Material desenvolvido pelo Governo do Estado do Paraná com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR , a cartilha tem o objetivo de orientar a prevenção de crimes em áreas rurais. Apesar do trabalho das patrulhas rurais alguns cuidados são importantes para a segurança dos agricultores e suas famílias. Como destaca o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina Edson Dornelas (foto), um dos primeiros pontos tratados na cartilha é a vigilância. É preciso ter boa visibilidade dentro das propriedades: “Aconselha-se o proprietário rural a planejar o paisagismo da sua propriedade em torno da casa e das outras construções onde haja circulação de pessoas, de forma a oferecer mais segurança para todos. Evite árvores e arbustos muito próximo à casa, pois podem ser usados como esconderijos ou servir de apoio para o invasor subir no telhado”, lembra Dornellas. Outra orientação é conhecer e estar sempre em contato com os vizinhos por meio de grupos no WhatsApp, pelo telefone e reuniões periódicas. Também investir na instalação de câmeras, alarmes, iluminação, cercar casas são algumas das ações citadas que facilitam a segurança do local. Um dos crimes mais comuns é o roubo de gado. O produtor não deve deixar animais em pastos próximos a estrada e longe da sede. A Cartilha com 20 páginas será distribuída nos sindicatos rurais, delegacias e órgãos do governo do Estado voltados a agropecuária e também pode ser acessada on line no site da FAEP: https://sistemafaep.org.br/wp-content/uploads/2021/09/Cartilha_Seguran%C3%A7a-Rural_impressao.pdf

Imagem ilustrativa da imagem Cartilha de Segurança Rural para agricultores e suas famílias
| Foto: Divulgação

Investindo na cidade: a rede Kharina chegando a Londrina

Na década de 70, quando a moda era usar calças boca de sino dia e noite, os serv-cars também eram difundidos pelo cinema americano. O empresário Rachid Cury, fã declarado dos filmes hollywoodianos, tinha 24 anos quando decidiu abrir um negócio inspirado nas lanchonetes drive-in da telona. Foi assim que nasceu uma das mais tradicionais redes de restaurantes da capital paranaense: o Kharina. Quarenta anos depois, a rede tem 5 casas em Curitiba e 4 em São Paulo. Agora, está investindo no primeiro restaurante da marca em Londrina. A unidade já está em construção na Avenida Higienópolis, em espaço amplo com estacionamento próprio. A execução da obra é da Mandelli Engenharia, com inauguração prevista para julho de 2022.

Exposição pró Outubro Rosa

O Hospital do Câncer de Londrina promove exposição da artista plástica londrinense Conceição Garcia Punhagui, com telas e tintas (foto), tendo em visto mês de Outubro que simboliza a luta contra o câncer de mama. A exposição Outubro Rosa busca arrecadar fundos, para ajudar a custear as atividades do HCL. As obras estão expostas no Espaço Cultural Ceddo, rua Pernambuco, 725, até dia 11 de novembro, de segunda a sexta (das 8h às 12h e das 14h às 18h) e aos sábados (das 8h às 12h). Parte do lucro arrecadado na venda das telas será destinado ao Hospital do Câncer de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Cartilha de Segurança Rural para agricultores e suas famílias
| Foto: Divulgação

Em 1987 o governador Álvaro Dias instituiu a gratuidade no ensino superior paranaense

Aproveitando o aniversário de 50 anos da criação da UEL, o jornalista e autor de vários livros, José Antônio Pedriali, lembra esta Coluna sobre a lei de autoria do ex-governador Álvaro Dias, que instituiu a gratuidade do ensino superior a todos os cursos universitários do Paraná. Isso ocorreu no mesmo ano em que ele tomou posse no governo do Estado, e cumpriu promessa de campanha. Recorda Pedriali que a Universidade Estadual de Londrina (UEL), completando 50 anos, foi derivada das faculdades de Direito, Odontologia e Filosofia, Ciências, Letras e História e Geografia. Ela foi criada em 1970 pelo governador Paulo Pimentel e reconhecida no ano seguinte. Com mais de 50 cursos de graduação e 260 de pós-graduação, é considerada uma das mais lembradas e elogiadas instituições. Nesse meio século de existência, a UEL formou dezenas de milhares de profissionais, de todas as regiões do país e do exterior, boa parte deles graças à gratuidade do ensino, instituída em 1987 pelo governador Alvaro Dias e vigente em todas as instituições de ensino superior mantidas pelo governo do Paraná. Projetado na política por sua liderança estudantil, a partir de 1968, quando se elegeu vereador em Londrina – foi deputado estadual e federal e senador, cargo onde está atualmente. Alvaro identificava-se com a bandeira da gratuidade do ensino superior, empunhada por estudantes e professores, que efetivou no mesmo ano em que assumiu o Palácio Iguaçu. "A gratuidade do ensino público, incluindo o superior, constitui uma das pouquíssimas formas efetivas de distribuição de renda numa sociedade tão injusta como a nossa”, escreveu Alvaro em artigo publicado pela “Folha de Londrina em 12 de maio de 1998. O ensinou gratuito, acrescentou, é um “avanço do direito e da civilização” e “um passo, ainda que pequeno, em direção a uma sociedade mais justa.”

