Londrina agora conta com espaço para o Cocriagro, hub de inovação do agro, inaugurado dentro do Parque Ney Braga. O projeto foi concretizado graças à parceria com Sicredi União PR/SP, Inquima e Cooperativa Integrada. A inauguração ocorreu em seguida à abertura oficial da 60ª ExpoLondrina. De olho na tecnologia e inovação, o presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira(foto), destacou a importância que a cooperativa de crédito dá ao tema. “Tudo que for ao encontro da inovação e da tecnologia para o agronegócio, a nossa cooperativa vai participar. É interessante para nós o desenvolvimento do produtor rural e essa iniciativa é muito importante”, disse ele. A sede do Cocriagro recebeu o nome de Herbert Bartz, pioneiro do sistema de Plantio Direto no Brasil. O Cocriagro tem um espaço físico de 650m², com áreas compartilhadas para startups, estações de trabalho, auditório para 45 pessoas, sala de reuniões, área de convivência, salas para empresas e um espaço compartilhado somente para as cooperativas.

Imagem ilustrativa da imagem Cocriagro homenageia Bartz, criador do plantio direto
| Foto: Divulgação

SEMANA SANTA NO SANTUÁRIO NA VILA NOVA SERÁ PRESENCIAL

Pela primeira vez depois da pandemia, as celebrações da Semana Santa serão presenciais. No Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova, fase final de preparação para receber os fiéis . Esta é a época central da fé cristã, quando se celebra a essência do cristianismo: Paixão, morte e ressurreição de Cristo. A programação tem início no Domingo de Ramos, às 8h30, com início no Colégio Estadual Nilo Peçanha e procissão até o Santuário. Os horários estão disponíveis do site do Santuário. Todos são bem-vindos à Casa da Mãe Aparecida, para celebrar a Páscoa, lembram os organizadores da Semana Santa, que, no local, será das mais concorridas.

***

O CORINTIANO – Odair Chiqueto conta que em Rolândia há um corintiano, que tem tanta bronca do Palmeiras, que não come salada de alface, porque é verde...

CARROS E MOTOS AUMENTAM NA CIDADE

AUMENTOU o número de motos e automóveis em Londrina. Cresceu também o número de alunos de escolas para aprender a dirigir. Nos carros, o maior número é de moças e senhoras mais jovens. No de motos, de rapazes novos e homens mais velhos, que precisam arrumar trabalho. Que aprendam a dirigir muito bem. Não matem e não morram!

COM SEUS COLABORADORES

O empresário Nivaldo Benvenho é o diretor de comunicação da SRP. Como se sabe, ele também dirige a conhecida Midiograf. Muito atuante neste período de exposição, aproveitou para promover encontros com grupos de colaboradores da empresa que dirige na ExpoLondrina. No parque Ney Braga trocam ideias com Benvenho durante almoço e depois visitam a Feira. Na foto, o empresário com uma das equipes da Midiograf.

Imagem ilustrativa da imagem Cocriagro homenageia Bartz, criador do plantio direto
| Foto: Divulgação

***

PÁSCOA CHEGANDO, tempo de reflexões durante a Semana Santa toda, de ver algum filme sobre JESUS, de ouvir seus ensinamentos (a TV Record repete a série sobre Ele, seus milagres e pregações). Tempo de “cardápio cristão” com peixes, frutos do mar e os famosos bacalhau, como os importados por Antônio Yosio Furuta, aqueles de lombo graúdo, com preço ajustado ao dólar mais baixo possível.

Mulas e jumentos na Expo

A criação e o mercado de muares e asininos (mulas e jumentos) conquistam cada vez mais espaço. O Centro de Melhoramento Genético (CMG) da UniFil mantém um dos principais planteis no Sul do país. Exemplares nascidos na unidade com linhagem apurada já se consagram como campeões nacionais. Além de vencer competições de morfologia e provas de marcha, são bastante requisitados em cavalgadas. Para mostrar as inovações da biotecnologia de reprodução animal, a UniFil está na ExpoLondrina, no Pavilhão Ildefonso dos Santos. O reitor Eleazar Ferreira ressalta que o CMG é também um centro de prática para alunos da faculdade de Medicina Veterinária e desenvolve projetos em parceria com o Hospital Veterinário da universidade, um dos mais modernos do Paraná no atendimento a grandes animais (principalmente equinos e equídeos), silvestres e também a pets. Na foto, Chirral está montado na bela Dalila da UniFil e Júlio em Fantasia.

Imagem ilustrativa da imagem Cocriagro homenageia Bartz, criador do plantio direto
| Foto: Divulgação

Agora o Tayayá de Porto Rico

Os irmão Patrick e Rodrigo Ferro (foto) comemoraram aniversário recentemente e além da nova idade têm muitos motivos para celebrar a vida. À frente da holding CA2A, colhem elogios pela nova gestão no Tayayá de Ribeirão Claro e agora o sucesso do Tayayá Porto Rico que será lançado oficialmente em breve, mas já conta com uma grande lista de pré-reservas. Com o conceito de casa de férias pelo sistema de multipropriedade, os irmãos vêm se consolidando neste segmento e mais novidade vem por aí.

Imagem ilustrativa da imagem Cocriagro homenageia Bartz, criador do plantio direto
| Foto: Divulgação

NO ARMAZÉM DA MODA

A Expo Jeans é referência em Londrina! Além de oferecer todos os tipos de peças em jeans, que vai do bebê ao tamanho maior, traz lindos pares de botas, camisas para eles e para elas e muitos acessórios. “Aqui, a família toda se veste bem e sai pronta pra curtir a Expo 2022 no melhor estilo!”, recomenda o staff, que comemora o sucesso.

Imagem ilustrativa da imagem Cocriagro homenageia Bartz, criador do plantio direto
| Foto: Divulgação

Jovial e atuante

A mentora das misses de Londrina e região, Glacimeire Cardoso, comemorou aniversário na segunda –feira (dia 4). Para celebrar a data, fez um ensaio fotográfico inspirado na ExpoLondrina. A foto de Miguel Rodrigues mostra a aniversariante que chegou aos 53, sempre jovial e dinâmica! Parabéns!

Imagem ilustrativa da imagem Cocriagro homenageia Bartz, criador do plantio direto
| Foto: Divulgação

COM AS CORES DO CÉU

A FOLHINHA marca o “Dia do Jornalista” neste 7 de abril. Foi também aniversário do dia em que futuros diretores do Londrina de Futebol e Regatas, o hoje Tubarão, escolheram no saudoso bar e restaurante Caloni as cores branca e azul para o nosso time de futebol da cidade. Que eram “as cores do Céu e que não homenageava nenhum dos principais times de São Paulo e nem do Rio de Janeiro”, me contaram os médicos Oswaldo Palhares e Walid Ben Kauss, que lá estavam.

Para os advogados debaterem: aposentadoria de pessoa trans

A Coluna recebeu a seguinte colocação de leitor, que é primo de uma pessoa trans: “O homem que se torna mulher, via transformação através de intervenção médica, terá o mesmo direito de se aposentar como as mulheres em geral, isto é, com menos tempo de trabalho do que os homens? Como decidirá a Previdência Social? Quem dará a decisão final? O setor jurídico do INSS? Os seus médicos? Quando tempo vai demorar para uma pessoa trans conseguir a aposentadoria?” Dará uma boa discussão em salas de aulas dos cursos de Direito e também em encontros da OAB.

O que Rogério Ceni não viu

DUDU, do Palmeiras, deitou e rolou diante do jovem lateral esquerdo da base do São Paulo. Todo mundo viu, logo aos 10 minutos de jogo, menos o técnico Rogério Ceni, que ao invés de colocar o veterano Reinaldo para segurar a “fera” do alviverde, deslocou Léo da zaga central. Deu na mesma. Resultado: time goleado, torcida tricolor cabisbaixa e triste, que até o padre da Igreja da Canção Nova comentou o fato durante missa. Ceni ficou bem quieto e não admitiu seu erro, não pediu desculpas à torcida. Dificilmente um treinador admite que errou. Como em outras profissões, também há no futebol “os que pensam que são semideuses” Metade deles tem certeza!

Um pecado eterno

No Brasil, “governar virou a arte de dar cargos e verbas...” Me disse, ao telefone, o leitor RVB. Concordo com ele, isso ocorre há muitos anos...e parece que, enquanto houver dinheiro na parada, isso será um pecado eterno!

Almoço da Ambev

A delegação da AMBEV e seus convidados estiveram reunidos, em movimentado almoço, na churrascaria Galpão Nelore. Como se sabe, a equipe do maior grupo cervejeiro do mundo, veio para a ExpoLondrina, no Parque Ney Braga.

Aborto: o polêmico problema que homens deverão resolver

A FRANÇA não permite o aborto e a Inglaterra sim. Nos Estados Unidos, alguns estados permitem e outros não. Aqui no Brasil, o assunto continua sendo debatido. Só aquele polêmico detalhe para você, leitor, pensar a respeito: “O corpo da mulher é dela, se ela for violentada, estuprada, ficar grávida, deve ter o total direito de não querer o filho, com ‘DNA’ de um bandido, de um marginal!”, opinam e perguntam deputados federais a favor. Os deputados de Londrina e região Norte do Paraná poderiam opinar sobre a legalização ou não do polêmico assunto. Uma em cada cinco mulheres chega aos 40 anos, já tendo feito pelo menos um procedimento abortivo, disse uma deputada federal do PSOL. Seria um exagero dela? Mas em Londrina, no Paraná, o IBGE não revelou qualquer dado a respeito.

Descriminalizar o aborto não significa liberar geral, longe disso, disse um senador. Vamos aguardar a decisão do Congresso. Mas cabe aqui a seguinte pergunta: já ouviram a respeito avós e avôs, e mães e pais de moças estupradas, que ficaram grávidas? Um assunto feminino, que os homens do Congresso Nacional (que são a maioria) é que vão decidir a respeito.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1