O Hospital do Câncer de Londrina recebeu última sexta-feira (15) do Grupo Muffato a doação de cinco toneladas de produtos, entre alimentos e itens de limpeza. A doação foi feita pela empresa durante uma live da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio, no dia 29 de abril. Iracema Fabian, coordenadora de Captação de Recursos, Eventos e Voluntariado do Hospital do Câncer, agradeceu o apoio constante do Grupo à instituição, observando a importância das doações especialmente neste momento delicado para o hospital por conta da pandemia.Valdecir de Oliveira, supervisor regional do Grupo Muffato, que representou a empresa na entrega, destacou que o Grupo está integrado às ações sociais e às causas que sejam relevantes para a sociedade paranaense. O Grupo Muffato já doou mais de 350 toneladas de produtos, especialmente alimentos, desde o início da pandemia. A empresa tem participado ativamente de ações realizadas pelos artistas, como a live da dupla Teodoro e Sampaio e de outros músicos. Promoveu também uma grande campanha da própria empresa, a “Corrente do Bem”, que entregou mais de 30 mil cestas de alimentos a entidades que distribuíram os produtos para a população necessitada. Na foto, Iracema Fabian, Valdecir de Oliveira , Rosane Tavares , gerente de uma das lojas da rede de supemercados ,com colaboradores durante a entrega dos donativos

Imagem ilustrativa da imagem Cinco toneladas de donativos para o Hospital do Câncer
| Foto: Divulgação

Aniversário

O doutor em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial Marcos Heidy Guskuma comemorou aniversário ontem. A festa foi em família ao lado da esposa Lorenna e do filho Heitor. Sempre com grande animação

Gersonly comemorando

Sempre elogiado pelas pessoas que atendia, quando exerceu o cargo de responsável pela comunicação social da Polícia Federal em Londrina, durante nove anos, Gersonly Rodrigues de Oliveira está comemorando aniversário hoje, dia 19. O gentleman Gersonly certamente receberá os cumprimentos de ex-colegas e de amigos que fez na cidade durante esse tempo todo. Parabéns.

Comodoro do Iate pede ao

prefeito a reabertura do clube

O professor Paulo Bassani, comodoro do Iate Clube de Londrina, protocolou junto à prefeitura do município, em nome da diretoria da agremiação, o pedido ao prefeito Marcelo Belinati, visando a retomada gradativa de suas atividades, respeitando as medidas de prevenção, contenção e mitigação instituídas pelas autoridades sanitárias da cidade e do Estado do Paraná. A proposta apresentada prevê o funcionamento do clube das 9 às 18 horas, de terça a domingo, permitindo apenas atividades que não causem aglomeraçao, tais como a canoagem, paracanoagem, tênis, beach tênis, futevôlei e náutica. O uso da piscina será apenas para banho de sol, com a limitação de frequentadores, mantendo o distanciamento social, será permitido apenas o uso de três churrasqueiras por pavilhão, com distanciamento de no mínimo 10 metros entre uma e outra, com no máximo 10 associados por churrasqueira.

Doação de máscaras

da Viação Garcia

Imagem ilustrativa da imagem Cinco toneladas de donativos para o Hospital do Câncer
| Foto: Divulgação

A Viação Garcia doou máscaras de proteção individual em apoio à live da dupla Conrado e Aleksandro, realizada semana passada. As doações foram destinadas às instituições de saúde em Londrina, Coxim e Dourados, no Mato Grosso, e Hospital do Amor, que fica em Barretos, no estado de São Paulo. Na foto, Márcio e Simone, que integram a equipe de produção da dupla, recebem as máscaras enviadas pela empresa

