Cientista londrinense é destaque em Berkeley
Osni Marques, que atua na divisão de pesquisa computacional, esteve em Londrina visitando seu irmão Wilson Marques
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de junho de 2022
Osni Marques, que atua na divisão de pesquisa computacional, esteve em Londrina visitando seu irmão Wilson Marques
Oswaldo Militão
Osni Marques é cientista da Divisão de Pesquisa Computacional do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, há 26 anos. Esteve no desenvolvimento de solucionadores de autovalor para aplicações em engenharia, bioquímica, ciências da terra e cálculos de estrutura eletrônica. Nos últimos 10 anos, é fundamental na organização e liderança do popular Programa de Verão da Área de Ciências da Computação do Berkeley Lab, na California. Em abril deste ano, foi escolhido para liderar o programa de Treinamento e Produtividade no Projeto de Computação Exascale do Departamento de Energia dos EUA. Sua equipe de cientistas em parceria com o Oak Ridge National Laboratory participou do desenvolvimento do Supercomputador Frontier Exascale, o mais rápido do mundo em funcionamento com capacidade de processamento de um quintilhão de operações por segundo. Osny é londrinense, formado em Engenharia Civil pela UEL. Também viveu em Toulouse (France) de 1992 a 1996 trabalhando no Centro Europeu de Pesquisa e Treinamento Avançado em Computação Cientifica, do sistema Météo France. Em 1996, por seu desempenho foi convidado a trabalhar em Berkeley. Na semana passada esteve em Londrina visitando seu irmão Wilson Marques (foto). Também se encontrou com o amigo de faculdade, o engenheiro civil Luiz Omoto, da Associação Cultural Londrina - Nishinomiya ."Sempre que vem a Londrina, Osni Marques lembra com carinho e respeito do Oswaldo Militão, seu primeiro patrão, quando foi professor no saudoso Colégio São Paulo", contou o irmão Wilson
PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI VAI ABENÇOAR A RUA ARAGUAIA
A Rua Araguaia será um dos pontos por onde passará a procissão de Corpus Christi do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina. Depois de ler nesta coluna que estão ocorrendo muitos acidentes na via, o padre Rodolfo Trilstz irá abençoar o local, o comércio e as famílias, a fim de que Deus possa oferecer uma ajuda divina para o problema. Desde madrugada os fiéis confeccionarão tapetes em alguns trechos próximos ao templo. A partir das 10h, haverá missa com procissão, passando pelas ruas Grajaú, Araguaia, Capiberibe e voltando para o Santuário. As quermesses também estão de volta na programação do Santuário. Neste ano, serão realizadas nos dias 18, 19, 25 (com show de prêmios) e 26 de junho, e em 2 e 3 de julho. Toda a comunidade está convidada a participar de todas as atividades.
FESTA JUNINA DO IATE É MAIS ALEGRIA NA CIDADE
“O arraiá mais divertido da cidade está de volta”, dizem os sócios. Após dois anos sem a tradicional Festa Junina, a Diretoria do Iate Clube convida todos para a festança dia 25 de junho (sábado), a partir das 17h, no Salão do Lago. Na programação, show com a dupla Elton Mangolin & Adriano, barracas típicas e brinquedos para a criançada. Os associados e seus dependentes são isentos do pagamento de convite. Para não sócios acima de 10 anos de idade, o convite custa R$ 15,00 e pode ser adquirido na secretaria do clube, horas antes do evento. Mais informações pelo whatsApp 43 999936305
Na Serra da Capivara
Jorge Nishikawa, presidente do Foca (Fotoclube de Apucarana) e a esposa, a cardiologista Yone Nishikawa, estiveram no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí. Onde está a maior coleção de pinturas rupestres do mundo, feitas de 6 a 9 mil anos atrás, de acordo com cálculos dos cientistas. "Um tesouro que todos os brasileiros deveriam conhecer ", sugere Nishikawa, que é sobrinho do fotógrafo Haruo Ohara
Comemorando com amigos
Fernando Barros reuniu na semana passada alguns amigos para um café matinal em comemoração ao aniversário de 76 anos. Foi no movimentado café da tia nos fundos do antigo Cine Augusto e Mesbla. Reunião de empolgado bate papo e ótimas histórias. Na foto, entre vários amigos, João Fuganti, Lúcio B , Lininho Santos, Celso Silva, o aniversariante, Henrique Marcial, Furtuoso Pires, Aldivino Generoso, Reginaldo Camargo
ENTRE AS MELHORES EMPRESAS DO AGRO PARA TRABALHAR
A 4ª edição do ranking do Great Place to Work (GPTW), com as melhores empresas do agronegócio para trabalhar no Brasil, foi divulgada no dia 07 de junho, em live realizada pela revista Globo Rural. A premiação em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio destaca 40 companhias, divididas nas categorias pequenas (10), médias (20) e grandes (10). O Moinho Globo, de Sertanópolis, foi reconhecido pela GPTW entre as 20 melhores na categoria médias empresas, ocupando a 14ª posição.
