Na última semana, Londrina foi palco de uma apresentação memorável, reunindo no Ouro Verde o pianista e compositor André Mehmari e o premiado violoncelista Rafael Cesario no show "Canções sem Palavras”. No repertório, músicas autorais, clássicos de Ernesto Nazareh e Dorival Caymmi. As fotos são de Fábio Alcover .

Fabio Mansano, Patrícia Zanin, Irina Ratcheva, Roberta Alves Nunes Mansano e Maria Dequech
Fabio Mansano, Patrícia Zanin, Irina Ratcheva, Roberta Alves Nunes Mansano e Maria Dequech | Foto: Divulgação - Fabio Alcover
André Mehmari, Luciano Silva, Irina Ratcheva, Ana Paula Miqueletti e Rafael Cesario
André Mehmari, Luciano Silva, Irina Ratcheva, Ana Paula Miqueletti e Rafael Cesario | Foto: Divulgação - Fabio Alcover

Lembretes 'anti malandros' para os idosos e outras pessoas

Está demais a ação dos malandros de toda espécie no Brasil, no Paraná e em Londrina e região. O país e nos 5.500 municípios brasileiros, os vigaristas (qualquer dia vamos comentar a origem deles) procuram enganar mais as mulheres e mais ainda as senhoras idosas, mães e avós que ouvem os marginais que as abordam, e ficam com pena deles, que sempre têm uma história de fazer chorar, pois os bandidos mesmos chegam "às lágrimas de crocodilo deles" quando falam, mentindo sobre suas intenções.´ + MENTEM sem vergonha alguma, sem dó nem piedade das senhoras idosas que enganam. Por isso, bom seria se a Secretaria Estadual do Paraná e também a secretaria municipal do Idoso distribuíssem às mais de 50 anos folhetos contando alguns golpes e fraudes, para que não caiam nelas. Foi por isso que já escrevi nesta Coluna da FOLHA, que o município deveria criar uma espécie de "Conselho Tutelar dos Idosos", pois cada vez mais muitos vivem meio só, semiabandonados, sem a atenção que lhes é devida, e precisando do apoio e de medidas pelas autoridades municipais, que parece, como de resto no país, que idosos só dão despesas... Em muitas várias ocasiões, adultos que dizem isto se esquecem que tiveram o "bumbum" limpado, quando eram crianças, por pessoas, que hoje menosprezam.

Novo governador

Imagem ilustrativa da imagem Canções sem Palavras
| Foto: Divulgação

Na XXXVI Conferência do Distrito 4710 DO Rotary, realizada na Casa da Amizade de Londrina, foi realizada a posse do novo governador rotário, gestão 2024- 025, Renato Rezende Rea. Na foto, ele está com a esposa Franciane Rea. Os rotarianos presentes desejaram ótima gestão para o novo governador

Comemorando

Muito estimado em Londrina, o bancário aposentado Taketoshi Miyamura comemora aniversário nesta quarta (dia 10 de julho).A comemoração será em família. Taketoshi é assinante da Folha há mais de 55 anos. Parabéns.

Palestra na OAB

A advogada Manuela Balarotti vai ministrar palestra nesta quinta-feira (dia 11), às 19 horas, na sede da OAB em Londrina. Ela é advogada tributarista e pesquisadora do NEF/FGV. A convite das Comissões de Direito Tributário e Direito Imobiliário da OAB Londrina, deverá falar sobre a nova tributação do mercado imobiliário diante da reforma tributária, fazendo um análise da PLP 68/ 2024. O evento é aberto ao público

Vencedores do Desafio Geros

Imagem ilustrativa da imagem Canções sem Palavras
| Foto: Divulgação

Alunos de Ciência da Computação da UniFil venceram o Ideathon Desafio Geros com a proposta de aplicativo de acompanhamento da saúde física e mental para pessoas acima de 50 anos. A ferramenta prevê monitoramento de batimentos cardíacos, oxigenação sanguínea, pressão arterial, registro de acidentes, quedas e outras dificuldades da terceira idade. Também disponibiliza serviços de agendamento de consultas médicas, localização rápida de farmácias e hospitais, lembretes sobre horário de tomar medicamentos, dicas de lazer,atividades físicas, entre outros. A equipe teve a presença de um integrante com mais de 50 anos para cumprir a regra da competição. O time com mais seis alunos da UniFil superou cinco grupos concorrentes e recebeu o prêmio de R$ 1 mil no Festival Sou Geros, que debateu a longevidade no Paraná. Na foto, os campeões: Edson Vivan Pereira (pai de aluno), os acadêmicos Alexander Ueno dos Santos, Eron Ponce Pereira, Maria Eduarda Gomes Konopka, Marianni Artoni dos Santos, Rafael Haruo Nakagawa Hoshino e Kawan Shigueo Watanabe, com a professora Simone Tanaka e o coordenador dos cursos de Computação da UniFil, Sergio Tanaka.

Ajudando os joelhos

Cada vez mais vendida nos Estados Unidos a joelheira "Knee Recovery", feita com super tecnologia, que vem dando suporte e alívio aos joelhos dos mais velhos e idosos entre homens e mulheres. Não sabemos se já chegou em lojas de produtos para saúde no Brasil.

Compram fiambres por fatias

Vejam que situação para o povo mais pobre da Argentina: compram pão e fiambres (mortadela, presunto, salame, etc.) por fatias e não mais por gramas, porque estão caros e não podem pagar mais, por causa da inflação. A famosa carne argentina parece que só para os mais ricos e para turistas.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina