Cirurgia inédita é realizada em Londrina
Procedimento foi comandado pelos cardiologistas Claudio Fuganti, Gabriel de Abreu Silva e Carlos Eduardo Duarte
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022
Procedimento foi comandado pelos cardiologistas Claudio Fuganti, Gabriel de Abreu Silva e Carlos Eduardo Duarte
Oswaldo Militão
Realizado no Hospital Evangélico de Londrina um procedimento inédito que é para os portadores de doenças do coração: a cirurgia de ablação por cateter ou a cauterização de arritmias. A cirurgia foi comandada pelos cardiologistas especialistas em marcapasso e arritmias cardíacas Claudio Fuganti, também docente da UEL, Gabriel de Abreu Silva e Carlos Eduardo Duarte, do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Na foto, os três cardiologistas após o bem sucedido ato cirúrgico.

AULAS INAUGURAIS DE ITALIANO
A I Bravissimi, Associação Cultural Italiana de Londrina, oferece aulas inaugurais de italiano, gratuitas e on-line, em comemoração aos seus 25 anos, que será celebrado no dia 8 de abril. Também serão oferecidas aulas gratuitas sobre Cidadania e Certificação, para Crianças e Adolescentes, e preparatório para o certificado B1. Para participar dos encontros é necessário realizar a inscrição no site www.ibravissimilondrina.org
***
O AMIGO Vicente Martins Neto, empresário, rotariano, a quem encontrava sempre no Mercado Sangri-Lá, faleceu ontem em Londrina. Que Deus o tenha.
***
OUTRO londrinense que foi vítima de Covid-19 e que nos deixou ontem: o desembargador aposentado e ex-juiz na cidade, Celso Saito. Muito estimado por advogados e colegas.
ProAm de Golf no Royal
Foi um sucesso o Torneio ProAm , disputado domingo (30 de janeiro), no campo do Royal Golf Club, em Londrina. A competição reuniu equipes com um profissional e 4 amadores. A equipe do professor Ronaldo Francisco ficou em segundo lugar. Na foto, durante a premiação, o profissional Ronaldo Francisco e os amadores. Dr Milton Ogawa. Dra Tiemi Ogawa. Renato Pozzobon e Luiz Carlos Miguita.

PLANOS DE SAÚDE NÃO PODEM FALHAR COM OS SEUS ASSISTIDOS
SITUAÇÃO difícil a das pessoas que pagam seus planos de saúde e quando precisam do atendimento urgente, como agora, na pandemia, não conseguem, ou são obrigadas a esperar três ou quatro horas, isso quando não encontram cooperativa médica (que vende os planos de saúde) fechada, por excesso de trabalho, de muita gente, ou falta de profissionais de saúde e etc. Conclusão a que se chega: os planos de saúde acabam sendo apenas para internação em hospitais ou exames de sangue, rAio X e ultrassons da vida. A maioria dos médicos mais experientes não faz mais parte de cooperativas.
Aniversário de João Felipe
Animada festa marcou o aniversário de 1 ano do menino João Felipe Franceschini de Carvalho. Para alegria dos avós paternos Joel Carvalho e Vanderleia Dias Carvalho, e da avó materna Ana Paula Custodio. Na foto de Camelindo Dias,o aniversariante com os pais Alex da Silva Carvalho e Dayane Franceschini Custodio de Carvalho

***
UMA FRASE Nova no Futebol: “Goleiro tem que ser barbudo, porque assusta o batedor de pênalti e também a bola...”
***
MARIANA GROSS apresentou sozinha o programa Fantástico de domingo, pela Rede Globo. A paulistana deu um banho de competência.
O exemplo do Rio Tâmisa
PERGUNTAR não ofende: por qual razão o famoso rio que Tâmisa, de Londres, não transborda? Dizem que a engenharia e o poder público de lá deram uma solução definitiva. Ninguém embolsou parte do dinheiro destinado a resolver tal problema. Essa é a diferença.
Em frente ao Royal Golf
Comentam na cidade que Londrina felizmente não corre o risco de sofrer com enchentes, porque quando chove a maior parte de água corre para o Lago Igapó, que a qualquer momento poderá ter as comportas abertas e esvaziar o excesso das chuvas.
Mas já me disseram que não é bem assim. Quem sabe a Secretaria de Obras possa explicar melhor a respeito. Por outro lado, há um pequeno rio que passa em frente ao condomínio Royal Golf Residence, que, por causa da mata, ao redor, quase ninguém vê, e com chuva forte, já inundou a entrada e a entrada e saída do local. Um rio, ou ribeirão, que precisa ser limpo, analisado e etc. Mas, como o pessoal da região dos condomínios Royal não tem vereador que os represente, que ajude, a situação vai ficando esperando talvez por alguma autoridade que se interessa para verificar o que possa ser feito para evitar futuros problemas.
***
UM LEITOR da FOLHA, José Antônio, comerciante, me disse, há tempos, que a Ucrânia, de onde era originário o pai de sua noiva, tem terras semelhantes às terras vermelhas aqui do Norte do Paraná e também de Cascavel e arredores. Ou sejam, ótimas para a produção agrícola.
Ancheta, o melhor da tarde
Cantando um belo de um bolero, com voz pianinho de cantor de boate, que fala aos ouvidos de apaixonados, o ex-zagueiro uruguaio Eládio Ancheta, que jogou no Grêmio Porto-alegrense e na seleção de seu país, foi o melhor da tarde, no programa musical dos acima de 60 anos da Globo.
***
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