DIA DO COMPOSITOR E DO CANTOR SERTANEJO
A agenda registrou ontem o Dia do Cantor e do Compositor sertanejo. Em homenagem a Cornélio Pires, jornalista do interior paulista, que foi o primeiro grande pioneiro divulgador da música “caipira” ou sertaneja. Como uma gravadora se negou a produzir o disco inicial, ele pagou do próprio bolso as 25 mil cópias que depois distribuiu. A primeira música gravada foi “Jorginho do Sertão”, 1929, nas vozes da dupla Mariano e Caçula, exatamente, tio e pai de Caçulinha, que eu conheci, como acordeonista da dupla, aos seus 14 anos, e que se apresentavam no Circo do Nhô Pai, que fazia temporada em Santo Anastácio, em 1954. Eu e colegas do ginásio estadual ficamos amigos de Caçulinha, ótimo na sanfona, boa pinta e um carinha legal.
Revitalização do CEI Haydee Colli Monteiro
Após 50 anos, desde de sua inauguração em 1972, o Centro de Educação Infantil filantrópico Haydee Colli Monteiro, no Jardim do Sol, região oeste, recebeu uma ampla revitalização, feita pela Prefeitura de Londrina. O investimento foi de $150 mil reais. A entrega em junho contou com a presença de representantes das entidades responsáveis pela manutenção do CEI, APS Down (atual administradora) e da Associação das Senhoras de Rotarianos. O objetivo é levar maior conforto para as crianças que frequentam o local .
Os 95 anos de Arnaldo
Muito conhecido e estimado em Londrina, Arnaldo dos Santos comemorou recentemente o aniversário de 95 anos. Ainda continua ativo e dedicado ao trabalho social. A animada comemoração foi na casa dele com filhos e netos. Na foto de Carmelindo Dias, o aniversariante ladeado pelo filho João Correa dos Santos Neto e as netas Nicolle Joven dos Santos e Michelle Joven dos Santos
****
WILLIAM BONNER: o contrato dele como apresentador e produtor do Jornal Nacional vai até o fim de 2023. Depois, dizem, ele continuará na Rede Globo em outra função.
****
GALVÃO BUENO: o famoso narrador esportivo passa alguns dias em Londrina, em sua ampla e bela casa no Royal Golf Residence, onde tem na garagem um carro de competição que foi de Ayrton Senna, de quem foi grande amigo e confidente. É relíquia.
****
A FÚRIA parece estar tomando conta de muitas pessoas. As reações que vêm acontecendo entre motoristas, no comércio em geral, entre colegas de trabalho, nos estabelecimentos escolares, têm sido das mais violentas e ocorrendo, algumas vezes, o pior: a morte de alguém, deixando famílias de luto, filhos perdendo pai ou mãe e etc. Muito triste.
NOVAMENTE O VASCO
FOI UMA vitória contra o Vasco da Gama, aqui no Estádio do Café, que livrou o Londrina de cair para a Série C, no ano passado. Agora, sábado, novamente o Tubarão recebe o Vasco. Agora, precisa jogar muita bola para triunfar, e subir mais ainda na classificação. Para isso, a torcida precisa prestigiar o time, comparecer e torcer. Nunca é demais relembrarmos o 2 a 0 que o Tubarão meteu em São Januário, naquele célebre Nacional de 77-78. Com os golaços de Carlos Alberto Garcia e Brandão. Com atuação soberba do jovem e saudoso goleiro Maurinho. Que foi muto elogiado por João Saldanha, naquele dia.
OS 3 PROBLEMAS
Os três maiores problemas para a Polícia cuidar na região Amazônica, que é maior, ou quase, do que a Europa toda: 1) o garimpo de ouro, que é proibido: 2) a extração e o contrabando da madeira; e 3), a pesca ilegal.
****
A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1