Escola Municipal Roberto Alves

A Prefeitura de Londrina inaugurou na semana passada a Escola Municipal Roberto Alves de Lima Junior, no Residencial Acquaville, região leste da cidade. Com capacidade para até 1.000 estudantes, divididos em dois turnos, se tornará a maior escola municipal da rede pública de Londrina. São 18 salas de aula, refeitório amplo, cozinha, horta, duas quadras poliesportivas, uma delas coberta. A escola homenageia Roberto Alves de Lima Junior, advogado, especialista em Direito Urbanístico e em Direito do Estado. Foi servidor de carreira da Prefeitura desde 2008. Entre outros cargos, foi assistente de diretoria do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, diretor-presidente da Codel e diretor-presidente do Ippul. Em 2020, Roberto afastou-se de suas funções devido a problemas de saúde e no mesmo ano faleceu por complicações de lúpus. “A Prefeitura perdeu um dos seus mais brilhantes servidores,” disse o prefeito. Na foto, durante a inauguração, o vice-prefeito João Mendonça, o prefeito Marcelo Belinati e a secretaria da educação Maria Tereza Paschoal de Moraes

Imagem ilustrativa da imagem Cartilha de Segurança Rural para agricultores e suas famílias
| Foto: Divulgação

A aula-palestra sobre a A Revolução dos Bichos

O jornalista e escritor Paulo Briguet faz na próxima quinta-feira (14) uma aula-palestra sobre o livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell. Inicialmente vista como uma paródia da Revolução Russa, a obra de Orwell é muito mais do que isso: trata-se de uma fábula para adultos que ajuda a explicar a atual crise que o nosso país e o mundo enfrentam. A aula-palestra será no dia 14, às 20 horas, no Cedro Hotel de Londrina. O valor é de R$ 50 e as vagas são limitadas. O pagamento pode ser feito por Pix (chave 43 991011880). Uma aula palestra que deve interessar muito aos próximos vestibulandos, além do público mais adulto.

Summer Sessions

O Villa Fontana da Higienópolis tem sido palco de um badalado evento todos os sábados. É o Summer Sessions, que reúne muita gente bonita em tardes regadas a bate-papos, menu diferenciado e drinks exclusivos. Diversas marcas importantes estão presentes no evento e entre elas o Morro dos Anjos Hotel Resort. Carlinhos Grade recebendo elogios como anfitrião. Confira algumas fotos de Gabriel Leite.

Imagem ilustrativa da imagem Cartilha de Segurança Rural para agricultores e suas famílias
| Foto: Gabriel Leite - Divulgação

Pedro Boer e Marcela Bruno

Imagem ilustrativa da imagem Cartilha de Segurança Rural para agricultores e suas famílias
| Foto: Gabriel Leite - Divulgação

Hannah Harfuch ,Gustavo Andrade e Cassiano Andrade

Imagem ilustrativa da imagem Cartilha de Segurança Rural para agricultores e suas famílias
| Foto: Gabriel Leite - Divulgação

Bruno Meranca

Imagem ilustrativa da imagem Cartilha de Segurança Rural para agricultores e suas famílias
| Foto: Gabriel Leite - Divulgação

Camila Franco

Imagem ilustrativa da imagem Cartilha de Segurança Rural para agricultores e suas famílias
| Foto: Gabriel Leite - Divulgação

Os anfitriões Lilan Koga e Carlinhos Grade

Parece estar fazendo força para perder sua reeleição

O presidente Jair Bolsonaro disse que foi obrigado a vetar a distribuição gratuita de absorvente para estudantes de baixa renda, mulheres adultas e presidiárias. Cada absorvente custaria quase nada, centavos mesmo, para o governo. Algumas mulheres disseram que já usam miolo de pão e folhas de plantas para o período da chamada menstruação. O presidente Bolsonaro deveria ouvir sua esposa, as noras e algumas deputadas a respeito e também as mulheres que encontrar pelas ruas. Por atitudes como essa, Bolsonaro precisa voltar atrás ou então poderá parecer que não está desejando sua propalada candidatura à reeleição. Procurem saber o preço dos absorventes nas farmácias...Sobe todos os meses. É perversidade negar absorvente para as mulheres pobres, presidiárias e estudantes mulheres de baixa renda. Não tem dinheiro? Tirem um pouco da renda da Megasena, que é grande. O esporte “amador” brasileiro já foi às Olimpíadas, e também às Paralimpíadas em Tóquio, portanto não precisa de tanto dinheiro, pelo menos para os próximos três a cinco meses. O presidente da Caixa, que é o dono das loterias, precisa ajudar Bolsonaro, já que se diz muito amigo dele. Será que ninguém raciocina entre os amigos, auxiliares e ministros de Jair Bolsonaro?

A linguagem que o mundo entende

Segundo Eglandyne Jebb, educadora inglesa, “a única linguagem internacional que o planeta todo entende é o choro de uma criança...” Ela foi a precursora da luta pela declaração dos direitos da criança, aprovada pela ONU.

***

Corrigindo: o presidente Artur Bernardes criou o dia da Criança, no Brasil, em 1928, portanto antes do que a ONU, que só oficializou a data nos anos 50.

***

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL