Ricardo França (profissional de qualidade vida - Cref 6262) está à frente da campanha solidária Juntos Somos Mais Fortes, com objetivo de ajudar o Lar dos Vovôs e Vovozinhas de Londrina na compra de fraldas geriátricas, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis. “Contamos com a ajuda de parceiros de peso na divulgação da campanha, como Marcão Kareca, Bruno Cardial (Paiquere 91,7), o músico e escritor Aldo Moraes, Rafael Arruda, Mafalda Bongiovanni e Julie Bicas, entre outros”, cita França. Ele explica como ajudar : “Estamos em um momento de restrição devido ao Covid-19 , em vez de levar donativos , podemos ajudar fazendo um depósito na conta bancaria do Lar - Caixa Econômica -agência 1284 ,conta 0959-0; ou Banco do Brasil, agência 1472-9 , conta 11275-5 )”, informa . O Lar passará informações sobre os depósitos no decorrer da campanha. Ricardo França esclarece que o Lar dos Vovôs e Vovozinhas não pede doações por telefone.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha em prol do Lar dos Vovôs e Vovozinhas
| Foto: Divulgação

Nelsinho Bruneli não

pode sair da Costa Rica

e até alugou uma casa!

Gerente aposentado do Banco do Brasil, Nelsinho Bruneli, filho de Maria Alice e de Nelson Bruneli, meu colega de turma na Faculdade Estadual de Direito, decidiu conhecer a Costa Rica, viajando para lá com sua esposa, Débora, e a filha Manuela. Poucos dias por lá, foram surpreendidos por uma determinação do governo da Costa Rica, por causa da coronavírus: agora nenhuma pessoa entra e nem sai do país, até que seja possível!”. Nelsinho já foi gerente do BB em Curitiba, no Rio de Janeiro e em Tóquio, no Japão. Como se sabe, quando tempo terá que ficar por lá, acabou alugando uma casa na capital costarriquenha. Fala todos os dias com sua mãe, a sempre preocupada com a família Maria Alice Calixto Bruneli.

Atendimento veterinário

A Vetlondri - laboratório clínico veterinário continua atendendo em Londrina .Com todos os cuidados, a clínica funciona no período da tarde (13h30 as 16h) para exames de diagnóstico por imagem. O atendimento de cardiologia para animais também funciona com horários reduzidos. Vacinas e consultas comuns foram reagendadas. O laboratório patológico continua em horário normal, já que faz análise de exames de diversas clínicas veterinárias da cidade. A Vetlondri fica na rua Souza Naves.

Pandemia e Direito Penal

“Em tempos de pandemia, medidas urgentes estão sendo adotadas pelo poder público em todos os setores da sociedade, como o empresarial, o trabalhista, o civil, tributário e penal, entre outros, visando reduzir os danos e restabelecer a saúde pública”, comentou o advogado Leonardo Lobo de Andrade Vianna, criminalista em Londrina. Que disse mais: ``Nesse contexto, surge o artigo 268 do Código Penal, que pune com pena de um mês a um ano aquele que infringir determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa. Numa primeira leitura, poderíamos pensar que qualquer pessoa que estiver correndo ou caminhando, em grupos ou sozinho, em vias públicas, ou mesmo circulando normalmente na rua, poderiam ser presos e detidos, por não estar cumprindo a quarentena e o isolamento social. Ocorre que a infração do artigo 268 do Código Penal só existirá se a conduta criar um risco efetivo de propagação da doença. O suspeito de contágio que quebrar a quarentena somente praticará o crime se o seu teste de positivo para o vírus. Por mais que viole as regras de cuidado, aquele que se descobre não ter a doença, estará livre de imputação. Ademais, por ser infração de menor potencial, ainda que realizada a conduta ilícita, não será possível retirar o infrator de circulação. Nem se admite a prisão preventiva no caso, pois não faria sentido deter uma pessoa que esteja infectada. O melhor caminho para as autoridades, é intensificar a fiscalização, realizar campanhas e medidas pedagógicas, e orientações para a população em geral. Segundo a filosofia, uma ação somente será boa se for conduzida para o bem de todos.”, encerou Leonardo Lobo de Andrade Vianna.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha em prol do Lar dos Vovôs e Vovozinhas
| Foto: Divulgação

Contato direto com os

leitores de Bela Vista

Para os leitores da FOLHA, assinantes de Bela Vista do Paraíso, que também leem diariamente esta Coluna, entrem em contato com o colunista pelo telefone (43) 3374-2265, que desejamos divulgar mais esta acolhedora e progressista cidade. Por exemplo, o destacado advogado Marcelo, que foi craque de futebol no Atlético Mineiro, não sei como está e gostaria de saber se ele vai ser candidato a prefeito dessa cidade. Ou quais serão os outros. E muito obrigado por assinar e ler a nossa FOLHA querida.

A notícia que seria ótima de divulgar da cidade de Bela Vista do Paraíso é a de que a família do ex-governador Jayme Canet doaria um pedaço de terra de sua grande fazenda, que pega uma boa extensão do lado leste bela-vistense para que a Prefeitura construísse um abrigo ou casarão para acolher idosos, homens e mulheres que estão só, ou mesmo uma creche-escola modelo, que a população faz por merecer.

Se você é pré-candidato a prefeito ou a vereador em Bela Vista diga que é, e envie detalhes para esta Coluna. Lembre-se da velha e oportuníssima máxima: “Se você não diz o que faz, não se queixe!” Se você pretende abrir um negócio novo, envie-nos também. Se quer elogiar um professora ou um professor, faça isso. Estamos às ordens, estamos às ordens.

Funcionalismo público

Imagem ilustrativa da imagem Campanha em prol do Lar dos Vovôs e Vovozinhas
| Foto: Divulgação

O presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja, tem acompanhado a situação dos servidores municipais frente à pandemia de Covid-19. Uma das primeiras ações desde que essa situação de emergência se instaurou foi a solicitação do decreto que regulariza a situação dos servidores de grupo de risco. Urbaneja também solicitou pagamento de grau máximo (40%) para insalubridade aos servidores que estão na linha de frente e a necessidade de EPIs adequados para todos os funcionários da prefeitura que estão trabalhando. A pedido do presidente, os diretores da entidade tem ido aos locais de trabalho averiguar as condições e o cumprimento das solicitações. “No momento em que o servidor mais precisa, o sindicato tem mostrado a sua força na defesa do funcionalismo público”, salienta Urbaneja.

Luta por Justiça

Você que está em casa, gosta de ver a justiça sendo feita, ou você que é advogado, meio triste com a situação atual, estudante de direito, promotor público, juiz de direito, ou futuro vestibulando que deseja estudar direito, quer ser delegado de polícia, juiz ou promotor ou um baita advogado criminalista, ou civilista, vejam o filme Luta por Justiça, que pode ser alugado na Net-Claro. Custa 18,80 reais, mas vale a pena pagar. Filme para você ver duas vezes. Deixa todos com vontade de ser advogado. De ajudar a fazer justiça. Coisa difícil nos dias atuais, mas não impossível, desde que seja um advogado valente, denodado, tenha tesão pela profissão e deseje deixar os mestres antigos orgulhosos de você!

***

No Mercado Municipal do Shangri-lá, a Banca Flamengo, de revistas e jornais, permanece fechada, porque segundo amigos do jornaleiro João Medeiros, o titular da banca foi proibido de abri-la pelo decreto municipal de prevenção ao coronavírus. Como se informação de jornais e revistas não fosse de primeira necessidade para a população e para a democracia.

Lamentável.

***

No Mesmo Mercado Municipal, o pessoal que vende alimentos, pão, bacalhau, ovos de Páscoa, chocolates, macarrão, bolachas, queijos, leite e outros produtos para a mesa das famílias estão fazendo o que podem para atender e entregando mercadorias solicitadas nas casas e apartamentos da clientela.