Maraca, no amistoso em que a seleção paulista venceu a carioca por 3 gols a 1. Mas, inaugurado em 1950, só em 1966, que recebeu o nome de Mário Filho. O Maraca foi interditado em julho de 1992, quando, na final do campeonato brasileiro, entre Flamengo e Botafogo, a grade de proteção da tribuna de honra partiu e foram registradas 93 vítimas, e 4 pessoas morreram. Interditado, o estádio foi reaberto no dia 19 de setembro de 1993, com o jogo entre Brasil e Uruguai valendo vaga a copa do Mundo de 94. O Brasil ganhou por 1 a 0 e garantiu a vaga. No dia 16 de junho de 2010, o Maraca foi fechado para reforma geral, visando a segunda Copa do Mundo no Brasil. Em 2014, fechou as portas de novo. O recorde de público oficial foi na partida entre Brasil e Uruguai, pelas eliminatórias do Mundial de 1970, com a presença de 183.341 pagantes. Pelé tem história no Maracanã. Lá marcou seu gol mil, contra o goleiro argentino Andrada, do Vasco da Gama. No Maracanã, a dupla Pelé-Coutinho se consagrou e o rei do futebol fez o gol que lhe valeu uma placa no estádio. E foi criada a expressão `gol de placa´´. E foi no Maracanã que o Santos decidiu um título mundial de clubes com o Milan, o time do coração de Adamo, italiano que teve um dos melhores restaurantes aqui na cidade. Vários italianos que moravam em Londrina foram ao Rio, ver o jogão no Maracanã. No grupo estava uma bela jovem, filha de italiano e espanhola, que fez o maior sucesso já no avião. Formosa, elegante, foram à boate Night and Day, e entre os presentes do local da moda estava o famoso Baby Pignatari, que se encantou com ela. Mandou flores flores para o hotel onde ela estava com casal amigo.

Doação da RF para a prefeitura

Imagem ilustrativa da imagem Colégio realiza arraiá on-line
| Foto: Divulgação

O delegado da Receita Federal de Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, entregou esta semana 500 oxímetros para o secretário municipal de Saúde, Felipe Machado (foto). O “oxímetro” é um dispositivo que pode ser fixado no dedo ou lóbulo da orelha e serve para mensurar a porcentagem do transporte de oxigênio e a leitura da frequência cardíaca . Trata-se de um equipamento essencial no tratamento dos pacientes da Covid-19. Segundo o delegado da Receita Federal, não era comum a apreensão desse tipo de equipamento, mas diante da demanda criada pela pandemia, estabeleceu-se um comércio irregular desse tipo de bem. A Receita Federal em Londrina se mobilizou para que os oxímetros fossem destinados rapidamente revertendo o produto do ilícito aduaneiro em benefício para a sociedade.

Xô, gafanhotos!

Com o noticiário sobre a invasão de gafanhotos no Chile, Paraguai e Argentina, podendo chegar ao Brasil, via Uruguai, lembrei-me da marchinha de Carnaval dos anos 50, quando houve também invasão de gafanhotos nas lavouras de vários estados. A letra dizia o seguinte: “Gafanhoto deu na minha roça, comeu, comeu, toda a minha plantação; xô gafanhoto, xô xô , não deixou nem um pé de agrião, gafanhoto isso não se faz, deixe a minha roça em paz!”

Agrotalks será realizada dia 2 de julho

Estão abertas as inscrições para o Agrotalks, promoção da OAB-Londrina, através da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio, e com a Sociedade Rural do Paraná. O evento acontecerá no dia 2 de julho e as inscrições são gratuitas e devem ser fitas pela plataforma Sympla. Esta segunda edição será na modalidade on-line. A abertura será às 8h15 e marcará também o lançamento do Congresso Paranaense de Direito do Agronegócio, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro. A abertura será feita pela presidente da Ordem local, advogada Vânia Queiroz e pelos coordenadores Carlos Arauz e Rodolfo Ciciliato.

Apresentadora

Imagem ilustrativa da imagem Colégio realiza arraiá on-line
| Foto: Tatiana Galindo - Divulgação

Luly Barbero é diretora internacional da SRP e diretora da Terra Roxa- agência de desenvolvimento do Paraná. Também se destaca como apresentadora do Programa Tarobá Rural, todos os domingos a partir das 7h40, com novidades e inovações do agronegócio, entrevistas com produtores para mostrar a realidade do campo e quadros diversificados como “direito no agro”, onde a comissão agrária da OAB informa sobre as leis do setor. O programa ainda mostra cotações agrícolas, de pecuária, previsão do tempo e muito mais. Recentemente , Luly foi convidada para ser agroinfluencer do canal AGRO + do grupo Bandeirantes . A foto é da talentosa fotógrafa

Pressão total: como ajudar os filhos a estudar em casa

Conflitos e convivência caminham juntos, notadamente agora em tempos de pandemia, de ficar em casa, para fugir dos ataques do coronavírus! Pais precisam ter grande jogo de cintura ao tratar qualquer coisa com os filhos. O conselho é de um diretor de escola da cidade. Aula por computador tem deixado muitas famílias em pressão total! Em verdade, não é fácil. O perigo é gerar culpa, frustação, que ocasiona cobrança, que gera culpa e até angustia. Será que meu filho vai passar de ano? O papel dos pais é tentar ajuda os filhos. Conteúdo dado pela escola é uma coisa, em casa, com pai e mãe tentando ajudar, é outra bem diferente. É um novo aprendizado para os pais, sobretudo.

***

Uma sobrinha do presidente Trump, filha de uma irmã dele, confirmando que está pronto seu livro sobre o titio , que deverá ser lançado até o final do próximo julho.

***

O jornal Excelsior, da cidade do México, que tem foto grande de Pelé em sua redação esportiva, comentando que no país azteca, 11,4 mulheres são assassinadas por dia!

O Zorro e Durango Kid

Comentário de um cliente do Maneco com Jaleco, do chef Lú de Oliveira: - “Desde ‘A Máscara do Zorro’ que eu não via tanta gente mascarada, e usando todos os estilos. O Durango Kid, do farwest de antigamente nos cinemas, também usava uma máscara preta, para não ser reconhecido pelos bandidos. Hoje em dia, os bandidos usam máscaras para disfarce em assaltos há muitos anos. Agora então, estão todos juntos e misturados.”

Amigas

Imagem ilustrativa da imagem Colégio realiza arraiá on-line
| Foto: Divulgação

Amigas, Jeanete Albuquerque e Irene Sehn, colegas dos tempos em que estudaram no Hugo Simas, aproveitando o domingo último, com toda a segurança, no Recanto dá Licença. Que neste domingo estará aberto a partir das 11 horas.

Tecnologia da informação

Imagem ilustrativa da imagem Colégio realiza arraiá on-line
| Foto: Divulgação

Atualização de softwares, como de folha de pagamento, é necessário e obrigatório para dar cumprimento às medidas provisórias 927 e 936 que favorecem às empresas em geral para fazer frente a pandemia. A Exactus Software foi uma das pioneiras, senão a primeira, a disponibilizar uma folha de pagamento totalmente atualizada, beneficiando os seus usuários da região de Londrina e de todo o país. A empresa conta com uma equipe renovada de jovens analistas e programadores, formada por Paulo Cesar Maffei, Maurício de Carvalho e Fábio Leandro Mazzo Dutra, entre outros. “Profissionais preparados sob a coordenação de José Dutra para continuar a tradição da Exactus, que neste ano comemora 50 anos, para com renovação, se Deus quiser, atuar mais outros 50 anos”, destaca o diretor Romeu Demattè. Ele também ressalta que em tecnologia da informação são propriedades essenciais: a experiência e a inovação, itens que a empresa persegue desde 1970. Na foto, durante reunião, Paulo Cesar Maffei, José Dutra, Maurício de Carvalho e Fábio Leandro Mazzo Dutra

Na Toscana, sujeira de cachorro

em ruas gera multa de 100 euros

O londrinense Antônio Carlos Panichi enviou fotos para a Coluna mostrando diferenças e o motivo da limpeza das praças e banheiros públicos na Europa. E lembra que no Brasil temos poucos banheiros públicos para atender às necessidades das pessoas que transitam, mas que são precários em todos os sentidos. Ele comparou com o que viu entre os europeus, notadamente na Itália. Em Veneza, no último ano, o valor para ouso de um banheiro público tinha o custo de um euro e meio. Mas a limpeza do local era impecável, observou in loco. Quando ele e a esposa estiveram em Arezzo, na Toscana, a cidade da família dele, depararam-se com a placa que anunciava multa para quem deixasse a sujeira do cachorro nas ruas: 100 euros! Por razões como esta, as ruas estavam limpíssimas. Panichi ouviu o seguinte: a cobrança qualifica os serviços prestados e as multas educam o povo.

***

Uma senhora, que lê a Folha, na casa da patroa, onde é diarista, disse que a Sanepar, que todos falam bem do cuidado com a água da cidade, precisa mandar seu pessoal no Jardim União da Vitória, onde ela tem visto crianças tomando água sem qualidade alguma.

***

Está comemorando aniversário o produtor rural Luizinho Meneghel Neto, que foi presidente da entidade do Parque Ney Braga.

Leilões Dez Marcas

Dois leilões virtuais de gado estão programados para outubro e dezembro, disse-nos Alexandre Turquino. Serão dois leilões Dez Marcas Marcas, cada um colocando na pista e na tela 4 mil animais da melhor qualidade do gado de corte.

***

O pecuarista Pedro Favoretto Filho está aniversariando neste domingo. A veterinária Fabíola Guimarães também.

***

Tomam posse, hoje, dois presidentes de Rotary Club da cidade: Antônio Celso Xavier de Souza, no Londrinão, e Márcia Menezes, no Londrina Para-desporto.

***

Também o novo governador do distrito 4710, do Rotary Internacional, o empresário Ricardo Slomski, tomará posse, em cerimônia virtual, hoje à noite. Ele é da cidade de Quatiguá.

***

Na próxima terça feira, Eda Fróes Salem assume a presidência do Rotary Alvorada. No Londrina Nordeste, Ronaldo Antunes da Silva assume como presidente.

***

O empresário e produtor rural Luís Ernesto Bley, o diretor presidente da Norpave e de outras empresas, comemorando aniversário. É sempre elogiado pelos seus amigos. Seus funcionários mais antigos me disseram que ele sempre foi também um craque em pescaria.

***

Uma do futebol espanhol: -O Real Madrid está devendo 280 milhões de euros, mais ou menos um bilhão e meio de reais!

***

Os egípcios foram dos primeiros enólogos do mundo, e seu vinho até hoje é elogiado pelos que o saboreiam. Gente de Londrina que tem parentes em Ribeirão Preto, SP, contam que estão surgindo muitas videiras na zona rural ribeiro-pretana.