Estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação de Londrina e outras cidades terão nova oportunidade de participar de capacitação gratuita em linguagens de programação utilizadas internacionalmente no mundo corporativo. A UniFil e Atos lançam ainda neste bimestre a segunda turma do curso que prepara mão de obra especializada em sistemas de gestão de negócios. No final de dezembro foram certificados os primeiros 30 participantes, alguns com a contratação encaminhada na Atos. Em breve o curso de Ciência da Computação da UniFil vai detalhar a programação do próximo treinamento.

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação gratuita em Tecnologia da Informação
| Foto: Divulgação

Professor Amantino Freitas Soares, que ministrou o curso, Ana Claudia Ribas (Gestora RH Atos), professor Sérgio Tanaka (Computação UniFil) e Sávio Ernest (Gestor Atos)

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação gratuita em Tecnologia da Informação
| Foto: Divulgação

Pró-Reitor de Graduação, Lupercio Luppi, e professora Miriam Bernardi, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação gratuita em Tecnologia da Informação
| Foto: Divulgação

Juliana Murakami, Denise Oltramari, Gabriela Rodrigues, professora Simone Tanaka e Andrea Kemp, da Central de Eventos

Londrina inicia o ano com 660

bares, lanchonetes e lancheiros

Atuante conselheiro do Senac, Alzir Bocchi é o sempre atencioso presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Londrina e região. Segundo ele, esta cidade começou o ano 2020 com 58 bons hotéis, 385 restaurantes e 660 bares, lanchonetes e carros de lanches, também conhecidos como lancheiros, e muitos deles que atuam à noite em toda Londrina. Por isso, não tem faltado trabalho para garçons, cozinheiros e chapeiros. Muitos já fizeram cursos promovidos pelo Senac e para este ano o sindicato que Alzir dirige já está programando os novos cursos, atendendo à procura de homens e mulheres de várias idades. No Paraná todo, Curitiba tem a maior rede hoteleira e de restaurantes, seguida de Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel, pela ordem de maiores números de estabelecimento da categoria.

Passaportes: a maioria é para os EUA e Japão

Continua grande o movimento de pessoas de Londrina e cidades da região em busca de passaportes, no setor competente da Polícia Federal em Londrina, que conta com funcionários atenciosos. Vejam bem: são 150 pessoas por dia, procurando por este importante documento para poder viajar ao exterior. E a maioria deseja viajar para os Estados Unidos e para o Japão. Depois para Portugal e Espanha, como já me disseram autoridades dos consulados desses dois países. A Polícia Federal atende de segunda a sexta- feira, das 8 às 16h30 para entrega do documento, mas o atendimento continua até as 17 horas

Nasceu em Portugal, morou na França e veio para Londrina

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação gratuita em Tecnologia da Informação
| Foto: Divulgação

Autor do livro “Sercomtel – marca de pioneirismo”, em que narra sua experiencia como presidente durante 4 meses, em 2009, época do mandato do prefeito José Roque Neto, Mário Jorge de Oliveira Tavares, na foto, nasceu em Portugal, em 1947, e com dois anos foi morar com a família na França. Com 9 anos veio para Londrina, onde naturalizou-se brasileiro, quando fez 18 anos. Trabalhou como desenhista de arquitetura e eletrônica, de 1962 a 1970, quando ingressou na Sercomtel, onde galgou o gerenciamento nas áreas de engenharia comercial, administrativa e estratégica. Hoje reside na rua Caracas, na Gleba Palhano, em Londrina, cidade que ela ama. Em seguida, alguma sugestões dele sobre a cidade para serem pensadas, e que poderiam ser postas em prática, por quem de direito, como diria Henry Ford: “Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe se queixar!”

AS SUGESTÕES

1 ) - A concentração excessiva de edifícios altos bloqueia a iluminação e causa problemas. Solução proposta: limitar a altura em função da distância entre prédios, que poderia melhorar inclusive a segurança em caso de incêndio, por exemplo. Há decreto em São Paulo a respeito. Do plano diretor de Porto Alegre também.

2 – A proliferação de cabos e fios de comunicação (telefônicos, tv a cabo, semáforos, etc ) enfeiando sobremaneira a estética da paisagem urbana, sobrecarregando postes e cabos de sustentação. Riscos de acidentes de toda ordem, Sugestão: elaborar lei municipal que discipline o uso de tais postes pelas empresas envolvidas, como a Copel, que poderia ajudar e muito.