De volta à Coluna, após ter a vida salva de novo

Estou de volta à Redação desta Coluna, depois de recuperado de um pré-enfarte em uma das duas safenas, que estão fazendo meu coração bater há 20 anos, colocadas pelo cirurgião Francisco Gregori, a pedido do cardiologista Luiz Carlos Miguita. Passou o tempo, esqueci-me de fazer exercícios e que não devia abusar de alimentação, além de tentar fugir dos estresses da vida, do trabalho e etc., o que não é fácil de se cumprir. Novamente, desta feita, acabei salvo pelos cuidados de minha família, que me levou para o doutor Luiz Carlos Miguita, do Centro de Doenças do Coração. Feitos os exames, eletro e eco, pelo médico Miguita Junior, e o especial de sangue, pelo Sabin, que mostra se está começando o enfarte, fui enviado para o Cardiocat, no Hospital Evangélico, atendido rapidamente pelos hemodinamicistas Marco César Miguita e Milton Neves, e equipe. Depois de limparem a artéria que estava entupida, e colocação de dois estents, eis-me na UCO, que seria a UTI coronariana, embora lá estivessem outras vítimas de AVC e outras enfermidades, menos o tal coronavírus. Onde recebi a visita do doutor Pedro e doutor Luis, ambos do Centro de Doenças do Coração. E tive a sempre presente atenção das enfermeiras Danni (formada pela Inesul) e de Flávia, de sobrenome Guandalini, se não me engano. Outra visita que recebi e me deixou feliz, foi a da doutora Thelma, que há 20 anos cuidou do pós-operatório de minhas pontes de safena e mamária, a pedido do doutor Francisco Gregori. Ao agradecer ao jornalista Marcelo Militão, meu filho, que produziu esta Coluna há vários dias, e também à editora Lucilia Okamura, e aos telefonemas e recados de colegas e amigos de Londrina e outras cidades, lembro-me do Visconde de Sabugosa, que disse certa vez a seus amiguinhos: “A vida é um pisca-pisca, do nosso nascimento até a nossa última piscada...Vamos abrir os olhos, portanto, para tentar piscar sempre mais...”

Referência na biossegurança

Imagem ilustrativa da imagem Cinco toneladas de donativos para o Hospital do Câncer
| Foto: Divulgação

A clínica odontológica Maxillo Facial Center sempre foi uma referência no quesito biossegurança. Em tempos de Covid-19 os cuidados e os protocolos da clínica ficaram ainda mais rígidos para garantir a integridade da saúde de pacientes e da equipe da clínica. A utilização de pijamas cirúrgicos, sapatilhas descartáveis, gorros, máscaras, álcool gel, e o rígido controle de esterilização dos materiais já são realidade na clínica desde a sua fundação há 10 anos. Novas medidas foram introduzidas aos cuidados de biossegurança, como a utilização de produtos de desinfecção de ambiente e bochechos ativos contra a Covid-19, equipamentos de proteção, além das medidas de distanciamento preconizadas pelo Ministério da Saúde.Na foto, as secretárias Amanda Marconi e Julia Ferreira estão paramentadas prontas para recepcionar os pacientes.

***

No samba “Juízo Final”, de Élcio Alvares e de Nelson Cavaquinho, há uma estrofe que diz “O sol há de brilhar mais uma vez; do mal será queimada sua semente e o amor vai imperar novamente!!!” É isso: ajuda a esperar a sempre esperada esperança.

***

Leitor que mora no centro sugere que padres da Catedral ou de outras igrejas católicas peçam a ajuda do Aeroclube e, através de aviões ou helicóptero, espalhem água benta por toda a cidade e seus distritos! Acho que passou da hora de de algum sacerdote ter essa atitude.

Estudante é destaque

Imagem ilustrativa da imagem Cinco toneladas de donativos para o Hospital do Câncer
| Foto: Divulgação

O aluno João Marcos Brandet, do 4º ano de fisioterapia da UniFil, já é destaque no meio da pesquisa internacional na área de saúde. Ele teve artigo publicado na recente edição da revista científica da Academia Americana de Neurologia, uma das mais importantes do mundo. O estudo sobre efeitos do hormônio melatonina para o sono de pacientes com esclerose múltipla foi aceito após rigorosa seleção dos organizadores. João Marcos faria apresentação oral do trabalho no Congresso da Academia, em Toronto (Canadá), no início deste mês. Ele desenvolveu o trabalho por simulações em computador, com softwares específicos de química computacional. “É uma tecnologia avançada e recente na área de imunologia. Enviei no final do ano passado para avaliação e seleção”, conta. O Congresso reúne os principais especialistas do mundo. O aluno estudou no Colégio Londrinense no ensino fundamental e ensino médio, onde desenvolveu o talento para a investigação científica, recebendo estímulo dos professores e participando de eventos nacionais e internacionais. Conquistou prêmios na Ficiências em 2013 e 2014. No ano passado, já cursando fisioterapia na UniFil (foto), apresentou trabalho em Liverpool (Inglaterra) no BSI Congress 2019.

Exposição fotográfica

Foi aberta ontem e prosseguirá até o dia 20 de junho a exposição fotográfica Viva a Vida, do fotógrafo Mário Jorge Tavares. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 13 às 17 horas, no Espaço Cultural Ceddo, que fica à rua Pernambuco, 725, em Londrina.

***

Essa praga mundial denominada Covid-19 matou exatamente na Espanha, até domingo à noite, 51 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas e auxiliares de ambulâncias, pessoal de limpeza e administração em hospitais e etc.

***

Mas aconteceu uma ótima notícia entre os espanhóis: a mulher Maria Branias, de 113 anos, que foi curada do coronavírus. Ela nasceu na Espanha, foi criada no México, e voltou a residir há aos em seu país de origem.

***

Do jornalista Alexandre Garcia, aos microfones da Jovem Pan e da CNN Brasil: -”Falta amor ao povo por parte da maioria dos políticos brasileiro!”´

Alegria e carinho

Imagem ilustrativa da imagem Cinco toneladas de donativos para o Hospital do Câncer
| Foto: Divulgação

A menina Mia com a mãe Giovanna Alegre no Domingo das Mães. Muita alegria e carinho !

***

O amor de vários é pelo poder, pelos cargos que sempre vão querer. Vejam o gaúcho Marun, que é do Centrão do Mato Grosso do Sul, que foi ministro do ex-presidente Michel Temer e agora está confirmado pelo presidente Bolsonaro no Conselho de Itaipu Binacional. Eles não largam o poder. Por que não colocar, então, alguém do Paraná, uma vez que Itaipu é mais paranaense do que tudo. E também porque o Paraná votou maciçamente em Jair Bolsonaro para presidente!

***

Um italiano que tem parentes em Londrina conta que em Milão há um restaurante chamado “4 Mori”, e que alguns brasileiros lá estiveram. Mas o Sérgio Moro não, que seria certamente convidado da casa. Moro tem origem italiana.

***

Quase tudo é possível entre os políticos: agora até o Afeganistão fez – ou está fazendo – as pazes com Talibã, cujas mulheres são proibidas de ter amigas, de estudar, de conversar com vizinhos e etc.

***

A capa da revista Time, desta semana, nos Estados Unidos, discute a energia a carvão, para enfrentar a crise em sua economia.

***

O empresário Paulo Marinho, carioca, que mora em bela residência no Jardim Botânico, no Rio, que foi QG inicial da campanha do então deputado federal Jair Bolsonaro, para a presidência da República, foi casado com a bela atriz Maitê Proença, da Globo. Ele sabe muita coisa, pois sempre frequentou as altas rodas do Rio...

***

A infectologista Rachel Sterchi: “Com as mãos higienizadas, não hão risco da pessoa ser transmissora de coronavírus”

***

Policiais de Roma estão usando capacete inteligente que tem dispositivo pra detectar febre nas pessoas que são abordadas.

***

O filósofo Pondé sugeriu, para leituras em casa, nesses tempos, dois livros: O sonho de um homem ridículo, de Dostoievski; e A Morte, de Ivan Tolstoi. Dois autores russos.

***

Curiosidade: médicos comentam que as mulheres estão se recuperando do mais do que os homens, na luta para se livrarem da Covid-19.