3 ) - Congestionamento de vias arteriais. É preciso melhorar estudos viários e de infraestrutura. Segundo o prof. David Percy, da Universidade de Salford, na Inglaterra, o estacionamento precisa ser de ângulo de 45 graus para que os carros consigam entrar e sair de forma fácil e rápida, além de evitar danos nos para-choques e etc.

4 ) - A proliferação das pombas amargozinhas continua um problema sério, com mau cheiro, risco de doenças, sujeira nas calçadas, veículos e pedestres. A sugestão é controlar a população com uso de anticoncepcional específico, como fazem as cidades de primeiro mundo.

5 ) - Terrível o cheiro de esgoto na Avenida Higienópolis próximo à ponte sobre o Lago Igapó. Sugestão: analisarem quem está poluindo aquele trecho do cartão postal de Londrina e tomar-se as providências cabíveis. É só querer. Peçam ajuda à Promotoria do Meio Ambiente.

6 ) Avenidas e ruas esburacadas. Apesar do esforço da Prefeitura Municipal, em asfaltar grandes trechos, há inúmeros buracos espalhados no asfalto, por recuperação inadequada. Sugestão: criar um telefone e mapa digital, onde motoristas informariam tais locais para o atendente demarcar em mapa, a partir do qual se poderia fazer um mutirão setorizado e corrigir corretamente tais buracos, previamente recortados, obturados e preenchidos com brita adequada e concreto asfáltico, compactado, para que se obtenha consistência mecânica adequada, pois a forma utilizada atualmente é totalmente improdutiva e efêmera, jogando pedrisco com o asfalto e indo embora... É como obturar um dente com goma de mascar!

Boulevard Shopping demonstra que terminou ano com 186 lojas

A administração do Boulevard Londrina Shopping informando a Coluna que terminou o ano de 2019 com o recorde histórico de ocupação, totalizando 186 lojas em operação, exatamente 43% a mais do que na inauguração do empreendimento em 2013, quando contava com 130 estabelecimentos. Para 2020, restam apenas 24 espaços não locados. O fluxo de veículos no ano passado superou em 10% o ano de 2018 e ainda registrou recordes na sexta-feira da Black Friday e na segunda-feira que antecedeu a véspera do Natal.

30 novas em 2019

Somente em 2019 foram 30 novas operações, incluindo a ampliação de restaurante e a abertura de lojas dos segmentos de malas, bolsas e acessórios para viagem (Sofisa Store), moda íntima e lingerie (Ana Tenná), moda infantil (Baby Duck, Cara de Sono e ampliação da Balloarts ), moda masculina (Henro, Fatto a Mano e Collection), moda feminina (Ana G. Store e As Marias Store), moda unissex (Piticas), móveis e estofados (Estato Decor), calçados esportivos (Shoes Point, primeira franquia de sneakers do grupo Star Point), serviços (Claro, Unhas Cariocas, Laser Fast e Fix Case), tabacaria e presentes (Lazer & Prazer) , entretenimento (Elite Airsoft), alimentação (Pizza Movie e Gelato Borelli), construtora (Yticon e MRV) e o Hub de Turismo, o primeiro do Brasil.

Comércio e exportação

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação gratuita em Tecnologia da Informação
| Foto: Divulgação

João Fernando Zogheib Souza é o gestor da empresa Paraná Trading Comércio & Exportação, sediada em Londrina e com filiais em Barueri, interior de São Paulo e Miami (EUA). A exportadora atua na distribuição de alimentos e itens de alto giro, com foco no mercado dos brasileiros expatriados, ou seja, que moram em outros países, mas abrangendo também o público latino-americano e o mercado de superfoods de origem brasileira com crescente aceitação dos norte-americano e europeus. A empresa também representa exportações de ingredientes alimentícios da Cooperativa Integrada e assessora projetos de importação específicos, como a multinacional John Deere. Além da Paraná Trading, o empresário se dedica à família ( filhos Ana Beatriz e Pedro Wladen), e ainda é consultor de negócios do LEC, tendo como credenciais duas temporadas atuando em clubes da Premier League e da Championship .

Batucadas na Acel

Na Acel fala-se que o Carnaval deverá ter suas batucadas. O presidente Pedro Sato vai conversar com a diretoria na próxima semana sobre o próximo evento. Pedro é empresário na cidade, dono da Sato Martelinho de Ouro, que fica na rua Bahia.

***

Sonia Medeiros, que foi secretária de Assistência Social na administração do prefeito Alexandre Kireeff, visitou ontem seu primo Roberto Vezozzo, no Bourbon, com a prima de ambos, Maria Helena Lima Constante, que veio de Andirá para residir em Londrina. Café com bolo e a alegria de primos que se gostam.

60 crianças no Country

A Colônia de Férias promovida pelo Londrina Country Club conta com a participação de cerca de 60 crianças, entre meninos e meninas, todos aproveitando bastante o lazer, as brincadeiras e fazendo novas amizades, sob a coordenação de professores especializados. A Colônia irá até o final deste janeiro.

A moça de Jacarezinho

Rapaziada que lê esta Coluna me diz que a atriz Grazi Massafera, a garota de Jacarezinho, que ainda será nome de rua nessa localidade do Norte Pioneiro, está muito magra e com maquiagem muito apagada na novela Bom Sucesso. A magreza dela é por causa das horas de exercícios diários que costuma fazer. Aos 37 anos, Grazi Massafera é uma das ex-Miss Paraná que fizeram carreira, desde que participou de um dos Big Brother da Globo.

***

A atriz londrinense Maria Fernanda Cândido, que vem aí, em novo filme, está com 45 anos e sempre charmosa e admirada por onde passa. Vai comemorar o centenário de Clarice Lispector, em roteiro no Copacabana, e irá também a Lisboa, onde rodará Vermelho Montet, uma co-produção Portugal-Brasil, que terá também atores de Angola e Cabo Verde. Dizem que um deles, de Cabo Verde, estudou artes cênicas aqui na UEL.

Temporada de concursos

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação gratuita em Tecnologia da Informação
| Foto: Milton Takeda - Divulgação

Glacimeire Cardoso, coach de misses e misters, ainda comemora os expressivos resultados obtidos em 2019. “Foi um ano maravilhoso, com muitos títulos para comemorarmos”, enfatiza. Ela lembra que informações para próxima temporada de concursos podem ser obtidas pelo telefone (43) 99818-8542. Na foto de Milton Takeda, Glacimeire com a Miss Brasil Baby Luxo 2019, Alice Devara; a Miss Brasil Mirim 2019, Júlia Lugão; a Mini Miss Star Brasil 2019, Alícia Molonha, e Giovana Pawell, que é Miss Universe Litlle 2019, título conquistado em Guayaquil, Equador

Bola rolando

Felipe Melo como zagueiro é a novidade do Palmeiras, determinado pelo técnico Wanderley Luxemburgo. O treinador acredita que dará muito certo, pois acalmará mais Felipe Melo, que tem condição de transformar sua personalidade em campo e deixar de ser expulso. Valerá a tentativa, dizem torcedores.

***

O Palmeiras contratou muita gente no ano passado, gastou bastante, mas nenhum cracaço de bola. Tanto que Dudu, que está no clube há tempos, continua sendo o astro principal do alviverde.

***

Quanto a título mundial o Verdão não tem ainda, porque a Copa Rio que ganhou não foi chancelada pela Fifa.

***

O ex-jogador Kaká está fazendo curso da Uefa e deseja sim ser diretor de futebol do São Paulo FC. Tem esse objetivo. Foi ídolo do tricolor, mas precisa se preparar muito bem para ser um ótimo dirigente.

***

O técnico português que chegou para o Santos ainda não pôde mostrar a que veio. O time praiano nem amistoso realizou sob sua nova direção. E perdeu três titulares. O novo treinador é uma aposta.

***

A imprensa argentina aponta o Atlético Paranaense como o melhor time do Sul do país, na atualidade. Melhor do que o Grêmio e o Inter, os dois gaúchos muito conhecidos deles.

***

Cena de filme no futebol, que a torcida não esquece : o goleiro Marcos voando, defendendo pênalti cobrado por Marcelinho, do Corinthians, em 99, na decisão do Brasileirão. Foi o que disse o torcedor palmeirense Arnaldo Perini.

Nada de foto no currículo

Para a jornalista e escritora Glória Kalil, que lançou com sucesso seu livro “Chic Profissional”, o currículo é o cartão de visitas do candidato a um emprego. Ele é de suma importância e deve ser escrito em uma folha apenas, com as informações essenciais para conquistar um cargo. Cursos como meditação, dança e artes não costumam impressionar o entrevistador. A formação no currículo deve ser colocada em ordem decrescente. E jamais coloque foto sua no seu currículo. É cafona.